quinta-feira, 19 de março de 2009

BAIXADA URGENTE

ZITO PROMETE RECUPERAR A
RUA INVADIDA POR TRILHOS


Segunda-feira, quando acompanhou os trabalhos de demolição das 54 barracas da feira que funcionava ao lado do muro da principal estação ferroviária do município, alguns feirantes resolveram pedir explicações ao prefeito tucano sobre as razões para um ato tão violento, que deixou na rua da amargura mais de 150 famílias. O pequeno grupo recebeu, estupefato, a resposta de que a Prefeitura pretende desviar para a Rua Prefeito José Carlos Lacerda os veículos que hoje passam pela av. Presidente Vargas e pelo viaduto da Câmara em direção ao lado antigo da cidade. Um dos feirantes, que conhece o prefeito desde a época em que ele era um simples carroceiro e fazia frete para os atacadistas do Mercado Municipal, explicou que seria inviável a passagem de veículos, mesmo um modesto fusca, entre o muro da estação ferroviária e as lojas construídas ao longo da rua. Zito apenas respondeu: vamos derrubar o muro e retomar a área que é do município e foi ocupada pela estrada de ferro.
O prefeito se referia à desafetação de uma parte da antiga Rua Comandante Ernani do Amaral Peixoto, feita em 1970 pela Prefeitura para permitir a eletrificação entre Gramacho e Penha. Com bitola larga, o novo traçado da ferrovia precisaria de um raio maior para fazer a curva depois do viaduto Francisco Correa em direção à estação. Assim, parte da rua foi cedida à antiga Rede Ferroviária Federal, cuja sucessora legal é a Central Logística, que foi encarregada pelo Governo do Estado de administrar o patrimônio da antiga Flumitrens, responsável pelo transporte de passageiros. O leito da ferrovia hoje é compartilhado pela Central Logística, dona da via permanente e do material rodante, e pelas concessionárias Supervia, que opera o transporte de passageiros, e Vale, que opera todo o antigo ramal da Leopoldina no transporte de carga. E agora, Zito?


CAXIAS CONTINUA LIDERANDO
INDICES DE VIOLÊNCIA NO RIO

Nesta sexta-feira (20), a partir das 15 horas, quando abrir a I Conferência Municipal de Segurança Pública e Cidadania, o ministro da Justiça, Tarso Genro (foto), tomará conhecimento dos índices alarmantes do município em matéria de criminalidade. Não é de hoje que Duque de Caxias lidera as estatísticas em matéria de violência e os últimos dados, de 2007 e 2008, comprovam que a curva da criminalidade é ascendente. O Município já foi considerado, ao lado de Belford Roxo, um dos mais violentos do País, dado que repercutiu na ONU. Considerado pelas autoridades estaduais e federais como “quintal da Capital”, o município, que já superou a casa do R$ 1,14 bilhão em matéria de arrecadação, não recebe, em troca, os serviços que o Estado deve ao cidadão-contribuinte-eleitor que não mora num Estado ou num País, mas numa cidade, que, por isso mesmo, exige maiores investimentos em Educação, Saúde, Saneamento Básico, geração de renda e lazer.
No dia a dia, o que temos são delegacias que ainda utilizam máquinas de escrever fabricadas na metade do Século XX, um batalhão da PM com contingente menor do que existia há 10 anos, hospitais e postos de saúde sem médicos e medicamentos, com equipamentos modernos abandonados na calçada do mais novo hospital da Baixada, a população sendo abastecida por carros-pipas sem placas e caindo aos pedaços, as escolas sem a menor condição de conforto e segurança para professores e alunos, a desordem urbana imperando em todos os setores de atividade, a indústria da construção civil, geradora de renda e emprego, sendo atropelada pela multiplicação dos “puxadinhos”, o aumento do índice de roubos e furtos, tanto de veículos, como de pedestres e outra mazelas típicas de periferias das grandes cidades. Será que numa simples Conferência de poucas horas o ministro vai conhecer a dura realidade de quem mora e trabalha na segunda cidade em arrecadação de impostos do Estado do Rio?

RÁPIDAS


• A Ong Viva a Vida, que tem na Segurança Pública a sua grande meta, vai para o encontro com o Ministro Tarso Genro munida com as estatísticas do INSP – Instituto de Segurança Pública, publicados esta semana pelo blog “Militar Legal” com os dados atualizados até 2008 sobre a violência no Município, a partir dos dados da própria Secretaria de Segurança Pública do Estado.
• É público e notório que nem todos os atos de violência são registrados na Polícia, quer por envolver membros de uma mesma família, como é o caso de agressão e pedofilia, quer pelo fato das vítimas desacreditar na Polícia como órgão investigativo e no Judiciário, órgão que deveria aplicar a lei, mas que age arraigado a “provas concludentes”, além do infindável cipoal de recursos que adiam o cumprimento da pena, mesmo nos casos mais escandalosos, como o homicídio e o latrocínio.
• A propósito da violência no Rio, César Maia estranha que as estatísticas de homicídios não levam em conta o número de desaparecidos, isto é, pessoas que saíram de casa e não voltaram mais. Geralmente, são pessoas assassinadas cujos corpos são abandonados em locais ermos, de difícil acesso e, na maioria dos casos, resultado de “condenações” por parte de milícias e gangues.
• Como a turma do “Militar Legal” também deverá participar da Conferência, é óbvio que haverá muitas saias justas à disposição do ministro que expulsa atletas cubanos, mas dá refúgio a condenados pela Justiça de outros países.
• Segundo denúncia do ex-blog de César Maia desta quinta-feira (19), o concorrido escritório de advocacia “Coelho, Ancelmo e Dourado”, do qual é sócia Adriana Ancelmo, mulher do governador Sérgio Cabral (PMDB), atua em duas ações que envolvem interesses do Estado.
• Em uma delas, Adriana aparece como representante da Feema, em ação civil pública do Ministério Público do Estado. No outro caso, seu sócio Sergio Coelho e Silva Pereira representa a Vigo Central de Serviços Ltda., do empresário Arthur César de Menezes Soares Filho, cujas firmas recebem quase 25% do valor pago em serviços terceirizados do Estado.
• Nesse processo o Estado é réu, ao lado da Vigo. Especialistas em direito administrativo ouvidos pela Folha (de S. Paulo) afirmam que a contratação do escritório vai contra o espírito da Constituição e o Supremo Tribunal Federal, que vedam o nepotismo.
• Onde está a OAB que não vê essa violação do seu estatuto, que veda aos servidores de entidades estatais, mesmo em cargos em comissão, de exercerem a advocacia contra o Poder Público?
• Durante o temporal que se abateu sobre
a cidade por volta do Meio Dia desta quarta-feira, um raio atingiu a Igreja de S
anta Terezinha, construída em 1666, destruindo uma imagem da santa estampada em azulejos colocados na fachada da casa paroquial (foto), além de prejudicar o sistema de controle eletrônico do sino.
• A energia liberada pelo raio também afetou as transmissões da Rádio FM 2000, cujos estúdios ocupam dependências da Igreja. Tanto os estragos na rádio como no sino, já foram reparados e ambos já voltaram a funcionar para alegria dos fiéis e dos ouvintes da emissora.
• A Secretaria de Cultura de Duque de Caxias comemora na sexta-feira (20) o “Dia Municipal da Cultura” e o
homenageará um de seus mais ilustres personagens: o artista plástico e escritor Barboza Leite (foto). Ele chegou ao município em 1943, falecendo em 22 de dezembro de 1996, aos 76 anos.
• O mais caxiense dos cearenses que viveram em Dique de Caxias nos últimos 50 anos e usando pincéis e canetas, Barboza Leite, que também era jornalista, produziu inúmeros trabalhos que hoje fazem parte do acervo de dezenas de admiradores, que se encontram expostos em galerias espalhadas pelo Brasil e até no exterior.
• A exposição será aberta às 18h, na Biblioteca Leonel Brizola, na Praça do Pacificador, pela Secretária Municipal de Cultura, Ana Jansen, e contará com a presença de parentes, amigos e admiradores do artista. A mostra com trabalhos de Barboza Leite - pintura, desenhos, cordéis e livros – poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, até o dia 5 de abril. Os visitantes terão oportunidade de conhecer também os trabalhos de óleo sobre tela de cerca de 30 alunos dos cursos de pintura do Ateliê-escola Barboza Leite realizados no ano passado.
• Outro artista plástico e jornalista que também deixou uma lacuna na história da propaganda brasileira foi o caxiense Antonio Pacot (foto). E el
e foi lembrado por alguns amigos pela decisão do prefeito de modificar o acesso ao viaduto Francisco Correa, que liga a Av. Governador Leonel Brizola à Praça Roberto Silveira.
• A ligação de Pacot com a obra atual e que, nos anos 70, quando o município estava sob intervenção federal, o Lion’s Club de Duque de Caxias decidiu colocar uma placa comemorativa na pracinha construída na subida do viaduto, separando as duas pistas.
• Irreverente ao extremo e trabalhando na “Revista de Caxias”, do saudoso Messias Soares, Pacto decidiu denominar o marco ali colocado pelo clube de serviço como um “monumento ao bicheiro desconhecido”.
• O motivo da escolha é que o clube demorou a realizar
a cerimônia do marco, que uma base de concreto pintada de branco. A gozação era pelo fato da revista ser patrocinada pelo Sr. Antonio Soares, gerente da banca “Paratodos” e pai de Messias.
• Antonio Pacot, que também era diretor de teatro e foi preso quanto tentava encenar uma comédia, “Festival de Defuntos” no extinto Teatro do SESI/Caxias, é o personagem principal do “Pedaço da Nossa História”, postado hoje como anexo do blog.
• O presidente Fernando Ramos convocou uma reunião da diretoria da Associação Carnavalesca de Duque de Caxias. Será na sede do Belém, na Rua Pastor Belarmino Pedro Ramos, na Vila Meriti, a partir das 10 horas, para tratar da organização do Carnaval de 2010. A urgência dessa reunião é para evitar os problemas enfrentados no último Carnaval, quando o prefeito, apesar da promessa solene de campanha não quis ajudar os blocos da cidade e ainda tentou torpedear os desfiles espontâneos nos bairros.
• Enquanto Zito repete Lula e quer distância da Imprensa, Obama confessa que não gosta de ler os “clipings” preparados por “aspones” e lobistas, preferindo ler pessoalmente o noticiário de jornais e revistas, embora não goste de TV. Para se comunicar com o povo, ele usa e abusa da internet, coisa impensável em “terras brasilis”.
• Depois de ser engolido pela “marolinha”, Lula resolveu “meter a mão” na grana das Cadernetas de Poupança (Collor agora é “gente nossa” no Planalto) e suspender o reajuste de salários prometidos a diversas categorias do serviço público. Ele alega queda na arrecadação federal.
• O Governo não titubeou, porém, em dar dinheiro para o Itaú comprar o Unibanco, ameaçado de estatização pelo Governo Bush com a falência do grupo AIG, ficando o nosso Banco Central com os títulos podres das empresas americanas devedoras do AIG, e para as montadoras, cujos funcionários são eleitores de carteirinha do PT.
• Num socialismo às avessas, Lula manda o BNDES comprar ações do milionário Eike Batista, com a condição de, em 36 meses, revende-las para o milionário. O pretexto é garantir recursos para as obras do Porto do Forno, em Cabo Frio, cuja concessão foi dada a uma das muitas empresas do milionário, atendendo a pedido de Sérgio Cabral.
• O que os comunistas, como Jandira Feghalli, que adoram Lula, têm a dizer sobre esse comportamento heterodoxo do Governo e do PT em relação à crise mundial?


ESTACIONAR EM FILA DUPLA PODE! É comum o estacionamento em fila dupla na Av. Presidente Vargas, esquina com a Av. Duque de Caxias, estando ou não um Guarda Municipal nas proximidades, como nesse flagrante. O estacionamento é explorado por uma empresa, autorizada pela Prefeitura, uma dupla irregularidade. Há poucos dias, um motorista parou o veículo em frente à Câmara para pedir informações sobre determinada rua, sendo surpreendido por um funcionário, vestindo um colete amarelo com a inscrição “TRANSITO”: Não sei! Eu sou de Niterói e só estou trabalhando aqui!

Nenhum comentário: