quinta-feira, 8 de maio de 2014

DEMOLIÇÃO DE 7 CASAS EM XERÉM
MELHORA ACESSO À NOVA PONTE 
A secretaria de Obras demoliu nesta quinta-feira (8) os últimos sete imóveis localizados na Avenida Venância (Estrada de Xerém) que vão facilitar o acesso na nova ponte construída sobre o Rio João Pinto (conhecido também como Capivari), no bairro Café Torrado. Os ex-moradores estão recebendo aluguel social através de parceria da Prefeitura com o governo estadual, até que as indenizações sejam pagas pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Com a demolição das casas e lojas construídas há muitos anos próximas à margem do Rio João Pinto, a prefeitura poderá alargar um dos acessos à ponte por onde circulam diariamente centenas de veículos leves e pesados.
A secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Claudia Peixoto e a diretora do Departamento de Administração e Finanças da SMASDH, Karen Gama informaram que a primeira parcela do aluguel social foi paga com recursos municipais. As próximas parcelas serão depositadas pela Secretaria Estadual de Assistência Social até que as indenizações sejam pagas pelo INEA.
A nova ponte é a maior obras de mobilidade urbana já realizada no quarto distrito e vai ajudar no desenvolvimento daquela região. Com a facilidade de acesso ao interior do distrito, a região, onde se concentram cachoeiras poderá ser explorada nos aspectos turístico e empresarial. Essa obra faz parte do projeto de reurbanização de Xerém e dará melhores condições de vida aos moradores, principalmente das regiões atingidas pelo temporal do início do ano passado.
A demolição dos imóveis foi acompanhada pelo diretor de Obras do quarto distrito, José Vieira Gonçalves Carlinhos e por um engenheiro da secretaria municipal de Obras. Um morador da região que atravessa a ponte várias vezes ao dia disse que com o alargamento da Avenida Venâncio os motoristas terão mais segurança já que a curva, estreita naquele trecho é muito perigosa, mas com a obra vai melhorar. 

►PERU DISPENSA A CARNE BRASILEIRA
O Peru impôs embargo temporário de 180 dias à carne bovina brasileira devido a um caso de encefalopatia espongiforme bovina, popularmente conhecida como doença da vaca louca, em uma unidade do Frigorífico JBS/Friboi em Mato Grosso. A informação é do Ministério da Agricultura do Brasil. Segundo a pasta, uma missão técnica irá ao Peru na próxima semana para dar explicações sobre o caso. O ministério argumenta que foi feito um trabalho rigoroso pelo sistema de vigilância sanitária e houve comunicação a todos os organismos internacionais.
De acordo com o Ministério da Agricultura, as importações da carne brasileira pelo Peru representam apenas 0,1% das exportações brasileiras, e os itens vendidos ao país são basicamente miúdos.
No último dia 2, o Ministério da Agricultura informou ter recebido do laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) a confirmação da doença, mas ainda falta saber se o é um caso atípico ou um caso clássico. O laboratório, que funciona na Inglaterra, deve encaminhar o diagnóstico amanhã (9), segundo o ministério.
Exames realizados no Laboratório Nacional Agropecuário de Pernambuco concluíram que é um caso atípico, quando a doença surge de forma esporádica e espontânea e não está relacionada à ingestão de alimentos contaminados. O caso clássico, o mais perigoso, envolve contaminação por intoxicação alimentar e, segundo o ministério, não há indícios de que isso tenha ocorrido.
Para confirmar que o caso é atípico, foram identificados 49 animais nascidos um ano antes e um ano depois do registro do caso da vaca louca. Mas as amostras de todos deram negativo para a doença. O resultado faz o ministério acreditar que a vaca contraiu a doença por velhice e não por intoxicação.
Segundo o JBS/Friboi, a carne não chegou a entrar no mercado de consumo. A doença da vaca louca é causada por uma proteína chamada príon, que pode ser transmitida a bovinos e caprinos quando alimentados com ração de farinha contendo carne e ossos de animais contaminados. Além de causar a morte dos animais, a EEB pode infectar seres humanos.
No ano passado, após a confirmação de um caso de doença da vaca louca em um animal morto em 2010 em Sertanópolis (PR), vários países suspenderam a compra da carne brasileira, embora também se tratasse de EEB atípica.
A OIE não alterou a classificação de risco do Brasil para a doença, que continua insignificante. Os países que deixaram de comprar carne foram o Japão, a China, o Peru, o Líbano, a Coreia do Sul, Arábia Saudita, África do Sul, Ilha de Taiwan, a Jordânia e o Chile. (ABr)

►SOBROU PARA A ODEBRECHT
Cerca de 100 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) ocuparam por 15 minutos o hall de entrada do escritório da construtora Odebrecht, na Marginal Pinheiros, na zona oeste da capital paulista. Os militantes do MST saíram em marcha junto com os integrantes do coletivo Resistência Urbana, no Metrô Butantã. Os sem-terra decidiram entrar na sede da empresa e picharam as paredes do prédio. Durante a entrada, os seguranças recuaram, evitando o confronto.
“Odebrecht ganha bilhões com a Copa em cima do sangue de operários e do dinheiro de todos nós”, diz um das faixas do grupo. Em outro cartaz, a foto do diretor-presidente da empresa é divulgada com a frase “Fora, Odebrecht”. Por volta das 11h, o movimento foi encerrado.
Para Kelly Maffort, integrante da direção nacional do MST, um dos impeditivos para a reforma agrária no país é a designação de um orçamento de apenas 0,15% para essa política. “Esse número é extremamente baixo e cai a cada ano, mas o Estado brasileiro tem se dedicado a grandes investimentos em grandes eventos, com a Copa”, declarou. Ela critica também o fato de que os recursos públicos estejam sendo destinados para empresas.
Em relação à Odebrecht, ela destacou que a empresa, embora seja mais conhecida pelos empreendimentos na área de construção civil, também está ligada ao agronegócio por meio da empresa ETH, que atua no setor sucroalcooleiro, como ocorre no Pontal do Paranapanema, extremo oeste do estado. A região é conhecida por conflitos agrários relacionados a grilagem de terra.
A Odebrecht foi a responsável pela construção do Itaquerão, estádio do Corinthians que vai sediar o jogo de abertura da Copa do Mundo em São Paulo.
A Agência Brasil procurou a construtora para que ela pudesse comentar o ato, mas, até o momento da publicação desta matéria, não houve retorno.
Estava previsto para hoje um ato no estádio, durante a visita da presidenta Dilma Rousseff. A atividade, no entanto, foi suspensa, porque, segundo o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), o governo federal se comprometeu a receber o movimento. “A pauta é mudanças no Programa Minha Casa, Minha Vida, medidas de prevenção de despejo forçado no país e uma nova lei do inquilinato”, enumerou Guilherme Boulos, um dos coordenadores do MTST.

►OITO MIL DEIXARÃO A PETROBRÁS
A Petrobras informou que 8.298 empregados aderiram ao plano de desligamento voluntário. O total de empregados inscritos representa 12,4% do efetivo da companhia, e mais da metade irá se desligar da empresa neste ano. A estatal espera reduzir os custos com pessoal em R$ 13 bilhões até 2018. As despesas com as demissões devem chegar a R$ 2,4 bilhões, mas a empresa espera compensar o gasto em nove meses após a saída dos funcionários.
Aprovado pela Diretoria Executiva da Petrobras, o programa de demissões buscou os empregados aposentados pelo Instituto Nacional do Seguro Social que continuam trabalhando e os que têm tempo e idade para se aposentar, mas ainda não deram entrada no processo de aposentadoria. Buscou também os que podem se desligar da companhia a qualquer momento, por terem idade igual ou superior a 55 anos até o dia 31 de março, quando terminou o prazo de adesão.

►MPRJ COBRA ABRIGO PARA IDOSOS EM MERITI
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Promotoria de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa Portadora de Deficiência do Núcleo de Duque de Caxias, ajuizou ação civil pública (ACP) contra o município de São João de Meriti. A peça requer que a Prefeitura seja condenada a arcar com os custos da construção de um abrigo para o acolhimento de idosos em situação de risco, inclusive aqueles identificados como oriundos da “população de rua”.
O Município deverá, ainda, formular e executar políticas sociais públicas voltadas para o atendimento ao público idoso, bem como inserir a previsão de gastos no orçamento municipal já para o ano de 2015, já incluindo equipe técnica e equipamentos necessários para o funcionamento da unidade. A ACP pede a cominação de multa diária, em caso de descumprimento das obrigações de fazer que sejam deferidas pelo Poder Judiciário, no valor correspondente a 20 salários mínimos nacionais, a ser revertida ao Fundo Municipal do Idoso – ou, no caso da inexistência deste, ao Fundo Municipal de Assistência Social, ficando a verba vinculada à criação e manutenção de uma instituição de longa Permanência para idosos (abrigo público), dirigida àqueles em situações de risco físico ou social, nas quais se inclui a população de rua.

►VACINAÇÃO EM CAXIAS FOI PRORROGADA
Os caxienses que ainda não tiveram a oportunidade de se vacinar contra a gripe ganharam mais dez dias na campanha nacional “Dia D Contra a Gripe”. A campanha realizada em parceria com o Ministério da Saúde, desde o dia 22 de abril, terminaria inicialmente nesta sexta-feira (09/05), mas a Secretaria de Saúde de Duque de Caxias prorrogou até o próximo dia 19 de maio. Todas as unidades de saúde do município estão à disposição da população para a vacinação.
Podem vacinar gratuitamente, crianças entre seis meses e cinco anos incompletos, idosos a partir de 60 anos, trabalhadores indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias pós-parto, população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, ou com outras condições clínicas especiais.
A expectativa da Coordenadoria Municipal de Imunização é vacinar cerca de 147 mil caxienses contra a gripe durante a campanha nacional atingindo uma cobertura de 80% da demanda do município.
Confira a lista completa das unidades de saúde no site da Prefeitura de Duque de Caxias. (www.duquedecaxias.rj.gov.br).

►CRAS LEVA CIDADANIA PARA MORADOR DE XERÉM
Inaugurado em abril, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Xerém completou um mês, com números que mostram a importância do equipamento para os moradores da região. Somente nesse período, funcionando de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, o posto realizou mais de 1500 atendimentos, entre emissão de carteira de trabalho, encaminhamento para identificação civil e demais setores de política pública de assistência social, isenção cartorária, 2ª via de documentação e palestras.
“Esse grande número de atendimentos é resultado de um trabalho realizado pela secretaria desde o início do governo. Com um ano e meio, conseguimos implantar o CRAS de Xerém que era para ser construído em 2007. O equipamento traz cidadania facilitando a vida de quem mora no quarto distrito e que para ter acesso aos serviços oferecidos aqui precisa se deslocar até o centro de Caxias. Essa é uma vitória para população de Xerém”, destacou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Claudia Peixoto.
A fim de oferecer um atendimento mais ágil e eficiente, a secretária anunciou que já conseguiu autorização para instalação do link do DETRAN no CRAS, tornando possível a emissão dos documentos civis no próprio local. Atualmente, o serviço é limitado a 70 pessoas por semana, com um ônibus da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos realizando o transporte dos usuários até o Centro de Caxias duas vezes por semana.
A coordenadora Elmice Benvindo explica que o CRAS de Xerém é uma unidade de acesso a direitos com o objetivo de identificar e trabalhar com famílias em vulnerabilidade e risco social. “O CRAS não serve apenas para realizar a inscrição para o Bolsa Família ou Minha Casa Minha Vida. Temos diversos serviços que as vezes são desconhecidos pela população. Por isso, não ficamos condicionados somente aqui na unidade. Nossas assistentes sociais percorrem outros núcleos para falar sobre os atendimentos, palestras, profissionais que aqui trabalham”
Segundo a coordenadora, o equipamento é o único que trabalha com o Projeto de Atendimento Integral à Família (PAIF), voltado para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através do trabalho de proteção, prevenção e pro atividade em relação aos direitos da família. Exemplo disso o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos realizado com idosos e que deverá ser estendido às crianças, adolescentes e mulheres.
Frequentadora assídua da unidade do CRAS em Xerém, Alcione de Jesus Manhães, de 37 anos, conta os dias para poder se casar no cartório. Nesta quarta-feira (7), ela foi buscar a isenção para certidão de casamento e elogiou o serviço prestado. “Faltava um equipamento que desse acesso a todos esses serviços para população de Xerém. Sempre que vejo alguém precisando de alguma documentação recomendo que procure o CRAS. Essa é a alternativa para muita gente necessitada da região”, afirmou a dona de casa, que aproveitou também para agendar a 2ª via da carteira de identidade. 

Nenhum comentário: