quinta-feira, 27 de março de 2014

CAXIAS QUER CENTRO DE LAZER
NO INVÉS DE NOVO SHOPPING 
O Fórum de entidades civis que se opõem à construção de um shopping no centro de Duque de Caxias, numa área de mais de 28 mil metros quadrados ao lado da Catedral de Santo Antônio, já entregou à Prefeitura a sua proposta para rediscutir o polêmico projeto da ABL Shopping, que inclui ainda duas torres de 18 andares, sendo uma constituída de escritórios, enquanto a segunda abrigaria um apart hotel. A área abriga, desde a sua fundação, em 1921, a Escola Regional de Meriti, uma revolucionária instituição criada pela professora Armanda Álvaro Alberto e que foi a primeira na América Latina a instituir a merenda escolar, daí advindo o apelido carinhoso de “Escola Mate com Angu”.  Por isso, os participantes do Fórum propõem que a Prefeitura transforme a área pretendida pelos incorporadores do shopping, onde existem cerca de 180 árvores, algumas delas centenárias, num centro de lazer, preservando a única área verde do centro do município.
No abaixo assinado subscrito pelo MUB – Federação das Associação de Moradores do município,  OAB, Associação dos Professores e Pesquisadores de História de Duque de Caxias, Sindipetro, SEPE e Fórum dos Atingidos pela Indústria do Petróleo e Petroquímica, entre outras instituições da sociedade civil – seus autores pedem acesso ao processo de licenciamento do empreendimento, bem como a liberação do RIMA – Relatório de Impacto Ambiental e a realização, pela Prefeitura ou instituição independe, de um Estudo de Impacto de Vizinhança, bem como uma consulta às concessionárias de serviços públicos ~ Cedae, Light e operadoras de telefonia – sobre projetos de ampliação dos serviços no entorno da área do empreendimento. No documento, os integrantes do Fórum destacam que o consumo de água e a produção de esgotos por parte dos usuários do centro comercial, bem como do apart hotel, precisam ser melhor avaliados, dada a permanente falta de abastecimento na região da Vila Meriti, primeiro loteamento da região e que deu origem ao município, bem como a falta de rede de esgotos separada da rede pluvial, sendo uma constante os alagamentos da Av. Governador Leonel Brizola, antiga Presidente Kennedy, entre a Rua Deputado Romero Junior, de acesso ao shopping, e a Praça do Pacificador, justamente pela falta de uma rede de esgotos, que já deveria ter sido instalada pela Cedae.
O documento lembra que a Escola Regional de Meriti, que será transformada em creche para os filhos dos funcionários do shopping e do apart hotel, é um bem imaterial que deveria integrar o patrimônio histórico do município, além de preservado pelo poder público pelo seu papel inovador, ao implantar o Método Montessori na educação infantil da antiga Vila Meriti.
Considerando que a área pretendida pelos incorporadores do shopping abriga cerca de 180 árvores, em cuja sombra estudavam os primeiros alunos da Escola Regional de Meriti, os organizadores do Fórum propõem ao prefeito Alexandre Cardoso que transforme o local num parque, preservando a única área verde do centro da cidade e garantindo a qualidade de vida de seus moradores e visitantes, impedindo, por tabela, que a Escola Regional de Meriti se transforme numa simples creche.

►SENADOR QUER 'IMPEACHMENT' DE DILMA
O senador Mário Couto (PSDB-PA) anunciou que vai protocolar na Câmara dos Deputados, o pedido de impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff. Ele acusa a presidente de ter praticado crime de improbidade administrativa, por aprovar, em 2006, a compra de uma refinaria nos Estados Unidos, com base em um laudo falho, que recomendava a transação. À época, Dilma Rousseff era presidente do Conselho de Administração da Petrobras, órgão responsável por aprovar a operação, lembrou Mário Couto.
- A nossa presidente sabia. Ela que não venha fazer a mesma coisa que o lula, que nunca sabe e nunca viu. A nossa presidente sabia. Ela declarou isso por escrito, que ela sabia - disse o senador.
Mário Couto ainda lamentou que o governo destine dinheiro público para financiar obras em Cuba, um país que, segundo afirmou, é governado por um ditador que matou muitas pessoas.
Ele ainda criticou os gastos do governo com as obras da Copa do Mundo. No caso de Brasília, ressaltou o senador, o estádio construído é o mais caro de todos e o Distrito Federal tem apenas quatro equipes profissionais de futebol.

►POPULARIDADE DO GOVERNO CAI 7%
A popularidade do governo da presidenta Dilma Rousseff caiu em março, na comparação com novembro do ano passado, segundo indicadores da pesquisa CNI/Ibope divulgada hoje (27) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com o levantamento, o percentual da população que avalia o governo dela como ótimo ou bom caiu de 43% para 36%. A aprovação da maneira de governar caiu de 56% para 51% no mesmo período.
A aprovação da maneira de governar caiu de 56% para 51% no mesmo período, após ter subido de 45% para 56% entre julho e setembro. Na medição de junho, feita antes das manifestações, a aprovação da maneira da presidenta governar estava em 71%.
Em junho de 2013, antes dos protestos, esse indicador estava em 55%. Em julho, uma pesquisa especial da CNI que mediu o impacto das manifestações na aprovação do governo registrou queda para 31%. A partir daí houve recuperação em setembro (37%) e novembro (43%).
 “Os resultados de março mostram que houve queda em todos os indicadores”, disse o gerente de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca. “Um dos fatores importantes [para que isso tenha ocorrido] é o crescimento da inflação, principalmente na área de alimentos, o aumento de juros e o próprio receio de crescimento do desemprego, que, apesar de estar muito baixo, gera temor na população, já que o desaquecimento da economia pode aumentar o desemprego”, acrescentou.
De acordo com a CNI, a parcela da população que confia na presidenta caiu de 52% para 48%, mas essa diferença está, segundo a entidade, no limite da margem de erro. A pesquisa CNI-Ibope fez 2002 entrevistas em 141 municípios, entre os dias 14 e 17 de março. (Pedro Peduzzi –Agência Brasil)

►CONFIANÇA DA INDÚSTRIA TAMBÉM CAIU
Junto com a queda da popularidade do Governo, também caiu o Índice de Confiança da Indústria (ICI). O recuo foi de 2,3% entre fevereiro e março de 2014, ao passar de 98,5 para 96,2 pontos, o menor desde junho de 2009 (90,7 pontos). Está foi, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que mede o índice, a terceira queda consecutiva no ano e com ela o índice manteve-se abaixo da média histórica pelo 13º mês consecutivo.
Segundo o levantamento da FGV houve piora, entre fevereiro e março, tanto das avaliações sobre o presente como das expectativas em relação aos meses seguintes. O Índice da Situação Atual (ISA) caiu 3%, para 96,6 pontos, e o Índice de Expectativas (IE) recuou 1,6%, para 95,8 pontos.
Os resultados da pesquisa de março indicam que o setor industrial “encerra o primeiro trimestre de 2014 com a confiança em patamar historicamente baixo e pessimista em relação à possibilidade de mudança de cenário ao longo do primeiro semestre”.
A maior contribuição para a queda do Índice de Avaliação Atual veio do nível de demanda: a diminuição da proporção de empresas que se consideram com nível de demanda forte caiu de 10,9% para 8% e a parcela de empresas com nível fraco de demanda aumentou de 14,1% para 15,1%.
Já do ponto de vista do Índice de Expectativa, a maior contribuição veio do quesito que mede as expectativas com a produção no curto prazo: houve diminuição da proporção de empresas que preveem produzir mais nos três meses seguintes, de 35,8% para 30,9%; e aumento da parcela das que preveem produzir menos, de 11% para 11,4%.
Já o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) diminuiu 0,2 ponto percentual, ao passar de 84,6% em fevereiro para 84,4% em março. 

►OPOSIÇÃO DISCUTE CPI MISTA NA TERÇA
Mesmo com o número mínimo de assinaturas para abertura da comissão parlamentar de inquérito (CPI) no Senado para investigar denúncias envolvendo a Petrobras, e com continuidade da coleta de apoio para outra CPI na Câmara, deputados de oposição começam a se mobilizar para tentar unir esforços e priorizar o requerimento por um colegiado misto de investigação.
O líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE), convocou uma reunião para a próxima terça-feira (1º), com outros líderes de oposição, como Antônio Imbassahy (PSDB-BA), Fernando Francischini (SDD-PR) e Rubens Bueno (PPS-PR) para tentar ajustar o acordo.
“A proposição central é apurar as denúncias envolvendo irregularidades na Petrobras. A [comissão] que for instalada primeiro vai investigar. São episódios nebulosos e complicados que exigem essa apuração”, explicou Mendonça Filho.
Roberto Freire (SP), presidente nacional do PPS, defendeu a formação de uma comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI), que só será instalada se 27 senadores e 171 deputados assinarem um requerimento específico.
“O mais importante é investigar. A Câmara precisa buscar assinaturas para a comissão mista que é mais forte. Até porque teremos a tentativa do governo de empastelar a CPMI”, avaliou.
Um dos alvos da investigação dos parlamentares será o grupo do empresário Salim Schahin, que obteve contratos de R$ 10 bilhões com a Petrobras, arrendando plataformas; grupo utilizou na sua estrutura societária dezenas de offshores na Holanda, mesmo país da empresa SBM, que já vem sendo investigada pela própria estatal, comandada por Graça Foster. Dias atrás, a Schahin foi alvo de um requerimento aprovado no Congresso, depois de ter sido condenada em R$ 1 bilhão numa disputa arbitral. (Com Agência Brasil)

►DEPUTADA ACIONA MP EM DEFESA DE CAMELÔS
A campanha eleitoral em Duque de Caxias começa, finalmente, a esquentar. Em pronunciamento na tribuna da Câmara, a deputada federal Andreia Zito (PSDB-RJ) manifestou solidariedade aos ambulantes e também aos camelôs de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense (RJ), que vêm sendo retirados dos locais onde trabalham por ordem do prefeito Alexandre Cardoso.
"Vou entrar com uma representação junto ao Ministério Público, para que seja tomada alguma providência em relação a essa injustiça", afirmou a deputada.
Andreia Zito lembrou que, no início do seu mandato, o prefeito de Duque de Caxias assumiu com esses ambulantes o compromisso de que deixaria que permanecessem nos seus locais de trabalho, desde que pagassem uma taxa. Isso seria uma autorização provisória para o ano de 2014. No entanto, há poucos dias teria, segundo a parlamentar, proibido os camelôs de trabalharem no município.
"Acho isso um absurdo, porque esses trabalhadores pagaram pela autorização um valor de R$ 34,80", disse a parlamentar, que exibiu em plenário uma autorização provisória que fora dada, anteriormente, a um vendedor de miudezas da Rua José de Alvarenga. "Essas pessoas conversaram com o prefeito, pagaram a taxa, e ele, que assumiu um compromisso, agora está tendo esse tipo de comportamento", protestou Andreia.
Ao final do seu discurso, Andréia Zito fez um apelo ao prefeito para que reveja a decisão de proibir o trabalho dos camelôs. "Eu acredito que, quando um compromisso é firmado, ele tem que ser realmente levado em consideração. Apesar de ter sido um compromisso verbal, temos aqui uma comprovação de que houve uma decisão provisória para o ano de 2014. Ora, nós estamos em março, não concluímos o ano, eles pagaram uma taxa para 2014 e estão na expectativa de que esse problema seja resolvido", concluiu a deputada.

►LEI LIMITA TEMPO  DE ATENDIMENTO EM BANCOS
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta terça-feira (25/03), em segunda discussão, o projeto de lei 1.523-A/12, do deputado Edino Fonseca (PEN), que modifica a redação dos artigos 1º e 5º-A da lei 4.223/03. A norma que foi alterada define as obrigações das agências bancárias em relação ao atendimento dos usuários. O texto do projeto aprovado determina que os bancos deverão colocar pessoal suficiente e necessário, no setor de caixas e também na gerência, para que o atendimento seja efetivado em 20 minutos, em dias normais, e em 30 minutos, em véspera e depois de feriados – a lei original estabelecia tempo de atendimento somente para caixas.
O projeto diz, ainda, que agências deverão informar aos usuários, em cartaz fixado na sua entrada, a escala de trabalho do setor de caixas e gerentes colocados à disposição. Deverão também informar sobre o tempo máximo de espera nos dois setores, o direito à senha numérica e o direito a assentos especiais, em número proporcional ao tamanho da agência, para idosos, pessoas com deficiência, gestantes e pessoas com criança de colo. “Eu já esperei mais de uma hora para ser atendido por gerente para, no final, ele falar que eu tinha que ir a outro setor. Isso me chamou a atenção, pois só caixa tem tempo para atendimento. Mas o atendimento deve ser um só”, avalia. O projeto segue agora para a apreciação do governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto.

►TCU REDUZIU DESVIOS EM OBRAS DA COPA
A recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU) para obras da Copa do Mundo de 2014 geraram uma economia de R$ 700 milhões aos cofres públicos. A afirmação é do ministro do TCU Benjamin Zymler, que participou hoje (24) de seminário no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ).
“Produzimos uma economia de algo de R$ 700 milhões, [por meio] de medidas para a revisão de orçamentos, repactuação de contratos e revisão de editais. Há a visão global de que, alguns casos, houve a frustração de algumas obras que não vão ficar prontas para a Copa do Mundo, mas, por outro lado, temos bons resultados na maior parte dos estádios que foram controlados pelo tribunal”, disse Zymler.
Segundo o ministro, apenas nas adequações feitas ao contrato de reforma do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, onde será realizada a partida final da Copa do Mundo, foram economizados entre R$ 150 milhões e R$ 200 milhões. 

►COPA: FIFA JÁ FATUROU MAIS DE US $ 1 BI 
A Fifa acaba de quebrar seu próprio recorde de obtenção de receitas com a organização de uma Copa do Mundo. O balanço da entidade em 2013 apurou um acréscimo de 7% sobre os recursos conseguidos pela entidade em 2010, ano de realização do mundial de futebol na África do Sul. Agora, sem contar com o dinheiro que irá entrar em pleno ano da Copa no Brasil, a Fifa já faturou US$ 1,38 bilhão.
Se a receita de 2013 for comparada ao ano de 2009, véspera do evento na África, a diferença é ainda maior a favor da competição a ser realizada no Brasil. Naquele ano, a entidade presidida por Joseph Blatter amealhou um total de US$ 1,05 bilhão, mas agora essa cifra é 30,87% maior.
Em tese, Blatter e seu escudeiro Jerôme Valcke, secretário-geral da Fifa, não têm do que reclamar. Ao menos financeiramente. As críticas aos atrasos nas obras dos estádios, como a que acontecem no Itaquerão, em São Paulo, à situação geral nos aeroportos e ao discutível legado de mobilidade tendem a prosseguir, até o jogo inaugural entre Brasil e Croácia. Mas eles perderam quaisquer argumentos para reclamarem do sucesso comercial do Mundial.
Com as receitas obtidas no ano passado, a Fifa informou um lucro de US$ 72 milhões, inferior aos US$ 89 milhões de 2011. Não dá, porém, para atribuir o lucro menor à receita, que foi maior e promete avançar ainda mais em pleno ano da chamada, pela presidente Dilma Rousseff, Copa das Copas.

►CAXIAS VAI GANHAR PISCINA OLÍMPICA 
 Promover a integração social através do esporte e a educação. Estes são alguns dos objetivos para os jovens estudantes que nesta quarta-feira (26) participaram da cerimônia de abertura dos 45º Jogos Estudantis de Duque de Caxias, na Vila Olímpica. A competição organizada pela secretaria municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) envolverá 8 mil alunos de 70 unidades de ensino do município, entre, municipais, estaduais, federais e particulares.
O prefeito Alexandre Cardoso participou da cerimônia de abertura, ao lado do vice-prefeito Laury Villar e do secretário de Esporte e Lazer, Gilberto Silva.
“Nesta quinta-feira (27) estarei em Brasília (DF) para licitar a reforma de todo o complexo da Vila Olímpica, onde teremos a construção da primeira piscina olímpica pública de Duque de Caxias”, destacou o prefeito Alexandre Cardoso.
O pontapé inicial dos Jogos foi com a apresentação do grupo de ginástica rítmica Silvana Gym, do Country Clube de Nova Friburgo, que levou ao delírio os estudantes que lotaram o ginásio esportivo com a apresentação do tema “Esporte Espetacular”, inspirado nas cores da bandeira brasileira. Houve ainda apresentação do grupo de dança caxiense Flash Mob.
Ao longo dos próximos oito meses, estudantes das categorias sub-14 (12 a 14 anos) e sub-17 (15 a 17) estarão se dividindo em nove modalidades esportivas (atletismo, futsal, vôlei, futebol soçaite, xadrez, natação, tênis de mesa e basquete). Haverá disputa em todos os quatro distritos (Vila Olímpica, Jardim Primavera, Pilar, Santa Cruz da Serra, Imbariê e Xerém). As finais acontecerão na Vila Olímpica.
“O prefeito Alexandre Cardoso apoia o esporte em nossa cidade porque tem a sensibilidade em entender o esporte como profilaxia para uma boa saúde. Ele é um grande incentivador da prática esportiva e fez questão que os jogos fossem estendidos aos quatros distritos de Caxias oportunizando a todos os jovens da cidade”, afirmou o secretário de Esporte e Lazer, Gilberto Silva. (Foto: Letícia Passowski)

►CRESCE A OFERTA DE EMPREGOS EM CAXIAS
Duque de Caxias vive uma fase de transformação com a chegada de novos investimentos de empresas nacionais e multinacionais. Um dos principais resultados disso é o impacto direto na geração de empregos para cidade. Somente nos três primeiros meses de 2014, a secretaria municipal de Trabalho, Emprego e Renda recebeu mais de 2 mil ofertas de vagas. 
Segundo o secretário Ezequiel Lourenço, a prioridade para o preenchimento das vagas sempre é de moradores do município.
Além das ofertas de empregos, a chegada de novas empresas gera uma busca da população pela qualificação profissional. Pensando nisso, a secretaria de Trabalho, Emprego e Renda busca a disponibilidade junto ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) de 15 mil vagas para cursos profissionalizantes para este ano.
“Toda semana empresas instaladas ou que estão se instalando na cidade procuram a secretaria com vagas para população. Essa é a oportunidade que o morador tem de trabalhar perto de casa”, destacou.
Durante discurso na inauguração do Centro de Distribuição e Logística da ArcelorMittal, Alexandre Cardoso frisou a importância do binômio Estado-Empresa e o papel do governo do Estado na manutenção do equilíbrio desta relação. Segundo ele, o governo estadual tem atraído cada vez mais empresas que geram emprego e renda, o que tem beneficiado diretamente o município de Caxias.
A ArcelorMittal é apenas uma das grandes empresas que se instalaram em Duque de Caxias para aproveitar a mobilidade facilitada pelo Arco Metropolitano. A exemplo da siderúrgica, empresas como Coca-Cola e L’Oreal Paris já garantiram seu lugar no caminho do desenvolvimento. Outras como Rolls-Royce, Forjaria Galperti do Brasil e Drogaria Venâncio, têm previsão de instalação até o final de 2015.
Com previsão de término para o primeiro semestre deste ano, o Arco Metropolitano cortará oito municípios em seus 146 quilômetros de extensão, interligando importantes rodovias federais e dando acesso ao porto de Itaguaí. (Foto: Letícia Passowski / Divulgação) 



Nenhum comentário: