segunda-feira, 9 de novembro de 2009

BAIXADA URGENTE

BANDA LARGA GRÁTIS
É SÓ PARA INGLÊS VER


Depois de prometer a construção de nada menos de 40 Centros de Inclusão Digital – os badalados CIDs – em Duque de Caxias, durante o Governo Washington Reis, a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, controlada pelo PSB, prometeu difundir o uso do sistema de banda larga sem frio e grátis na Baixada. O projeto foi oficialmente inaugurado com uma ligação, via internet, do Secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso (foto), que estava na Praça Roberto Silveira, em Duque de Caxias, para o governador Sérgio Cabral, que estava em Copenhague, na Dinamarca, aguardando a reunião do COI para escolher a cidade sede das Olimpíadas de 2016. A cena, registrada no final de setembro, foi documentada para fazer parte da propaganda para a reeleição do Governador, em 2010. Na ocasião, o secretário Alexandre Cardoso, que é presidente regional do PSB, garantiu que em 20 dias toda a Baixada estaria conectada em banda larga, de alta velocidade. Até hoje, ninguém consegue a tal conexão. O mesmo gracasso atingiu o projeto da Secretaria de Educação do Estado, que comprou milhares de laptops, distribuídos entre os professores, mas que não conseguem se conectar à internet, salvo se o professor morar ou estivera passeando por Copacabana. Pelo visto, é mais um projeto destinado a carrear dinheiro público para o bolso de empresários que “vendem” idéias estapafúrdias para políticos que se comportam como mariposas: só vivem em função da luz de uma câmera de TV ou fotográfica.


O lançamento do Baixada Digital foi feito às vésperas da eleição de 2008 pelo governador em exercício Pezão, ladeado pelo deputado Dica, o então prefeito Washington Resi e Alexandre Cardoso.

MINISTRO DEFENDE REDUÇÃO
DO IPI PARA CARRO DE LUXO

O governo deve discutir até meados de 2010 a possibilidade de retirar o incentivo tributário para os carros populares e incentivar, automaticamente, a redução do IPI para os automóveis cujos motores têm potência mais elevada. O objetivo é cobrar o imposto de acordo com a eficiência do veículo. A sugestão é do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge. Segundo ele, no entanto, não será a potência do motor que vai definir o critério sobre o imposto, mas sim uma série de avaliações estabelecidas a partir de um estudo em curso. Atualmente os carros populares são tributados com IPI de 7% e os demais pagam até 25%, de acordo com o modelo.
À Agência Brasil, o ministro disse ser fundamental estimular a produção de veículos mais potentes e sua eficiência, além de cooperar com a redução da emissão de gases.”A ideia é cobrar o IPI em cima da eficiência do consumo. Isso vai estimular a produção de automóveis. O objetivo é conseguir implantar isso o mais rapidamente o possível”, afirmou.
De acordo com o ministro, existem no país aproximadamente 450 modelos de veículos em circulação, com diferentes potências de motor. O estudo desenvolvido há dois anos pelo Inmetro faz uma avaliação completa da eficiência do motor, da emissão de gases e das despesas.

RÁPIDAS

• Foi suspenso por força de um habeas corpus, o julgamento de 41 oficiais da Polícia Militar acusados de envolvimento com o jogo do bicho, que ocorreria sexta-feira 6, na Auditoria da Justiça Militar do Tribunal de Justiça do Rio. Impetrado junto ao Superior Tribunal de Justiça pela Defensoria Pública do Estado, o Hábeas Corpus, com pedido de liminar, foi analisado e deferido pela ministra relatora, Laurita Vaz, da 5ª Turma do STJ.
• O pedido foi feito em favor do ex-deputado estadual e ex-chefe da Polícia Civil Álvaro Lins, do capitão da PM Luis Felipe Ribeiro Meirelles, do advogado Sidney Guerra e do coronel da PM Mathusalém Padilha, todos absolvidos em julgamento ocorrido em abril de 1998.
• Na ocasião, a mesma sentença absolveu os quatro pacientes do habeas corpus, além de outras 17 pessoas, condenando 21 dos demais denunciados. De acordo com o HC, apenas a defesa dos acusados condenados recorreu requerendo a anulação do julgamento, o que foi deferido pela 3ª Câmara Criminal do TJRJ em março de 2004.
• Na manhã de sábado (7), o prefeito inaugurou o novo Campo da Igrejinha – localizado no bairro Centenário, próximo à Favela da Mangueirinha. O evento, que reuniu secretários municipais e vereadores, contou também com a presença da Deputada Federal Andreia Zito e do Deputado Estadual Marcos Figueiredo.
• De acordo com o prefeito, outras opções de lazer estão sendo estudadas para a localidade: uma piscina olímpica na nova escola que está sendo construída na antiga fábrica de tintas Kaury, que poderá ser usada pela população em geral nos fins de semana, e uma Vila Olímpica na Rua Manoel Reis, no terreno de uma extinta fábrica de sabão. “Já estamos fazendo uma reforma naquele espaço”, explicou o secretário de Esporte e Lazer, Anzelo Fernando.
• Por volta das 17 horas de domingo e poucas horas depois da inauguração do campo de futebol e como forma de demonstrar quem manda no Centenário, homens armados com fuzis, metralhadoras, granadas e pistolas circulavam livremente pelas ruas do bairro quando se depararam com uma patrulha do 15º Batalhão, localizado naquele bairro.
• Segundo relato do blog “DUQUE DE CAXIAS ON LINE”, ocorreu um intenso tiroteio entre os PMs e os bandidos, assustando os moradores. Com tiros para todo lado, trnasformadores foram atingidso, deixando diversas ruas sem energia elétrica na noite de domingo, além de pelo menos duas pessoas feridas por balas perdidas.
• Semana passada, a vereadora Fátima Pereira, que é líder do governo, percorreu nada menos de 13 ruas dos bairros Parque Chuno e Vila Vital, todos no Segundo Distrito, ouvindo reclamações dos moradores pela falta de saneamento básico, falhas na coleta de lixo e precária iluminação pública.
• Esta semana, Fatinha, como é conhecida a vereadora, vai encaminhar um extenso relatório ao prefeito Zito, pedindo especial atenção para os moradores das rua Sena, Nacional, 21 de abril, 20 de abril, Manoel Pereira, Tebas, Jerusalém, Alfredo Carlitos Lins, Jayme Fischmam, José Eduardo, Deus é amor, Missionário Adão e Vitória.
• Por onde passava, Fatinha ouvia atentamente as solicitações dos moradores, fez um relatório e disse que Para Fatinha, “o papel do vereador é justamente esse, ir à comunidade, ver de perto os problemas e enviar para o poder executivo para que execute as ações. Felizmente, esse é um governo que trabalha unido em prol do bem-estar da população”, afirmou Fatinha.
• Gabriel Pensador está “bombando” na internet com seu novo clip, em que traça um panorama nada animador da vida política do País. Com o título de “Pega Ladrão”, a nova composição do consagrado compositor pode ser vista e ouvida no You Tub pelo link http://www.youtube.com/watch?v=ghdl7m-SHfk• Entre outras pérolas, Gabriel recome
• Entre outras pérolas, Gabriel recomenda:nda:
Pega ladrão! No Governo! / Pega ladrão! No Congresso! / Pega ladrão! No Senado! / Pega lá na Câmara dos Deputados! / Pega ladrão! No Palanque! / Pega ladrão! No Tribunal! / É por causa desses caras / Que tem gente com fome / Que tem gente matando.

MORADORES RECLAMAM DA
COLETA DE LIXO DE XERÉM
Esta poltrona velha, cuja foto foi enviada por um internauta de Xerém, está abandonada no inicio da Rua Geraldo Cardoso a mais de 15 dias. Esse é apenas um pequeno exemplo como a Secretaria de Transporte e Serviços Públicos, encarregada de combater a desordem urbana, fiscalizar as empresas de ônibus e os táxis, alem da coleta de lixo, está deixando a desejar. Numa decisão personalíssima, o prefeito decidiu dividir a coleta de lixo entre a Locanty, que já atuava nos seus dois mandatos anteriores, e a Delta, “importada” por Washington Reis por recomendação do deputado Jorge Picciani, presidente da Assembleia Legislativa do Estado. A solução ficou na mesma situação da famosa piada: a coleta continua precária, com os “lixões” se multiplicando pelo município, como constatou o Ministro Carlos implantar esse modelo no município de Seropédica, numa imoral e ilegal intervenção do Governo do Estado.

Nenhum comentário: