quinta-feira, 12 de junho de 2008

CIDADE SEM LEI (VIII)
A pressa do Governo em concluir as obras que vão alimentar a campanha pela reeleição do prefeito, como a da reforma da estação ferroviária no Centro, poderá resultar em tragédia. O embarque e o desembarque de centenas de passageiros, na hora do rush, estão sendo feitos por uma plataforma improvisada sobre tubos de ferros. Como concessionária do serviço de transporte ferroviário, a Supervia colocou em segundo plano a segurança dos passageiros de Caxias, aceitando a pressão do Governo do Estado e do prefeito e liberando uma plataforma provisória. Quanto vale a vida do passageiro dos trens da Supervia? Respostas para a Prefeitura de Duque de Caxias e para o Palácio Guanabara. A propósito: na correspondência destinada ao governador, é bom frisar que ela deve ser entregue ao governador em exercício. Afinal, nunca se sabe por onde andará o sorridente Sérgio Cabral antes de ser sagrado vice do candidato de Lula à Presidência da República em 2010!

CASO ALVARO LINS ABRE CRISE NO
COMITÊ DE ÉTICA DA ASSEMBlÉIA

Apesar de controlar o Executivo e o Legislativo, o PMDB do Rio de Janeiro vive uma nova crise de identidade, depois da prisão em flagrante do deputado Álvaro Lins, ex-Chefe de Polícia no Governo de Rosinha Garotinho. O Deputado-delegado foi denunciado ao Tribunal Federal Regional como suspeito de comandar um esquema de corrupção, a partir do comando da própria Polícia. Diante da prisão em flagrante de Álvaro Lins por suspeita de lavagem de dinheiro quando a Polícia Federal cumpria um mandado de busca e apreensão no apartamento na Zona Sul, onde mora e que está no nome da sogra, a Assembléia Legislativa se apressou em revogar a prisão. Além de Álvaro Lins, o Ministério Público também denunciou e prendeu diversos assessores do deputado, além do ex-governador Anthony Garotinho, presidente regional do PMDB. Com a repercussão negativa em virtude da libertação de Álvaro Lins, já denunciado como cheque de formação de quadrilha armada, a Mesa da Assembléia Legislativa reabriu a representação apresentada em 2007 pelo deputado Marcelo Freixo, que estava perdida em alguma gaveta da Alerj. Agora, diante da recomendação da Corregedoria a Alerj, a favor da abertura de processo por quebra do decoro parlamentar contra Álvaro Lins, o PMDB se dividiu e ninguém quer ser o relator do processo no Conselho. Até o sorteio foi tentado, mas a deputada Aparecida Gama (foto), líder do partido na Assembléia, refugou a missão de por um guizo no pescoço do “angorá” Álvaro Dias e, agora, ninguém sabe qual será o destino do processo.

COMEÇA HOJE A FESTA DE SANTO ANTONIO EM CAXIAS
Começa hoje, “Dia dos Namorados”, às 17:00 horas, a Festa de Santo Antonio, que, no Século passado substituiu São João Batista (de Trairaponga) como padroeiro da cidade. Até as obras de reforma da estação ferroviária, que se arrastavam desde o ano passado, foram aceleradas e, desde ontem à noite, foi liberado o trânsito na Av. Plínio Casado. A festa irá até domingo e as barracas foram instaladas na Av. Governador Leonel Brizola, antiga Rio-Petrópolis, no trecho em frente a Catedral, entre a rua Nunes Alves e a Praça do Pacificador. Com isso, o trânsito, para quem segue do Gramacho e Corte Oito em direção ao centro será desviado para as ruas Deputado Romeiro Junior e Manoel Vieira, na parte íngreme da Vila Meriti, o primeiro bairro de Caxias e que deu origem à cidade.

• O TRE não vai desistir da “ficha limpa” para os candidatos a prefeito, vice e vereadores. O anúncio foi feito ontem (11), quando o desembargador Roberto Wider, presidente do Tribunal, recebeu três ônibus da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros (Fetranspor). A idéia é chegar a locais onde os eleitores ficam distantes das zonas eleitorais. “A partir da semana que vem, eles poderão fazer aqui dentro a segunda via do título e regularizar a situação com a justiça eleitoral” anunciou Wider.
• O presidente do tribunal entende que o direito coletivo, de ter na disputa eleitoral candidatos mais confiáveis, deve prevalecer. E que a reposta do TSE foi generalizada. Ele confia numa avaliação futura da Justiça para crimes mais sérios, como corrupção, roubo e homicídios.
• “Temos que confiar na Justiça, que ela vai apreciar adequadamente caso a caso. A minha preocupação é que nós, todos os segmentos da sociedade, adotemos uma posição de maior responsabilidade em relação à escolha daqueles que serão os nossos dirigentes”, ressaltou Roberto Wider, presidente do TRE/RJ.
• Enquanto o PSDDB faz convenção neste domingo, no clube dos Quinhentos, para homologar o nome de Zito como candidato a prefeito, o PMDB, às voltas com o noticiário policial envolvendo Garotinho e Álvaro Lins, preferiu deixar o lançamento de Washington Reis para o dia 22, esperando que, até lá, a poeira baixe. Mais cauteloso desta vez, o PT realiza sua convenção no dia 29.
• A grande surpresa destas eleições deverá ser a decisão dos democratas de lançarem candidatos próprios a prefeito e vice, desmanchando a coligação que haviam firmado anteriormente com o PMDB. Com isso, Washington Reis perderá tempo em rádio e TV, além de enfrentar um candidato desconhecido.
• Devido às pressões dos últimos dias, o tenente da PM Melquisedec Nascimento deverá ser mesmo candidato a vereador, ajudando a puxar votos para o DEM. Com isso, o jovem Hugo Neto, de 27 anos, morador da Paulicéia e funcionário concursado da prefeitura do Município, o que não deixa também de ser uma novidade, terá a difícil tarefa não só de enfrentar Washington Reis e Zito, mas de também abrir espaço para César Maia começar a sua campanha ao governo do estado em 2010.
• A convenção do DEM será no dia 28, sábado, a partir das 9:00 horas, na Câmara Municipal.
• A Comissão Especial sobre o Fim do Foro Privilegiado aprovou nesta quarta-feira (11) o substitutivo da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 130/07, de autoria do deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), que põe fim ao foro privilegiado para autoridades nos crimes comuns, como homicídio, estelionato e lesões corporais graves, ficando de fora os casos de improbidade administrativa, segundo informações da Agência Câmara. A PEC segue agora para votação em dois turnos nos plenários da Câmara e do Senado.
• Se aprovada pelo Congresso, a proposta fará com que todas as autoridades respondam a crimes comuns na Justiça de 1º grau. Atualmente, os prefeitos só podem ser julgados pelo Tribunal de Justiça, como é o caso da prefeita Núbia Cozzolino, de Magé, enquanto os governadores são julgados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e os deputados federais, senadores e ministros pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
• A Alerj derrubou, por unanimidade, terça-feira (10/06), o veto do governador ao projeto de lei da deputada Cidinha Campos (PDT), que obrigará as concessionárias de serviços de telefonia que atuam no estado a divulgarem, nas faturas das contas do serviço, as
chamadas locais para as salas de bate-papo. A discriminação deverá conter o número do telefone discado, o tempo e o valor da ligação.
• O objetivo, segundo a autora, é assegurar a transparência nas contas. “É um direito considerado básico pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor que, não sei por qual razão, não é cumprido. A proposta é simples e busca atender a uma necessidade básica, que é dar clareza ao serviço contratado”, explicou a pedetista
• A norma será enviada novamente ao governador, que terá dois dias para promulgá-la, ou o presidente da Alerj o fará. Segundo o texto, as empresas que descumprirem a norma serão punidas com multa de 500 Ufirs-RJ, a serem creditadas em favor do Fundo Especial de Apoio a Programas de Proteção e Defesa do Consumidor (Feprocon).

Nenhum comentário: