quarta-feira, 11 de junho de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

CIDADE SEM LEI (VII)A Prefeitura não faz o dever de casa quando não mantém o equipamento urbano, feito com dinheiro dos Impostos, que deveria estar a serviço do cidadão. O viaduto Brigadeiro Faria Lima (ex-prefeito de S. Paulo), que liga os bairros Itatiaia e Centenário, é bem um retrato desse descaso. Um pequeno jardim ao lado da Av. Presidente Tancredo Neves, por exemplo, exibe, entre outras coisas, um vazo sanitário, descartado por algum morador da região. O jornalista Ricardo Noblat lembrava Eça de Queiroz em sua coluna de “O Globo” da última segunda-feira (9). O grande cronista português ensinava que as fraldas do bebê e os políticos devem ser trocados amiúde, ambos pelo mesmo motivo. O vazo sanitário ao lado do viaduto do Centenário comprova a aguçada afirmação do grande escritor (Foto Betp Doas).

CONSELHO DE ÉTICA ABRE HOJE
PROCESSO CONTRA ÁLVARO LINS

Jorge Picciani elogiou a rapidez do Corregedor, Luiz Paulo, na apreciação das denúncias contra Álvaro Lins (Foto: Rafael Wallace/Alerj)


Agora é sério. A Mesa Diretora da Assembléia Legislativa decidiu ontem (9), por unanimidade, encaminhar ao Conselho de Ética a representação por quebra de decoro contra o deputado Álvaro Lins (PMDB), feita pela Corregedoria da Casa. Já nesta quarta (10), pela manhã, o Conselho vai distribuir cópias da representação aos seus membros e designar um relator. O Conselho tem prazo de 45 dias, prorrogáveis por igual período, para concluir o caso, mas o deputado Paulo Melo tem pressa e afirmou que o tempo será abreviado. “Tudo vai depender da defesa, mas o que for possível fazer, sem atropelar os procedimentos legais, será feito, e talvez possamos concluir os trabalhos antes do recesso de julho”, ponderou.
O relatório da Corregedoria foi elogiado pelo presidente do Conselho, deputado Paulo Melo. “O corregedor é uma peça fundamental que tem a confiança e a delegação do Poder Legislativo, e um relatório contundente como o do deputado Luiz Paulo adianta o nosso trabalho”, afirmou Melo, lembrando que, como peça de acusação, será utilizada a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal. Questionado sobre sua posição, Luiz Paulo afirmou que não há dúvidas sobre a quebra de decoro de Álvaro Lins. “Além de nomear três pessoas indiciadas, três parentes de indiciados e quatro familiares diretos e indiretos, dele e do sogro, também indiciados, ele comete crimes considerados permanentes, tanto que o seqüestro de seus bens foi decretado”, destacou o corregedor. Ele ressaltou ainda que há gravações envolvendo os crimes nas delegacias quando o parlamentar já era eleito.

PSDB DE CAXIAS FARÁ
CONVENÇÃO DOMINGO

A assessoria do deputado Zito confirmou que o nome do ex-prefeito será confirmado na convenção do partido, marcado para domingo (15), no Clube dos Quinhentos. A intenção do deputado é fazer uma festa na cidade logo depois de encerrada a convenção, realizando uma carreta pelas principais ruas da cidade, com a participação não só de lideranças do partido no Estado, mas também dos candidatos a vereador dos partidos que irão compor a coligação do candidato tucano. Acostumado a enfrentar e vencer desafios, Zito está convicto que são grandes as suas chances de retomar o poder, que perdeu a quatro anos para o seu ex-vice. Apesar dos boatos em torno da candidatura a vice do também deputado Marcos Figueiredo, que dispões de grande influência política em Imbariê e Xerém, nenhum dos auxiliares de Zito confirmou essa escolha, o que só será divulgado ao final da convenção de domingo.
Quinta-feira, depois de ouvir o relato de um amigo, sobre a explosão de uma pedra em Xerém, para a construção da nova rodoviária, obra que vaia custar R$ 400 milhões, Zito declarou que “Xerém é nosso pulmão verde. Por isso deve ser tratado com mais carinho pelas autoridades. A explosão tem que ser planejada e a população respeitada e não ser avisada através de um carro de som, com somente 24 horas de antecedência", afirmou Zito.

• A nota do blog, revelando que o DEM/Caxias terá candidato a prefeito (Hugo Neto ou Melquisedec Nascimento) bateu recorde de acessos, com muita gente se perguntando como ficam Zito e Washington Reis. Um galhofeiro não perdeu a chance: eles vão disputar o segundo turno no palitinho!
• O lançamento de candidatura própria pelos
Democratas pegou todo mundo de calças curtas. Na segunda-feira, à tarde, um dos novos amigos de infância de Washington Reis garantia que a fatura estava ganha, pois o prefeito conseguira reverter as intenções de votos a seu favor.
• Questionado sobre o possível surgimento de uma terceira via, o cidadão em tela e que, por 8 anos serviu a Zito, duvidou que alguém mais aparecesse na disputar pela prefeitura, que, a ser ver, vai continuar com o homem da moto-serra. Mal sabia ele que, àquela hora, num restaurante da cidade, já estava decidido: O DEM TERÁ CANDIDATO A PREFEITO EM CAXIAS.
• A entrada de César Maia (com Melquisedec na foto) na campanha eleitoral na Região Metropolitana vai desequilibrar muitas candidaturas, tidas até então como sólidas. O prefeito do Rio mira em 2010 e vai capitalizar, em cada cidade, a insatisfação de parcela ponderável do eleitorado com o prefeito local. Assim será em Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Queimados, Mesquita, Magé, São Gonçalo e Niterói.
• Uma raposa, que ontem tomava sol na Praça Roberto Silveira, foi direta: quem mandou Picciani e Sergio Cabral armarem para cima de César Maia?
• Lula reagiu com mau humor à separação do PMDB e PT no Rio. Amigo do senador Marcelo Crivella, a quem deve muitos favores, o presidente diz que não terá como subir no palanque de Alessandro Molon, possível candidato do PT. Ser fosse a Jandira Feghalli, talvez Lula subisse, pois estaria ajudando a ex-ministra Martha Suplicy em São Paulo. Assim, mesmo, se o Berzoíni conseguir botar o guizo no pescoço do “angorá” Aldo Rebelo, do PC do B.
• Caxias vai parar amanhã (12). A avenida Governador Leonel Brizola, ex-Presidente Kennedy será interditada ao tráfego até domingo (15), no trecho em frete à Catedral de Santo Antonio, entre as ruas Nunes Alves e a Praça da Emancipação, durante a realização da Quermesse do santo padroeiro da cidade. O estrago não será maior porque dia 13, sexta-feira, será feriado municipal e, domingo, o movimento de veículos é bem menor do que nos dias úteis.
• Uma das alternativas oferecidas pela Prefeitura aos motoristas, oriundos do Gramacho e que quiserem chegar ao centro velho da cidade, será através das avenidas Manoel Reis, na entrada do bairro Centenário, e Winston Churchill (antiga Estrada da Várzea), que contornam as ladeiras íngremes da Vila Meriti, primeiro bairro da cidade e onde fica a Catedral. O trecho entre o viaduto do Centenário e a Rua Nunes Alves só poderá ser utilizado pelos coletivos com ponto de embarque no terminal Plínio Casado.
• A outra alternativa, não menos complicada, será utilizar o viaduto Faria Lima (Centenário), em direção ao bairro Itatiaia, passando pelas congestionadas Avenidas Duque de Caxias e Presidente Vargas até o viaduto da Câmara (Paulo Lins), quando poderão retornar à Av. Governador Leonel Brizola, ex-Presidente Kennedy, até a Av. Dr. Manoel Teles.
• A Grande Rio decidiu transferir para 2 de julho a inauguração da quadra, prevista para o próximo dia 24, com show de Zeca Pagodinho e Velha-Guarda da tricolor caxiense. Segundo o presidente da Grande Rio, Helio de Oliveira, o adiamento foi para dar tempo de acertar pequenos detalhes. As obras, realizadas pelo pessoal da Prefeitura, seguem a todo vapor.
• Nesta segunda à noite, o carnavalesco Cahê Rodrigues foi apresentado oficialmente aos diretores, componentes da harmonia e presidentes de ala da agremiação. E falou sobre o enredo de 2009, que homenageará a França, que tentou implantar no Rio de Janeiro uma França Antártica, sendo repelida pelas tropas de Estácio de Sá, com a ajuda valiosa dos índios Terminós e do cacique Araribóia.

Nenhum comentário: