terça-feira, 8 de maio de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

FOTO: A.Dias

EM CAXIAS, CHEIRAR COLA
AGORA TAMBÉM É CULTURA

A mudança de comando na Secretaria de Cultura não provocou nenhum “agito” na área cultural da cidade. Embora tenha sido Secretária de Educação do Município, a professora Dalva Lazzaroni, afastada da vida política da cidade há alguns anos, ainda não conseguiu “tomar pé” da situação caótica da sua Secretaria, onde seus “aspones” se comportam como se fossem “donatários de uma moderna sesmaria”, cada um puxando a brasa para a sua sardinha. O resultado dessa omissão das autoridades é que crianças e adolescentes continuam aproveitando a sombra do Palácio da Cultua para cheira cola, ou puxar um “baseado”, além de participarem de animadas rodas de jogo valendo dinheiro. È por essas e outras que o arquiteto Oscar Niemeyer excluiu o “microondas” e a “maquina de lavar”, que integram o Palácio da cultura erguido na Praça do Pacificador da exposição que comemora o seu Centenário. Sem uma efetiva política de inclusão social, reduzir a idade penal dos menores de 16 anos não irá mudar o clima de violência, apenas uma resultante do desprezo com que as nossas chamadas autoridades cuidam da Educação, da Saúde e da Cultura em nosso País.

● O aumento das contas a partir da instalação de novos medidores da Ampla voltará a ser debatido na Assembléia Legislativa do estado nesta terça-feira (08/05). Segundo o presidente da Comissão de Trabalho da Alerj, deputado Paulo Ramos (PDT), o fato de o consumidor não ter acesso aos medidores coloca em risco a segurança dos trabalhadores da Ampla pois, por serem representantes da concessionária, acabam sendo hostilizados em função das altas tarifas.
● “A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou um sistema de medição para experimentação e a Ampla já está utilizando este sistema com freqüência. A grande questão é que nem o próprio Inmetro é capaz de fiscalizar esse sistema”, destaca o deputado, que é autor da Lei 4.901/2006, que determina que os medidores de consumo de água, eletricidade, telefonia e gás, deverão ser ou estar instalados em local visível e de fácil acesso aos consumidores.
● “O objetivo dessa audiência é exigir a participação das Câmaras de Vereadores de Caxias e de São Gonçalo, para enquadrar a Ampla dentro das normas, fazendo com que os medidores sejam trocados definitivamente”, explica o presidente da comissão. Estarão presentes na audiência representantes da Ampla, da Light, do Inmetro, do Ministério Público, da Associação de Moradores.
● Aliás, os moradores de Saracuruna fazem nesta terça (08/05), a partir das 8:30, uma manifestação “sui generis” para protestar contra os medidores instalados pela Ampla, que impedem que o consumidor confira a marcação de consumo. Ao invés de “enterrar” simbolicamente a concessionária que comprou a CERJ, os manifestantes farão o próprio enterro.
● Para aquém não sabe, Saracuruna sempre teve uma vida social e política efervescente, até com representantes na Câmara Municipal. Como hoje o que interessa aos nossos políticos são os “centros sociais” - com funcionários (que faltam nas escolas, Postos de Saúde e Hospitais) pagos pelo Governo – nenhum dos eleitos por Saracuruna levantou, até agora, a voz para protestar contra insensibilidade da direção da Ampla, que continua acusando os consumidores inconformados de beneficiários de “gatos’, isto é, furto de energia, sem que a empresa apresente laudo do Instituto de Criminalística
● Representantes de diversos setores da sociedade civil de Duque de Caxias estão preparando um Manifesto de apoio à direção da FEUFUC e de solidariedade ao jornalista Ruyter Poubel, presidente da instituição e que se encontra em coma num hospital da Zona Sul do Rio de Janeiro, depois de uma tensa reunião com o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, o deputado Alexandre Cardoso.
● Aliás, na campanha que o PSB colocou no rádio e TV esta semana, Alexandre Cardoso confessa a sua intenção de instalar Cetros de Inclusão Digital, com a compra de computadores pelo Governo, em todos os Municípios. Como as escolas da Baixada foram reprovadas pelo MEC, a instalação de computadores não passa de um truque para gastar, sem controle da sociedade, os cerca de R$ 4 bilhões depositados no FUST – Fundo de Universalização das Telecomunicações. Para quê analfabeto precisa de computador, deputado?
● A dissidência do PT/Caxias, que agora integra o movimento “Caxias quer mais transparência”, está cobrando da Câmara a aprovação de lei antinepotismo. Será que o Washington Reis está disposto a demiti os parentes, principalmente os sogros, que ocupam cargos de chefia na Prefeitura?
● Nada como um cargo no Governo para nossos políticos mudarem de opinião, sem ao menos pedirem desculpas à opinião pública. O professor Mangabeira Ünger, que já foi guru de Brizola e, agora, faz um intensivo curso de português para ocupar o recém-criado cargo de Ministro do Futuro, é o mesmo que defendeu em 2005 o afastamento de Lula, por “chefiar o governo mais corrupto da História do Brasil”
● Além dos problemas com o grupo do governador Sérgio Cabal, o ex-governador Antony Garotinho terá pela frente mais uma barreira, desta vez colocada por Lula em seu caminho. O “Homem do ABC’ está trabalhado a cúpula do PMDB para que o partido chefiado por Roberto Requião, Jáder Barbalho e Orestes Quércia receba, com tapete vermelho, o governador Aécio Neves, com a garantia de que o festeiro governador de Minas será candidato à presidência da República em 2010, com apoio do próprio Lula e, com toda a certeza, do Palácio Guanabara também!● Se a campanha de Lula vingar, teremos, finalmente, Minas contra São Paulo
nas eleições presidenciais

Nenhum comentário: