sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

A camisinha é para evitar a Aids
ou os o filhos indesejados ?
O Governo, em mais um lance de puro marketing, promete instalar maquinas nas escolas de Segundo Grau para fornecerem camisinhas para adolescentes. Toda política pública deve, em primeiro lugar, consultar quem será beneficiado, numa ampla discussão, de maneira a esclarecer todas as dúvidas e preparar o público alvo para entender e assimilar os objetivos do projeto. Talvez inspirado em Hugo Chaves e Fidel Castro, o Presidente Lula desdenha da opinião pública, confiando na lealdade canina (que os cães e cadelas me perdoem a comparação!) das ONGs, fartamente financiadas pelo Governo, com verbas a fundo perdido dos Ministérios das Cidades e da Ciência e Tecnologia, ou através das estatais com ações na Bolsa de Valores, como Petrobrás, Banco do Brasil e outras instituições de grande porte.
Para se entender a estranha preferência do Governo pelas ONGs, basta lembrar que o ex-prefeito Zito, de Duque de Caxias, está amargando um processo, movido pelo Ministério Público Federal por prevaricação, em virtude de haver firmado parceria com uma ONG, dirigida pela cunhada de um ex-deputado, a quem entregou dinheiro para fazer o cadastramento das famílias que moram na Cidade dos Meninos e, portanto, potenciais vítimas do produto químico CHC, mais conhecido como “Pó de Broca”. A droga foi abandonada num depósito a céu aberto, desde que o Ministério da Saúde,, em 1957, desativou uma fábrica de inseticida que mantinha no terreno do patronato da extinta LBA. O processo decorre da falta da devida prestação de contas do dinheiro recebido do Governo Federal, em virtude de um Termo de Ajustamento de Conduta - TAC - firmado pelos Ministérios da Saúde, responsável pelo CHC, ou “Pó de Broca’, do Meio Ambiente (a “Cidade dos Meninos” ocupa cerca de 20 Km2 numa área de Mata Atlântica, de preservação permanente), o Ministério da Previdência Social, que absorveu o patrimônio da LBA, e a Prefeitura. Os recursos seriam utilizados no monitoramento de todos os moradores da “Cidade dos Meninos”, tanto os antigos funcionários da Fundação Abrigo do Cristo Redentor, absorvida pela LAB e que mantinha na área um Patronato com mais de 1.000 crianças e adolescentes, quanto cerca de 5 mil famílias que invadiram a área.
Com relação à efetiva proteção dos jovens usuários das camisinhas – prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS, e a gravidez entre adolescentes – de nada servirão os preservativos se os jovens, antes de usá-los, não forem devidamente informados sobre os riscos das doenças do grupo DST e da gravidez. Os hospitais públicos recebem, diariamente, dezenas de adolescentes grávidas, que só procuram o médico quanto sentem as dores do parto, isto é, não fizeram o indispensável acompanhamento pré-natal. A jovem de 17 anos, que morreu esta semana na hora do parto, estava com tuberculose, doença que só foi diagnosticada no 4º hospital em que ela procurou atendimento e veio a falecer, juntamente com o bebê.
Há postos de saúde e profissionais preparados para orientarem esses adolescentes antes da “primeira vez”? Ou as camisinhas serão apenas mais uma forma de gastar irresponsavelmente o dinheiro do SUS, como vinha ocorrendo na compra de ambulâncias?
A propósito: no caso da adolescente grávida de Xerém, que morreu por falta de atendimento médico, ela esperou por 3 horas uma ambulância do SAMU, agora subordinado à Secretaria de Saúde do Estado (Defesa Civil), mas acabou chegando à Maternidade de Xerém na boléia do caminhão de um vizinho, apiedado do seu intenso sofrimento às vésperas de conhecer o seu primeiro filho!

● Autoridade que decretou a prisão preventiva do casal Hernandes, fundadores da Igreja Renascer, que continua detido nos EUA por entrar no País com 46 mil dólares não declarados à Alfândega;, o juiz Paulo Antonio Rossi, de São Paulo, recebeu dois bilhetes esta semana, contendo ameaças. Os bilhetes foram colocados por baixo da porta do banheiro privativo do juiz, no Fórum Criminal da Barra Funda. Como os banheiros não são identificados, quem colocou os bilhetes conhece muito bem o funcionamento do local, pois foram colocados por baixo da porta do banheiro utilizado pelo Dr. Paulo Rossi. O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado está investigando o assunto.
● O primeiro bilhete dizia: “Esqueça o caso da Renascer, para o seu próprio bem. Tenha juízo, não atrapalhe! Absolva!!! Deixe-os em paz. A Renascer é maior do que você imagina!!! Nossos líderes são influentes na política, na polícia etc..
● O segundo bilhete, tinha o seguinte teor: “Mais uma vez pedimos para o seu bem. Esqueça a Renascer.
Leve em banho maria o processo. A Renascer é muito maior do que todos vocês juntos!!! Pense nisso, você não vai se arrepender. Tenha juízo!!! Não se sinta ameaçado. Apenas queremos que nos deixe em paz”.
● Ameaças desse tipo não são características de movimentos religiosos, por mais fanáticos que sejam, o que demonstra a periculosidade de grupos que, por traz da religião, busca a penas o dinheiro e o poder.
● Aliás, a prisão do casal Hernandes é o assunto mais discutido na imprensa e na internet. Veja só o que diz um internauta, em depoimento postado no site Vidanet (
http://pavablog.blogspot.com/). "Essa conversa sobre a Renascer já está me entediando. O episódio deveria servir para que as leis para entidades religiosas no Brasil fossem sérias, como a obrigatoriedade de prestação de contas à sociedade e ao seus membros. Na prática, os líderes fazem o que bem entendem com o dinheiro arrecadado na 'sacolinha'" (Ismael).
● A eleição da nova Mesa Diretora da Alerj será às 15:00 horas desta sexta-feira (2/2), com chapa única, liderada pelo atual presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB). Conforme antecipado pelo Blog, a 2ª secretaria, que terá seus poderes ampliados, será ocupada pelo deputado Zito (PSDB), ex-prefeito de Duque de Caxias e candidato em campanha para voltar ao cargo em 2008.
● O tranqüilo e arborizado bairro de Xerém, em Duque de Caxias, no pé da Serra de Petrópolis, será palco, neste domingo (04/02), da 1ª Etapa do Circuito Carioca de Trekking 2007. O evento, promovido pela Trilha Carioca Eventos, em parceria com a Secretaria de Esporte do Município, terá início às 09 horas na Fazenda Coqueiral e contará com 300 participantes.
● Para casos de acidentes, a organização do evento conta com uma equipe de resgate, que irá monitorar o andamento da competição durante todo o tempo de prova. O Trekking é uma atividade que pode ser praticada por toda a família, pois é feita de forma segura e permite que os participantes criem uma consciência sobre a importância da ecologia e da proteção ao meio ambiente.

Nenhum comentário: