quarta-feira, 22 de outubro de 2014

EXONERAÇÃO DE “PERSONAL TRAINER” 
NÃO ENCERRA ESCÂNDALO NO TCE 
O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) exonerou nesta terça-feira (21) do quadro de funcionários da entidade a professora de educação física Alessandra Pereira Evangelista. De acordo com denúncia publicada pelo jornal O Dia, Alessandra era lotada no gabinete do conselheiro Júlio Lambertson Rabello, mas atendia, como “personal trainer”, o conselheiro e sua esposa, indo diariamente, sempre pela manhã, na casa do casal Rabello, ficando com as tardes livres para atender outros clientes.
A suposta funcionária, de acordo com o site do órgão criado pela Assembleia Legislativa para fiscalizar p governador e os prefeitos de 92 dos 93 municípios do Estado do Rio, tinha ganhos mensais de R$ 9.547,68.
Alessandra ganhou o cargo em comissão, sem concurso e de livre nomeação do presidente do TCE, conselheiro Júlio Lopes, de assistente CCDAL5 – segundo o texto da reportagem e o texto do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro do dia 21 de maio de 2010. A assessoria de imprensa do TCE-RJ ainda não se pronunciou sobre o caso, mas o presidente do TCE          , Julho Lopes, afirmou à imprensa que o órgão não tem poderes para investigar atuação dos conselheiros, que seria responsabilidade do Ministério Público estadual, já que os conselheiros dos Tribunais de Conas tem foro privilegiado.
Para especialistas, no entanto, o TCE, além da demissão, deve instaurar processo para obrigar a servidora a devolver os cerca de R$ 500 mil que recebeu indevidamente a título de salário desde a sua nomeação. Em maio de 2010.

►PF SUSPENDE GREVE CONTRA MP
Policiais federais suspenderam a paralisação prevista para começar nesta quarta-feira (22) em protesto contra a Medida Provisória 657, que estabelece benefícios para os delegados. Ontem (21), agentes do Rio, Brasília e Minas Gerais, realizaram atos para anunciar a paralisação de 72 horas que iria durar até sexta-feira (24). No Rio, cerca de 100 policiais fizeram uma manifestação no centro da capital fluminense, antes da reunião com o governo federal.
A greve foi suspensa pela Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), após reunião com o ministro interino da Casa Civil, Valdir Simão, e o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, que se comprometeram a solucionar a crise que se arrasta há anos na Polícia Federal.
Para o presidente do Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro (SSDPF/RJ), André Vaz de Mello, "a Fenapef entendeu mais uma vez que é preciso dar um voto de confiança ao governo". "Vamos acompanhar os desdobramentos para avaliar o melhor a fazer não só para a categoria, como para a população que, como nós, precisa e merece a reestruturação da segurança pública já", relatou.
De acordo com o sindicato, para os escrivães e papiloscopistas e para os peritos criminais, que também estiveram presentes no ato, a medida provisória é um retrocesso na estrutura da Polícia Federal e mais uma ameaça à reestruturação da segurança pública, uma das principais bandeiras de luta dos agentes federais.
A Agência Brasil entrou em contato com a Polícia Federal em Brasília e foi informada que a instituição não vai se pronunciar sobre a decisão nem sobre a reunião desta terça-feira (21). (Com Agência Brasil)

►OAB TEM PROJETO CONTRA A CORRUPÇÃO
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Coelho, entregou nesta terça (21) um documento intitulado Plano de Combate à Corrupção aos coordenadores das campanhas presidenciais de Aécio Neves (PSDB), Antônio Anastasia, e de Dilma Rousseff (PT), Aloizio Mercadante. Os dois participaram de um debate durante a 22ª Conferência Nacional dos Advogados, no Rio de Janeiro.
Coelho defendeu que o país precisa urgentemente de uma reforma política, como forma de acabar com o que considera a gênese da corrupção no sistema político, que são as campanhas eleitorais feitas à base de altas somas de dinheiro.
"A cada eleição, os escândalos se sucedem, mudando de nomes, mas têm a mesma genealogia. A campanha eleitoral acaba sendo o germe da corrupção administrativa. É feita a corrupção para financiar as campanhas eleitorais e as campanhas costumam gerar compromissos indevidos, que geram corrupção na administração pública. É preciso uma reforma política que venha pôr fim a esse ciclo vicioso em nosso país", disse.
Indagados sobre o assunto, durante o debate, Mercadante e Anastasia concordaram com a necessidade da reforma política. O petista defendeu o fim das contribuições de empresas e propôs o financiamento público das campanhas. “Eu considero esta reforma como a mãe de todas as reformas, se nós quisermos, efetivamente, combater a corrupção neste país e acabar com a impunidade. A prevenção [à corrupção] está na reforma política. E não adianta falar nisso sem tocar o dedo na ferida, que é acabar com a contribuição empresarial e o poder econômico nas eleições. Nós temos que reduzir os custos das campanhas. Fazer uma reforma política que a contribuição seja do cidadão. E que se crie um financiamento público e isonômico para qualquer um”, disse Mercadante.
Anastasia também defendeu a reforma política com objetivo de se combater a corrupção, mas ressaltou que é preciso iniciativa e liderança do Executivo para votar e aprovar a matéria no Congresso. “Tem razão o ministro Mercadante. É a mãe de todas as reformas. É sentimento de toda a classe política essa necessidade. Mas, para fazê-la, nós temos que ter liderança. Em um modelo presidencialista de coalização, em que o governo tem tanta força, é a liderança do Poder Executivo que estabelece as pautas prioritárias. Essa reforma dependerá de uma liderança robusta e firme do presidente da República, que irá discutir com os parlamentares qual é a reforma política mais adequada, o tipo de voto e o tipo de financiamento”, disse o tucano.
Plano de Combate à Corrupção encaminhado pela OAB tem 17 pontos, entre os quais a regulamentação da Lei 12.846/2013, denominada Lei Anticorrupção, que pune as empresas corruptoras; o fim do investimento empresarial de candidatos e partidos políticos; a criminalização do chamado caixa 2 de campanha eleitoral, fixando pena de 2 a 5 anos de reclusão, e a aplicação da Lei Complementar 135, denominada a Lei da Ficha Limpa, para todos os cargos do Executivo. (Com Agência Brasil)

►AÉCIO CONFIANTE NA VITÓRIA
O presidenciável Aécio Neves (PSDB) rebateu nesta terça-feira (21) os dados da pesquisa Datafolha divulgada na véspera (20) que mostrou a presidente Dilma Rousseff (PT) à frente na disputa eleitoral. Ele disse que os institutos de pesquisa "devem uma explicação aos brasileiros" pelos "erros grosseiros" que vêm cometendo.
"Se eu me abalasse por pesquisas, não teria tido o resultado que tive no primeiro turno", afirmou, em entrevista em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.
Para Aécio, não houve queda em suas intenções de voto. "Não posso considerar queda uma candidatura que teve 30 e poucos pontos no primeiro turno e depois aparece com 50", disse. "A nossa candidatura foi a que mais cresceu", disse.
O tucano disse que tem pesquisas internas que o colocam "com um margem enorme" à frente de Dilma Rousseff (PT). "Pelo que nós vimos da pesquisa do primeiro turno, o Datafolha está me dando como eleito", ironizou.

►TSE CORTA PROPAGANDA DE DILMA
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu suspender trecho de propaganda de Dilma Rousseff (PT) na qual o ex-presidente Lula chama o candidato Aécio Neves de “filhinho de papai” e questiona onde ele estava enquanto Dilma Rousseff, candidata à Presidência da República, “lutava pela democracia”, na época da ditadura militar. Com a decisão, a coligação de Dilma Rousseff perde um minuto e 50 segundos de sua propaganda. Nesse tempo, será exibido um aviso de que a coligação infringiu a lei eleitoral.
A sustentação da defesa de Aécio Neves (PSDB) alegou que o intuito do adversário foi ofender o peessedebista. “Dizer que um candidato tem comportamento de um ‘filhinho de papai’? Isso é uma ofensa pessoal, com intuito de ridicularizá-lo. Não tem nada de propositivo nisso”. A defesa também esclareceu que na época da ditadura Aécio tinha 10 anos de idade e que, portanto, não caberia uma insinuação de que ele não lutaria pelo país.
A decisão foi unânime. Em seu voto, o ministro João Otávio de Noronha criticou o tom da campanha. “É uma campanha destrutiva da imagem, do caráter. Isso não podemos permitir”. O pedido da defesa é pela perda do tempo na propaganda desta quarta (22).
No dia 16, o ministro Dias Toffoli advertiu que a estava sendo criada, a partir da decisão de suspender um programa de rádio de Dilma Rousseff, uma jurisprudência para a questão e que as campanhas políticas deveriam ser “programáticas e propositivas”, e não baseadas em ataques entre os candidatos.
Após o entendimento do tribunal, propagandas de Aécio e Dilma Rousseff foram suspensas liminarmente e ambos candidatos perderam tempo de exibição no rádio e televisão.

►VILA ALIANÇA TERÁ ELEIÇÕES
O presidente do TRE-RJ, Desembargador Bernardo Garcez, submeteu ao Colegiado, na sessão de hoje, a decisão da juíza da 24ª Zona Eleitoral (Bangu) que havia alterado os locais de votação na área da Vila Aliança. O Colegiado, por unanimidade, revogou a decisão da magistrada para, nos termos do artigo 135 e seus parágrafos do Código Eleitoral, manter os mesmos locais de votação para o segundo turno das Eleições Gerais no próximo domingo.
O desembargador Garcez destacou que a prioridade é sempre do eleitor. Daí porque o artigo 135 do Código Eleitoral atribui aos juízes a escolha dos locais de votação com sessenta dias de antecedência. O corregedor regional eleitoral, ao acompanhar o voto do presidente, destacou que a juíza da 24ª Zona Eleitoral está em exercício naquele órgão desde 3 de abril de 2013. "Isso deu-lhe mais de 18 meses para planejar os locais onde instalaria as seções eleitorais", enfatizou o desembargador eleitoral Alexandre Mesquita.

►AÉCIO E A QUESTÃO INDÍGENA
O candidato à Presidência pelo PSDB, Aécio Neves, em campanha em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, onde se encontrou com lideranças locais e concedeu entrevista a jornalistas, em que disse que o governo federal é omisso quanto à questão indígena e que não se deve temer esse debate.
Para o candidato, as comunidades indígenas precisam de apoio social, saúde de qualidade e segurança. “Há uma omissão clara no governo federal nessa questão que não haverá no nosso governo. [As comunidades indígenas] precisam de outro tipo de garantia que permita que eles vivam adequadamente com os seus valores, com as suas tradições e com a sua cultura”.
Aécio Neves citou Mato Grosso do Sul como uma das regiões onde ocorrem mais conflitos entre indígenas e produtores rurais, que precisam ser solucionados. “A minha intenção é, conversando com o governador do estado, e aí volto à questão da parceria que teremos de estabelecer. Porque aqui essa questão é uma questão realmente extremamente grave. Eu acompanho a gravidade dos conflitos. E nós vamos, dialogando, encontrar um caminho que respeite a produção, mas que permita que as comunidades indígenas possam viver com segurança e com tranquilidade”, disse. 
O candidato do PSDB comentou ainda as suas propostas para a política externa, defendendo a flexibilização das regras que impedem o país de promover acordos bilaterais devido a tratados do Mercosul.
“O Brasil perdeu uma extraordinária oportunidade de avançar, por exemplo, no acordo com a União Europeia ao longo desses últimos anos, que possibilitaria uma cota maior de produtos, inclusive aqui da região, de grãos, que poderiam estar sendo vendidos para a União Europeia. E não [foram] porque esse governo optou por um alinhamento ideológico na condução da sua política externa”, declarou, acrescentando que a abertura de mercados trará benefícios como maior exportação dos produtos brasileiros, aumento de renda e de empregos no país. 

►EDUCAÇÃO EM DEBATE NA FGV
O ministro da Educação, José Henrique Paim, e a ex-secretária de Educação do Estado de São Paulo Maria Helena Guimarães de Castro debateram nesta terça (21) projetos e programas para a Educação. O evento foi organizado pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV Direito Rio) e pelo movimento Avaaz, que constatou em pesquisa online feita com 80 mil membros da comunidade que a educação é uma área prioritária para 96% dos participantes.
Entre os temas específicos, Paim e Maria Helena concordaram que o ensino médio precisa ser reformulado para tornar a escola mais atrativa para os jovens. Para a ex-secretária, é preciso mudar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que “engessa” o sistema e o currículo.
“A nossa proposta prevê uma flexibilização do currículo e a possibilidade do jovem não ter que cursar tantas disciplinas obrigatórias.  Você pode ter um currículo mais enxuto, que o jovem curse em um ano, um ano e meio, e depois ele pode aprofundar áreas ou pode fazer um ensino técnico sem ter que cursar três anos de ensino médio. Para isso o Enem não pode ser único, nós estamos imaginando que o Enem teria uma parte obrigatória de português e matemática e as outras provas flexíveis de acordo com as áreas de opção dos alunos”, disse Maria Helena. Segundo ela, também está sendo estudada a possibilidade de se fazer o Enem pelo menos duas vezes por ano.
O ministro Paim informou que o Enem cresce 20% por ano e defendeu que o exame seja feito da forma como está, com segurança para continuar sendo o “grande instrumento de democratização de acesso à educação”. Quanto ao ensino médio, o ministro ressaltou que agora que os recursos do Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação] garantiram as matrículas, a complementação para o pagamento de professores, alimentação, material didático e transporte também para o ensino médio, é possível discutir os problemas de aprendizagem e a qualidade.
Maria Helena criticou a ênfase que se tem dado ao ensino superior nos últimos anos. “O Brasil começou pelas universidades, sem garantir escola pública para as suas crianças. Nós levamos mais de 200 anos para universalizar o acesso ao ensino fundamental, isso é muito triste e é uma grande dívida nossa. Não é certo começar pelos doutores, o Brasil quis fazer tudo a partir dos estamentos burocráticos, então começou primeiro a formar os doutores. Eu acho que isso não foi bom, provocou uma exclusão maior e uma desigualdade maior”.
Para Paim, essa preocupação é um falso dilema, já que a educação superior é muito importante para a formação dos professores. “Se não valorizar a educação superior não teremos uma formação de professor adequada para encarar o desafio de qualidade na educação. Precisamos agora fazer com que a formação dos professores reflita o que é necessário para os currículos do ensino médio

►PRÊMIO ENGENHO DE COMUNICAÇÃO
Pela quinta vez o Congresso em Foco é finalista do Prêmio Engenho de Comunicação na categoria Site na Internet. O prêmio foi idealizado para destacar o trabalho de jornalistas e veículos de comunicação que produzem notícias a partir de Brasília.
Análise dos veículos de comunicação demonstra que mais de 90% das manchetes do Brasil, e sobre o Brasil no exterior, são geradas a partir da Capital do país. Até a criação do Prêmio Engenho de Comunicação, entretanto, a grande maioria dos profissionais contemplados em premiações para jornalistas era do eixo Rio-SP.
O Prêmio Engenho nasceu em 2004 para destacar com ênfase aqueles que atuam a partir da Capital Federal, projetando o país em todo o território nacional e em todo o mundo. O site já venceu o prêmio em três edições: 2008, 2010 e 2012.

►AERUS: PRAZO TERMINA DIA 28
A senadora Ana Amélia (PP-RS) lembrou esta semana que no próximo dia 28 de outubro acaba o prazo de 30 dias dado pela Justiça Federal para que o governo pague os beneficiários do Instituto Aerus de Seguridade Social, voltado para os trabalhadores de empresas aéreas, dentre elas, a Varig.
Segundo a senadora, o fundo de pensão completou recentemente oito anos de intervenção judicial. Ela acrescentou que a decisão do desembargador federal Daniel Paes Ribeiro, do Tribunal Regional da 1ª Região, tomada em 19 de setembro em favor do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) e da Associação dos Funcionários Aposentados e Pensionistas da Transbrasil é clara e inquestionável, concedendo a antecipação de tutela a todos os participantes do Aerus.
 Assegura, de forma imediata, o pagamento de R$30 milhões mensais referentes aos recursos do Aerus, como forma de compensar os aposentados e pensionistas prejudicados duramente pelo não pagamento desse recurso previdenciário. É a aposentadoria complementar em que os participantes tinham a contribuição diária. O prazo de 30 dias para o cumprimento da decisão começou a ser contado no último dia 29 de setembro. Portanto, não há mais dúvidas de que esse direito deve ser assegurado e resgatado. Caso esse recurso não seja pago, a decisão da justiça prevê multa de R$100 mil por dia de atraso no pagamento da folha — explicou a senadora.
A decisão foi questionada pela União mas, argumenta Ana Amélia, o recurso judicial não tem efeito suspensivo, o que significa dizer, na prática, que a antecipação de tutela continua valendo e terá de ser cumprida. A senadora informou que o advogado-geral da União, ministro Luiz Inácio Adams, protocolou ofício junto ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, determinando que o órgão federal se organize para iniciar até o dia 28 de outubro o pagamento da folha dos aposentados e pensionistas do Aerus, para cumprir a determinação da justiça. (Com Agência Senado).

►MPF SAI EM DEFESA DOS RIOS 
Preocupado com a situação dos rios, aquíferos e lençóis freáticos no Brasil, agravada com a seca histórica que castiga o rio Paraíba do Sul com consequências sobre importantes reservatórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, o Ministério Público Federal (MPF) lança no próximo dia 29 de outubro, às 9 horas, em Campos dos Goytacazes (RJ), a campanha nacional “No Fluxo da Vida, Cada Gota Conta”. 
O lançamento, que terá a presença de mais de cem alunos entre 6 e 12 anos de idade, pais, professores e representantes da sociedade civil e poder público, ocorrerá na Escola Municipal Pequeno Jornaleiro, situada na rua Antônio Ribeiro Moço, 11, Centro, Campos dos Goitacazes, no norte do Estado do Rio.
Haverá, na ocasião, exposição de fotos sobre o rio Paraíba do Sul, em diversos períodos de sua história, mostrando a gravidade da situação atual, inclusive quando comparada com outros períodos de seca. Além disto, os mais de cem alunos terão uma aula especial sobre a importância da recuperação e preservação do rios, em especial, no caso deles, do rio Paraíba do Sul.
Na oportunidade, será lançado um concurso de redação que premiará com certificados expedidos pelo MPF os alunos que melhor discorrerem sobre a importância de preservação dos rios. Ainda no mesmo dia, um grupo de crianças, devidamente acompanhadas e monitoradas pelos agentes de trânsito locais, distribuirá panfletos sobre a campanha aos motoristas. 
O MPF está agendando o lançamento da Campanha em escolas nas capitais de São Paulo e Rio de janeiro, sem prejuízo de, na medida do possível, lançar em outros municípios.  O objetivo é multiplicar-se física e virtualmente atingindo, ao longo do tempo, todos os municípios, bem como promover, junto à população, uma mudança no modo de ver e tratar os recursos hídricos, já que impera a crença de que estes são abundantes e de todo o modo, renováveis. Com isto, o MPF espera contribuir com o uso comedido da água, evitando-se escassez, conflitos e racionamentos, implementando uma gestão eficiente do meio ambiente no concernente à água doce.

►CONTA DE LUZ SOBE MAIS DE 20% EM SP
Os consumidores residenciais atendidos pela distribuidora Bandeirante Energia terão um reajuste de 20,62 % na conta de luz a partir desta quinta-feira (23). Para as indústrias, o aumento será 23,78%. A Bandeirante atende a 1,7 milhão de unidades consumidoras em 28 municípios de São Paulo concentrados nas regiões Alto Tietê e Vale do Paraíba.
A Aneel também aprovou o reajuste tarifário da Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL Piratininga). Para os consumidores residenciais, o reajuste será 21% e para as indústrias, 24,35%. Os novos valores também serão aplicados a partir desta quinta-feira (23) para 1,6 milhão de unidades consumidoras localizadas em 26 municípios da Baixada Santista e Oeste.
Segundo a Aneel, entre os fatores que colaboraram para o reajuste das duas distribuidoras estão os custos que as distribuidoras tiveram com compra de energia, que, devido à falta de chuva, ficou mais cara pelo uso das termelétricas, a transmissão e pagamento de encargos setoriais. (Com Agência Brasil)

►PELOS DE RATO NO AÇÚCAR CRISTAL
Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada hoje (22) no Diário Oficial da União, proíbe a distribuição e a comercialização, em todo o território nacional, do lote MO5-LOT 0307, com validade até 7 de março de 2016, de açúcar cristal da marca Nevada, fabricado por Mercavalle Mercantil Vale do Sol Ltda.
De acordo com o laudo do Instituto Octávio Magalhães, da Fundação Ezequiel Dias, o produto apresentou resultado insatisfatório na análise de matéria estranha macroscópica e microscópica. Foi constatada a presença acima do limite de tolerância de excremento e de pelo de rato. A Anvisa destacou que o lote apresenta risco à saúde humana e falhas das boas práticas. (Com Agência Brasil)

►BACTÉRIA EM HIGIENIZADOR BUCAL
A Avisa também determinou a suspensão da distribuição, comercialização e do uso de sete lotes do produto Colgate Periogard sem Álcool Solução Bucal 250 mililitros. Os lotes foram fabricados entre 21 e 26 de fevereiro de 2014, pela empresa Colgate-Palmolive Industrial Ltda. O fabricante comunicou o recolhimento voluntário dos lotes após detectar níveis microbiológicos acima dos limites para a bactéria Burkholderia cepacia. Segundo a Anvisa, a bactéria é uma das mais resistentes encontradas em hospitais e se trata de um germe oportunista, mais comum em pacientes imunodeprimidos e com fibrose cística. Os lotes suspensos são os (L) 4053BR122C, (L) 4054BR121C, (L) 4054BR122C, (L) 4055BR122C, (L) 4056BR122C, (L) 4057BR121C e (L) 4057BR122C. (Com Agência Brasil)

►CARTEIRA DE TRABALHO MAIS FÁCIL
A unidade móvel da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico de Políticas Sociais de Duque de Caxias (Fundec) estará nesta quinta-feira (23) em Jardim Primavera, no segundo distrito. O atendimento será feito na Praça do Rotary. No calendário da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego, os próximos atendimentos serão feitos na praça do Jardim Leal (dia 28), na praça da Igreja do Pilar (29) e praça do Sarapuí (30). Nesta sexta-feira (24), o atendimento será na Praça do Pacificador, no centro.
O secretário municipal de Trabalho e Emprego, Ezequiel Domingues Lourenço, esclarece que das três mil carteiras já confeccionadas, cerca de 1.500 ainda não foram entregues.
“Por semana mais de 200 moradores procuram o ônibus da Fundec ou a sede da secretaria para tirar a nova carteira de trabalho, mas acaba esquecendo ou não têm tempo para pegá-la. O mutirão irá facilitar as pessoas, porque o atendimento será a partir das 9 horas e vai se estender durante a tarde”, disse o secretário acrescentando que o documento expedido pelo Ministério do Trabalho e Renda demora até 15 dias para ficar pronto.
Nesta terça-feira (21/10) o ônibus da Fundec esteve na Praça da Apoteose, no bairro Vila São Luiz, onde os moradores se inscreveram também para cursos profissionalizantes gratuitos. O atendimento itinerante é feito duas vezes por semana em praças dos distritos.  

►MATERIAL DE CONSTRUÇÃO: RECUO DE 4%
Depois de atingir, em setembro, crescimento de vendas em nível abaixo dos dois meses anteriores, a indústria de materiais de construção voltou a revisar a meta de fechamento do ano, projetando queda de 4% sobre 2013. No mês de agosto, o setor havia alterado a projeção de crescer 2% para 0,5%. Os negócios em setembro superaram em 5,2% os registrados em agosto, já descontada a inflação. No entanto, este percentual foi menor do que os 7,1% apresentados em julho e agosto.
Na comparação anual, setembro foi o sétimo mês seguido de redução no faturamento com queda de 5,7% sobre o mesmo mês do ano passado. Em agosto, o recuo havia atingido 12,4%. No acumulado do ano, o setor vendeu 6,5% menos do que no período de janeiro a setembro de 2013.
Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). O presidente da entidade, Walter Cover, disse que “o crescimento sobre agosto não foi suficiente para recuperar a forte queda das vendas do primeiro semestre. Com apenas um trimestre pela frente, teremos em 2014 uma redução no faturamento real da indústria, quando comparado a 2013. O mercado foi duramente afetado pelo pessimismo em relação à economia, reforçado pela perda de dias úteis em [razão] da Copa e feriados, bem como pelo aumento nas importações.”
O balanço da Abramat mostra ainda que aumentou a contratação de empregados em 2,7% sobre setembro do ano passado. Já na comparação com agosto último foi mantida a estabilidade no nível de emprego. (Com Agência Brasil)
  
►ENSINO: COMEÇAM AS MATRÍCULAS EM CAXIAS
Com o objetivo de garantir o melhor atendimento na hora da matrícula dos alunos na rede de ensino do município, a prefeitura de Duque de Caxias, através da secretaria municipal de Educação, divulga nesta terça-feira (21/10) o calendário de inscrições de matrículas no programa “Matrícula Sem Fila 2015” que acontecerá em diversos polos e escolas.
A matrícula para à Educação Especial - estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotados - começaram nesta segunda-feira (20) e se estenderão até o dia 29. Nesse caso, não se trata de inscrição, são matrículas diretas para os docentes da Educação Especial.
A renovação de matrícula aconteceu automaticamente para os estudantes regulares da rede municipal de ensino, no período de 06 a 17 de outubro.
As Inscrições para a Educação Infantil (Creches e Pré-escolas) serão de 06 a 14 de novembro, beneficiando crianças de 1 ano a 3 anos e 11 meses (Creches), de 4 a 5 anos completos até o dia 31 de março do ano de 2015 (Pré-escola).
As inscrições para o 1º Ano do Ensino Fundamental e Etapa I do EJA (Educação de Jovens Alunos) de 24 de novembro a 12 de dezembro de 2014.

Nenhum comentário: