segunda-feira, 7 de maio de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

Isto é o que restou da locomotiva Baldwin no. 3, número de série 51772, configuração 2-4-2 T, bitola métrica, fabricada em 1919, na Usina Victor Sense, em Conceição de Macabu (RJ), que foi comprada em 2002 pela Associação Cultural Macabuense de Preservação do Patrimônio Histórico, já que o Governo, principalmente o Mefisto da Cultura, Gilberto Gil, não se interessa pela preservação do nosso Patrimônio

A HISTÓRIA DO BRASIL
ESTÁ VIRANDO SUCATA
O último dia 30 deveria ter sido uma data importante no calendário do Estado do Rio e do País, pois correspondia ao 153º aniversário da primeira viagem de trem entre o porto de Guia de Pacobaíba, atual Município de Magé, e Raiz da Serra, rumo à Petrópolis. A primeira ferrovia do Brasil foi inaugurada pelo Imperador D. Pedro II em 30 de abril de 1854, menos de dois anos depois de publicado o Decreto Imperial nº602/º 12, de 25 de setembro de 1852, pelo qual o engenheiro Irineu Evangelista de Souza, que viria a se tornar o “Barão de Mauá”, ganhava a concessão para construir e explorar uma estrada de Ferro ligando o porto de Guia de Pacobaíba à cidade de Petrópolis, reduzido o tempo de viagem entre a Corte e a cidade serrana, construída pelo Imperado para abrigar a família imperial durante o verão.
Hoje, por omissão da Prefeitura de Magé, a área em torno da antiga estação foi transformada numa grande favela. O mesmo desprezo é votado pelo Poder Público à Igreja de Nossa Senhora da Piedade de Inhomirim, que está em ruínas, mesmo tendo sido o local onde foi batizado Luis Alves de Lima e Silva, o Patrono do Exército, nascido em 25 de agosto de 1803 na Fazenda S. Paulo, na localidade de Taquara, hoje 3º Distrito de Duque de Caxias.

● Quem estiver interessado em participar de um projeto cultual, que apresentará duas peças no Rio, Grande Rio e colégios (uma para adultos, outra infantil) deverá agendar seu teste por e-mail nos seguintes endereços:
gadim@click21. com.br, talentosimpar@ hotmail.com. br ou p.ato@bol.com. br.
Os testes acontecerão no auditório do Educandário Cruzeiro do Sul na Rua Alberto Torres, Bairro Itatiaia em Duque de Caxias, próximo a nova Rodoviária e ao Teatro do SESI. Também pode ligar e deixar mensagem pelo telefone (21) 93948762
● O Conselho Diretor da FEUDUC se reúne nesta terça-feira (08/05) para decidir sobre o afastamento do jornalista Ruyter Poubel, que sofreu um AVC semana passada e está em coma na Clínica S. Vicente, na Gávea, da presidência da instituição e discutir as primeiras medidas para reduzir o déficit mensal de cerca de R$ 50 mil e quais as medidas necessárias para cobrir o rombo de R$ 1,5 milhão herdado da antiga diretoria.
● Também nesta teça-feira, a parti das 16 horas, o Instituto Histórico da Câmara vai promover um encontro comemorativo do ‘Dia da Baixada’, onde a situação dramática a FEUDUC também será debatida. Na ocasião, o professor e historiador Guilherme Perez deverá lançar um novo livro sobe a História da Baixada.
● Aliás, nos corredores da FEUDUC, em São Bento, o assunto dominante ente alunos, professores e funcionários não é a demissão de 60 funcionários admitidos pela direção anterior, uma das causas do déficit mensal, mas uma tensa reunião realizada na sexta-feira entre o jornalista Ruyter Poubel e o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Alexandre Cardoso.
● No encontro, Ruyter Poubel cobrou explicações para a campanha de desmoralização que Alexandre Cardoso estaria patrocinando, através de notas plantadas em jornais do Rio, visando a transformar a FEUDUC numa simples escola técnica de 2º Grau, subordinada à sua Secretaria. Com isso, a FEUDUC e as Faculdades por ela mantidas (Letras, Português-Inglês e História) seriam simplesmente fechadas como inservíveis.
● A saúde na Baixada acaba de perder um dos seus baluartes. Morreu o Dr. Gildo Neves, ex-Secretário de Saúde no Governo Zito e ex-diretor do PAM 404, no 25 de Agosto. Integrante dos quadros do extinto INAMPS e morador do bairro do Centenário, em Duque de Caxias, Dr. Gildo morreu no sábado (28/04)
●A Comissão de Defesa do Consumidor da Alerj entrou sexta-feira (04/05), com uma ação coletiva contra as operadoras de telefonia móvel para que não cobrem as franquias de seus planos pós-pagos no período que os consumidores estiverem com seus aparelhos no conserto, dentro do período da garantia. O processo, que está com a juíza Márcia Cunha Silva Araújo de Carvalho, da 2ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça, pede que a determinação seja cumprida imediatamente, através de liminar, e que as empresas que não acatarem a decisão devolvam o dinheiro em dobro aos consumidores.
● "Esta prática está gerando o enriquecimento ilícito das operadoras em detrimento de seus clientes, tendo em vista que o serviço, durante o tempo de permanência do aparelho na assistência técnica credenciada, não está sendo prestado, mas é cobrado", argumenta a presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, deputada Cidinha Campos (PDT). Segundo ela, a iniciativa surgiu após o recebimento de inúmeras queixas de usuários de planos pós-pagos. "Eles adquiriam seus aparelhos em estabelecimentos das operadoras, ou lojas por elas credenciadas, o mesmo apresentava defeito durante o tempo de garantia, eles eram obrigados a deixá-los em autorizadas e ainda pagavam por isso", relata a parlamentar.

Um comentário:

Anônimo disse...

É uma calamidade o modo que a história é tratada no Brasil.
Quanto a estação de Guia de Pacobaíba, localizada no 5º distrito de Magé, a situação é pior do que o imaginável, pois a área da mesma está sendo invadida, não só por posseiros, mas também,. por políticos que inescrupulosamente se servem da situação para falsas promessas de campanha.
Não sei o que o chamado Ministério Público, resolveu de várias solicitações para uma cabível providência junto a questão das invasões que se sucedem, não só no local como em vários trechos da antiga Estrada de Ferro Petrópolis, o que sei é que se medidas urgentes não acontecerem a estrada de ferro como outros atrativos mageenses estarão irremediavelmente perdidos.
Um forte abraço,
Eugênio Sciammarella