sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

BAIXADA URGENTE - ESPECIAL

JUIZ ELEITORAL LEMBRA AS
PERSEGUIÇÕES DA DITADURA

Numa cerimônia dominada pela emoção, a Justiça Eleitoral concluiu nesta quinta-feira mais uma etapa das eleições de outubro, com a diplomação do prefeito José Camilo Zito, do vice-prefeito Jorge Amorelli e dos 21 vereadores eleitos no dia 5 de outubro. Ao abrir a cerimônia, o Juiz da 194º Zona Eleitoral, Pa
ulo Roberto Campos Fragoso, fez questão de registrar que as eleições de outubro, que transcorreram em clima pacífico, são uma prova de que a Democracia voltou a imperar neste País.
O responsável pelo registro e a condução do processo eleitoral em Duque de Caxias, ao ver no auditório o ex-governador Marcello Alencar, recordou os momentos difíceis por que passou sua família durante o regime militar, quando seu pai foi perseguido pela Ditadura. O Dr. Paulo Roberto Fragoso lembrou, ainda, que a morte do estudante Edson Luis no restaurante do Calabouço, que resultou na passeata dos 100 mil, foi a maior manifestação de massa contra a Ditadura. O juiz da 194ª Eleitoral destacou o papel importante que o ex-governador Marcello Alencar desempenhou naquela ocasião, ao abrir as portas da Assembléia Legislativa para que ali fosse velado o corpo do estudante que se tornou o símbolo da resistência da juventude às diatribes do regime militar.

PREFEITO E VEREADORES
FORAM DIPLOMADOS

Em solenidade realizada, pela primeira vez, no Teatro Municipal Raul Cortez, a Justiça Eleitoral diplomou na manhã desta quinta-feira (18) os candidatos eleitos no pleito de 5 de outubro último. Sob a presidência do Dr. Paulo Roberto Campos Fragoso, Juiz da 194ª Zona Eleitora de Duque de Caxias, foram diplomados o prefeito José Camilo Zito, o vice-prefeito Jorge Amorelli, 21 vereadores e 9 suplentes, sendo um de cada
partido ou coligação que participaram do pleito. Nas eleições do dia 5 de outubro, foram eleitos os vereadores Ademir Martins, Carlos de Jesus, Tato, Mazinho, Maninho do Posto, Júnior Reis, Eduardo Moreira, Grande, Chico Borracheiro, Jonas É Nós, Juliana Fant, Marcelo do Seu Dino, Marquinho Oi, Gaete, Fatinha, Leide, Moacyr da Ambulância, Ricardo da Karol, Samuquinha e Chiquinho Grandão. Os suplentes diplomados foram Carlos Pontes, Cláudio Mancha, Fernando Figueiredo, Moa, Nivan Almeida, Odilon do Caixão, Orlando Silva, Quinze e Vaguinho.
Da mesa que dirigiu os trabalhos participaram o ex-governador Marcello Alencar, os juízes Natasha Tosta, diretora do Fórum, e Sérgio Saetta, titular da 3ª Vara Cível, e o representante do Ministério Público Eleitoral, Rogério Lima. A posse, ainda sob a presidência do juiz eleitoral, está marcada para o próximo dia 1º de janeiro, às 17 horas, no plenário da Câmara Municipal, onde, o prefeito e o vice farão o juramento e serão empossados pelos vereadores nos cargos que disputaram.A posse, ainda sob a presidência do juiz eleitoral, está marcada para o próximo dia 1º de janeiro, às 17 horas, no plenário da Câmara Municipal, onde, o prefeito e o vice farão o juramento e serão empossados pelos vereadores nos cargos que disputaram.

RÁPIDAS

· Por ser o mais votado nas últimas eleições, coube ao vereador Samuquinha fazer o discurso em nome da nova Câmara.
· Zito foi sóbrio e até condescendente em seu discurso, lembrando que a campanha acabou no dia 5 de outubro e que, agora, ele será o prefeito da cidade, sem perseguição aos adversários da campanha. Alguns dos presentes interpretaram o discurso do prefeito eleito como um gesto de Paz em direção a Washington Reis, que foi seu vice em 96 e seu adversário nas últimas eleições.
· Zito prestou uma comovida homenagem ao ex-governador Marcello Alencar que, mesmo preso a uma cadeira de rodas, fez questão de participar da solenidade de diplomação do novo prefeito.
· Zito lembrou que, em 96, quando decidiu disputar a eleição para prefeito, fora buscar no ex-governador um apoio fundamental para sua carreira. E o fato se repetiu nesta campanha, em que ele teve total apoio do ex-governador.
· Em relação às diretrizes do seu novo Governo, Zito fez questão de repetir que vai dar um choque de ordem, pois a cidade está abandonada, mas sem revanchismo ou perseguição a quem quer que seja.
· Duas ausências foram notadas na cerimônia do Teatro Raul Cortez: o prefeito Washington Reis e a deputada federal Andréia Zito.
· O atual prefeito não compareceu, nem justificou a sua ausência. Já a filha do prefeito eleito enviou uma mensagem desejando sucesso a Zito e justificando a ausência pelo corre-corre na Câmara para fechar o ano legislativo.
· O senador Garibaldi Alves(PMDB-RN), presidente do Senado, anunciou nesta quinta-feira (18) que a Casa que dirige entrará com um mandado de segurança nesta sexta-feira (19) junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão da Câmara de evitar a promulgação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aumentou em 7.343 vagas o número de vereadores no país. De acordo com Garibaldi, o recurso será protocolado pela Advocacia Geral do Senado. “Tomei a decisão levando em consideração os precedentes do Supremo e dessa Casa”.
· Adriana Abreu da Silva, 30 anos, foi presa nesta quinta-feira (18) na área de exames de Piabetá, Distrito de Magé, acusada de tentar o examinador, um policial militar, oferecendo a quantia de R$ 450 . Adriana foi levada para a 66ª DP (Piabetá), onde foi registrada a ocorrência e será denunciada por corrupção ativa, cuja pena prevista no Código Penal é de um a oito anos de detenção.
· O novo presidente do Detran, Fernando Avelino, elogiou a ação do agente, afirmando que a instituição priorizará, cada vez mais, o combate às irregularidades. Já a diretora de Habilitação do Detran, Beatriz Diniz, afirmou que o treinamento de PMs, que não podem mais fazer o policiamento nas ruas e foram transferidos para as áreas de prova prática, elevou a qualidade do trabalho do departamento.
· Por maioria de votos, o Plenário do TRE-RJ indeferiu nesta segunda-feira (15). o registro de candidatura do prefeito eleito de Guapimirim, Junior do Posto (PTC), A decisão anula os 13. 735 votos obtidos pelo candidato em 5 de outubro, o equivalente a 74,14% dos votos válidos. Assim, uma nova eleição para a Prefeitura do município vai ser marcada e, pela legislação, o TRE-RJ tem até o 24 de janeiro para definir a data do novo pleito.
· Quatro magistrados do TRE-RJ entenderam que a eleição em Guapimirim perdera legitimidade porque Junior do Posto havia requerido a substituição do tio, Nelson do Posto (PTC) às 18h34 do dia quatro de outubro, ou seja, a menos de 14 horas do início da votação. Com isso, não teria havido tempo hábil para info
rmar à população da renúncia da candidatura de Nelson do Posto a prefeito e da conseqüente substituição por Junior do Posto, que era o vice na chapa.
· O registro de Nelson do Posto havia sido cassado no TRE-RJ em 1º de setembro, por ele estar incluído na listagem do TCU dos gestores com contas julgadas irregulares. O candidato recorreu ao TSE, mas a cassação do registro foi confirmada em 3 de outubro. Os magistrados do TRE-RJ entenderam que, ao recorrer da decisão, Nelson do Posto teria que prever a possibilidade de perder o prazo de substituição, pois o artigo 43 da Resolução TSE 22.717, diz que o recurso ocorre “por conta e risco” do candidato.
· Como diria um ex-vereador de Duque de Caxias, “o bicho tão pegando”!
· A chapa vai esquentar neste domingo (21) no “Marrentão”, o estádio construído no antigo campo do Tamoio, em Xerém. Das 10 da matina até Meia Noite, serão muitas atrações para crianças, jovens e adultos, com barracas com comidas e bebidas.
· Para alegrar a turma, haverá roda de samba, bingo, feijoada, música eletrônica e hip hop, além de um Campeonato de futebol. Para a garotada, será oferecida recreação com pula-pula, pinturas de fantasia, castelo de areia entre outras brincadeiras.
· O ingresso custa apenas R$ 10 reais e a renda será totalmente revertida para a Casa do Caminho, um abrigo para crianças e adolescentes, de ambos os sexos, encaminhados pelo Conselho Tutelar e Juizado da Infância e da Juventude de Duque de Caxias. A Casa atende no momento a 39 residentes de 4 a 18 anos em regime integral, proporcionando cuidados com a saúde, reintegração familiar, educação, cursos vocacionais e serviços desportivos e recreativos
.

Nenhum comentário: