sexta-feira, 13 de novembro de 2009

BAIXADA URGENTE - especial

JUÍZ PROÍBE ADOLESCENTES
E CRIANÇAS NA PARADA GAY

O juiz Aílton Augusto dos Santos, da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Duque de Caxias, proibiu terminantemente a participação de crianças e adolescentes na parada Gay promovida pelo grupo GLBTS, marcada para este domingo (15), a partir das 13h, na Avenida Brigadeiro Lima e Silva, no 25 de Agosto.
No documento, o magistrado ressalta que a medida tem como objetivo evitar que crianças e adolescentes presenciem cenas inadequadas para essa faixa etária. O descumprimento da decisão implicará sanções administrativas e penais aos promotores do evento, de acordo com decisão do magistrado.
Ainda segundo a sentença prolatada no Processo nº 2009.021.053.250-2, o juiz argumento que “a manifestação pública de opção sexual é ato próprio de comportamento adulto, não sendo recomendável para crianças e adolescentes, seres ainda em fase de desenvolvimento físico, psicológico e social e, conseqüentemente, ainda não amadurecido para uma decisão, com relevante repercussão na vida familiar, comunitária e social”. A decisão do juiz foi proferida quarta-feira (11), com base no Estatuto da Criança e do Adolescente.

SOBE PARA 3 OS MUNICÍPIOS
EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Subiu para três os municípios em estado de emergência por causa das fortes chuvas no Rio de Janeiro. Duque de Caxias e Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e Três Rios, no Vale do Paraíba estão inundadas. O número de pessoas afetadas pelos temporais chegou a 2.885, segundo dados divulgados no início da noite de ontem (13) pela Defesa Civil Estadual. São 2.323 desalojados, que estão em casa de parentes ou amigos, e 562 desabrigados, que se encontram em abrigos públicos.
Em Três Rios, o problema foi uma tromba d´água que atingiu a cidade, deixando 1.500 moradores desalojados e 40 desabrigados. A chuvarada começou na noite de ontem (12) e pegou as pessoas de surpresa. Em Duque de Caxias, as chuvas deixaram 150 desalojados e 298 desabrigados.
Em Belford Roxo, onde o total de desalojados é de 185 e o de desabrigados de 205, foi inaugurado, na tarde ontem, um hospital de campanha no bairro Lote 15, próximo ao rio Iguaçu e divisa com Duque de Caxias. O objetivo é atender e vacinar os moradores contra doenças típicas de inundações, como tétano, hepatite e raiva.
O secretário estadual de Saúde, Sérgio Cortes, foi conhecer o hospital e disse que entre os motivos das inundações está a falta histórica de investimentos em infraestrutura na região.
“São anos de falta de investimento na região. E onde estamos fazendo investimentos do governo federal e do estado em obras do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], não estamos tendo esse problema, que está localizado onde essas ações ainda não foram implementadas”, desculpou-se Cortes.
O hospital de campanha é do mesmo modelo usado pelo exército dos Estados Unidos no Iraque e Afeganistão. É equipado com ar-condicionado e tem capacidade para atender até 500 pessoas por dia. Na fila da vacina, a aposentada Edite Faria contava o seu drama.
“O quintal ainda está cheio d'água. Encheu tudo, chegou até a beirada da cama, perdi colchão, guarda-roupa, quase tudo. Aí eu vim para tomar injeção. Porque tá passando peixe, sanguessuga, rato e gambá”, relatou ela, que mora com o marido e duas netas.
Na escola ao lado, cerca de 500 pessoas que não puderam voltar para casa continuam alojadas. Nas salas de aula, dormem em colchões e se alimentam ali mesmo. Alguns trouxeram toda a família, como a estudante Monique Conceição, que lamentou a perda de quase tudo na casa onde moram 13 pessoas.
“Acabou tudo, perdemos os móveis, a água estava pela cintura. Muita gente ficou sem nada. Perdemos colchão, armário, as compras foram embora, sapato, roupas, televisão, fogão, foi tudo”, contou Monique.
Segundo o Corpo de Bombeiros, os moradores devem prestar atenção às chuvas fortes. Se a água começar a invadir o imóvel, o melhor a fazer é sair de casa levando principalmente remédios e documentos. Se não for possível, o recomendado é pedir resgate, pelo telefone 193.

DESVIO NO PILAR TENTA
BAIXAR NÍVEL DAS ÁGUAS

Para acelerar a vazão das águas das ruas do bairro Pilar, a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo abriu, nesta sexta-feira (13) um desvio de 20 metros de comprimento por três de largura no Canal Cintura. Na operação, os técnicos usaram uma escavadeira hidráulica. O mesmo procedimento foi feito no bairro São Bento, no Canal Beira Linha.
Enquanto isso, a Defesa Civil de Duque de Caxias reunia 300 voluntários para ajudar às vítimas das chuvas. O município vai receber 350 colchões e 350 cestas básicas da Secretaria Nacional de Defesa Civil. O material será levado para a Vila Olímpica da Secretaria de Esportes, no bairro 25 de agosto, de onde será encaminhado como doação às vítimas que estão nos abrigos. Segundo a Defesa Civil, em sete horas de chuvas o índice de precipitações chegou a 152 milímetros. As previsões para todo o mês de novembro eram de 120 milímetros.
Os leitos do Rio Sarapuí, em São Bento, e Calombé, no bairro do Pilar, estão muito acima do normal. Ruas próximas aos rios e às transversais estão alagadas. O prefeito caminhou pelas áreas atingidas e disse que a Prefeitura está em alerta. Dezesseis escolas estão com aulas suspensas desde quinta-feira, deixando sete mil alunos sem aulas.
“Choveu muito em pouco tempo e estamos como nosso efetivo de prontidão” declarou Zito.
Entre os dias 11 e 13, a Defesa Civil registrou 82 ocorrências. As principais foram pessoas ilhadas, vistorias prediais e árvores que foram arrancadas pelas forças das águas. As pessoas que não tiveram condições de ficar em suas residências foram encaminhadas para três abrigos improvisados: Ciep estadual Cora Coralina, no Pilar; Lar de Narcisa e Lar Amor Maior, ambos em Jardim Primavera.
As chuvas provocaram oito desabamentos no município, registrados nos bairros Parque Fluminense e Capivari. Sete residências foram interditadas e 16 bairros ficaram alagados. Também foram registrados deslizamentos nos bairros Pilar, Parque Império e Jardim Primavera.
Em Campos Elíseos, o Canal Fabor, que recebe as águas do entorno e do Parque Império, e que passa dentro da Refinaria Duque de Caxias, está assoreado. No Pilar, o Canal Calombé, que recebe água dos Canais Ciliar e Iguaçu, estão na mesa situação.
Para ajudar os moradores prejudicados com as enchentes, a Defesa Civil do Município está pedindo a doação de água mineral, leite em pó, mamadeira, fralda pequena e material para higiene pessoal. Segundo o diretor da Defesa Civil, coronel bombeiro Ronaldo Reis, as doações podem ser encaminhadas para a sede da corporação na antiga garagem da Prefeitura, à Rua Silva Fernandes, no Parque Duque. Telefones de contato: 08000230199 ou 199.

Nenhum comentário: