quinta-feira, 21 de novembro de 2013

OS  CEMITÉRIOS DE CAXIAS
PASSAM NO TESTE DE FINADOS 
Enquanto os cemitérios da capital fluminense “agonizam”, os usuários de Duque de Caxias respiram aliviados. Entregue em 2012, à uma empresa privada especializada no ramo, os cinco cemitérios do município passaram no teste de Finados sob a nova administração. É o que revela pesquisa feita pelo Instituto Gerp publicada no jornal Capital, Mercado & Negócios, que teve acesso exclusivo às pesquisas realizadas para avaliar a administração dos cemitérios e comparou os dois principais campos santos do município. Os números mostram claramente a diferença da administração feita diretamente pela Prefeitura anterior, e da atual, a AG-R Concessionária dos Serviços Públicos.
Em ambas as pesquisas, realizadas pelo mesmo instituto, que possui trinta anos de atuação, foram entrevistadas pessoas que visitaram os cemitérios de Duque de Caxias para o dia de finados. O campo santo do Corte Oito, por exemplo, que tinha 48% de satisfação em 2011, chegou a 55% em 2013, enquanto o cemitério do Tanque do Anil (Nossa Senhora das Graças) pulou de 41% para 68% de aprovação.
Com relação ao item manutenção, os números são ainda mais significativos: o cemitério Nossa Senhora do Belém (Corte Oito) saiu de 39% em 2011 de aprovação para 55% em 2013. Já o Tanque de Anil teve um aumento de 47% na sua aprovação, saltando de 18% para 65% de aprovação.
 A gerente administrativa da AG-R, Célia, disse na entrevista ao Capital que o volume de trabalho ainda por fazer é muito grande. “Quando a primeira pesquisa foi realizada, o Poder Público já tinha assumido a administração e conseguido algumas melhorias, mas não podia mais avançar. Nós nos voltamos exclusivamente a esse trabalho, com atenção aos detalhes e muita dedicação”.
- Entre os cinco cemitérios do município, o Tanque do Anil é o que estava em pior estado e recebeu mais atenção. Estamos muito satisfeitos com a aprovação dos usuários - acrescentou Célia, informando ainda que todos os demais cemitérios também receberam muitas melhorias e que a transformação só está no começo.
“Trabalhamos para atingir a excelência. Estamos padronizando na medida do possível os espaços e o índice observado no Tanque será observado em futuro próximo em todos os cemitérios públicos de Duque de Caxias.
O passado recente era muito diferente, os cemitérios de Caxias foram administrados por quase quarenta anos consecutivos por uma empresa que, através de ação movida no governo Washington Reis, foi em 2009 condenada e proibida de atuar no município. A empresa foi acusada, entre outras coisas, de deixar um passivo muito grande, e os sócios tiveram seus bens bloqueados.

Nenhum comentário: