quarta-feira, 18 de março de 2009

BAIXADA URGENTE

MP DENUNCIA O FLUMINENSE
POR DESMATAMENTO EM XERÉM

Flagrado em 2007, quando derrubava árvores da Mata Atlântica em Xerém, no 4º Distrito de Duque de Caxias, o Fluminense FC acaba de ser denunciado pelo Ministério Público Federal perante a 3ª Vara da Justiça Federal em São João de Meriti por crime ambiental. A ação se refere às obras para ampliação do CT de Xerém. Segundo a denúncia do MP, o Tricolor teria cortado árvores e ateado fogo em vegetação da Reserva Biológica do Tinguá. Em setembro de 2007, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) notificou a diretoria com um laudo atestando a degradação dentro do raio de atividades que afeta a reserva. Na ocasião, o prefeito Washington Reis destacou o Secretário de Agricultura, Wanderley Simões, para defender o tricolor das Laranjeiras junto ao IBAMA.
No último dia 12, o MPF denunciou o Fluminense por crime ambiental. Segundo o próprio MPF, o processo (2009.51.10.002232-8) só será arquivado se o clube aceitar as condições do órgão, que exige a restauração da área degradada com o plantio de mudas de espécies nativas. "Mesmo se o clube fosse autorizado a exercer sua atividade naquele local e fosse permitida a devastação, a lei 11.428/06 condiciona esses casos a uma compensação ambiental, que impõe ao agressor a obrigação de destinar uma área equivalente à extensão degradada, com as mesmas características ecológicas e na mesma bacia hidrográfica", explicou o Procurador Renato Machado. A situação administrativa do Fluminense é complicada, pois os funcionários estão com salários atrasados e o clube está com os contratos de diversos jogadores penhorados pela Justiça, por não haver pagado o acordo firmado com o ex-jogador Branco, que também foi coordenador do clube.

O alto muro não impediu a ação dos fiscais do IBAMA (Foto: Arquivo/Blog

PROJETO DE SENADOR TUCANO
CRIA CENSURA PARA INTERNET

Encontra-se na Câmara Federal, depois de aprovado pelo senado, um projeto-substitutivo do senador Eduardo Azeredo (PSDB) que, a pretexto de combater crimes cibernéticos, pretende, pura e simplesmente, censurar a livre circulação de informações pela rede mundial de computadores. O senador tucano, acusado pelo PT de ser o mentor intelectual do “mensalão”, reuniu três projetos em tramitação no Senado, em forma de substitutivo. Além de acabar com a liberdade na criação e circulação de informações via WEB, o projeto do tucano mineiro atende aos interesses da mídia tradicional, que vinha perdendo terreno para a informação via computador, que prescinde de papel, de tinta, de licença e do dinheiro dos patrocinadores, como é o caso dos blogs e orkuts.
Se a opinião pública não reagir e pressionar os deputados, o projeto Azeredo vai proibir, entre outras coisas, a simples consulta ao “Google” ou outros sites de busca da internet, que ajudam na pesquisa e nas atividades escolares, violando o dispositivo da Constituição Federal que considera a liberdade de Imprensa e de Informação cláusulas pétreas. Caso o substitutivo seja aprovado pela Câmara, milhares de internautas serão transformados, de um dia para outro, em criminosos. Dezenas de atividades criativas serão consideradas criminosas pelo artigo 285-B do projeto em questão. Esse projeto é uma séria ameaça à diversidade da rede, além de instaurar o medo e a vigilância sobre a vida de cada um na rede mundial de computadores. Por isso, clique
http://new.petitiononline.com/veto2008/petition.html e assine o documento de repúdio a tal projeto. Faz bem para a Democracia.

RÁPIDAS

• Está confirmada a vinda do ministro da Justiça, Tarso Genro, nesta sexta-feira, às 14 h, quando presidirá, ao lado do prefeito Zito e do delegado Zaqueu Teixeira, Secretário de Segurança Municipal, a I Conferência Municipal de Segurança e Cidadania. Durante a Conferência, Tarso Genro deverá dar detalhes do PRONASCI, que destina verbas do Governo Federal para melhorar a segurança pública nas grandes cidades.
• O valente “Correio da Lavoura” completa 92 anos de existência nesta sexta-feira, dia 20. Ao invés de uma solene Missa em Ação de Graças, o clima está mesmo é para um lamentável “Réquiem”, sem o esplendor da música de um Mozart.
• Na semana passada, o quase centenário jornal chegou às bancas de Nova Iguaçu com apenas quatro páginas, num retrato cruel da crise que está vivendo, conseqüência de muitas decisões erradas tomadas pela diretoria ao longo de 2008, em especial a de apoiar a re-eleição do “Garoto de Ipanema” para a prefeitura de Nova Iguaçu.
• Sob o peso das dívidas com credores e funcionários, o jornal precisava que a Prefeitura iguaçuana pagasse pela publicidade inserida no ano passado, que ajudou a nova eleição do “Garoto de Ipanema” que caiu de paraquedas na política da Baixada, principalmente agora que ele resolveu se apresentar como alternativa do PT à eleição de 2010, que Sérgio Cabral anuncia que já “está no papo”, pois teria o apoio de Lula e Dilma Roussef.
• Em um almoço semana passada, no Palácio Guanabara, com o comando do PT, o governador Sérgio Cabral botou na frigideira a candidatura de Lindberg Farias.
• Anteriormente, durante da inauguração de uma Escola Técnica Federal em Cabo Frio, em companhia do presidente Lula e ao notar o aparecimento de algumas vaias na platéia durante seu discurso, Cabral não escondeu a sua irritação. Ao voltar para sue lugar no palanque, percebeu que Lindberg estava sentado uma fileira por traz da sua cadeira. Voltando-se para o prefeito petista, o governador disparou: “Lindberg, da próxima vez que você trouxer claques, vai dar merda!”. Assustado, o prefeito, balançou a cabeça, negando ter sido o maestro das vaias. Aí, o governador ficou mais furioso e gritou novamente: “Vai dar merda! Vai dar merda!”.
• Em seu ex-blog, César Maia chamou a ministra da Casa Civil de “Lott de Saias”, referindo-se a uma possível armação de JK em 1960, ao lançar como candidato à sua sucessão o Ministro da Guerra, o General Teixeira Lott, que patrocinara um “contra-golpe” em 11 de novembro de 1955 para garantir a posse do político mineiro.
• Segundo o mais novo e diletante “historiador” César Maia, a idéia de JK seria eleger, se possível, o seu sucessor e preparar a sua volta em 1965. Na verdade, ainda segundo a versão do ex-prefeito carioca, pouco importaria a JK a eleição de Lott, pois a sua pretensão era reconquistar a Presidência da República cinco anos depois, pois na época não havia reeleição.
• Seria a repetição da campanha queremista de Getúlio em 1950, que rendeu a Chico Alves um dos seus maiores sucessos no Carnaval, com a marchinha “Bota o Retrato do Velho Outra Vez”
• O que deveria ser a Festa da Cultura na Baixada, transformou-se num rosário de reclamações contra a falta de uma política séria em torno do tema. Foi no sábado, no SESC/Caxias, durante a posse da nova Diretoria do Fórum Cultural da Baixada, encarregada de preparar os festejos para o “Dia da Baixada”, no próximo dia 30 de abril.
• Durante quase todas as falas, foi manifesta a indignação dos oradores com o despejo do IPAHB do município de São João de Meriti, inclusive do Museu Arqueológico da Baixada, evidenciando que políticas partidárias só tendem a prejudicar a continuidade das ações positivas para a valorização da nossa cultura.
• Por essa decisão inexplicável e injustificável da Secretaria de Cultura de São João de Meriti, o professor e historiador Gênesis Torres, fundador e presidente do IPAHB, foi alvo de diversas homenagens, tanto por parte da diretoria do Fórum, como de diversos participantes.

NINGUEM RESPEITA O PREFEITO?
O choque de ordem implantando pelo prefeito no início do Governo começa a fazer água por todos os lados. Além dos inferninhos, que voltaram a funcionar abertamente, e dos camelôs que já retomaram sues pontos, temos também os vendedores de automóveis, que utilizam estacionamento e até calçadas (foto) para vender o “seu peixe”. Na medida em que a autoridade é desrespeitada, ela perde força e passa a ser um mero ornamento na sociedade. Será que Zito vai abdicar de sua autoridade em benefício de uns poucos, que gozam e usufruem da intimidade do governo para desmoraliza-lo?

Nenhum comentário: