quarta-feira, 18 de março de 2009

BAIXADA URGENTE - especial

SABOTAGEM NA UTI DE CAXIAS
AMEAÇA A VIDA DE PACIENTES

Um ato de sabotagem paralisou nesta madrugada (18) o sistema central de ar-condicionado do Hospital Moacyr Rodrigues do Carmo, da Prefeitura de Duque de Caxias. Uma pessoa, ainda não identificada, teve acesso ao local, no primeiro andar, e quebrou três painéis que acionam a refrigeração da unidade. Partes vitais do hospital foram afetadas. Com a ação criminosa, cerca de 80 pacientes foram prejudicados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), centro cirúrgico, maternidade e unidade de pacientes graves. O laboratório central do Moacyr do Carmo também foi afetado.
O sistema foi recuperado, de forma precária, para que exames não fossem perdidos e procedimentos cirúrgicos pudessem acontecer. O caso foi registrado na 59º DP, no bairro 25 de Agosto.
O vice-prefeito de Duque de Caxias, o médico Jorge Amorelli, classificou o fato como um ato de terrorismo. “A pessoa que agiu sabia o que queria fazer. Ela só danificou as partes mais importantes do hospital, colocando vidas em risco. Já todo o setor administrativo, ficou intacto. A sua intenção era trazer prejuízos políticos ao governo”, denunciou o vice-prefeito.
Sérgio Faria, diretor geral do hospital, disse que vai abrir uma sindicância para apurar os fatos e levantar quem estava de plantão no local. Segundo ele, os fatos serão apurados com rigor. Foi pedida a perícia para tentar identificar o autor desse ato criminoso.

O médico e vice-prefeito Jorge Amorelli mostra o painel danificado, que paralizou o sistema de ar condicionado central do Hospital (Foto: George Fant)

Nenhum comentário: