quarta-feira, 11 de novembro de 2009

BAIXADA URGENTE

ZITO ENTRA DE CABEÇA
NA ELEIÇÃO DA OAB
Marcadas para segunda-feira (16), as eleições para renovação do comando da 2ª Subseção da OAB de Duque de Caxias deverão servir como um termômetro da força política do prefeito, que apóia a eleição da chapa “Ação e Compromisso”, encabeçada pelo advogado Geraldo Menezes, que é também presidente do diretório municipal do PSDB e tenta a reeleição. O lançamento oficial da chapa liderada por Geraldo Menezes aconteceu numa concorrida festa no Clube dos Quinhentos. A principal chapa de oposição - “União e Renovação” - tem como candidata a presidente a advogada Marlene D’Almeida, ex-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e esposa do ex-presidente da OAB, José Nogueira. Uma terceira chapa, sem chances reais de vitória, é encabeçada pelo advogado Fernando do Espírito Santo.
Informações de bastidores dão conta que o prefeito arregaçou as mangas, tendo realizado recentemente uma reunião de avaliação no galpão do bairro Doutor Laureano, sede da sua recente campanha eleitoral. Ali, Zito cobrou empenho de sua equipe em favor da reeleição de Menezes, que até há poucos dias ocupava o cargo de Subsecretário de Desenvolvimento Econômico do Município, do qual se afastou para dedicar-se integralmente à campanha de reeleição.
Zito avalia que a eleição na OAB-Caxias será uma grande oportunidade para testar sua força política na vida da cidade, depois que assumiu o mandato em janeiro último. Por isso, seu empenho para reeleger o correligionário “tucano”, evitando assim que a entidade vire um palanque para a oposição no ano que vem.

APESAR DO APAGÃO TERMELÉTRICA
DE CAXIAS CONTINUA DESLIGADA

Os efeitos do APAGÃO de terça-feira poderiam ter sido minimizados se o Governo tivesse acionado, de imediato, todas as usinas termelétricas construídas em diversos pontos do País, por ocasião da crise energética de 2001. Em Campos Elíseos, ao lado da Reduc, foi construída a maior usina termelétrica movida a gás natural do País, com capacidade de gerar energia suficiente para atender a 22% do consumo do Estado do Rio, como consta do portal da Termorio, comprada pela Petrobrás por ordem de Lula. A usina de Campos Elíseos foi batizada de Governador Leonel Brizola, é conectada à rede de Furnas que passa pelo segundo Distrito de Duque de Caxias, em direção ao Espírito Santo, mas não gera um só watt.
No inicio da madrugada de quarta-feira, um diretor de Furnas, que foi criminosamente desligada, disse que o uso das termelétricas foi descartado, como medida de emergência, porque a energia produzida por esse sistema é muito cara. Ele agiu com se fosse o dono de um veiculo, envolvido em acidente e sob risco de incêndio, que saia em busca de um extintor mais barato, mesmo correndo o risco de perder o carro.
Com o APAGÃO de terça-feira, que deixou até o Paraguai às escuras, o Brasil voltou às manchetes da imprensa de todo o Mundo, repetindo o que ocorrera por conta da “Batalha do Morro dos Macacos”.

RÁPIDAS
• A Câmara de Duque de Caxias tem uma verdadeira prova de fogo nesta
quinta-feira, quando irá a votação projeto do vereador Eduardo Moreira, filho do deputado Geraldo Moreira, que proíbe os motoristas dos ônibus das linhas municipais de atuarem, ao mesmo tempo, como cobradores.
• A liberação por Zito em 2004do uso de microônibus nas linhas municipais foi uma maneira de compensar as empresas pela concorrência das vans piratas. A medida resultou na extinção de dezenas de vagas de cobradores nas empresas do Município e da Baixada, pois o governo do Estado também permitiu o uso dos micros.
• Como o Governador Sergio Cabral decidiu legalizar e restringir a circulação de vans, não há justificativa para a continuidade do uso dos micros, principalmente pelo fato das empresas haverem reduzido as despesas, com o corte do cobrador, mas não reduziram as passagens.
• Se a Câmara resistir às pressões dos empresários e acabar com o motorista-cobrador, a medida poderá se estender para outros municípios e até o próprio estado, recuperando preciosas vagas de cobrador para centenas de trabalhadores, hoje desempregados.
• O vereador Mazinho (foto) está cobrando dos seus pares uma atuação
participativa, no sentido de lotarem as galerias da Câmara na segunda-feira, quando será realizada uma Audiência Pública para discutir os projetos de partilha do pré sal, que vai mexer com as contas de prefeituras e estados a partir de 2012, quando deverá começar a exploração do petróleo em águas profundas.
• Hoje Duque de Caxias recebe, além dos royalties, uma parcela dista especial, que poderá ser eliminada se for aprovado o projeto que o presidente Lula enviou ao Congresso.
• O juiz Paulo Luciano de Souza Teixeira, da 1ª Vara Criminal de São João de Meriti, condenou a 10 anos de reclusão, em regime fechado, Amaro Júnior Fernandes, de 28 anos, por ter injetado anabolizante de uso veterinário bovino em um adolescente. • Amaro Júnior foi preso em flagrante após denúncia anônima de uma mãe desesperada com a situação de seu filho. O adolescente de 17 anos, matriculado no curso de musculação, pretendia tomar anabolizante e teria fornecido o endereço do réu.
• Dono de uma academia de ginástica em Vilar dos Teles, ele mantinha em depósito, vendia e aplicava em seus alunos, sem qualquer registro nos órgãos de vigilância sanitária municipal, estadual ou federal, o produto conhecido como Estigor. O crime é considerado hediondo.
• Segundo o juiz, os produtos apreendidos, entre eles 43 seringas, são em quantidade expressiva, incompatíveis com a idéia de uso próprio. “O que o réu pretendia fazer com 43 seringas? E ainda, considerando o prazo de validade do produto, pretendia o réu injetar nesse período, em seu corpo, toda a substância apreendida, se fazia apenas em média uso de 24 ml de anabolizante?”, indagou na decisão.
• Um morador do bairro 25 de agosto, o mais caro IPTU de Duque de Caxias
e que está sem água desde quinta-feira, tentou ontem, mais uma vez, comprar um carro pipa. Mesmo concordando em pagar R$ 120 pelo “frete”, não foi atendido.
• O funcionário da empresa, uma das maiores da Baixada, disse que só poderia atende-lo nesta quinta-feira. Quanto o cidadão pediu para fazer a reserva, o pedido foi negado com um sólido argumento: muitos pedidos de hoje não serão atendidos. Assim, ele não podia aceitar um pedido com tanta antecedência. O jeito foi procurar a casa de um parente para tomar um bom banho...
• E por falar no cavalar reajuste do IPTU determinado por Zito, quando o ex-prefeito Washington Reis ou o seu partido, o PMDB, vai ingressar com uma ação na Justiça, barrando esse absurdo. Afinal de contas, para uma inflação em torno de 4,5%, Zito aplicou um índice de mais de 4,3 mil por cento e ainda estabeleceu a tabela por quadra, ao invés de logradouro.
• Curiosamente, na tabela feita para Xerém, Zito mirou no quarteirão com os galpões da antiga FNM, onde funciona a fábrica de carrocerias para ônibus da Ciferal. Os galpões pertencem ao ex-prefeito.
• Um grande jornal do Rio de Janeiro anunciou um grande empreendimento imobiliário ao lado da “Trans-Amapá”, cujo projeto teria sido assinado pelo arquiteto Jaime Lerner, ex-prefeito que revolucionou Curitiba. Como o projeto vai aproveitar as terras da antiga fazenda Penha-Caixão, compradas por W. Reis, será que Zito vai conceder a licença de construção?
• Segundo o noticiário, o local terá um Hotel 5 estrelas e uma grande chácara, com casas de alto luxo. O projeto se inspirou nos luxuosos hotéis de Dubai, que o ex-prefeito andou visitando durante o seu governo.

ZITO PROMETE ACABAR COM
CURRAL NO SUPERMERCADO
Há poucos dias, Zito cobrou do Secretário de Obras, Sandro Moreira, a adoção de medidas capazes de acabar com o “curral” construído pelo Supermercado Guanabara na calçada da loja da Rua Tenente José Dias, cujo espaço foi fechado por balaústre e é disputado por passantes, fregueses e até carrinhos de compras. No início da semana, tudo continuava como antes como revela o flagrante.

Nenhum comentário: