quarta-feira, 15 de abril de 2009

BAIXADA URGENTE

MIDIA DESCONHECE A
DERROTA DE W. REIS

Certamente por orientação de seus departamentos comerciais, com medo de perder as polpudas verbas de propaganda do Governo do Estado, a grande mídia não registrou a acachapante derrota (por 12 x 0) do ex-prefeito na votação de suas contas relativas a 2007, resultado que pode afastá-lo da vida pública por 8 anos. Embora Duque de Caxias tenha cerca de um milhão de habitantes, o II PIB do Estado, a recusa das contas de um prefeito, fato raro na política brasileira, não mereceu qualquer registro na grande imprensa carioca. Frise-se que, no caso de Duque de Caxias, isso ocorreu pela segunda vez em 65 anos de emancipação política. A primeira recusa foi em janeiro de 1967, em relação às contas do ex-prefeito (já falecido) Joaquim Tenório.
Como nenhum veículo deu tal notícia, embora a sessão da Câmara tenha terminado pouco depois das 18:00 horas de terça-feira, só podemos imaginar que houve uma orquestração da assessoria de comunicação do governo para que tal fato fosse minimizado ou omitido no noticiário de terça/quarta-feira da semana passada. Pelo visto, a independência e a liberdade de imprensa nos grandes veículos tem um preço: o silêncio comprometedor! (Foto: Carlos Magno)

PESQUISA REVELA DECADÊNCIA
DO TURISMO NO ESTADO DO RIO

Se alguma coisa não for feita em favor de políticas públicas melhores para o turismo, o setor irá passar por grandes dificuldades nos próximos anos, pois o Rio não aproveita sua potencialidade como um estado turístico. A afirmação foi feita terça-feira (14), por um dos participantes da audiência pública realizada pela Comissão de
Turismo da Assembleia Legislativa, para conhecer os dados de uma pesquisa realizada pelo consultor do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Município do Rio, o economista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Mauro Osório.
"Os candidatos a cargos públicos e políticos fazem muitas promessas nesse setor enquanto estão em campanha. Depois, essas promessas não vão pra frente ou simplesmente não se cumprem. Parece-me que melhorias na infraestrutura só são viabilizadas durante o carnaval", acusou o presidente da comissão, deputado João Pedro (DEM).
De acordo com o consultor, o setor de alojamento e alimentação, principal pólo de atração de turistas estrangeiros, perdeu espaço na economia da capital fluminense nos últimos dez anos. Osório apontou como um dos causadores deste cenário a falta de atenção ao turismo regional, principalmente na periferia. "É preciso pensar e investir no Rio por inteiro. Há poucos estudos produzidos sobre as zonas Oeste, Norte e suburbana. Uma solução para incentivar estes levantamentos seria promover, junto com entidades, prêmios para monografias, dissertações e teses que tratem do tema. É uma alternativa barata", sugeriu. Segundo o economista, Japeri, Magé, Seropédica, Itaboraí e Mesquita lideram o ranking de lugares que mais dependem de recursos públicos para o setor e Nova Friburgo, que antes era um dos principais polos hoteleiros do estado, mantém apenas 400 empregos formais na área de turismo.
O economista comprovou que a decadência do turismo já provocou consequências na economia fluminense. De acordo com os dados trazidos, vagas de emprego para jovens, que têm bares e restaurantes como seus primeiros trabalhos, mais do que a construção civil, caíram 11%. O superintendente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio, José Darcilio, revelou que a crise financeira mundial começa a afetar o turismo brasileiro. "Em reuniões com empresários, concluímos que, na segunda quinzena de março, o movimento caiu 20%, apesar de a crise ainda estar afetando pouco o comércio", afirmou Darcilio, que ressaltou a importância dos debates políticos para "traçar caminhos fortes".

RÁPIDAS

• Wagner Luiz Pires dos Santos, Assessor de Imprensa do Duque de Caxias FC deixou o cargo acusando Eurico Miranda (foto) pela demissão do técnico Caros César. Segundo a nota enviada á imprensa, “a gota d’Água foi a escolha do Sr. Rodney Gonçalves (sobrinho do homem forte, Nílson Gonçalves, braço direito de Eurico Miranda) como novo técnico do Duque de Caxias para o Campeonato Brasileiro da Série B, e demitindo injustamente o técnico Carlos César. “Um mar de lama liderado pelo Sr. Eurico Miranda tomou conta de nosso clube, que perdeu a sua identificação com seus torcedores” afirma
• E o que diz o ex-prefeito, que posava de dono do Duque de Caxias, colocando até carro oficial (do IPMDC) à disposição da direção do clube nos jogos fora de casa? Por que mentiu, Washington Reis, sobre o fato do “Duque” ser apenas uma pequena parada para jogadores do Vasco que estavam à venda e precisavam de uma vitrine para isso?
• Como médico, o deputado Alexandre Cardoso, atual Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, sabe que a Secretaria municipal com o mesmo nome, criada por Washington Reis, apresenta um grave quadro de septicemia irreversível. O último golpe veio do Palácio Guanabara, que mandou desligar os tubos que mantinham aquela Secretaria funcionando.
• Se dependesse de Zito, a Secretaria de Ciência e Tecnologia do município continuaria comandada pelo PSB de Alexandre Cardoso. O problema é que Sérgio Cabral proibiu qualquer contato, mesmo superficial, dos seus “associados” com o tucano caxiense, como demonstrou ao barrar o vice-prefeito Jorge Amorelli na festa do novo museu, que vai ocupar o antigo prédio do Fórum.
• Entre o Governo do Estado e Zito, Alexandre Cardoso não titubeou e decidiu continuar com Cabral. Assim, nos próximos dias o prefeito deverá anunciar, em caráter definitivo, a extinção da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, responsável pelos CIDs (que estão fechando as portas) e pelos CVTs, que oferecem cursos profissionalizantes financiados com dinheiro do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador, projeto que foi o tema principal do programa de rádio e TV do PSB na semana passada.
• A Assessoria de Imprensa da Câmara liberou nesta segunda-feira a lista dos vereadores que participaram da histórica sessão da semana passada, quando as contas do ex-prefeito Washington Reis foram rejeitadas por 12 x 0. A pedido do vereador Chiquinho Grandão a votação foi nominal e o "sim" foi dado em favor do parecer do Tribunal de Contas do Estado, que também rejeitara as contas por 7 x 0..
• Votaram “Sim”, rejeitando as contas, os vereadores Ademir Martins, Carlos de Jesus, Maninho do Posto, Grande, Jonas é Nós, Juliana, Marcelo do Seu Dino, Fatinha, Leide, Moacyr da Ambulância, Samuquinha, Chiquinho Grandão. A única abstenção foi do vereador Josemar Padilha, enquanto o presidente da Casa, Mazinho, só votaria para desempatar o placar e o vereador Júnior Reis estava impedido de votar por ser irmão do ex-prefeito e, portanto, interessado no resultado do julgamento. Os vereadores Marquinho Oi, Chico Borracheiro, Gaete, Eduardo Moreira, Ricardo da Karol e Tato não compareceram à sessão.


Nenhum comentário: