terça-feira, 23 de setembro de 2008

BAIXADA URGENTE - ESPECIAL

PREFEITURA JOGA FORA
O NOSSO DINHEIRO
Por decisão da Justiça Eleitoral, a prefeitura foi obrigada a remover toda propaganda e repintar todo o gradil que separa as pisas da Rua Paulo Lins, do viaduto Francisco Correa e da Av. Governador Leonel Brizola, no Centro de Caxias. Tanto na confecção e colocação da propaganda, com exaltação ao Prefeito, e na sua retirada e repintura do gradil, foi usado dinheiro do contribuinte, num duplo desperdício. (Fotos: Beto Dias).

FEUDUC REVIVE A DITADURA E
RESTAURA A LEI PASSARINHO

Apesar da Constituição Cidadã, como a denominou o saudoso deputado Ulisses Guimarães, completar 20 anos de promulgação na próxima semana, resquícios da Ditadura de 64 continuam assombrando o País. A direção da FEUDUC, que está comemorando 40 anos de fundação como a primeira Faculdade da Baixada, resolveu aplicar, na marra, o Decreto-Lei 477, idealizado pelo “saudoso” Coronel Jarbas Passarinho, Ministro da Educação do regime militar, restringindo a atuação do Diretório Central dos Estudantes e demitindo professores com até 20 anos de atuação na faculdade de S. Bento. Além de barrar a renovação de matrícula para os alunos “rebeldes”, a direção da FEUDUC determinou o fechamento do Departamento de História, onde alunos, professores e pesquisadores faziam um excelente trabalho de pesquisa e levantamento de dados importantes para a compreensão do papel da Baixada Fluminense na construção do Brasil que hoje conhecemos. Além de impedir a continuação do trabalho de pesquisa, a truculenta decisão da direção da instituição de ensino superior mais antiga da Baixada ainda determinou que as salas que abrigavam o acervo já coletado fossem lacradas, ao melhor estilo de D. Maria I, que entrou para a História do Brasil como “D. Maria, a Louca” pelas suas atitudes intempestivas e arbitrárias, como mandar enforcar e esquartejar o corpo de Tiradentes.
Os resultados dessa arbitrária decisão “acadêmica” já se fazem sentir, quando estudantes da Baixada tentam realizar pesquisas para apresentação de teses sobre a História da Baixada, como está ocorrendo com um aluno da Unigranrio, que pretende fazer uma monografia sobre a extinta Escola de Samba Cartolinhas de Caxias, que tinha entre seus fundadores o compositor Helio Cabral, cujo samba enredo “Benfeitores do Universo” foi considerado por Martinho da Vila como um dos mais belos numa seleção dos 20 mais importantes sambas-enredos do Carnaval Carioca. O que o Ministério Público estadual, a quem comete fiscalizar as fundações, está esperando para investigar o que há por trás do fechamento do Departamento de História? E o Ministério Público do Trabalho que se omite diante de tantos atos contrários aos direitos e garantias dos professores?

• O Tribunal de Justiça do Estado condenou a Prefeitura do Rio de Janeiro a pagar indenização de R$ 5 mil ao vendedor Maurício da Silva Carvalho, de 54 anos. Em 2007, ao caminhar com dois amigos pelas ruas de Padre Miguel, bairro onde mora, Maurício acabou caindo dentro de um bueiro aberto e sem sinalização.
Após o acidente, o vendedor foi socorrido no Hospital da Tijuca, onde ficou constatada entorse no tornozelo e nos ligamentos do pé esquerdo. Maurício chegou a recorrer à utilização de muletas para auxiliá-lo na locomoção.
• “É claro que das lesões resultou dano moral para o autor, que foi atingido em seu psiquismo, pois foi obrigado a deslocar-se para um hospital, andar de muletas por um período e suportar a expectativa da consolidação da lesão que sofreu. Assim, além da dor física, inquestionável o trauma e a aflição, perfeitamente indenizáveis”, afirmou o relator do processo, desembargador Marco Aurélio Fróes, da 9ª Câmara Cível do TJ.
• De acordo com o magistrado, é responsabilidade do Município a manutenção e a conservação das ruas da cidade. “Não resta a menor dúvida de que o autor foi vítima de acidente ocorrido em virtude da omissão do Município pela falta de serviço prestado a que lhe incumbia fazer, deixando de prestar a manutenção adequada às vias públicas”, explicou.
• Se os moradores de Duque de Caxias seguirem o exemplo desse vendedor, a Prefeitura terá de criar um PAC dos Buracos para indenizar os pedestres, principalmente os que circulam pelas ruas do centro, tomadas por carros e camelôs, com o calçamento deteriorado por sobrecarga.
• A Comissão Parlamentar de Inquérito da Alerj que apura a
atuação das milícias no estado convidou para a depor, nesta terça-feira (23), a deputada federal Marina Maggessi (PPS-RJ). Maggessi será ouvida por ter sido citada durante os depoimentos do vereador Nadinho (DEM) e do candidato a vereador Cristiano Girão (PMN) como uma das pessoas que teriam feito campanha em suas comunidades, em Jacarepaguá. Após a deputada federal, também serão ouvidos outros dois vereadores, ambos de Duque de Caxias, Chiquinho Grandão (PTB) e Quiel do Canarinho (PDT), que estão sendo investigados pela Secretaria estadual de Segurança Pública como supostos chefes de milícia.
• Ainda nesta terça-feira, o vereador Nadinho, que depôs na comissão há duas semanas, participará da reunião. Ele foi reconvocado depois que a CPI recebeu documentos que contradizem seu depoimento. Quem quiser colaborar com informações ou fazer alguma denúncia à CPI pode ligar para o Disque Milícia da Alerj (0800 28 20 376), um serviço gratuito que atende de segunda a sexta, das 10h às 17h, e que, desde o dia 30 de junho, já recebeu mais de mil telefonemas.
• A Pró-Reitoria Comunitária da Unigranrio e a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) anteciparam para esta terça-feira (23), as comemorações pelo “Dia da Responsabilidade Social”, que será comemorado no sábado (27 (sábado). Será às 18h30m, no auditório da Unigranrio, à Rua Prof. José de Souza Herdy, 1.160, bairro 25 de Agosto, em Duque de Caxias.
• O presidente da empresa Sonoleve, José Valmir Pinheiro, que também atua como presidente da área de Responsabilidade Social da Firjan,será o responsável pela palestra “Empresas e a responsabilidade social: alternativas para o desenvolvimento local”.
• José Valmir Pinheiro deverá destacar o novo papel das empresas na sociedade, motivação humana, bem-estar de funcionários e da comunidade, como peças-chave no estímulo das organizações, cidadania corporativa, moeda social aplicada junto à comunidade do entorno da Sonoleve, transparência nas relações com clientes, fornecedores e funcionários, entre outros. Joel de Castro, professor da Unigranrio no mestrado em Administração, será o mediador desse encontro.

8 comentários:

Anônimo disse...

WAGNER MONTES ESTARÁ NO PRÓXIMO DOMINGO NA FEIRA DOS NORDESTINOS DE CAXIAS CAMINHANDO COM O MELQUI NASCIMENTO,SEU CANDIDATO A VEREADOR.

QUEM O WAGNER MONTES VAI DIZER QUE APÓIA PARA PREFEITO?

Anônimo disse...

Washington Reis, é muito ruim...
Mas, um candidato do naipe do ZITO, NÃO pode voltar para Duque de Caxias de jeito nenhum, é uma vergonha um senhor como este ser candidato a alguma coisa.
Mais vergonhoso ainda é quem vota.

Não digo no campo ético, apesar dele possuir um patrimônio maior que o de muitos mega-empresários, deve ter acumulado quando chefiou grupo de extermínio, mas não quero entrar nesse campo.
Nem no campo moral, pois como já disse é assassino.

Me refiro mesmo ao campo administrativo, onde no primeiro mandato passou uma tinta preta nas ruas, dizendo que era asfalto (sem urbazação, por favor), e fez um monte de pracinha ridícula com trenzinho de manilha.

O povo, vai ser inteligente e não vai deixar esse senhor ganhar!

Detalhe não tenho medo de ninguém, quem quiser entrar em contato comigo, estou à disposição.

vi_brother@hotmail.com

Vinícius Augusto

Anônimo disse...

Olha a foto dos zito nos outdores, aquele semblante carregado, aqueles olhos com vontade de voltar a assaltar Duque de Caxias,
o gigante se levantou para cair.

Zito faz parte das trevas e as trevas nunca irão prevalecer sobre a luz.

Aí daquele que tocar na menina dos meus olhos.

Fora golias, fora caderudo, fora assassino, fora matador, fora zitadura, fora ladrão do erário público, fora desvio de verbas das ONGs fantasmas, locanty, fora 14 processos por improbidade administrativa, fora alibabá e seus quarenta ladrões (zito, dito, jorge lopes, alvarenga, estela, ilmar, laury, marcão, augusto, dr. danilo, lucas, waldir, narriman, etc).

Volta zito, volta para o inferno com seus 11 mil anjos decaídos.

Anônimo disse...

Boa Clériton!

Anônimo disse...

Nossa cidade está muito mal mesmo em se tratando de candidatos, 3 porcarias.

Anônimo disse...

A mediocridade que impera vai entregar novamente a prefeitura ao Zito.
Ainda mais depois dos vômitos do Sérgio Cabral no sábado, xingando o líder das pesquisas.

Anônimo disse...

Que direito tem esse senhor Cabral Pinóquio de insultar as lideranças da Baixada Fluminense?
Daqui a pouco ele vai mandar prender e arrebentar, esquecendo-se de seu pai viveu na carne a força da repressão dos ditadores.

Ele deveria, quando pisasse em nosso solo, era agradecer os votos que teve aqui através do Garotinho e da Rosinha, a quem traiu e age como se nada disso tivesse acontecido.

Anônimo disse...

Clériton,o Sam de SP está com saudade de vc (estranho isso, né?)

Clériton Flávio... não perca tempo com o WR. Isso não vai te levar a lugar nenhum.

Espero que vc deixe essa vida de doideira, zoação, "fumaça" e etc

Cai na real, bicho.