sexta-feira, 11 de maio de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

A LIBERDADE DE IMPRENSA
AINDA CORRE PERIGO
O assassinato de um jornalista no interior de São Paulo, que denunciara a participação de políticos e empresários da cidade em orgias em chácaras da redondeza, com a participação de meninas de até 10 anos, não é um fato isolado, ou coisa típica de cidade pequena. Desde a época feudal, quando os menestréis eram caçados por denunciarem, em forma caricata, o comportamento nada convencional dos poderosos, todo cidadão que resolve denunciar que "o rei está nu', corre o risco de sumir e seu corpo reaparecer no fundo do rio ou de uma lagoa. Até hoje, a Polícia não conseguiu desvendar o assassinato do jornalista Mario Coelho Filho, diretor de um jornal em Magé, que vinha fazendo seguidas denúncias sobre irregularidades na Prefeitura local. Recentemente, um dos supostos assassinos, vereador na época do crime, foi preso na casa da mãe da atual prefeita, Núbia Cozzolino, na Barra da Tijuca. Eliminar o jornalista, porém, não é a única ameaça que paira sobre a liberdade de Imprensa. Existe uma arma mais sutil e igualmente letal, que é a asfixia econômica. Durante a Ditadura, ela foi utilizada pelo Governo para silenciar jornais do porte de um "Correio da Manhã' ou "Diário de Notícias'. Na programação da publicidade oficial do governo, as maiores verbas são reservadas para os veículos onde trabalham colunistas amestrados e dóceis, como é o caso de uma rede de rádio e TV, da qual um dos filhos do Presidente Lula é diretor e produtor. Não é por outro motivo que o cargo de Secretário de Comunicação é entregue a qualquer tipo de profissional, até mesmo corretor de seguros, menos o de jornalista, porque a verba de comunicação é utilizada, quase sempre, em campanhas promocionais em favor do "rei". É por isto que os pequenos jornais, antes tão respeitados, hoje se transformaram em "boletins oficiais" dos poderosos.

● Depois de décadas de omissão, o Detro, que, entre outras coisas, não consegue disciplinar o transporte alternativo - resolveu agir, inesperadamente, e suspender por 30 dias a licença da empresa Intermunicipal, que há mais de meio século explora a linha "Penha-Caxias', a pretexto de que a empresa está em situação irregular, sem fazer vistoria de seu veículos ou pagar o IPVA.
● Se for usar esse critério para todas as empresas, certamente não sobrará uma. Afinal, empresário de transporte de passageiros só é “bonzinho” em época de eleição, pois cede aos candidatos, de todos os partidos e tendência, ônibus para jogo de futebol e até enterros. Não é por outro motivo que, entra governo e sai governo, a concorrência pública para as linhas de ônibus não sai do papel, embora seja exigência da constituição de 1988, que vai completar 19 anos sem ser respeitada, quer pelo Detro, quer pelas Prefeituras.
● Fosse cumprida a Constituição, constaria do Edital o passe gratuito para estudantes, professores, idosos e portadores de necessidades especiais, sem qualquer tipo de "compensação financeira". Como diria o Luís Datena, essa que é a realidade.
● O mais grave é que a Intermunicipal vinha sendo vítima de um cerco justamente da empresa que irá substituí-la no trajeto entre a Penha e Duque de Caxias. Detalhe: a empresa cobrava a menor tarifa do Grande Rio.
● A notícia mais triste de abril foi a morte do médico Gildo Neves, do antigo Inamps. No Governo Zito, ele chegou a ocupar a Secretaria de Saúde por alguns dias, mas não ficou no cargo diante do marasmo reinante naquela pasta.
● Na posse do Secretário de Ciência e Tecnologia de Duque de Caxias, o deputado Alexandre Cardoso jogou a toalha e declarou seu apoio á reeleição de Washington Reis em 2008, renunciando, tacitamente, a uma possível candidatura, ao constatar que, entre o atual Prefeito e o deputado Zito, não há espaço para um "tercius" com chance de virar o jogo.
● É grande a apreensão na Baixada, pelo futuro da Feuduc, que passa por grande dificuldade financeira. Segundo professores e alunos, o golpe fatal para a sua extinção deverá ser desfechado a qualquer momento, com a anunciada criação da Universidade de Tecnologia da Baixada (UTEB), defendida pelo secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.
● A UERJ, vinculada à secretaria comandada pelo deputado do PSB/RJ, não conseguiu até hoje um local adequado para a sua Faculdade de Pedagogia, que funcionava precariamente no Instituto de Educação Governador Roberto Silveira e, há mais de 10 anos, ocupa o prédio de um CIEP na Vila São Luis. Por isso, muitos acham difícil para o secretário conseguir verba para alguma iniciativa no campo da educação, onde as escolas do Estado e das prefeituras acabam de ser reprovadas pelo MEC.
● A propósito, o jornalista Ruyter Poubel, internado numa clínica da Zona Sul do Rio, vem se recuperando bem do AVC que o acometeu em conseqüência das pressões que vinha sofrendo como presidente da Feuduc, principalmente diante de uma “sórdida campanha” para tentar desmoralizar a entidade e, assim, absorvê-la a preço de banana. O DCE e professores, no entanto, prometem muita mobilização para defender a histórica instituição.
● A Associação dos Militares Auxiliares e Especialistas - Amae (www.amae.org.br) divulgou nota defendendo a volta da "gratificação faroeste", instituída em 1995 por Marcelo Alencar. A polêmica proposta levou em conta a argumentação do Secretário de Planejamento do Estado, Sergio Rui Barbosa, de que não há recursos para um reajuste salarial para todos os integrantes da corporação, o que afetaria a folha de pagamento do estado. Já existe um movimento na tropa, condenado pela Amae, em favor de uma greve geral da corporação, que agravaria ainda mais a situação já crítica da segurança pública em nosso Estado.
● Meus agradecimentos aos amigos e leitores, das mais diversas religiões, que me incluíram em suas orações nos últimos 60 dias, quando estive afastado para tratamento de saúde. Volto à minha trincheira com ânimo revigorado. Obrigado pela solidariedade de todos.

2 comentários:

Anônimo disse...

LINHA DE ÔNIBUS PARA PETRÓPOLIS

Este Detro/RJ não é sério!
Li a matéria sobre a empresa Intermunicipal e aproveito para re-enviar o assunto Única/Fácil, abordado no Blog em 2006 e no inicio da gestão Sérgio Cabral em 2007.
Até hoje, nada foi resolvido! Infelizmente, por um problema aqui no PC, perdi as cópias recentes. Agora a moralização vem?
Outro fato desconhecido por muitos é que, com a mudança da Rodoviária de Petrópolis para o Bingen, às margens da BR-0040, os passageiros de Xerém descem no Alemão (Quitandinha), sendo obrigados a tomar outra condução, às vezes demorada, até porque não tem linha Centro de Petrópolis-Rodoviária, via Quitandinha. Os usuarios ficam ao relento às margens da rodovia.
E tem mais: o trajeto foi encurtado, mas o Detro não reduziu o custo da passagem
Pastor Paulo Feijolli

alexander valla disse...

Jornalistas são tão perseguidos hoje como eram outrora, caro Alberto. Mas continuaremos entricheirados em nossos velhos monitores. Sobre o Mariozinho, cabe lembrar que na ocasião haviam não só seu jornal em Magé denunciando, mas ainda o pequeno tablóide editado por este escriba e que depois veio a se tornar revista (Paiol), o DC News e mesmo o velho Bezerra com seu Caxias Magazine a lutar pela liberdade e contra os ditadores de então.
A Paiol (já então revista) veio a falecer quando deixei de editá-la, apesar do esforço de alguns para revitaliza-la. E eu agora me junto aos valorosos Eldemar de Souza e Ary de Barros no recém relançado Repórter da Baixada que segue quinzenal. Fiquei contente de saber que vc está melhor, e triste por saber que nosso amigo e empresário do setor Luis Bronzo está internado em estdo grave.
Um abraço.