quinta-feira, 12 de novembro de 2009

BAIXADA URGENTE

ZITO CULPA A PETROBRAS
POR ENCHENTE EM CAXIAS
Na visita que fez aos bairros alagados na manhã desta quinta-feira (12), o prefeito Zito acusou a Petrobrás pela enchente que invadiu casas e lojas de boa parte do distrito de Campos Elíseos, onde fica a Refinaria Duque de Caxias e a Usina Térmica que não foi acionada durante o apagão de terça. Na versão do prefeito, o Canal da Fabor (nome da extinta Fábrica de Borracha Sintética da estatal), que passa por dentro da Refinaria, está totalmente assoreado, o que impediu o escoamento das águas. “Vamos exigir que a refinaria faça a limpeza do canal, pois é uma atribuição do Superintendente da Petrobrás que não foi executada”, declarou Zito.
A Prefeitura informou ainda que ocorreram cinco desabamentos no município devido às fortes chuvas que aconteceram na noite de quarta-feira (11): três casas no Parque Fluminense e duas no Capivari. Também foram interditadas sete casas na Vila Maria Helena e 15 em Campos Elíseos, deixando 15 pessoas desalojadas em Campos Elíseos, que estão abrigadas em uma Igreja Evangélica do Bairro.
Ao todo, 15 bairros tiveram grandes áreas alagadas: Campos Elíseos, Pilar, Vila Maria Helena, Ana Clara, Parque Império, Marilândia, Cangulo, Jardim Primavera, Figueira, Jardim Anhangá, Parque Muísa, Parque Fluminense, Cidade dos Meninos, Pantanal e São Bento.
A queda de uma barreira ao lado da Av. Presidente Kennedy, que está sendo duplicada, obrigou o DER a interditar as duas pistas na manhã desta quarta-feira para a retirada da lama.

CÂMARA DE CAXIAS ENTRA
NO DEBATE SOBRE PRÉ SAL

O plenário da Câmara de Vereadores de Duque de Caxias será palco na próxima segunda (16), às 10:00h, de duas palestras sobre o marco regulatório do pré sal, a mais recente descoberta da Petrobrás sobre campos de petróleo em águas profundas. O objetivo desse encontro é reunir empresários, gestores públicos e membros de organizações para levantar informações e discutir questões relativas à exploração de petróleo na camada do pré-sal. Quem irá esclarecer melhor o assunto serão os palestrantes Nilson Cesário, Líder sindicalista e ex-presidente do Sindipetro/Caxias, que defende um modelo de desenvolvimento auto-sustentável e a integração do homem com a natureza; e Leonardo de Souza Briguiet.
“Diante dessa grande oportunidade que é o pré-sal, é importante que o município tenha dados e informações para estabelecer a estratégia que será usada nos próximos anos. Até que a exploração seja viabilizada, há um caminho a ser trilhado, cujo resultado depende do estabelecimento de metas concretas sobre a forma de como Duque de Caxias irá se posicionar diante desta nova realidade”, ressaltou o presidente da Casa, o vereador Mazinho.
Mazinho destacou, ainda, que o pré-sal vai gerar impacto econômico e fiscal pela exploração da camada. “Um dos maiores desafios, hoje, para os governantes é planejar como formar mão-de-obra para atuar nessa cadeia produtiva, desde a infraestrutura logística necessária para desenvolver o setor, até as formas de fomentar a inovação tecnológica. Conhecer um pouco mais sobre o tema nos ajudará a formular políticas públicas para o desenvolvimento do município e da população, com a preocupação de como se apropriar da riqueza, estimulando a criação de fundos para a educação, saúde e outros setores sociais, que poderão ser obtidos através de concessões”, argumentou Mazinho.

RÁPIDAS
• A Secretaria de Educação de Duque de Caxias informou que as aulas foram interrompidas em nove escolas por suas salas terem sido alagadas, enquanto outras dez ficaram sem aulas devido à dificuldade de acesso para alunos e professores, pois também estava alagadas. A interdição afetou cerca de oito mil alunos.
• O temporal da noite de quarta-feira, que deixou intransitáveis diversas ruas de Campos Elíseos, livrou os donos das empresas de ônibus de enfrentarem os cobradores na sessão da Câmara de Vereadores desta quinta-feira.
• Como precisou ficar na região para ajudar a socorrer as vítimas, o vereador Eduardo Moreira, autor do projeto já provado nas comissões técnicas e que mora no Pilar, pediu o adiamento da votação, pois dificilmente ele poderia estar presente para defender o seu projeto, que obriga a contratação de cobradores para todos os coletivos das linhas municipais.
• Ao acusar a Petrobrás de falta de atenção com o Canal da Fabor, Zito livrou a cara dos ex-governadores Marcello Alencar, Anthony Garotinho, Rosinha Garotinho e do atual, Sérgio Cabral, pois há mais de 10 anos a agora extinta SERLA – Superintendência de Rios e Lagoas – deixou de fazer a dragagem anual dos rios e canais que cortam a Baixada. A única obra da falecida SERLA, ainda no Governo Marcello Alencar, foi uma barreira em Gericinó, na nascente do rio Meriti.
• O valão que transbordou e inundou as ruas em torno da Prefeitura também não é dragado há muitos anos. E a galeria que passa sob as pistas da BR-040, projetada pelos sábios do extinto DNER, foi subdimensionada, funcionando como uma barreira para o escoamento das águas de parte de Jardim Primavera.
• A Assembleia Legislativa aprovou, em primeira discussão, quarta-feira (11), o projeto do deputado Jorge Picciani (PMDB), que anistia dívidas de aposentados e pensionistas portadores de doenças crônicas com mais de 70 anos com a Cedae. O texto estabelece ainda a renda mensal máxima três salários mínimos e a posse de apenas um imóvel como critérios para a concessão do benefício.
• Candidato a senador em 2010, o presidente da Alerj vem fazendo o possível e o impossível para angariar reforços à sua candidatura, desde o tucano Zito até o alto comando da Rede Globo, que acaba de ganhar a “Medalha Tiradentes”.
• O Ministério Público Federal abriu um processo administrativo para apurar as causas e responsabilidades pelo blecaute ocorrido na noite de terça-feira (10). Ofícios foram enviados à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ao Ministério de Minas e Energia (MME), ao Operador Nacional do Sistema (ONS), e à Itaipu Binacional, pedindo que encaminhem em até 72 horas toda a documentação sobre a queda de energia.
• Entre os documentos requisitados, os procuradores querem a comunicação feita entre os agentes envolvidos na transmissão e geração de energia, além das atas das reuniões das autoridades durante o período em que o problema estava sendo resolvido.
• Quem irá analisar os dados será o Grupo de Trabalho Energia e Combustíveis, que atua no MPF para subsidiar as investigações dos procuradores da República nos estados. No caso do Estado do Rio, o MPF deverá investigar porque o Governo não acionou as termelétricas de Santa Cruz, na Capital, e Governador Leonel Brizola, em Duque de Caxias, esta última a maior usina do País a base de gás natural.
• O MPF também quer em 15 dias uma análise técnica sobre o ocorrido, indicando, inclusive, os responsáveis pelo posto onde houve o problema e se as medidas preventivas foram tomadas.
• As chances de um raio ter provocado o blecaute que atingiu 18 estados na noite de terça-feira (10) “são mínimas”, segundo nota do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgada ontem (12).
• De acordo com o comunicado, apesar de ter ocorrido uma tempestade na região de Itaberá (SP) – onde os raios caíram próximo às linhas de transmissão – as descargas mais próximas foram registradas a 30 quilômetros (km) da subestação, a 10 km de linhas de transmissão de Furnas e a 2 km de outras linhas que saem de Itaipu para São Paulo.
• Os integrantes do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Inpe disseram por meio da nota que a baixa intensidade da descarga dos raios, menor do que 20 amperes, “não seria capaz de produzir um desligamento da linha, mesmo que incidisse diretamente sobre ela”. Apenas uma descarga acima de 100 ampéres atingindo diretamente a linha poderia causar o desligamento, segundo eles.
• O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou ontem (13), em entrevista coletiva, que o blecaute foi provocado por raios, ventos e chuvas concentradas na região de Itaberá, que provocaram um curto circuito nas linhas de transmissão que partem de Itaipu. Em alguns estados, a energia voltou uma hora depois. No Espírito Santo, em Mato Grosso do Sul, no Rio de Janeiro e em São Paulo, o fornecimento só foi restabelecido no início da madrugada de quarta-feira (13).
• O jornalista e poeta Pedro Bial, que perde um amigo, mas não perde a piada, já identificou o vilão do apagão que deu manchete até no “New York Times”: foi a imprensa, que não perdoa os cochilos do Governo Lula.
• Uma das imagens mais chocantes sobre a enchente em Campos Elíseos foi o transporte, até uma ambulância, de uma idosa dentro da caçamba de uma pá mecânica. Esse era o único veículo capaz de circular por algumas das ruas alagadas do Parque Império. A imagem foi transmitida pelo jornal “Hoje”, da TV Globo e já ganhou o mundo.
• Outro que bateu muito no Governo Zito foi o deputado Wagner Montes, que mandou uma equipe da Record registrar os estragos da chuva em Duque de Caxias. Em momento algum o deputado fez qualquer referência ao transbordamento do Canal da Fabor, citado por Zito como responsável por tudo.
• Por 8 votos a 1, o Supremo Tribunal Federal decidiu manter suspensa a posse de mais de 7 mil suplentes de vereadores. Os ministros derrubaram a proposta de emenda à Constituição (PEC) promulgada pelo Congresso Nacional em setembro que aumentava de 51.748 para 59.457 o número de vereadores no país. A decisão dos parlamentares permitia que vereadores suplentes nas eleições de 2008 tomassem posse.
• A ministra Carmen Lúcia sustentou que a emenda muda o processo eleitoral já concluído em 2008. Qualquer alteração deveria ser aplicada um ano antes das eleições. “O cidadão brasileiro tem o direito de saber das regras do jogo [eleitoral] antes de seu início”, disse a ministra.
• O voto da ministra teve apoio da grande maioria dos membros da Corte. O ministro Carlos Ayres Britto disse que “pensar diferente é fazer da emenda um substitutivo da urna e só quem tem voto é o eleitor nos termos do Artigo 14 da Constituição”. Apenas o ministro Eros Grau foi contra a liminar.

DEPUTADO LICENCIADO
USA VERBA DA CÂMARA



Embora licenciado da Câmara dos Deputados desde o início do mandato, o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Alexandre Cardoso, continua a usufruir as vantagens dos dois cargos. Como Secretário, implementa o projeto “Baixada Digital” e patrocina, com verba de propaganda do Estado, a edição de um tablóide colorido, afirmando que a imprensa internacional vem destacando o projeto de inclusão digital promovido pelo governo estadual através daquela Secretaria. Ao mesmo tempo, Alexandre Cardoso não abre mão das mordomias da Câmara e usa recursos do Legislativo Federal para enviar, pelo Correio, um cartão de visita a seus eleitores, acompanhando um exemplar o suplemente, editado pelo jornal “Meia Hora”, do grupo “O Dia”. A verba para correspondência é liberada pela Mesa da Câmara apenas para os deputados em exercício, como é o caso do seu suplente. Como deputado licenciado, Alexandre Cardoso não pode utilizar recursos da Câmara Federal para fazer propaganda do seu trabalho como Secretário de Ciência e Tecnologia.
O pior é que o tal projeto “Baixada Digital”, que deveria garantir acesso grátis por banda digital, só trouxe benefícios para os moradores e turistas da Praia de Copacabana, pois a Baixada Fluminense, onde o Alexandre Cardoso costuma conquistar votos, continua longe da internet prometida.

Nenhum comentário: