domingo, 17 de novembro de 2013

POLÍCIA CUMPRE MANDATO DE
PRISÃO DE MILICIANOS EM CAXIAS 
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), em parceria com a Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), cumpriu no feriado desta sexta-feira (15) 7 dos 12 mandados de prisão preventiva contra os envolvidos no assassinato de Joilson Fernandes da Silva.  Ela era um dos cinco colaboradores, entre informantes e testemunhas, da Operação Capa Preta, que identificou a atuação de integrantes de uma violenta milícia, responsável por diversos crimes em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, em 2010. Ele foi sumariamente executado a tiros em 3 de fevereiro de 2012, durante uma emboscada na Praça do Sossego, no bairro do Pantanal. 
Na sexta-feira foram presos Cláudio Magalhães (“Cláudio Barbudo”), Anderson Chaves (“Tubarão) e Jorge Gerson de Souza (“Jorge Siri”). O ex vereador Jonas Gonçalves da Silva ("Jonas é Nós", condenado a 24 anos de prisão), Eder Fabio Gonçalves da Silva ("Fabinho é Nós", condenado a 21 anos de prisão), Jorge Luiz Moreira de Souza (“Nem Oclinho”) e Itamar Marinho da Silva (“Neguinho Cicatriz”) já haviam sido presos na Operação Capa Preta II, deflagrada em 30 de outubro deste ano, juntamente com Fábio Delfino de Oliveira, Samuel Felipe Dantas de Farias; Fábio Grama Miranda; José Gomes da Rocha Neto (“Kiko”); Wander Lucio Pereira Gomes; Roberto Wagner Lima de Castro, "Betão" e Lucio Rocha Loyola, todos por formação de quadrilha armada para a prática de crime hediondo.
De acordo com as investigações, a quadrilha agia desde 2007, nos bairros do Pantanal, Parque Fluminense, Parque Muísa, São Bento, Pilar, Vila Rosário, Vila São José, Parque Suécia, Lote XV, Sarapuí, Vila Guaíra, Jardim Leal e Gramacho, bairros localizados no município de Duque de Caxias.
Na última semana, o GAECO também ofereceu denúncia contra Jonas Gonçalves da Silva (“Jonas é Nós”) e Éder Fábio Gonçalves da Silva (“Fabinho é Nós”) pelas execuções de Alex José do Carmo Pinto, Nelson Franco Coutinho, Lucas José Antônio e Luizonaldo Chaves da Silva, demais colaboradores da Operação Capa Preta. Os assassinatos ocorreram entre janeiro de 2011 e fevereiro de 2012, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
“Jonas é Nós” e “Fabinho é Nós”, líderes da quadrilha, foram denunciados ainda por coação, juntamente com Bruno Barbosa Ramalho e Marcelo Barbosa Ramalho. No período entre fevereiro de 2012 e fevereiro de 2013, os acusados ameaçaram, de maneira recorrente, duas testemunhas do inquérito policial que investigou a morte de Joilson Fernandes da Silva.

►MPF QUER ADIAR LEILÃO DO GALEÃO
O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro notificou a ANACA – Agência Nacional de Aviação Civil –
para que adie a licitação escolha do consórcio que irá executar as obras de ampliação do Aeroporto Tom Jobim do Galeão, até que sejam feitas alterações no edital, incluindo todas as intervenções, obras e serviços necessários a garantirem a segurança da aviação civil e infraestrutura aeroportuária, que ficarão sob responsabilidade do consórcio vencedor. A ANAC confirmou que recebera a notificação do MPF na quinta-feira e já forneceu à Advocacia Geral da União, encarregada da defesa a Anac, todos os subsídios necessários ao esclarecimento solicitados pelo MPF.
Na notificação, o MPF alega que há apenas 148 câmeras para cobrir os terminais 1 e 2, além de registrar a pouca capacidade de armazenamento, o que coloca em risco a segurança do local, facilitando o roubo e desvio de cargas e bagagens.  Em 2012, houve 775 ocorrências (incluindo tentativas de furto) nas dependências do aeroporto. Em 2013, até 25 de setembro, já haviam sido 449 ocorrências, conforme o documento.
"À exceção da instalação de câmeras de segurança no estacionamento de veículos, nenhuma das intervenções diz respeito à realização de melhorias destinadas a evitar a ocorrência de delitos, destinada a garantir segurança aos usuários do aeroporto contra atos ilícitos", argumentam os procuradores na ação.
Para o Ministério Público Federal, a Anac preocupou-se, tão somente, em apontar no edital e seus anexos as obrigações da concessionária de realizar obras de ampliação da capacidade operacional do aeroporto e de realizar obras de caráter estético, descuidado, assim, de sua missão institucional de, sobretudo, garantir padrões de segurança de voo e da infraestrutura aeroportuária.

►MENSALEIRO FOGE PARA A ITÁLIA
O advogado Marthius Sávio Cavalcante Lobato, que defendeu o ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, no julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que seu cliente está na Itália. O advogado informou que desconhece quando Pizzolato, um dos réus condenado na Ação Penal 470, o processo do mensalão, deixou o Brasil e quais foram os motivos da decisão. "Ele fez isso isoladamente. Não sei qual foi o pensamento dele. Foi uma decisão isolada", disse.
Pizzolato é ítalo brasileiro, tendo dupla nacionalidade, agora passará a integrar a rol da Interpol de criminosos foragidos da justiça, onde fará companhia, entre outros, ao deputado Paulo Maluf, condenado pela Justiça Suíça por corrupção e lavagem de dinheiro quando era prefeito de S. Paulo, mas não poderá ser extraditado pelo governo brasileiro. Se viajar para qualquer outro país, Maluf será preso e enviado à Suíça para o cumprimento da pena a que foi condenado.

►O PROBLEMA DO LIXO EM CAXIAS
Além de enfrentar a falta de projetos na área de saneamento básico, outro complicador é a falta de um centro de tratamento do lixo recolhido na cidade. O aterro do Jardim Gramacho, que pertence à Comlurb e foi fechado em junho de 2012, era o destino final do lixo. Com o seu fechamento, o prefeito Alexandre Cardoso conseguiu autorização do INEA para usar o centro de tratamento de lixo de Adrianópolis, pertencente à prefeitura de Belford Roxo, pois Duque de Caxias não se preparara para enviar carretas de lixo para o aterro sanitário de Seropédica, distante cerca de 60 km de Duque de Caxias.
Ocorre que a autorização especial do INEA termina no próximo dia 31 de dezembro e as Secretarias de Meio Ambiente e de Serviços Públicos ainda não contam com uma logística para levar o lixo até Seropédica, o que aumenta o custo de transporte e exige carretas de grande porte para reduzir o custo por tonelada. E o custo de locação de uma carreta para lixo subiu nos últimos meses, devido à procurar por parte das prefeituras do Grande Rio, que utilizam o aterro de Seropédica como destino final do lixo recolhido nas ruas e residências.

►PIABETÁ GANHA CURSOS DA FAETEC
A localidade de Piabetá, 5º distrito de Magé receberá mais uma unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, voltada para a formação de mão de obra no setor de Serviços. As obras de construção do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Piabetá terão início nesta segunda-feira (18), com o lançamento da Pedra Fundamental.
Com um investimento na ordem de R$ 1.822.493, a futura unidade terá 667,11 m² de área construída e capacidade para formar cerca de 2.100 profissionais por ano.
– Em breve, os moradores de Piabetá já poderão se inscrever em um dos cursos que estamos oferecendo na área de Serviços e, assim, buscarem uma oportunidade no mercado de trabalho. A unidade será inaugurada em poucos meses. Quem está buscando uma qualificação já pode se programar para realizar o curso até o fim do ano – explica o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca. 
As oportunidades serão distribuídas entre os seguintes cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC): Operador de Computador (ambiente windows), Montador e Reparador de Computadores, Instalador e Reparador de Redes de Computadores, Assistente Administrativo, Auxiliar de Recursos Humanos, Recepcionista, Operador de Teleatendimento, Promotor de Vendas, Cabeleireiro, Manicure e Pedicure, Maquiador, Depilação, Inglês, Espanhol. 

Nenhum comentário: