sexta-feira, 13 de junho de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

A CIDADE DO LIXO Duque de Caxias parece ter uma atração fatal pelo lixo. Desde meninos e meninas de rua de outras cidades, passando pela escória da política, pois até vereadores andamos importando nos anos 60, até o lixo atômico de Angra, que a Ditadura queria enterrar em Xerém, e o lixão do Jardim Gramacho, que pode acabar no fundo da Baía de Guanabara, conforme denunciou a ex-Secretária de Cultura do Município, Dalva Lazzaroni, no anos 90. Esse atavismo talvez explique a razão desse quadrúpede desfilar tranqüilamente pelo centro da cidade, pastando o que resta do antigo jardim construído num dos canteiros da Praça da Emancipação, no Centro velho da cidade. Acostumado a fazer o seu “lanche” no local, o animal não dá a menor importância para os passantes. Em frente à praça, ainda funciona o tradicional “Caldo de Cana Gloria”, ponto muito freqüentado nos idos de 64 pelo repórter policial Agnaldo Silva, que fazia a cobertura para o jornal “O Globo” dos fatos policiais na terra de Tenório Cavalcante, experiência que o jornalista aproveitou em sua novela “Senhora do Destino”, ambientada na Caxias que ele conheceu naquela época. Alem dos grandes magazines e dos calçadões, nada mudou desde aquela época na velha Vila Meriti! (Foto: Raphael Berreto)

2 VOTOS GARANTIRAM
O RETORNO DA CPMF
Na votação para a volta da CPMF, rebatizada como CCS, 259 deputados votaram a favor, 159, contra, sendo registradas duas abstenções. Apenas dois votos garantiram a volta do imposto do cheque. Veja os deputados do Rio de Janeiro que votaram a favor da 'nova CPMF': Antonio Carlos Biscaia, Carlos Santana, Cida Diogo, Jorge Bittar e Luiz Sérgio (PT) Edmilson Valentim (PC do B) Do PMDB: Alexandre Santos, Edson Ezequiel , Eduardo Cunha , Fernando Lopes , Geraldo Pudim, Nelson Bornier e Solange Almeida (do PMDB), Eduardo Lopes (PSB), Brizola Neto (PDT), Simão Sessim (PP), Dr. Adilson Soares e Neilton Mulim (PR), Pastor Manoel Ferreira (PTB), Felipe Bornier (PHS), Léo Vivas (PRB). Deley, Filipe Pereira e Hugo Leal (PSC) e Vinicius Carvalho PT do B.
A nova CPMF em gestação, agora no Senado, sofre de um mal congênito, o mesmo que destruiu a sua “irmã”: o desvio de finalidade. Criada inicialmente para financiar o SUS, a receita do imposto do cheque acabou servindo para o Governo Federal tapar diversos rombos em suas contas. No Estado do Rio, a situação não poderia ser diferente. Enquanto Rosinha Garotinho usou recursos do SUS para financiar desde a Farmácia Popular até os restaurantes, Sergio Cabral, apoiado pelo casal Garotinho nas eleições de 2006, usou dinheiro dos SUS para que o DER/RJ construísse um mini-estádio em Xerém, hoje conhecido como “Marrentão” (foto), com capacidade para 4.000 torcedores, que seria utilizado pelo Duque de Caxias no Campeonato Carioca da Primeira Divisão, mas cujo destino ninguém sabe. O que se sabe é que o DER gastou, conforme declarações do prefeito Washington Reis, R$ 4 milhões nesse “empreendimento”, em cuja inauguração nem Romário, que emprestou seu nome ao estádio, deu o ar da sua graça.
Ao invés de asfaltar estradas, o DER resolveu construir estádios, como esse, o "Marrentão", em Xerém. (Foto: Duque de Caxias/Divulgação)


• Nesta sexta-feira, 13 de junho, Dia de Santo Antônio, feriado municipal em Duque de Caxias, as repartições públicas não abrirão e somente os serviços essenciais funcionarão. Apesar do feriado, o comércio poderá funcionar respeitando as deliberações sindicais e acordos trabalhistas.
• A tradicional Quermesse de Santo Antônio. aberta oficialmente ontem (12/06) pelo Padre Renato, Pároco da Catedral de Santo Antônio, conta com dezenas de barracas instaladas ao longo da Avenida Governador Leonel Brizola, em frente à Catedral de Santo Antônio, no Centro. Da festa participam entidades filantrópicas, religiosas e sociais do município, que vendem comidas típicas, artesanato e lembranças. Todos os dias, após as missas, serão apresentados shows com cantores, bandas de MPB e religiosas.
• Até domingo (15/06), o trânsito ficará alterado no Centro da Cidade. A Avenida Plínio Casado já foi liberada e a Avenida Governador Leonel Brizola, em direção ao Centro, interditada próximo à Rua Nunes Alves. O trânsito foi desviado para a Rua Deputado Romero Júnior, da Escola Regional de Meriti, seguindo pela Rua Manoel Vieira até a Avenida Nilo Peçanha.
• O Conselho de Ética da Assembléia Legislativa (Alerj) já tem um novo relator para o processo que vai examinar a cassação do deputado Álvaro Lins, do PMDB e ex-Chefe de Polícia no Governo Roxinha Garotinho, que foi acusado, pelo Ministério Público Federal, de usar a estrutura da Polícia Civil do Rio para praticar os crimes de lavagem de dinheiro, facilitação de contrabando e corrupção. A deputada Aparecida Gama tinha sido indicada, por sorteio, para o cargo, mas recusou. O presidente do Conselho de Ética,
deputado Paulo Melo (PMDB), indicou, então, o deputado Aldir Santana (PSC).
• “Não vou fugir da responsabilidade”, disse o deputado (Foto:Alerj), durante a reunião do conselho. Aparecida Gama, líder do partido, havia sido indicada, depois que nenhum dos nove membros do conselho quis assumir a função. Ela alegou conflito de interesses, já que é líder da bancada do PMDB e Lins seria um de seus “liderados”. Aparecida continuará afastada do conselho até o fim do processo. Os deputados Paulo Ramos e Alessandro Molon foram designados pelo presidente da comissão para ocupar as vagas que não ainda não tinham sido ocupadas.
• Uma operação realizada por agentes da 60º DP (Campos Elíseos), na quarta-feira (11), no bairro Bom Retiro, em Saracuruna, prendeu três pessoas e recuperou 11 carros que estavam sendo cortados em um ferro-velho. O dono do ferro-velho e o filho foram presos em flagrante. O caminhão, que faria o transporte da carcaça de três veículos para serem derretidos, também foi apreendido pelos agentes. O motorista foi autuado pelo crime de receptação, na forma culposa. Segundo a polícia, os carros foram roubados e furtados nos bairros de Bangu, Pavuna, Rocha Miranda, Vicente Carvalho, Penha, Madureira, no Rio, e em Imbariê, Distrito de Caxias.
• Está explicada a correria para a conclusão das obras da quadra da Grande Rio, ao lado do Shopping Center, a cargo da Secretaria de Obras do município. Além da convenção do PMDB, no próximo domingo, o local será utilizado para uma Feira de Negócios, que será promovida pela Firjan – Federação da Indústria do Rio de Janeiro.
• O blog clandestino dos amigos do prefeito abriu espaço para comentar o cemitério, também clandestino, descoberto pela Polícia em Vila Rosário, mas não deu uma linha sobre a apreensão de animais silvestres na feira de domingo, em pleno 25 de Agosto e a poucos metros do Fórum, feita pela Delegacia de Repressão aos Crimes Ambientais. A feira é (mal) fiscalizada pela Prefeitura, cujos fiscais deveriam proibir a venda de material ilícito, como CDs, DVDs e programas de computador piratas, muito comum na tradicional feira de domingo.

• Um outro cemitério, este de valor histórico, é o sambaqui (foto) que um grupo de professores de História da Baixada localizou em S. Bento, ao lado da FEUDUC, onde existe uma Faculdade de História, cuja área está sendo irregularmente loteada. Os sambaquis eram sítios onde os índicos colocavam os restos mortais de seus antepassados e realizavam seus cultos religiosos.Sobre sse cemitério histórico, o blog de Washington Reis manteve silêncio

Nenhum comentário: