sexta-feira, 18 de maio de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

MINC DEFENDE NOVO LIXÃO
NA “CIDADE DOS MENINOS

Enquanto o lixo não é recolhido pela Prefeitura de Duque de Caxias, a Comlurb continua depositando o lixo carioca no Jardim Gramacho (Foto: Beto Dias)

Noticiário distribuído nesta quinta-feira (17/05) pelo Palácio Guanabara, confirma a disposição do Secretário de Ambiente, deputado Carlos Minc, do PT, de transferir para a “Cidade dos Meninos’, na divisa de Caxias com Nova Iguaçu, o novo “lixão” da Comlurb, da Prefeitura carioca e vai receber por dia cerca de 9 mil toneladas de lixo do Grande Rio. Carlos Minc confirma que dispõe de R$ 3 milhões para o projeto e está em entendimento com o prefeito Washington Reis (PMDB) para acertar os detalhes para o aproveitamento de uma área de 20 quilômetros quadrados (metade do território de São João de Meriti), pertencente ao Governo Federal e onde funcionava, desde os anos 40, um abrigo para crianças e adolescentes mantidos pela Fundação Abrigo do Cristo Redentor. O patronato foi desativado no final dos aos 80 por decisão da Vara da Infância e da Juventude de Duque de Caxias, quando a Prefeitura se preparava para firmar um convênio com a LBA, para reativar as 5 oficinas profissionalizantes que garantira a preparação de centenas de jovens ali abrigados para o mercado de trabalho. A interdição do patronato da “Cidades dos Meninos” teve por base a existência no local de um depósito, a céu aberto, de cerca de 400 toneladas de CHC, um agrotóxico utilizado contra o “pó de broca” nos cafezais. O agrotóxico, que seria cancerígeo, era produzido pelo Ministério da Saúde e a fábrica foi fechada em 1955, quando o Serviço de Endemias Rurais foi transferido pelo Ministério para Belo Horizonte (MG). Atualmente, vivem na “Cidade dos Meninos” cerca de seis mil famílias, boa parte formada por ex-funcionários do Patronato, da LBA e do Ministério da Saúde ou seus descendentes.

ZECA PAGODINHO DESAFIA O
MINISTRO E DETONA A SAÚDE


Em resposta ao Ministro da Saúde, Jose Gomes Temporão, que condenara a participação do sambista na propaganda de conhecida marca de cerveja, Zeca Pagodinho deu uma corrosiva entrevista ao programa Clovis Monteiro, da Rádio Tupi na terça-feira criticando a falta de médicos, remédios e as péssimas condições da Saúde na Baixada, a começar por Duque de Caxias. Ex-morador de Xerém, o afilhado de Beth Carvalho sabe do que está falando, pois até a Vigilância Sanitária do Estado resolveu agir e interditar, no início do ano e por falta de condições de funcionamento, a Maternidade de Xerém depois que uma adolescente de 17 anos morreu ao dar a luz ao seu primeiro filho. A parturiente ainda percorreu mais dois hospitais até ser atendido no Hospital do Andaraí, onde foi feita a cesariana, mas mãe e bebê faleceram em conseqüência da demora no atendimento. Como os hospitais do Grande Rio, tanto os municipais, os estaduais e os federais continuam como antes – inoperantes - o governador Sérgio Cabral deve estar arrependido de, a pedido de Lula, haver bancado a nomeação do Ministro da Saúde, aventura em que arrastou até o esperto PMDB. Enquanto não consegue desmontar as quadrilhas que agem, há décadas, nos hospitais do Rio de Janeiro, fraudando concorrências, como as das ambulâncias, e manipulado os cargos de direção, o Ministro resolve enfrentar publicamente o Papa Bento XVI, trazendo para a mídia um assunto tabu: a legalização do aborto. Nem no pragmático PT, nem no difuso PMDB há consenso sobre matéria tão explosiva, principalmente porque falta ao debate a palavra de quem, em tese, seria beneficiada pela mudança na lei: a mulher. Enquanto as vítimas de abortos em clínicas nem tanto clandestinas forem das classes C e D, o Congresso não moverá uma palha, pois a classe média tem plano de saúde e dinheiro para se livrar de alguma gravidez indesejável com toda a assepsia necessária. As mulheres pobres, atendidas nos hospitais públicos depois de fazerem abortos, vão continuar correndo o risco de serem processadas e acabarem na cadeia.

● Faleceu na madrugada de ontem (17/05) o ex-diretor comercial de O Municipal, Oswaldo Luiz de Araújo Bronzo. Ele dirigia o “Jornal Independente”, criado por ele e o ex-vereador Vadico há sete anos. O sepultamento ocorreu na tarde desta quinta-feira, no Cemitério do Corte Oito, em Duque de Caxias.
● Estarão abertas até o dia 31 de maio as inscrições para o PRÊMIO BAIXADA 2007, conferido pelo Fórum Cultural da Baixada Fluminense nas categorias de: Artesanato, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Cidadania, Ciência, Comunicação, Dança, Desporto, Educação, História, Literatura, Meio Ambiente e Música parte das comemorações ao DIA DA BAIXADA FLUMINENSE (30 de abril).
● Os interessados deverão apresentar comprovante de residência ou efetiva militância cultural na Baixada há cinco anos ou mais e um “curriculum vitae” no qual constem obrigatoriamente: local e data de nascimento, seu nome original e artístico, endereço para correspondência, telefone para contato, e-mail (se tiver), relação completa das suas atividades e da produção artística e cultural e referência explícita à área para a qual concorre
● A seleção dos agraciados (um para cada área) será feita por comissão escolhida pela Diretoria do Fórum e levará em conta, principalmente, a inserção do candidato no movimento cultural da Baixada Fluminense e sua contribuição e importância para as diferentes manifestações da cultura na região, em todos os níveis e expressões.
● Endereços para entrega das inscrições: PINBA/UERJ - Rua Gal Manoel Rabelo s/n – Vila São Luiz – Duque de Caxias – Tel 2671-7202 - IPAHB - Av. Automóvel Clube, 206 – Centro – São João de Meriti – Tel 2755-5603 - INSTITUTO HISTÓRICO DA CÂMARA DE DUQUE DE CAXIAS - Rua Paulo Lins, 41 – Centro – Duque de Caxias
● O Secretário de Planejamento Sergio Rui pegou pesado, ao acusar a ex-governadora Rosinha Garotinho de haver cometido um pequeno erro na previsão de receita para 2007. Segundo o ex-Secretário de Fazenda de Duque de Caxias, o rombo o orçamento deverá ser de R$ 1,5 bilhão.
● Ele aproveitou o tema para anunciar que os cortes nas despesas afetarão os servidores, que estão sem aumento há 8 anos, salvo algumas categorias, que ganharam plano de carreira ao apagar das luzes do “Império do Chuvisco”.
● O DETRO, que suspendeu por 30 dias a concessão da empresa Intermunicipal, que há mais de 50 anos é concessionária da linha “Penha-Caxias” sob o argumento que a empresa não vem fazendo as vistoriais anuais de seus veículos, nem pagando o IPVA, não dá bola para o que acontece, desde o ao passado, com os moradores de Xerém que precisam ir a Petrópolis. Curiosamente, a linha “Penha-Caxias” tem a tarifa mais barata do Grande Rio, fato que vem sendo usado na campanha eleitoral como parâmetro pelo deputado Alexandre Cardoso, do PSB, agora Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado.
● Sem nenhuma justificativa, o grupo Única/Fácil, que explora os passageiros da linha entre Duque de Caxias e Petrópolis, suprimiu a passagem de seus veículos por Xerém em alguns horários. Com isso, quem estuda ou trabalha na vizinha cidade, precisa caminhar alguns quilômetros até o pedágio, em Santa Cruz da Serra, para embarcar nos ônibus da empresa.
● Para piorar, a prefeitura de Petrópolis transferiu o terminal para o bairro Bingem, ao lado da BR-040. muito distante do Cento de Petrópolis. Com isso, os passageiros têm que saltar no bar do Alemão, no Quitandinha, para pegar uma outra condução até o centro de Petrópolis. E tudo isso sem redução do preço da passagem, já que o trajeto encolheu alguns quilômetros.
● Brizola dizia que cunhado não é parente. Para quem está no Governo, cunhado pode ser até um castigo, pois qualquer coisa de errado que ele faça, a culpa recairá sempre no parente mais famoso e que o nomeou.
● Bento XVI queria que Lula tornasse o catolicismo a Igreja oficial do País. Com isso, o ex-Secretário do Santo Ofício, que queimava livros e pessoas na Idade Média, estaria livre das igrejas neopentecostais, que vêm crescendo de forma alucinante, arrebanhando ex-católicos diante do silêncio imposto aos padres e bispos ligados à Teologia da Libertação, bem como o afastamento da Igreja dos movimentos sociais.
● Como os pastores, ao contrário do que dizem padres e bispos católicos, garantem que ser rico não é pecado, mas uma grande virtude, todo mundo está aderindo à igreja da moda, aquela em que você esvazia o bolso, pois Jesus lhe dará em dobro, como garante a Bispa Sonia Hernandes, que está presa nos EUA por entrar
no País com US $ 50 mil não declarados à alfândega americana.

Um comentário:

Anônimo disse...

ALBERTO, COMO AS PESSOAS SE DEIXAM ENGANAR FACILMENTE. VI ISSO NO YOU TUBE E ESTOU TE MANDANDO.

http://www.youtube.com/watch?v=2GWJpMESdiw&mode=related&search=