quinta-feira, 28 de setembro de 2006

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

PAÍS ESTÁ A CAMINHO
DE UM NOVO APAGÃO

► Num estudo sério e abalizado divulgado semana passada, a FIRJAN - Federação das Indústrias do Rio de Janeiro - advertiu que o País corre o risco de um novo apagão já no início de 2008, se o Governo Federal não acelerar o programa de construção de novas hidroelétricas. Como medida preventiva, a Firjan sugere o imediato racionamento do uso do gás natural, tanto pela indústria, como por automóveis – o conhecido GNV que faz a testa dos taxistas - para garantir o funcionamento das usinas termoelétricas construídas, às pressas, no Governo FHC, inclusive a de Campos Elíseos, a maior do País, da empresa norte-americana “El Paso”, que acabou vendida para a Petrobrás. Durante o Governo Lula, os meio-ambientalistas, liderados pela Ministra Marina Silva, impediram que o Governo agilizasse os processos de licenciamento e construção de novas hidroelétricas, que não poluem o meio ambiente, projetos que tinham o apoio da Casa Civil (José Dirceu e Dilma Rousseff). Diante da disputa entre desenvolvimentistas e conservacionistas, Lula preferiu ficar com a inércia e, a esta altura do campeonato, ninguém evitará o novo “apagão”. Para complicar a situação, o uso de gás natural na matriz energética, incentivado pelo próprio Governo, sofre a influência da instabilidade política do Governo da Bolívia, onde Evo Morales, “compañero” de Lula, ora quer um forte reajuste do preço do gás comprado pelo Brasil, ora ameaça suspender o fornecimento. Por esse motivo, nos estudos feitos pela Firjan, foi apontada como solução de emergência: o puro e simples racionamento do gás para indústrias e automóveis. Infelizmente, esta é a única medida prática ao alcance do Governo (independente dos resultados do próximo domingo) solução que irá provocar desemprego, principalmente na indústria automobilística, onde a produção do carros bi-combustíveis vem batendo recordes

► A lambança patrocinada pelo Sr. Expedito Lopes, mais conhecido como Dito, ao espalhar propaganda irregular do trio Sergio Cabral-Zito-Andréia Zito, vai render muita dor de cabeça a todos os envolvidos, direta e indiretamente. Como os candidatos pertencem a coligações diferentes, o fato é crime e será investigado pelo TRE .Para complicar, Zito já começou a sentir a reação dos eleitores a uma coligação estapafúrdia como essa, às vésperas do pleito, principalmente pelo fato de Sérgio Cabral ser o candidato do Casal Garotinho.
►. Dito, por sua vez, já enfrenta problemas no Tribunal de Contas da União por conta de dinheiro recebido de Brasília, quando era Secretário de Ação Social de Zito. Ele deixou a Secretaria de Ação Social no dia 31 de dezembro de 2004,último dia do Governo Zito, sem fazer a devida prestação de contas. O fato foi devidamente comunicado por Washington Reis, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal, ao Ministério das Cidades – dono do dinheiro gasto por Dito – e,agora, além de devolver o dinheiro com correção monetária, Dito ainda responderá por crime se não apresentar a documentação que comprove a correta aplicação dos recursos.
► Só num processo, onde Dito sacou em espécie R$ 48 mil reais entre o Natal e o final de 2004, os recibos de pagamento de autônomos, os conhecidos RPAs, não tinham nem o RG, muito menos o CPF do favorecido. Também não foi obedecida a norma legal que manda destacar e recolher o Imposto de Renda na Fonte e a contribuição para o INSS dos prestadores do serviço.
► Esse processo se refere ao trabalho desenvolvido na Cidade dos Meninos, por conta de convênio entre a Prefeitura e o Ministério da Saúde para monitoramento de moradores daquela área, que por muitos anos estiveram sujeitos ao contato com o HCH, mais conhecido como “Pó de Broca”.
► Em situação semelhante está D. Mauro Morelli, ex-Bispo de Duque de Caxias, e a própria Diocese, processados pelo Ministério Público Federal por não terem prestado contas de R$ 44 mil reais recebidos para o projeto “Fome Zero” em Duque de Caxias. A Carta Precatória da Justiça de Brasília determina a penhora de bens da Igreja para garantir a devolução do dinheiro, com juros e correção monetária. A dívida já está na casa dos 55 mil reais.
► O prefeito Washington Reis está em dificuldades para justificar ao Serviço de Patrimônio da União a pressa com que os prédios da antiga fábrica de sacaria de juta – a famosa “União” – foi derrubado. Técnicos daquele órgão vieram de Brasília, semana passada, em busca do processo de licenciamento da demolição, estiveram na Secretaria de Obras, em Jardim Primavera, mas nada encontraram.
► Se Eurico Miranda não se eleger, a situação do prefeito de Duque de Caxias junto ao Tribunal de Contas da União vai se complicar ainda mais, pois Washington Reis desobedeceu a uma decisão do TCU, que mandou o Vasco da Gama devolver, em 60 das, o terreno de 450 mil metros quarados, na Rodovia Washington Luis, onde a prefeitura construir, às carreiras, o Centro Técnico de Treinamentos do Vasco da Gama, coisa que Eurico Miranda no consegui fazer em 20 anos.
► Além disso, o prefeito insiste em construí um novo Hospital no terreno, que pertence ao Governo Federal e é administrado pelo Serviço de Patrimônio da União. O prazo para a devolução do terreno já venceu e, agora, o TCU deve determinar o afastamento do Superintendente do SPU no Rio de Janeiro, por não cumprir a ordem do Tribunal, além de abrir inquérito para apurar o envolvimento de outras pessoas no caso, como Eurico Miranda (com ou sem mandato de deputado federal) e o prefeito do Município.
► Anthony Garotinho está enviando correspondência a todos os eleitores fluminenses, pedindo voto para o seu candidato, Geraldo Pudim, mas omitindo os demais cargos.Na carta, ele pede ao eleitor que indique apenas o número do seu partido, PMDB – 15,o que garante, pelo menos, o voto de legenda. Quem não está gostando nem um pouquinho disto são os deputados da sua base, como Gilberto Silva, Dica, Marcos Figueiredo, que tentam uma reeleição cada vez mais difícil.
► O prefeito não gostou nem um pouquinho da verdadeira lambança em que se transformou a inauguração do Teatro Municipal no último sábado. Ao ver que, dos 500 convites distribuídos pela Secretaria de Cultura, nem metade dos convidados compareceu, Washington Reis determinou a uma assessora que fosse até a parte externa do teatro, onde o povo se aglomerava para assistir ao concerto da Orquestra Sinfônica Petrobrás, e escolhesse algumas pessoas que, vestidas adequadamente, pudessem ingressar na platéia. Depois de perambular pela Praça do Pacificador, a diligente assessora só conseguiu arrebanhar a atenção de duas pessoas. As outras, abordadas por ela, preferiram ficar ao ar livre a participar da verdadeira pantomima em que a festa se transformou. Afinal, o povo não é bobo, viu, Prefeito!
► Para o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, seria conveniente para o País que houvesse um segundo turno nas eleições para Presidente, como em 2002. De acordo com Busato, até lá poderiam ser esclarecidas as circunstâncias do dossiê Vedoin. O presidente nacional da OAB afirmou ainda que a entidade que reúne todos os advogados do Brasil, poderá analisar novamente, em 2007, uma proposta de impeachment do presidente, se Lula vier a ser reeleito.
► Em sua primeira entrevista desde que foi afastado da coordenação geral da campanha de Lula, o deputado Ricardo Berzoini, presidente do PT, criticou os responsáveis pela fracassa tentativa de compra de um dossiê contra líderes tucanos. Sem citar nomes, o dirigente petista (o segundo a ser atingido por envolvimento em esquemas clandestinos) disse que os 6 acusados, com prisão preventiva decretada pela Justiça Federal de Mato Grosso, precisam “pensar no que fizeram”.
► Segundo a Polícia Federal, foi Hamilton Lacerda, coordenador da campanha de Aloizio Mercadante (PT) ao governo de São Paulo, imediatamente afastado do cargo pelo senador, quem entregou a mala com dinheiro ao advogado Gedimar Pereira Passos e ao empresário Valdebran Padilha da Silva, no hotel Ibis em São Paulo, no dia 14.
► O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio, divulgou nota na qual pede a seu partido que entre com representação no Conselho de Ética da Câmara contra o presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP). ‘O deputado Ricardo Berzoini foi qualificado de ‘aloprado’ pelo presidente da República por haver participado da malograda operação petista da compra de falso dossiê destinado a interferir, criminosamente, no desenrolar da campanha eleitoral’, afirmou Virgílio.
► ‘Aloprado ou não, Berzoini foi acusado pelo próprio presidente da República’, continuou o senador tucano. ‘E o próprio deputado disse que, ‘se o Lula falou, está falado’, admitindo ser o Delúbio da vez, o boi de piranha pré-eleitoral’, afirmou o líder do PSDB, relembrando o caso do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, afastado do cargo depois de acusado de envolvimento no mensalão.

Nenhum comentário: