sexta-feira, 29 de setembro de 2006

BAIXADA URGENTE

O VOTO PERDIDO
Nos confrontos entre a Polícia e os bandidos, sempre aparecem vítimas inocentes, que, no jargão policial, estavam no lugar errado e na hora errada. São as chamadas vítimas de balas perdidas. Domingo, ao votar, todo cidadão tem o dever, para consigo mesmo, de verificar se está votando no candidato que tem soluções para os problemas da sociedade, ou se apenas tem solução sob medida para as necessidades do eleitor em questão. Já não se pode mais trocar um reino por um prato de lentilhas. Quem hoje (ou domingo) oferece um prato de comida em troca de um voto, vai cobrar caro, depois de eleito, por esse “prêmio”.
É assim que surgem as quadrilhas de vampiros, de sanguessugas, de mensaleiros. A lei exige que o postulante e a um cargo público – professor, gari, engenheiro ou advogado, apresente à repartição contratadora uma declaração de bens. Não se trata, no caso, de bisbilhotar a vida do futuro servidor, mas aferir, ao longo dos anos, se o crescimento do seu patrimônio particular se deu em função de suas economias, seu senso de administração financeira. Se, depois de poucos anos, um cidadão, que tomou posse calçando modestas sandálias de borracha, passar a morar em mansão na Barra e a desfilar em carro importado, estes serão sinais evidentes de que ele deixou de ser um servidor público, para se assenhorear dos bens da repartição onde deveria servir ao publico. Por esse critério, milhares de candidatos seriam afastados se, ao invés de deputado, governador, senador ou mesmo Presidente da Republica, eles estivessem disputando um modesto emprego de gari ou servente, pois a sua folha pregressa traria a lista dos processos (e condenações) a que estão sendo submetidos políticos que hoje freqüentam o noticiário policial.
Há mais de um Século, um ilustre brasileiro, que fez sucesso na Corte Internacional de Justiça reunida em Haia, na Holanda, e chegou a ser candidato a Presidente da Republica, proclamou a sua desesperança diante dos ventos de promiscuidade que sopravam na vida política do País àquela época. Era Rui Barbosa, cujo bisneto é hoje Secretário de Fazenda de Duque de Caxias. Pela similitude das situações, publicamos um trecho muito sugestivo, que dará ao eleitor motivo para pensar bem antes de entrar na cabine de votação.

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os Poderes nas mãos dos maus, o Homem chega a desanimar da Virtude, a rir-se da Honra, a ter vergonha de ser Honesto".

► Se o TSE reconhecer que a compra do falso dossiê contra Serra e Alckmin, pelos mandões do PT, visou favorecer Lula, o Ministério Público Eleitoral poderá impugnar sua possível reeleição..
► A mesma PF, que “achou” 15 milhões no escritório da empresa do marido da governadora Roseana Sarney, no Maranhão, e que invadiu um hotel em São Paulo no rastro de mais de R$ 1,7, dinheiro que seria usado na compra do dossiê anti-Serra, não consegue saber de onde veio o dinheiro. Mas Palocci conseguiu descobrir em poucas horas a conta e os depósitos de um modesto caseiro que ousou desmontar a mentira contada pelo todo poderoso Ministro da Fazenda.
► A Justiça Federal determinou ao BC a quebra do sigilo da venda de dólares do banco Sofisa para as cerca de 10 casas de câmbio e doleiros que podem ter recebido os 110 mil dólares apreendidos com petistas na compra do dossiê de Vedoin contra os candidatos Serra e Alckmin. O pedido de quebra de sigilo inclui desde a chegada dos dólares de Miami ao Sofisa, que aconteceu em 15 de agosto, até 15 de setembro, dia da apreensão do dinheiro em um hotel ao lado do aeroporto de São Paulo.
► Sobra a demora nas providências, a Polícia Federal alega que estava esperando os dados recebidos na terça-feira do FBI, , antes de pedir providências ao Banco Central. O delegado Diógenes Curado Filho acredita que
o depoimento de Hamilton Lacerda, ex-coordenador da campanha de Aloizio Mercadante ao governo do Estado, marcado para esta sexta-feira (29/09), possa ajudar a localizar a origem do restante dos dólares 138 mil.
► Os Vendoin que se cuidem.Tem petista acreditando (e espalhando pela Internet) que o dossiê anti-Serra foi concebido e produzido pelos tucanos, que utilizaram o sanguessuga-mor como uma reedição do famoso “Cabo Anselmo” para enrolar o “Serviço de Inteligência do PT”, montado pelo nazista Berzoini, aquele que queria matar os aposentados e pensionistas obrigando-os a ficarem horas a fio ao sol e ao vento, nas intermináveis filas do INSS. Essa seria uma autêntica “solução final”, que, se Hitler estivesse vivo, daria ao presidente do PT o comando das Gestapo.
► Apesar de terem a prisão preventiva decretada pela Justiça Federal de Mato Grosso, os seis assessores de Lula envolvidos na compra do dossiê anti-Serra, poderão votar tranqüilamente no chefe no Domingo. Protegidos pela Lei Eleitoral, só poderão ser presos na terça-feira, dia 3. Até lá, prisão de eleitor só em flagrante delito, como forma de garantir a liberdade do eleitor, mesmo que esteja sendo procurado pela Polícia.
► Depois da verdadeira paulada do Tribunal de Contas do Estado, que anulou vantagens concedidas aos servidores municipais depois de 5 de outubro de 1988, por força da nova Constituição, um novo golpe estava em gestação no Governo, que derrubaria pequenas vantagens pagas ao longo de décadas. O único propósito era economizar 600 milhões por ano às custas dos servidores humildes, que não tenham parente com sobrenome importante, nem em cargo de mando.
► Não fosse areação enérgica do Secretário Orlando Silva, que chegou a colocar o cargo à disposição do prefeito, e os servidores iriam receber, na próxima semana, contracheques com valores inferiores ao que estão acostumados, com o corte de diversas vantagens, como insalubridade na Saúde e difícil acesso para a Educação.
► O ex-prefeito Hydekel Freitas está pedindo votos para os deputados Jorge Picciani, do PMDB, e Renato Cozzolino, do PDT. Detalhe:Nenhum deles é de Caxias!
► Um sargento reformado da PM, que fazia a segurança pessoal do presidente da Grande Rio foi assassinado, com mais de 30 tiros de fuzil, na manhã de sexta-feira, 22/09, em frente ao posto de gasolina do vereador Adrião Nogueira, na movimentada esquina da Rua Goiás com a Av. Duque de Caxias. A delegada de plantão na 59ª DP/Caxias determinou aos seus auxiliares que colocassem o carro, crivado de balas e com o corpo ainda no seu interior, em cima de um reboque e o levasse para a porta da Delegacia, local mais seguro para a perícia.
► Poucas horas depois, um major da PM, fardado, foi baleado na Rua General Câmara, bem na porta da colunista Dina Guerra e a menos de 50 metros da Delegacia de Polícia. O PM está hospitalizado e os bandidos fugiram sem qualquer problema, fazendo contramão na estréia General Câmara,em direção à Praça da Maçonaria, onde existe um posto da PM, doado pelos moradores do 25 de Agosto em busca de maior segurança.
► No sábado, um jornal do Rio mostrava um levantamentos feito pelo Ministério da Justiça, com base em dados coletados pelo Ministério da Saúde, onde Duque de Caxias, a segunda cidade mais rica do Estado do Rio, era também a segunda mais violenta do País, só perdendo para uma cidadezinha do interior de Pernambuco, onde todas as divergências políticas e sociais ainda são resolvidas democraticamente com a morte de um dos contendores
► Vale ressaltar que,.ainda segundo o Ministério da Justiça, o Rio de Janeiro não forneceu dados recentes sobre mortes violentas, impedindo, assim, que o Governo Federal faça um verdadeiro Mapa da Violência no País, a partir do qual se possa discutir as políticas públicas de segurança a serem adotadas pelos Estados. Para acessar este trágico Mapa, basta clicar no endereço
http://www.mj.gov.br/senasp/home_estatisticas.htm
► O levantamento do Ministério da Saúde foi feito através dos atestados de óbitos passados por hospitais públicos e privados em caso de morte violenta, com indicação da cidade onde nasceu e onde morreu a vítima, bem como as circunstâncias do crime e a sua possível autoria.
► Pelo visto, no pontificado do Papa Garotinho, é proibido falar-se em homicídios ou em mortes violentas. Coração piedoso, ele detesta a violência, até mesmo a que aparece através das frias estatísticas. Será que Sérgio Cabral fala sério quando promete mais Segurança e mudança na Saúde e na Educação?

Nenhum comentário: