segunda-feira, 16 de março de 2009

BAIXADA URGENTE

MÁQUINAS DA PREFEITURA
DERRUBARAM OUTRA FEIRA

Uma feira permanente, situada entre a estrada de ferro e o Mercado Municipal, foi despejada nesta segunda-feira por ordem do prefeito Zito. Com mais de 50 anos de existência e funcionado em barracas precárias, a feira foi reorganizada durante o governo do prefeito-interventor Hidkel Freitas pelo então Secretário de Serviços Públicos, Elias Lazaroni, que construir barracas em estrutura de ferro, com portas de aço, além de asfaltar toda a extensão da Rua Comandante Amaral Peixoto, atual prefeito José Carlos Lacerda, que foi estreitada nos anos 70 para a eletrificação do ramal ferroviário. Sempre que chove, no entanto, a rua fica alagada pelo transbordamento de uma galeria que passa sob a via férrea e que não é limpa regularmente pela prefeitura.
Um dos comerciantes prejudicados, com mais de 40 anos de atividade no local, lembrava semana passada que conhece o prefeito há mais de 30 anos, quando Zito fazia o transporte de mercadorias numa prancha puxada por mula, que levava frutas e legumes para quitandas dos bairros, como Dr. Laureano, Itatiaia e Gramacho. Nas visitas que fez ao local durante a campanha, o prefeito teria prometido apoiar os comerciantes do local. Na semana passada, eles receberam a ordem de despejo. Nesta segunda-feira, as máquinas da Prefeitura, que há anos não passavam pelo local para recolher o lixo ou recuperar o asfalto, foram utilizadas para derrubar as barracas que os feirantes não puderam retirar até sábado, último dia dado por Zito para desocuparem o local. (Foto: Edmilson Muniz)

RESTAURANTE POPULAR VAI
ABRIGAR O FORRÓ NA FEIRA



O Governador Sérgio Cabral está disposto a ajudar os organizadores do “Forró na Feira”, que foram “despejados” da Praça Roberto Silveira para a reurbanização do local e estão, há mais de 30 dias, sem poder trabalhar por falta de local. Ao tomar conhecimento através do blog do drama dos forroseiros, sem local para se exibir, o deputado Dica entrou em contado com o governador, que se mostrou sensibilizado com o drama desses artistas e, em princípio, aceitou a sugestão do deputado caxiense de autorizar a realização do projeto nas dependências do Restaurante Popular, em frente ao Shopping Center de Caxias.
O “Forró na Feira” foi criado no primeiro Governo Zito diante do grande número de nordestinos, como o próprio prefeito, que hoje vivem em Duque de Caxias. Com a realização do projeto, muitas famílias, moradoras da Baixada, mas de origem nordestina, tiveram oportunidade de se reencontraram no festival de forró que se realizava nos fins de semana na Praça Roberto Silveira. Nos últimos 50 anos, nomes famosos tiveram residência em Duque de Caxias, como o cineasta Zelito Viana e seu irmão e humorista Chico Anísio, os irmãos Luiz e Zé Gonzaga, Jararaca e Ratinho entre outros. Com a apresentação de sanfoneiros e repentistas nos finais de semana na Praça Roberto Silveira, que tinha o patrocínio de uma cervejaria, a Prefeitura não tinha custos na realização do projeto, mas o novo comando da Secretaria de Cultura não entendeu assim e “despejou” os forroseiros e artesãos. (Foto: Arquivo/Blog)

RÁPIDAS

• A declaração de Laury Vilar de que continua tudo bem entre ele e o prefeito não parece prosperar como a dupla esperava. Nesta segunda-feira, Zito almoçou com Mazinho, o que revela que o mal estar continua, pois no fim de semana Zito se encontrou com Laury e Laurecy para uma longa conversa. A saída do irmão de Laurecy, da direção da Câmara acabou provocando uma feroz disputa pelo pomposo e bem remunerado cargo, que já foi ocupado pelo atual Secretário de Governo, Mario Vasconcellos.
• Ontem, no final da tarde, Mazinho sacramentou a escolha de Ingrid Jünger Barreto para o cargo de Diretora Geral da Câmara.
• Um veterano observador das coisas políticas está preocupado com a baixa produtividade do Governo Zito, em terceira versão. Ao invés do banho de asfalto do primeiro governo, o que está em andamento é uma modorrenta operação tapa-buraco, que não resolve o problema dos motoristas, que estão enfrentando ruas e avenidas em frangalhos, por falta de manutenção nos últimos 4 anos. E a mudança de prefeito não melhorou a circulação de veículos nos quatro distritos.
• Ao contrário do segundo mandato, quando a ênfase foi a ampliação da rede escolar e a construção do Centro Cultural Oscar Niemeyer, o panorama atual é desolador, com a Secretaria de Cultura voltada para destruir o que foi construído nos últimos 12 anos, como foi o caso do Teatro Armando Melo, do “Forró na Feira” e da Feira de Artesanato, ambos criação de Zito.
• Com exceção do “Choque de Ordem” da Secretaria do Meio Ambiente, que vem combatendo o desmatamento e os lixões clandestinos, e a tentativa da Secretaria de Esportes e Lazer de levar atividades esportivas para a periferia, o que se vê é picuinha, com cada um puxando a brasa para o seu churrasco particular, sem se importar se o resto do Governo irá ganhar ou perder com tais atitudes.
• Domingo, por exemplo, a Polícia Civil realizou nova blitz na feira de Caxias, onde apreendeu mais de 500 animeis silvestres sendo negociados à luz do dia, mesmo depois da apreensão feita pela Polícia Federal no início da semana passada.
• Tudo feito nas barbas do Delegado Zaqueu Teixeira, Secretário Municipal de Segurança Pública. Como policial e bacharel em direito, o petista sabe que qualquer um do povo pode e a autoridade policial deve prender quem esteja em flagrante delito. E a venda de animais silvestres é capitulada como crime ambiental, embora com penas brandas.
• Como não cabe à autoridade policial o direito de discutir o Código Penal e leis correlatas, mas apenas cumpri-lo, Zaqueu Teixeira precisa sair do gabinete e circular pela cidade, fazendo valer a sua autoridade como Secretário Municipal de Segurança Pública.


DESORDEM URBANA É UM
DESAFIO PARA O GOVERNO


Enquanto, na quinta-feira a Secretaria de Serviços Públicos multava donas de casa que levavam os filhos para uma academia de judô no 25 de Agosto,, a desordem urbana vem se multiplicando. Um pequeno delito aqui, um mais amplo ali e logo temos um desastre. A publicidade irregular, que mereceu um “Choque de Ordem” e a retirada dos outdoors das principais vias, não teve o mesmo sucesso em bairros próximos, como neste prédio na Paulicéia, com a fixação de cartazes de forma irregular, sem que a Secretaria de Serviços Públicos se fizesse presente. A omissão e até a tolerância da fiscalização com alguns recalcitrantes dá a impressão que tudo foi feito para chamar a atenção dos holofotes da mídia. Conseguindo o intento, volta-se à mesmice, com camelôs na estação ferroviária, o funcionamento dos “inferninhos” liberados, a venda descarada de CDs e DVDs piratas nas feiras e nas calçadas, durante o dia e à noite. Tudo como dantes, como se vivêssemos na Bombaim dos “Dalits” da novela das 9.(Foto: Beto Dias)

Nenhum comentário: