domingo, 26 de junho de 2011

BAIXADA URGENTE

FILHO DE MINISTRO FOI
ASSALTADO EM IPANEMA

O filho do Ministro da Defesa, Nelson Jobim, foi assaltado na tarde deste domingo no apartamento onde passava o feriadão no Rio de Janeiro. Alexandre Jobim, que mora em Brasília, estava em companhia da esposa num apartamento localizado na avenida Vieira Souto, em Ipanema, zona sul do Rio, quando foram surpreendidos pelos bandidos, por volta das 12h.
De acordo com a assessoria da polícia civil, o prédio possui um apartamento por andar e estava sem porteiro. No momento em que o morador do primeiro andar descia, os criminosos anunciaram o assalto e subiram. No apartamento de Jobim eles roubaram joias e R$ 500 em dinheiro. O caso foi registrado pelo filho do ministro na 14ª DP/Leblon.
Esse não é um episódio isolado, como costuma afirmar o Governo. A instalação das UPPs, que o governo dá como a melhor política de segurança para o Estado do Rio, é sempre precedida de intensa divulgação pelos meios de divulgação, alertando os bandidos para que abandonem o terreno onde será instaladas essas unidades. Como ningue´m se regenera por um passe de mágica, os bandidos, com seus arsenais, tem tempo suficiente para se mudarem para outros locais, sem proteção policial, como ocorre em parte da Zona Oeste, no subúrbio de na Baixada. Ainda na quarta-feira, véspera do feriado de Corpus Cristi, um estudante da Unigranrio teve o seu veículo furtado em local próximo à Faculdade, em local explorado por flanelinhas. O fato da Universidade ser vizinha da 59ª DP/Caxias não inibe a aça dos marginais, que, neste caso, dominam a Vila Operária, uma favela de mais de 50 anos espremida entre o 25 de Agosto, o Parque Felicidade e o Beira Mar, cuja população é muito cortejada às vésperas das eleições, mas que até hoje sofre com a falta de segurança, de educação, com apenas um precário posto de saúde, alem de enfrentar a crônica falta d’água, apesar de ser vizinha de um reservatório da Cedae com capacidade para mais de 20 milhões de litros..

MAGÉ AGUARDA DECISÃO DO
TSE SOBRE NOVA ELEIÇÃO

A ministra Nancy Andrighi, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é a relatora de um mandado de segurança (MS) em que a Câmara Municipal de Magé-RJ tenta suspender as eleições suplementares naquele município marcadas para o próximo dia 17 de julho. Como a ministra Nancy Andrrighi, relatora do MS não se pronunciou até o final do expediente de sexta-feira, abriu-se um vácuo político no município, hoje administrado pelo presidente da Câmara, Dino Cozzolino, irmão da prefeita cassada Núbia Cozzolino, que tenta, desesperadamente, manter o poder em mãos da família.
No MS, a Câmara questiona decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro que editou uma resolução para regulamentar as eleições suplementares para substituir a prefeito e o vice-prefeito da cidade. Nesta resolução, o TRE determinou que fossem realizadas eleições diretas, uma vez que a cassação dos diplomas da prefeita Núbia Cozzolino e do vice Rosan Gomes ocorreu no primeiro biênio dos mandatos.
Para a Câmara Municipal, no entanto, as eleições devem ser indiretas, realizadas pelos próprios vereadores.
“A realização de eleições diretas, no presente caso, viola direito líquido e certo do legislativo municipal, importando em usurpação de suas funções e ferindo a autonomia municipal, constitucionalmente assegurada”, sustenta.
Nesse sentido, cita que houve equívoco ao se afirmar que a vacância dos cargos teria ocorrido no primeiro biênio. Isso porque o vice-prefeito passou a ocupar o cargo de prefeito após a renúncia de Núbia Cozzolino, seis meses antes da cassação. Como nenhuma ordem foi expedida para determinar o seu afastamento ou substituição, de acordo com a Câmara Municipal, ele continua exercendo o cargo tendo em vista que a decisão do acórdão que cassou os diplomas em 29 de setembro de 2010 ainda não foi executada.
“Portanto, em nenhum momento, desde a data do acórdão que decidiu pela cassação dos diplomas do prefeito e do vice, até a presente data, o cargo de prefeito esteve vago, simplesmente porque não foi determinado o afastamento”, sustenta.
Com esses argumentos, a Câmara Municipal pede que seja observada a Lei Orgânica do município que em seu artigo 64 dispõe: “em caso de impedimento do prefeito e do vice-prefeito, ou vacância dos respectivos cargos, será chamado ao exercício do cargo de prefeito o presidente da Câmara Municipal”.

RÁPIDAS

• A eleição suplementar de Magé, se vier a ocorrer, reunirá as principais lideranças políticas do Estado do Rio na disputa da prefeitura, hoje dominada pelo clã Cozzolino. O favorito é o empresário Nestor Vidal , do PMDB, que tem como vice o também empresário Cláudio Pakera, dono de uma fabrica de refrigerantes que leva o seu nome.
• Especialista em gestão de empresas no ramo de Saúde, Nestor Vidal conta com o apoio de nada menos que o governador Sérgio Cabral, do senador Marcelo Crivella (PR), do prefeito Zito (PP), da ex-prefeita Narriman Zito e do deputado federal Washington Reis, também do PMDB.
• Como as disputas políticas em Magé tendem, quase sempre, a serem dirimidas na bala, o governador já colocou à disposição do empresário Nestor Vidal um carro blindado, além de um grupo de PMs, nos termos da lei eleitoral de proteção aos candidatos após o registro.
• Numa demonstração de que a luta será “homem a homem”, a Secretaria de Fazenda promoveu uma varre
dura na empresa do candidato Nestor Vidal, (reprodução) em busca de irregularidades que justificasse uma ação fiscal e o indispensável show na mídia. Depois de horas de busca, os zelosos fiscais da Prefeitura saíram com as mãos abanando.
• Por isso, uma acão do Detro vinculado à Secretaria estadual de Transportes, foi realizada na semana passada junto às empresas de ônibus de Magé. Foram alvo de investigações do órgão que fiscaliza as empresas que exploram linhas intermunicipais de transporte coletivo .em Piabetá e Magé.
• A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado rejeitou, quarta-feira (22), o aumento para cinco anos do mandato de presidente da República, governadores e prefeitos. Os senadores da comissão aprovaram substitutivo do relator, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que mantém os quatro anos de mandato hoje em vigor e prevê ainda a coincidência dos pleitos municipais, estaduais, distrital e federal.
• A PEC 38/2011 foi apresentada pela Comissão de Reforma Política do Senado e enviada para análise da comissão antes de ser submetida ao Plenário. Em seu voto, Renan argumenta que o mandato de cinco anos “seria uma espécie de contrapartida” pelo fim da reeleição de presidente, governadores e prefeitos, medida prevista em outra PEC (39/2011), também rejeitada pela CCJ.
• Contra o mandato de cinco anos, o relator argumenta que a mudança representa a não coincidência entre o mandato do presidente da República e o dos parlamentares, “fator que dificulta a governabilidade e facilita a ocorrência de crises institucionais”.
• Para Calheiros, a mesma duração de mandatos do Executivo e do Legislativo favorece a sintonia de agenda dos dois Poderes, “em proveito da governabilidade e da eficiência administrativa”.
• O substitutivo aprovado prevê uma mesma data para realização de eleições municipais, estaduais, distrital e federal.
• Para Renan, a coincidência das eleições seria um “elemento motivador do entendimento entre os partidos políticos e as lideranças municipais, estaduais e federais, em benefício do interesse nacional”.Conforme argumenta, a medida resultará em redução dos custos das campanhas e dos gastos da Justiça Eleitoral.
• “O sistema atual, com eleições a cada dois anos, exige maior dispêndio de recursos humanos e financeiros, por parte da sociedade e do Estado”, diz ele.Ao propor eleições em uma só data, Renan considera que “haverá redução substancial de gastos, com grande economia de recursos, pois haveria um período eleitoral único a cada quatro anos”.
• Para assegurar os direitos adquiridos pelos atuais mandatários, a medida seria adotada apenas em 2018. Dessa forma, os prefeitos e vereadores eleitos em 2016 teriam, excepcionalmente, mandatos mais curtos, de apenas dois anos – o que propiciaria a unificação dos pleitos a partir de 2018.
• Quanto às mudanças da data de posse de chefes do Executivo previstas na PEC 38/2011, o relator acatou a proposta de posse de governador no dia 10 de janeiro e de presidente da República no dia 15 do mesmo mês, mas propôs, no substitutivo acolhido na CCJ, a posse de prefeitos no dia cinco de janeiro, e não no dia 10, conforme previsto no texto original encaminhado pela Comissão de Reforma Política.
• O deputado Anthony Garotinho (PR) conseguiu aprovar na Comsisão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputdos um requerimento,
convocando o secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Sérgio Cortes, para das explicações sobre os escândalos envolvendo aquela secretaria e a empresa TOESA. Para isso, Garotinho juntou cópias de documentos e notciário de jornais e blogues denunciando um suposto favorecimento na contração dos serviços daquela empresa para a manutenão de veículos utilizados pela Saúde.
• O deputado do PR DIZ não ter dúvias de que “essas novas denúncias de súbita multiplicação do patrimônio e enriquecimento ilícito, com mansões e cobertura de luxo, de Cabral e Côrtes, estão ligadas às outras envolvendo o desvio de dinheiro público. O que me espanta é a demora, quase a inércia para que as providências legais e saneadoras sejam adotadas”.
• A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) afirmou por meio de nota, que os novos benefícios concedidos a juízes pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) são ilegais. Ontem (21), o conselho aprovou resolução que garante direitos como licença remunerada para estudo no exterior e auxílio-alimentação aos juízes.
• A OAB disse que os benefícios só poderiam ter sido criados por lei. “Por princípio, aos magistrados e aos servidores públicos em geral, a criação de benefícios e vantagens - seja na carreira, seja no campo salarial - só pode ocorrer por disposição expressa de lei”.
• A nova regra permite que os juízes recebam auxílio-alimentação, ajuda de custo para serviço em viagem, licença remunerada para curso no exterior e indenização por férias não gozadas quando houver acúmulo de dois períodos – os juízes têm direito a duas férias de 30 dias por ano. Outros benefícios não remunerados autorizados a partir de agora são licença para o tratamento de assuntos particulares e licença para representação em entidades de classe.
• A Secretaria de Saúde de Campinas, no interior de São Paulo, comunicou sexta-feira (24) ao Ministério da Saúde a suspeita de dois casos de infecção pela bactéria E.Coli na cidade. Se os exames confirmarem a suspeita, serão os primeiros casos no Brasil. A bactéria já contaminou 3.836 pessoas na Europa e provocou 45 mortes, a maioria na Alemanha.
• Os dois pacientes com suspeita de contaminação voltaram da Europa no dia 11 de junho e apresentaram os primeiros sintomas no dia 14. A infecção pela E.Coli causa cólicas abdominais severas e forte diarreia, muitas vezes com sangue. De acordo com o Ministério da Saúde, os dois não estão internados e passam bem. Eles já foram submetidos a exames laboratoriais para confirmar ou descartar a suspeita. De acordo com o governo brasileiro, não há risco de surtos no Brasil a partir dos casos notificados hoje, se forem confirmados.
• A transmissão da E.Coli ocorre pelo consumo de alimentos contaminados crus ou mal cozidos ou pelo contágio via fecal-oral, quando alguém ingere água ou alimentos contaminados por micropartículas de fezes de pessoas infectadas ou quando uma pessoa leva à boca objetos contaminados.
• Não há, por enquanto, nenhuma restrição a viagens internacionais, mas o Ministério da Saúde recomenda que pessoas em viagem por países da Europa e pelos Estados Unidos não comam alimentos crus, principalmente vegetais e produtos de origem animal.
• Aos profissionais de saúde, a recomendação é ficar alerta para casos suspeitos, principalmente em casos de pacientes que estiveram em viagens internacionais nos últimos 30 dias, sobretudo na Europa.
• Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo aponta que 43% das quedas de idosos ocorrem dentro de suas próprias casas. O estudo, divulgado na última semana, foi feito com 108 idosos. Do total de entrevistados, 63% caíram mais de uma vez.
• De acordo com a secretaria, os fatores que levam idosos a quedas estão relacionados principalmente à fraqueza dos membros inferiores, à pouca flexibilidade, à falta de equilíbrio e ao problemas de visão. Pisos escorregadios, tapetes e objetos no chão também fazem aumentar o número de quedas.
• São apontados ainda como fatores de risco a iluminação deficiente; ambientes com várias tonalidades de uma mesma cor, já que parte dos idosos não distinguem com clareza os tons; camas de altura inadequada e móveis frágeis, principalmente os que podem ser utilizados pelos idosos como apoio.
• “Nosso objetivo é conscientizar não apenas a população idosa, mas também aqueles que convivem com os idosos, sobre os cuidados que devem ser tomados para prevenir problemas maiores”, diz a coordenadora do setor de reabilitação do Centro de Referência
do Idoso da Zona Norte de São Paulo, Christine Brumini.



MERCANTILISMO NA IGREJA PROVOCA
AGRESSÃO EM MARCHA PARA JESUS
A teoria de que ser rico não é pecado, muito difundida pelas novas denominações evangélicas de origem na Assembléia de Deus já saiu dos púlpitos, das colunas dos jornais denominacionais e até dos programas (pagos) de TV para o embate corpo a corpo nas ruas das grandes cidades. Segundo denuncia do pastor Paulo Siqueira, teólogo e pastor da Igreja Quadrangular, um dos fundadores do “Movimento pela Ética Evangélica Brasileira”, um grupo de seguidores essa denominação afirma ter sofrido agressões na Marcha para Jesus em São Paulo Os manifestantes fazem parte do Movimento e levantavam faixas contra a teologia da prosperidade. A denúncia teve repercussão no exterior, pois foi publicada no Blog Gospel Prime e no jornal “The Christian Post”, publicado em Washington D.C., nos EE. UU. e um dos veículos mais importantes da linha gospel.
O grupo de evangélicos que defende o “Cristianismo Puro e Simples” esteve mais uma vez na Marcha para Jesus em São Paulo para protestar contra o que eles chamam de “show”. Mas de acordo com o pastor Paulo Siqueira, alguns membros da Igreja Renascer em Cristo se irritaram com a manifestação e partiram para a agressão.
Em entrevista ao Christian Post, Siqueira afirma que eles estavam parados segurando faixas que diziam: “Voltemos ao Evangelho Puro e Simples”, o “Show tem que parar.” E também com outra faixa dizendo: “O Brasil não precisa de apóstolos ou patriarcas, com suas fórmulas mágicas e sua Teologia da Prosperidade, que envergonha o Evangelho de Cristo e são contrárias à realidade dos que sofrem. Chega de vergonha, o Amor e Graça de Deus nos bastam!.”
Ainda de acordo com o relato do pastor, por volta das 10h40 cinco homens, com porte de seguranças, foram em direção aos protestantes e iniciaram uma série de agressões. “Pegaram minha esposa pelo pescoço, começaram a pegar as faixas,… no chute e pontapé,” disse Siqueira.
O pastor da Quadrangular afirma que conseguiu tirar fotos dos agressores e foi até um posto policial prestar queixa. De acordo com ele, um dos agressores se identificou como pastor da Igreja Renascer, e todos vestiam a camiseta da marcha.
Os manifestantes fazem parte do Movimento pela Ética Evangélica Brasileira e já fizeram protestos em outras Marchas e até mesmo na ExpoCristã.. (Fonte: Gospel Prime)

Nenhum comentário: