domingo, 24 de agosto de 2014

PREFEITO ENTREGA OBRAS E CONFIRMA
REABERTURA DE HOSPITAL NO SÁBADO 
Os moradores do bairro Centenário, em Duque de Caxias, receberam sábado (23), o maior pacote de obras na história da localidade. A série de inaugurações feitas pelo prefeito Alexandre Cardoso, fazem parte das comemorações da Semana do Patrono do município, o duque de Caxias. Na sua fala aos moradores, o prefeito lembrou a importância de se recuperar a imagem da cidade mostrando ao cidadão os serviços que são feitos pela prefeitura. Durante a cerimônia, o prefeito convidou os moradores dos bairros Centenário, Parque Lafaiete e Senhor do Bonfim para a reinauguração (parcial) do Hospital Duque de Caxias no próximo sábado (30)
“Temos que recuperar a dignidade do poder público e dos políticos. Nossa administração trabalha com transparência. Estamos trazendo para o Centenário o maior pacote de obras que esta região já recebeu do poder público. Sabemos que há muito o que fazer no município, no entanto, não será em um ano e oito meses de governo que iremos solucionar os problemas de oito, dez anos” disse o prefeito Alexandre Cardoso, que estava acompanhado do vice –prefeito Laury Villar.
A primeira obra inaugurada foi na Rua Joá, onde no final da via havia uma lixeira. No local, foi construída uma praça. “Ficou ótimo. Moro aqui há mais de 30 anos e não tinha mais esperança de ver o fim desta lixeira. Estou feliz por esta obra”, disse a aposentada Maria da Conceição Cunha Lima.
No Morro do Sapo, a prefeitura entregou a creche municipal Abne Marques de Abreu. Também as ruas no entorno foram recapeadas.  A escola passou por uma reforma completa, passando a oferecer melhores condições para alunos e professores. Emocionada, a diretora Eliane Margarida Medeiros, disse ser um momento importante para professores, pais e alunos. “Chegamos juntos nesta creche, em 2008.Agora temos uma escola que deixa feliz a todos, tanto a equipe de professores, mas principalmente a comunidade”, garantiu.
O prefeito e a comitiva formada por secretários municipais, vereadores, o comandante do 15º BPM (Duque de Caxias), tenente-coronel Ranulpho Brandão e do comandante da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), da Mangueirinha, capitão Bruno Leite, percorreu várias ruas da região que receberam novo piso de asfalto e diversas melhorias, como limpeza de galerias, poda de árvores entre outros serviços.
A última etapa de inaugurações ocorreu no campo do Tricolor. O complexo esportivo é um dos mais tradicionais do município e há vários anos não passava por uma obra tão abrangente. O campo conta com nova grama sintética, alambrado e iluminação novos, área coberta para os jogadores reservas, novos vestiários. Também o entorno foi beneficiado com a criação de um área de lazer para crianças, mesas de jogos, equipamentos de ginástica e um quiosque para os idosos.
No local, a prefeitura instalou várias tendas, como a Ouvidoria, Educação, Defesa Civil. Os moradores também puderam participar das várias oficinas e atividades programadas pela equipe da secretaria de Esporte e Lazer.
Antes de inaugurar o campo, Alexandre Cardoso falou sobre o trabalho feito naquela localidade e o apoio que tem recebido do Legislativo municipal em suas ações.” Para realizar estas obras contamos com a atuação de todas as secretarias municipais mas é preciso falar do apoio que a Câmara de Vereadores tem dado aos nossos projetos, que tem como objetivo mudar Duque de Caxias. Sabemos que ainda há o que fazer e temos nos empenhado para isso”, disse
“No dia 30 estaremos cumprindo uma promessa que fiz durante a campanha vitoriosa de 2012: reabrir o Hospital Duque de Caixas. No sábado, (30) entregaremos a primeira etapa do Hospital Duque e gostaria que todos fossem até lá para um grande abraço neste hospital que não deveria ter sido fechado nunca. Entregaremos uma parte agora e a última etapa em janeiro. Quero que a saúde de Caxias seja referência. Vamos inaugurar ainda a Unidade de Pronto- Atendimento (UPA), ao lado do Hospital Moacyr do Carmo”, finalizou o prefeito Alexandre Cardoso. (Foto: Rafael Barreto)

►PORTA DE SAÍDA PARA O BOLSA FAMÍLIA
O candidato à Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves, afirmou, nesta sexta-feira (22), no Rio de Janeiro, que vai estimular a qualificação dos beneficiários do Bolsa Família, como porta de saída do programa, a exemplo do que é feito pela Faetec em Duque de Caxias. A renda adicional atenderá às famílias com filhos com desempenho escolar acima da média ou cujo chefe de família ingressar em cursos profissionalizantes, por exemplo.
"Vamos estimular essas pessoas a se qualificarem. Vamos ser proativos nisso, porque o governo do PT se contenta com a administração da pobreza. Eu quero trabalhar para a superação da pobreza", ressaltou Aécio.
O candidato à Presidência também reafirmou o compromisso de criar o Família Brasileira, programa que, além de garantir o pagamento do Bolsa Família, buscará por fim a necessidades básicas de famílias de baixa renda, como a ausência de saneamento, atendimento em saúde e acompanhamento social.
O acesso a esses serviços classificará as famílias em cinco níveis de situação de pobreza, nos quais o nível cinco significa as maiores privações. O governo trabalhará para que as famílias subam de nível anualmente, eliminando gradativamente suas dificuldades.
"Vamos ter um questionário que (os beneficiários) vão responder objetivamente. Vamos definir ali de 20 a 30 carências especificas. Tem banheiro em casa? Tem um membro da família no sistema prisional, um menor infrator na família? Adultos sem qualificação para o mercado do trabalho, uma pessoa com deficiência, uma jovem adolescente grávida sem pré-natal? Carências objetivas. O Bolsa Família, as pessoas continuam recebendo, mas vamos ter outras ações. Não vamos aceitar passivamente que [o governo], dando o cartão do Bolsa Família, coloque na sua estatística que essa pessoa não é mais carente", disse Aécio.
Aécio reiterou ainda a decisão de transformar o Bolsa Família numa política de Estado. "O programa vai continuar e vou transformá-lo em política de Estado para acabar com esse terrorismo eleitoral perverso que o PT faz não contra nós, faz contra o beneficiário do Bolsa Família, que fica assustado em toda a véspera de eleição", afirmou.

►AÉCIO MANTEM FOCO NA PETROBRÁS
Aécio Neves defendeu na sexta-feira (22) em sua passagem pelo Rio de Janeiro, a investigação de denúncias sobre dirigentes e ex dirigentes da Petrobras, inclusive a presidente da estatal, Graça Foster, que se desfizeram de patrimônio pessoal durante a investigação de irregularidades, mas se recusou a fazer prejulgamentos.
"O que me preocupa é a forma com que o governo trata essas questões. Não me parece adequada a forma como o advogado-geral da União se manifesta junto ao TCU [Tribunal de Contas da União] para impedir uma decisão que tem que ser tomada com isenção. O TCU não é órgão subordinado ao Poder Executivo, é órgão assessor do Poder Legislativo. O que percebo é que de novo há um governo à beira de um ataque de nervos pelas possíveis consequências de uma decisão do TCU", completou Aécio.

►MARINA DEFINE OS DONOS DO PODER
A nova candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, afirmou na sexta-feira (22) que terá apenas um mandato de quatro anos se for eleita e disse que um presidente da República não deve ser tratado "como propriedade de um partido".
A ex-senadora, que assumiu a cabeça da chapa presidencial do partido após a morte de Eduardo Campos em um acidente aéreo, se declarou contra a reeleição e voltou a assegurar que o programa de governo será baseado no que já havia sido acertado com Campos.
"O meu mandato será um mandato de apenas quatro anos. O que eu quero é ajudar a renovar a política, que o Estado brasileiro seja colocado a serviço dos brasileiros", disse ela a jornalistas, após reunião com a equipe que elabora o programa de governo da coligação.
Marina reiterou seu compromisso com o tripé macroeconômico e prometeu "eficiência fiscal".
"Obviamente nós temos o compromisso com o tripé da política macroeconômica e uma das coisas que é fundamental para que ele funcione, além da questão do controle da inflação, da meta de inflação, é termos eficiência e responsabilidade fiscal", disse a candidata a jornalistas.
O chamado tripé macroeconômico é formado pelo regime de metas de inflação, câmbio flutuante e responsabilidade fiscal.
O economista Eduardo Giannetti, um dos assessores mais próximos de Marina, disse que detalhes das propostas econômicas da candidata do PSB serão divulgados junto com o programa de governo que será anunciado na próxima sexta-feira, em São Paulo.
Já o ex-deputado Maurício Rands, um dos coordenadores do programa, disse que o programa econômico de Marina não terá "heterodoxias" e afirmou que a ideia é delinear uma política econômica clara, que traga de volta credibilidade ao país, de modo a que o Brasil retome uma trajetória de crescimento a partir do segundo semestre de 2015.
"Teremos uma obsessão pela produtividade", garantiu.
O ex-deputado afirmou ainda que outros conselheiros econômicos serão integrados à campanha, além de Giannetti e dos economistas André Lara Resende e Alexandre Rands, que assessoram a candidata atualmente.

►DILMA NO SUL: É PRECISO AVANÇAR NA SAÚDE
Durante encontro com prefeitos gaúchos, a candidata à reeleição pelo PT, Dilma Rousseff, disse neste sábado (23) que é preciso avançar na área de saúde pública. Segundo a candidata, ações do governo federal, como o Programa Mais Médicos, conseguiram resolver problemas do atendimento básico, mas ainda falta melhorar o atendimento especializado.
“Nós ainda temos de dar muitos passos na questão da saúde para criar um sistema de saúde de qualidade. Temos de enfrentar o problema do acesso às especialidades, ao médico do coração, do pulmão, ao endocrinologista”, disse Dilma. “Temos de resolver um problema grave quando as pessoas precisam ter acesso a isso [especialistas] e a exames laboratoriais,” completou.
Segundo a candidata, apesar de o atendimento básico resolver “80% dos problemas de saúde”, é preciso ainda enfrentar outras questões como “a gestão, a construção e o atendimento hospitalar no nosso país”.
Durante o encontro, Dilma destacou que o sucesso de programas sociais como o Bolsa Família só foi possível graças à parceria entre o governo federal e prefeituras. A candidata disse que as administrações municipais ajudam a fiscalizar as condicionalidades do programa como a frequência escolar e a caderneta de vacinação das crianças.
“Em 2003, foi o governo Lula que abriu o diálogo com os prefeitos, eleitos pelo povo, e isso nos iguala e nos irmana. Essa relação republicana se tornou respeitosa, solidária, útil e efetiva para população do nosso país. Essa parceria se tornou a base do sucesso do Bolsa Família, reconhecido pela ONU e outros países em busca de tecnologia social”, afirmou.
Dilma disse ainda que os investimentos em obras de infraestrutura vão fazer com que o país viva um novo ciclo de crescimento econômico. Ela também voltou a afirmar que o Brasil passou pela crise financeira mundial sem desemprego e sem aumentar tarifas. “Nós, estamos, proporcionalmente entre os que mais empregaram no mundo,” declarou. “Nós vamos ter um novo ciclo de crescimento sim. Este ciclo foi plantado agora,” finalizou.
A candidata destacou obras como a Ferrovia Norte-Sul, prometendo expandi-la até o Rio Grande do Sul. Dilma disse ainda que gostaria de inaugurar o metrô de Porto Alegre e outras obras no estado, como a nova ponte do Rio Guaíba e o polo naval. “Quero estar aqui para ver o metrô de Porto Alegre funcionando, a ponte do Guaíba, o polo naval, os estaleiro no porto de Rio Grande, São José do Norte e de Charqueadas,” destacou Dilma que, após o ato, visitou trecho da BR-448, construído em seu governo, onde gravou imagens para a propaganda eleitoral. (Com Agência Brasil)

►JUSTIÇA DESFALCA FROTA DE GAROTINHO
Uma equipe de fiscalização da propaganda apreendeu, na tarde de quinta-feira (21), nove carros de som que circulavam a menos de 200 metros de escolas no centro do município e nos bairros de Nova Piam e Wona, em Belford Roxo, Baixada Fluminense, descumprindo a lei eleitoral.
Os veículos, que foram levados par o  depósito público municipal, divulgavam jingles dos candidatos Carlos Castilho (PSDC), Washington Reis (PMDB), Anjinho (PRP), Rosenverg Reis (PMDB), Pezão (PMDB), Marcelo Matos (PDT), Edmilson Valentim (PC do B), Beto Almada (PR), Anthony Garotinho (PR), Waguinho (PMDB), Eduardo Cunha (PMDB), Luiz Martins (PDT), Geraldo Moreira (PTN) e Luciana Novaes (PT).
A operação, com oito fiscais do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, foi realizada em conjunto com a Polícia de Trânsito (APTran) do 39ª Batalhão de Belford Roxo. Além da apreensão do veículo, a irregularidade está sujeita à cassação do registro ou diploma e declaração de inelegibilidade. O relatório da operação, após ser concluído, será encaminhado ao Ministério Público Eleitoral.

Na sexta-feira (22), fiscais do Tribunal Regional Eleitoral lacraram um galpão em São Cristóvão, na zona Norte, que armazenava propaganda irregular do candidato ao governo e deputado federal Anthony Garotinho (PR) e de outros candidatos do partido. Determinada pela coordenadora estadual da fiscalização, juíza Daniela Assumpção de Souza, a operação apreendeu placas com tiragem declarada inferior à quantidade encontrada, faixas em tamanho superior aos 4m² permitidos, seis computadores e documentos contábeis. Localizado na Rua Bela, 434, o galpão serviria para armazenar produtos da loja virtual "Palavra de Paz" e, segundo o responsável, foi cedido para guardar e distribuir material de campanha de Garotinho.
O Ministério Público Eleitoral receberá o relatório dos fiscais para ajuizar as ações cabíveis. Uma das placas de Garotinho, com o candidato a deputado estadual Fabiano Novaes (PR), declarava a tiragem de 150 unidades, mas havia pelo menos 400 unidades do material. Panfletos da candidata a deputada federal Clarissa Garotinho (PR) declaravam a tiragem de 25 mil exemplares, embora estivessem em dezenas de caixas com 2.800 unidades cada. Foram encontrados também agendas, livros infantis, chinelos e outros produtos com o logotipo da loja Palavra de Paz, empresa com participação societária de Garotinho — como consta em sua declaração de bens —, além de três carros de som com propaganda dele.
  
►DESFILE ENCERRA SEMANA DE CAXIAS
O desfile cívico-militar na manhã deste domingo (24/08), na Avenida Governador Leonel de Moura Brizola (antiga Presidente Kennedy), em frente à Praça do Pacificador encerrou a parte cívica das comemorações do aniversário de nascimento (25 de agosto de 1803) do Patrono do Exército, marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o duque de Caxias. O prefeito Alexandre Cardoso, o vice-prefeito Laury Villar, a primeira-dama e secretária de Ações Institucionais e Comunicação, Tatyane Lima, assistiram ao desfile em companhia de autoridades civis e militares. Nas arquibancadas e ao longo da principal avenida da cidade, centenas de moradores acompanharam a passagem dos grupamentos militares e estudantis, da Guarda Municipal, da Defesa Civil e de voluntários.  As comemorações encerram nesta terça-feira (26-8), no Museu Histórico, na Taquara, no terceiro distrito, acontece solenidade às 10h.  
O prefeito Alexandre Cardoso abriu o desfile em companhia do tenente-coronel Rodrigo Valim Barros, passando em revista as tropas. Antes, ele exaltou à figura do grande militar que nasceu na Fazenda São Paulo, na Taquara, local onde hoje está localizado o Museu Duque de Caxias.” Estamos resgatando o civismo e o amor à pátria”, disse o prefeito que convidou também a população para inauguração da primeira fase do Hospital Duque, no sábado, dia 30, às 10h.                    
Da parte militar do desfile participaram grupamentos de Fuzileiros Navais, do Exército, representado pelo 57º Regimento Escola de Infantaria (REI), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e da Força Armada Interamericana – FAIBRÁS, que colaborou na restauração da normalidade na República Dominicana em 1965. Também desfilaram membros da Guarda Municipal, da Defesa Civil junto com voluntários do Processo APPEL e do corpo de Bombeiros Civis Voluntário, Desbravadores, além de membros e assistidos pela Fundação de Desenvolvimento tecnológico de Políticas Sociais de Duque de Caxias – FUNDEC e da Associação Pestalozzi do município.
A parte estudantil do desfile contou com a participação de escolas das redes municipal, estadual e particular e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência –PROERD, representado pela Escola Municipal Lions. Da rede municipal desfilaram as escolas: Professora Olga Teixeira de Oliveira, Professor Romeu Menezes, professora Zilla Junger da Silva e Expedicionário Aquino de Araújo.
O Ciep 098 Hilda do Carmo, o Centro Integrado de Ensino (CIDE), o Colégio Pedro II, o CE Vinícius de Moraes, o Instituto de Educação Governador Roberto Silveira, o Centro Educacional Silva Tavares e o Educandário Cruzeiro do Sul representaram as redes federal, estadual e particular de ensino.
A Semana de Caxias foi iniciada no dia 17 com corrida e caminhada com saída e chegada à Praça do Pacificador que recebeu também exposição do Exército. Durante a semana outros três desfiles cívicos aconteceram nos bairros Jardim Primavera, Santa Cruz da Serra e Imbariê, reunindo milhares de estudantes das redes pública e particular. No sábado uma grande caminhada de inaugurações com saída do bairro Centenário, onde foram inaugurados o novo Campo do Tricolor e a creche Abne Marques de Abreu. O prefeito Alexandre Cardoso percorreu junto com secretários municipais as obras realizadas nos bairros Periquito e Olavo Bilac. (Fotos: Rafael Barreto)

► SELO DE QUALIDADE PARA A AGRICULTURA
 O prefeito, Alexandre Cardoso participou sexta-feira (22), do lançamento do Selo de Inspeção Municipal (SIM), em solenidade na Biblioteca Governador Leonel Brizola, no centro. O certificado irá beneficiar os produtores rurais do município, por garantir a qualidade do produto por eles comercializado.
 O evento que teve a presença dos secretários municipais Luiz Vergara (Meio Ambiente) e Paulo Cesar Oliveira (Desenvolvimento Econômico), e de representantes dos produtores e do Movimento dos Sem Terra (MST).
Segundo o prefeito, a agricultura familiar em Caxias vem recebendo atenção do governo. “Vamos fazer um levantamento sobre a realidade dos nossos agricultores, quantos são e suas dificuldades. É importante frisar que valorizamos estes produtores, mas, entretanto, não será de uma hora para outra que resolveremos todos os problemas. Mas creio que podemos avançar a partir deste levantamento”, revelou.
O secretário de Meio Ambiente revelou que a prefeitura já conseguiu um volume de terra de qualidade para melhorar as estradas vicinais. “Estamos avançando no atendimento aos nossos produtores rurais. O SIM permitirá que possam vender sua produção para mercados e até para a merenda escolar” (Foto: Ralff Santos)

►CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL 
Adicionar legenda
A prefeitura entregou nesta sexta-feira (22), na Praça do Pacificador, no centro, as primeiras carteiras de trabalho digital. Duque de Caxias é a pioneira na Baixada Fluminense na emissão do documento que irá substituir as carteiras tradicionais.  A emissão da carteira vem sendo realizada desde 23 de julho, quando o ônibus da Fundec esteve na Mangueirinha atendendo os moradores daquela localidade.
O prefeito Alexandre Cardoso, acompanhado do vice Laury Villar e do secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Ezequiel Lourenço, entregou as primeiras carteiras, como a da estudante Vitória Souza Queiroz, 18 anos, que precisava do documento para conseguir o estágio na Petrobras.
“Foi muito fácil conseguir a nova carteira. Agora posso me cadastrar ao estágio na Petrobras”, contou.
Segundo o prefeito, esta é uma iniciativa importante e que tem facilitado a vida do trabalhador do município. “Estamos levando a todos os bairros de Caxias o ônibus da Fundec, para que as pessoas não precisem sair do bairro para obter o documento”, disse o prefeito.
Junto com a entrega das carteiras os frequentadores da Praça do Pacificador, a secretaria de Trabalho, Emprego e Renda levou o ônibus da Fundec para fazer a emissão de mais carteiras de trabalho digital.
(Foto: Rafael Barreto)

►DESFILE CÍVICO DE VOLTA A IMBARIÊ
Depois de cinco anos os moradores de Imbariê, terceiro distrito de Duque de Caxias, receberam de volta o desfile escolar do 25 de agosto em comemoração da Semana do Patrono da cidade, com a apresentação de grupamentos da Guarda Municipal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Voluntários e escolas das redes municipal, estadual e particular.
A solenidade foi aberta pelo prefeito Alexandre Cardoso, que lembrou a promessa feita em 2013 a um grupo de moradores de Imbariê. “Temos orgulho de realizar este desfile e atender ao anseio das pessoas que esperaram tantos anos por isso”, comentou.
Durante a solenidade o prefeito anunciou, ao lado do comandante do 15º BPM, tenente- coronel Ranulpho Brandão que as localidades de Santa Lúcia e Rodrigues Alves, entre outras, irão continuar ocupadas até o início de 2015. “Decidimos com o prefeito Alexandre Cardoso manter a ocupação daquela área até o próximo ano. A prefeitura levará serviços aos moradores destas localidades”, garantiu o coronel Brandão.
A supervisora de ensino Ana Maria Malinosky contou que o clima entre pais, alunos, e professores das escolas da região era de muita ansiedade. Afinal, foram cinco anos sem o bairro participar da comemoração do patrono do município. “Na escola onde minha filha é diretora - Escola Municipal Cecília Meirelles - todos estavam empolgados com a chance de participar do evento cívico”, disse.
Participaram do desfile as escolas Carlos Drummond de Andrade; Capitão Fuzileiro Naval Eduardo Gomes; Paulo Rodrigues Pereira; Marechal Floriano Peixoto; Professora Carmen Correa C. Reis; General Mourão Filho; Ciep Municipalizado 319- Oduvaldo Viana Filho; Colégio Estadual Fernando Figueiredo; Centro Educacional Ana Luzia e Ciep 171- José Américo Pessanha. (Fotos: Ralff Santos) 

Nenhum comentário: