segunda-feira, 9 de junho de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

RASTEIRA DE GAROTINHO
ADIOU CONVENÇÃO DO PT

A rasteira aplicada pelo ex-governador Anthony Garotinho, que implodiu a coligação alinhavada pelo governador Sérgio Cabral em torno da candidatura do deputado Alessandro Molon, do PT, à Prefeitura do Rio, obrigou os petistas a reconsiderarem as coligações em todo o Estado. O primeiro a sofrer com o “terremoto Garotinho” foi o prefeito Washington Reis, de Duque de Caxias, que negociara o apoio do PT em troca de cargos no Governo. Com as declarações do deputado Jorge Picciani, de que está rompido o acordo do PMDB com os petistas fluminenses, a direção do partido de Lula no Município teve que convocar uma reunião extraordinária, na sexta-feira. Já a direção regional do partido se reuniu neste domingo, no Rio, para avaliar os estragos que a dupla Garotinho-Jorge Picciani tinha causado ao projeto de poder do partido nas prefeituras dominadas pelo PMDB. Pragmáticos, os petistas caxienses já decidiram que, qualquer que seja a decisão do Diretório Regional, o PT continuará aliado ao prefeito e, por tabela, continuará participando da administração municipal, inclusive na Secretaria de Meio Ambiente, responsável pela implantação do projeto de um aterro sanitário em Xerém.

SECRETÁRIO DE AMBIENTE
GARANTE LIXÃO EM XERÉM
O Secretário de Meio Ambiente de Duque de Caxias, José Miguel da Silva, indicado pelo PT, confirmou na sexta-feira que está concluindo o Edital para a contratação de uma empresa especializada, que irá implantar e administrar um aterro sanitário em Xerém. Em longa entrevista à jornalista Márcia Evangelista de Souza, editora do jornal “Folha de Xerém” no programa Espaço Aberto, transmitido pela Rádio Comunitária Serra Verde, de Xerém, José Miguel confirmou o projeto de construção do Centro de Resíduos Sólidos (CTR) do município no 4º Distrito. O processo já está bem adiantado, pois o Lixão de Gramacho terá que ser desativado no prazo máximo de 8 meses. Segundo o Secretário do Meio Ambiente, nas próximas semanas já começam as chamadas para o processo de Audiências Públicas para debater o projeto.
Diante de tais declarações, os moradores de Xerém já marcaram uma reunião com o Fórum de entidades do 4º Distrito integrantes do "SOS Xerém" para dar início ao debate. A reunião esta marcada para esta terça-feira (10), às 19 horas, na sede da AMA-Xerém, na Vila Santa Alice. Será uma reunião é aberta ao público destinada a marcar a posição dos moradores diante da intenção do prefeito em instalar um lixão no 4º Distrito. Já está marcado, inclusive, um novo encontro, no sábado (14), na Praça da Mantiquira, que deverá contar com a participação de diversas associações de moradores, indignadas com a decisão do prefeito, mesmo morando em Xerém. (Foto: Edmilson Muniz)

• Nossos políticos, que hoje freqüentam o noticiário policial, também fazem sucesso no “You Tube”. O mais novo sucesso do portal é um vídeo sobre a decisão da Assembléia Legislativa do Rio de anular a prisão em flagrante, por parte da Polícia Federal, do deputado Álvaro Lins, acusado de comandar, ao lado de Garotinho, um bando armado. Veja em http://www.youtube.com/watch?v=M_aLK7HKd_A
• A implosão da coligação PMDB-PT para as eleições municipais no Estado do Rio foi um lance de mestre do ex-governador Garotinho e um recado a Sérgio Cabral: o PMDB tem dono! O pretexto para o rompimento foi a decisão do ex-Chefe de Polícia no Governo Benedita da Silva, Zaqueu Teixeira, de disputar novamente a Prefeitura de Queimados, reduto político do deputado Jorge Picciani, que apóia a candidatura do ex-presidente da Câmara, o peemedebista Max Lemos.
• Apesar de tudo, Garotinho continua aprontando. Em seu blog, o ex-governador escreveu (6): “Acabei de receber a informação de que é grande o clima de indignação na direção do DEM, pela tentativa de descumprimento do acordo já firmado com o PMDB para as eleições do Rio e lançamento da candidatura de Eduardo Paes, um desafeto de César Maia. Provavelmente vai haver retaliação. Nas cidades de Caxias, São Gonçalo, Saquarema, Nova Iguaçu e outros importantes municípios do estado, o DEM deve deixar de apoiar o PMDB se o compromisso for rasgado. Aproveito para registrar que é falsa a afirmação atribuída a mim em vários jornais de que estaria apoiando Eduardo Paes.”
• E Garotinho aproveita a oportunidade para lembrar que, há muito tempo, avaliara a fidelidade de Sérgio Cabral aos compromissos políticos assumidos pelo governador. Para Garotinho, a palavra do seu ex-pupilo vale tanto quanto uma nota de R$15 reais.
• Aliás, o comentário do nosso blog, sexta-feira, sobre as agruras do ex-governador com as acusações do Ministério Público Federal, onde Garotinho é apontado como chefe de um bando armado, foi reproduzido no “PAVABLOG” pelo amigo Sérgio Pavarini, com um título muito criativo: ‘MOLEQUINHO DESARMADO”.
• O PT de Caxias transferiu a convenção, marcada para ontem, para o dia 29, depois que o PMDB confirmar a candidatura de Washington Reis. Numa reunião de sexta-feira, a direção do PT/Caxias decidiu que, seja qual for a posição do Diretório Regional, vai manter o apoio ao prefeito.
• Em Belo Horizonte, a direção nacional continua pressionando o PT a desistir de apoiar o candidato do PSB, integrante da coligação municipal que apóia o prefeito Fernando Pimentel (PT) e lidera as pesquisas,. A desculpa é de que o PT, sendo um partido grande, não pode vir a reboque de um partido nanico, o PSB, que tem o ex-ministro Ciro Gomes como uma das suas principais lideranças e opção da frente de esquerda para a sucessão de Lula.
• Pelo visto, o PT fluminense está a ponto de repetir o comportamento na sucessão de Garotinho, em que José Dirceu obrigou o partido, que pretendia lançar Benedita da Silva a governadora, a firmar acordo com Garotinho, ficando com a vaga de vice de Rosinha. Benedita da Silva acabou rompendo com Rosinha, mas, a 6 meses da eleição, foi obrigada a assumir o cargo com a renúncia da governadora, embora impedida de fazer oposição à mulher de Garotinho, mesmo disputando a reeleição.
• No último dia 1º, o jornal “O Globo” publicou, em seu Caderno da Baixada uma extensa reportagem sobre os problemas da região com relação ao destino final do lixo e que não foi contestada pelo Prefeito,. Na reportagem de duas páginas, com chamada na capa, o Secretário de Meio Ambiente, o petista José Miguel da Silva, confirmou que está trabalhando nos detalhes finais do Edital para a construção do lixão do 4º Distrito.
• Além de confirmar a novidade, o petista José Miguel, que pode deixar o cargo nas próximas horas, garantiu que, a pedido do governador Sérgio Cabral, o prefeito Washington Reis decidiu que o novo lixão de Caxias também será utilizado pelas prefeituras de São João de Meriti, Belford Roxo e Nilópolis, por não disporem de áreas capazes de abrigarem um vazadouro de lixo. Assim, Duque de Caxias irá se livrar do lixão do Jardim Gramacho, mas vai continuar como fundo de quintal das outras cidades, ganhando um outro lixão, desta vez em Xerém, pulmão verde do município.

2 comentários:

Anônimo disse...

that doesn't happen everyday. wish you all the best.

Anônimo disse...

Que coisa, hein, Sr. Alberto? A resposta do próprio secretário de meio ambiente calou a boca do blog clandestino "Transparência", que o chamou de mentiroso por postar a nota sobre o lixão que será construído em Xerém...

A verdade é que Caxias está realmente uma "terra sem lei"... o prefeito (dono de grande parte de Xerém) deve estar ganhando uma pequena "prenda" pela concessão.

Tomara que as eleições cheguem rápido e 2009 venha depressa, para acabar com essa bagunça!

Parabéns por sua coragem e ousadia ao levantar denúncias contra os poderosos de plantão.

UM MORADOR INDIGNADO DO 4º DISTRITO