quinta-feira, 19 de agosto de 2010

BAIXADA URGENTE

UM RÉQUIEM PARA
A VELHA MATRIZ


Termina nesta sexta-feira (20) o prazo para a Prefeitura decidir se irá, ou não, salvar o que restou da antiga Matriz de Santo Antonio. Na última sexta-feira, o Secretário de Cultura e professor Gutemberg Cardoso ficou desolado ao visitar a antiga “Fortaleza do Tenório”, que a prefeitura acaba de desapropriar para instalar no local um Museu da Memória Política do município, um pequeno Distrito da Vila de Iguassu que era apenas um grande produtor de laranja nos anos 20 e 30 do Século XX mas, em menos de 70 anos, transformou-se na segunda potência econômica do Estado.
Esse cenário de desolação já fora vivida pelo Secretário de Cultura ao assistir a ultima Missa na antiga Matriz de Santo Antonio, na Rua José de Alvarenga, antiga Ingá, no dia 16 de julho, dedicado pela igreja a Nossa Senhora do Carmo. A celebração, ao invés de ser um bálsamo para os católicos que acorreram à antiga Matriz, transformou-se em um tenebroso Réquiem, em que era velada uma boa parte da história de Duque de Caxias com passagem obrigatória pela velha Igreja, vendida pela Diocese como se fosse algo descartável, um verdadeiro trambolho.
A nave central foi desfigurada por uma fileira de colunas, construídas para sustentar um segundo pavimento. Com toda certeza, essa obra contou com a aprovação, ou a omissão, das Secretarias de Obras e de Fazenda, sempre implacáveis com pequenos proprietários, mas extremamente dóceis com os poderosos, como num conhecido prédio na Rua Conde de Porto Alegre, licenciados para a construção de apenas quatro pavimentos, mas onde foram erguidos, sem a menor dificuldade, sete. Será que as fundações foram feitas para suportar os 3 andares “excedentes”? E o que dizer da boate que explodiu em Xerém, sem ter licença da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros, fato até hoje não devidamente esclarecido pela Polícia e a Prefeitura.

QUEM TEM MEDO
DA FICHA LIMPA?

Até terça-feira (17), quando começou no rádio e TV a chamada propaganda eleitoral gratuita – que acaba sendo paga pelo contribuinte – menos de 50
candidatos haviam se inscrito no portal “Ficha Limpa”. E as exigências para integrar essa espécie de SPC do Bem são simples: não ter antecedentes criminais e concordar em prestar contas semanalmente, mas de forma transparente, com indicação dos financiadores e dos beneficiados com os pagamentos. Isto é, o mínimo que se pode exigir a um candidato que receberá do eleitor uma procuração com validade de quatro anos (ou 8 no caso dos senadores) para administrar alguns bilhões de reais, arrancados através de impostos e taxas.
Do total de 90 candidatos que se inscreveram no portal, só 37 passaram pela "peneira” dos organizadores do site. Até o momento, felizmente, nenhum candidato foi descartado por algum “cisco” em sua folha corrida.
Do Estado do Rio, os únicos corajosos que se inscreveram no “Ficha Limpa” foram os candidatos a deputado federal Chico Alencar (PSOL), Antonio Carlos Biscaia (PT), Marcelo Faria (PSDB), Alessandro Molon (PT), além do candidato a senador Marcelo Cerqueira (PPS) que foi companheiro de esconderijo de José Serra na “fortaleza” de Tenório Cavalcante para escapar da Ditadura nos idos de 64.

RÁPIDAS

• Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que a corte recebeu, até o início da noite da última segunda-feira (16), um total de 169 recursos relacionados a registros de candidatura procedentes dos tribunais regionais eleitorais (TREs). Segundo o calendário eleitoral, o tribunal deveria julgar todos esses recursos esta quinta-feira (19), mas o prazo dificilmente será cumprido.
• Muitos ministros ainda estão analisando individualmente os recursos. A regra geral é que só após as decisões monocráticas, com os possíveis recursos e prazos de tramitação, o caso chega ao plenário.
• Estima-se que cerca de 20% dos recursos contra registro de candidatos sejam de casos relacionados à Lei da Ficha Limpa. Segundo o advogado José Rollemberg Leite Neto, a Lei da Ficha Limpa deve atrasar ainda mais a pauta de julgamento do TSE, uma vez que os ministros sinalizaram que cada caso tem suas peculiaridades e dever ser julgado de forma específica.
• “A lei é nova, acredito que no início a corte possa demorar para se posicionar sobre os casos concretos, pois cada motivo de impugnação pode gerar muitos pontos de vista. Mas depois que se cria um consenso sobre determinado assunto, os julgamentos devem sair mais rápido”, analisa o ministro Henrique Neves.
• Caso os recursos não sejam julgados em última instância até as eleições (3 de outubro) – o Supremo Tribunal Federal ainda pode ser acionado - o candidato tem o direito de continuar a campanha. Se o registro for indeferido e o político já tiver sido eleito, o diploma não é expedido. Caso o político já tenha tomado posse, o diploma é cassado.
• O Conselho Nacional de Justiça propôs ao Ministério da Justiça a concessão de indulto de Natal às mulheres que tenham filhos menores de 12 anos. A medida faz parte do conjunto de sugestões do conselho para a elaboração do decreto de indulto natalino deste ano.
• De acordo com o CNJ, o objetivo da medida é propiciar a reinserção social das mulheres. Entretanto, só receberão o indulto àquelas que comprovarem a necessidade de cuidar dos filhos menores de 12 anos ou possuírem filhos, nessa faixa etária, com deficiência mental, física, auditiva ou visual.
• O indulto de Natal serve para favorecer presos que têm bom comportamento e que já tenham cumprido parte da pena. A concessão do indulto é uma prerrogativa do presidente da República, mas cabe às varas de Execução Criminal nos estados definir quem terá direito ao benefício.
• A Secretaria de Educação promoveu na terça-feira, no palco do Teatro Municipal Raul Cortez, o projeto “Celeiro de Talentos”, que reuniu grupos de canto,dança e representação formados por alunos da rede municipal de ensino. Os destaques foram o Grupo de Teatro da Escola Municipal Nossa Senhora do Pilar, que apresentou a peça “A peleja do violeiro Magrelin e a famosa princesa Jezebel” – e a Escola Parque Capivari, que em outras ocasiões revelou seus maiores talentos. Desta vez, o Grupo de Teatro, formado por 10 alunos e alunas, apresentou a peça “A bruxinha Ângela em defesa das crianças”, da série “As aventuras da bruxinha Ângela”. (Foto:
• A Comunidade Católica São João Batista inaugura domingo (22), às 15:00h, o Núcleo de Memória do Migrante Nordestino na rua General Taumaturgo, s/n, Vila Rosário, no segundo distrito de Duque de Caxias. É mais um projeto na área cultural que pretende preservar a história do município e destacar a contriubição dos nordestinos na construção da segunda cidade mais importante do Estado do Rio, do ponto de vista político e econômico. O proejto conta com apoio do
Centro de Referência Patrimonial e Histórico do Município de Duque de Caxias e da Associação de Professores e Pesquisadores de História -Clio
• Com o apoio de pastores de diversas denominações, será realizado nesta segunda-feira (23) um culto de Ação de Graças pela Vida, a Saúde e a Paz, uma inicitiva da direção da Via Show, uma espaço casa de espetáculos da Rodovia Presidente Dutra, em São João de Meriti. O início está previsto para ás 19:00hs
• O evento será aproveitado para comemorar os 78 anos de vida do jornalista Ruyter Poubel, fundador da Via Show, transcorrido no último dia 7, bem como para que o deputado Dica faça a entrega da Medalha Tiradentes, a mais importante comenda da Assembléia Legislativa, que não pode ser entregue antes devido aos problemas de saúde que o querido jornalista sofreu nos últimos anos.
• Esposa, filhos, genros, noras e netos estarão presentws para cantarem os “Paraéns p’rá Você” do ex-prefeito de Duque de Caxias, um dos presos da Ditadura de 64 que não receberam qualquer tipo de reparação, mesmo que um simples pedidos de desculpas.

NEM OS MORTOS ESCAPAM DO
PRECONCEITO RELIGIOSO

Recebemos da professora Valeria Teixeira, ex- integrante do Conselho Municipal de Defesa dps Negros e combate ao preconceito religioso, uma denúncia da maior gravidade. Segundo a militante das políticas públicas afirmativas em favor da igualdade racial, um coveiro do Cemitério do Corte Oito foi flagrado plantando pameirinhas e outros arbustos em torno da sepultura onde repousam os restos mortais do bablorixá Joãozinho da Goméia, cuja ‘roça” ficava na Rua General Rondon, bairro Copacabana, a pouca distância do campo santo. Nascido João Alves Torres Filho em 27 de março de março de 1914, na cidade de Inhambupe, Bahia e filho de Pais católicos, foi um dos mais famosos Babalorixás do Brasil entre as décadas de 1940 a 1960. Joãozinho da Goméia foi um dos mais importantes e polêmicos divulgadores do Candomblé nos anos 60, fazendo da mídia e das artes seus grandes aliados. Faleceu em 19 de março de 1971, em São Paulo, mais foi enterrado no cemitério do Corte Oito. Entre os freqüentadores do da Goméia contavam-se artistas estrangeiros, diplomatas e até políticos brasileiros, como JK que, no dia da inauguração da Refinaria Duque de Caxias determinou ao seu motorista que mudasse o percurso de volta ao Rio de
Janeiro, pois precisava dar “uma palavrinha” com Joãozinho da Goméia.
O comportamento do coveiro que tenta esconder a sepultura do famoso babalorixá, na verdade, é uma das facetas da tentativa das autoridades de apagar a influência de Joãozino da Goméia na recente história do município. O ex prefeito Hidekel Freitas, membro da Igreja Metodista, desapropriou o terreno para ali construir uma creche, projeto que não saiu do papel. Hoje,com o governo influenciado por diversas denominações evangélicas, especialmente as neopetencostais, está em estudo na Secretaria de Ação Social um outro projeto, de construção de uma área de lazer e uma creche, quando os líderes dos movimentos de defesa da cultura afro defendem a construção de uma Casa de Cultura para preservar o local e manter viva a história da luta dos religiosos de matriz africana para preservar em o seu espaço no processo de desenvolvimento do País, para além da contribuição do braço escravo e das “bás” para o conforto dos senhores de escravos.

Nenhum comentário: