terça-feira, 3 de julho de 2007

BAIXADA URGENTE

NA DISPUTA PELA PREFEITURA ZITO
FAZ 2 x 1 CONTRA WASHINGTON REIS

Na “vale tudo” para comandar uma das mais ricas cidades do País, até automóveis são usados como ‘murais”.


As eleições municipais só acontecerão em 2.008, mas a disputa em Duque de Caxias começou ainda na campanha de 2004, quando o ex-vice de Zito, Washington Reis, venceu a disputa com Laury Villar. O placar dos embates está em 2 x 1 em favor de Zito, que já conseguiu duas vitórias sobre o seu adversário. A primeira foi no final do ano passado, antes mesmo da posse de Zito como deputado estadual. A bordo de um carro de som, o ex-prefeito prometeu ir à Justiça contra a Prefeitura para acabar com a cobrança de “pedágio” no Centro de Comércio Popular, mais conhecido como “Shopping dos Camelôs”, construído e inaugurado pela Prefeitura em 2006 em frente ao Palácio da Cultura, em plena Praça do Pacificador. Diante da pressão dos camelôs, o prefeito mandou a ONG que administra o mercado reduzir pela metade a “taxa de ocupação” paga pelos camelôs. A segunda vitória de Zito foi semana passada, quando a Secretaria de Ambiente do Estado interditou as obras do centro de treinamento do Vasco da Gama e do novo Hospital, prometido pelo vascaíno Washington Reis durante a campanha eleitoral. Além de tirar um sarro com os cruzmaltinos – Zito é rubro-negro de carteirinha – o deputado tucano ainda utilizou um quadro do Governo do Estado, que apóia o prefeito, para demolir um dos seus projetos de campanha: o hospital. O troco do prefeito foi enviar ao Ministério Público Federal, em São João de Meriti, novos documentos sobre o Governo Zito com relação à falta de prestação de contas dos Fundos de Assistência Social, como o projeto PETI, que envolve o ex-secretário Expedido Ribeiro Lopes, o Dito,e não Airton Lopes, o vereador Ito, como foi grafado inicialmente, além da Saúde, que envolve os ex-Secretários Danilo Gomes e Iveraldo Pessoa, aém do ex-deputado Doutor Heleno, autor das emendas que autorizaram o repasse. O assunto foi abordado com destaque no blog dos amigos do prefeito (http://novaduquedecaxias.blogspot.com/). A disputa está emocionante e novos capítulos estão sendo escritos às pressas pelas equipes dos dois candidatos mais visíveis à Prefeitura em 2008

● Lula fez uma grave ameaça nesta segunda-feira, no Rio: ‘Nos vamos competir com o crime organizado no Rio de Janeio”. Realmente, vai ser difícil para as turmas do Comando Vermelho e da ADA competirem com os 40 ladrões denunciados no STF pela Procuradoria Geral da União, bem como as quadrilhas da Gautama, do valerioduto, dos sanguessugas, dos vampiros do Ministério da Saúde, entre outras organizações criminosas que atuam dentro do governo!
● Os quase 16 mil servidores ativos e inativos da Prefeitura de Duque de Caxias recebem, a partir desta terça-feira (03/07), os salários referentes ao mês de junho. Recebem nesta terça-feira (03/07) os finais de matrícula 0, 1, 2 e 3, na quarta-feira, os finais 4, 5 e 6, e na quinta-feira, os finais 7, 8 e 9.
● Na montagem do palanque para 2008, Washington Reis foi mais rápido e conseguiu, com ajuda do Palácio Guanabara, neutralizar dois concorrentes em potencial: os deputados Dica e Alexandre Cardoso.
● Com protegidos ocupando cargos no Governo, Dica não deverá disputar a prefeitura, enquanto o presidente do PSB, atual Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, conseguiu emplacar seus protegidos numa Secretaria criada por Washington Reis à semelhança do deputado Alexandre Cardoso.
● O terceiro candidato, Samuel Maia, do PT, tem o apoio do Palácio do Planalto e ocupa um dos cargos federais no Rio de Janeiro, mas não tem como enfrentar as diversa correntes do partido em Caxias e no Estado. Aqui, por exemplo, toda a direção do PT, desde o início do ano, está encarrapitada na Secretaria de Trabalho, extinta no ano passado por medida de economia, mas recriada pelo prefeito este ano justamente para abrigar os petistas governistas desempregados.
● Aliás, Washington Reis parece que se cansou as disputas paroquiais do PT e demitiu todo o mundo, condicionando o retorno da “turma da boquinha”, como bem definiu Garotinho, a uma manifestação de unidade do partido de Delúbio Soares, Silvio Land Rover Pereira e José Dirceu. Foi convocada às pressas um congresso extraordinários. Resultado: dos mais de 4000 votos necessários a qualquer decisão, pouco mais de 150 militantes apareceram para votar. Com isso, o PT está fora do Governo
● O blog dos amigos do prefeito
(
http://novaduquedecaxias.blogspot.com/) já começou a detonar os deputados de Caxias, inclusive os que foram apoiados por Washington Reis no ano passado: “estão na pedra” os estaduais Dica, Marcos Figueiredo, Zito e Geraldo Moreira e os federais Bernardo Ariston (padrinho da obra sem fim da estação ferroviária) e Andréia Zito.
● Quem também tirou uma casquinha na luta entre Zito e o atual prefeito foi o dono das Casas Bahia. Na inauguração do centro de distribuição, na Taquara, no 3º Distrito, a Assessorai do Prefeito foi colocada à disposição da empresa para fazer a cobertura da cerimônia, enviando material para rádios, jornais e TVs, mesmo a empresa tento uma assessoria e uma agência de publicidade para cuidar desses detalhes.
● O deputado Zito não fez por menos e aprovou na ALERJ a concessão da Medalha Tiradentes, a maior comenda concedida pela Assembléia Legislativa, ao empresário Samuel Klein, dono das Casas Bahia, por escolher Duque de Caxias para a construção do segundo maior centro de distribuição da empresa, com 180 mil metros quadrados de área construída, gerando empregos e renda para o Município.
● No Espírito Santo, o retrato da monocultura do eucalipto, que o governador Sérgio Cabral e o deputado Carlos Minc estão importando às pressas para atender a uma multinacional da celulose, está estampado em out doors espalhados pelas estradas capixabas: "NÓS TRAZEMOS O PROGRESSO. A FUNAI, OS ÍNDIOS". Agora, os capixabas podem dizer para seus visinhos do ouro lado do rio Itabapoana: “NÓS SOMOS VOCÊS, AMANHÃ!”● Lula voltou a lançar o nome de Aécio Neves como o seu nome preferido para Presidente em 2010. Só impõe uma condição: que o neto de Tancredo Neve ingresse no PMDB de Jáder Barbalho, de Renan Calheiros, Joaquim Roriz, Moreira Franco, Jorge Picciani e Sérgio Cabral. Valerá a pena correr tal risco em tão más companhias?

Nenhum comentário: