quinta-feira, 23 de outubro de 2014

MPF PEDE A CASSAÇÃO DE 2
DEPUTADOS ELEITOS NO RJ 
A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro (PRE/RJ) moveu representação por conduta vedada contra dois deputados eleitos. O deputado estadual reeleito João Alves Peixoto (PSDC) e o deputado federal eleito Celso Pansera (PMDB) são acusados de fazerem uso promocional dos serviços sociais da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), em benefício de suas candidaturas, ao prometerem a instalação de nova unidade daquela Fundação no Distrito de Morro do Coco, em Campos dos Goytacazes (RJ). Se condenados, eles podem ter o registro ou o diploma cassado e pagar multa.
De acordo com a denúncia anônima recebida, corroborada com as diligências do Grupo de Apoio aos Promotores - GAP, Celso Pansera, então presidente da Faetec, esteve em janeiro no Morro do Coco com João Alves Peixoto, quando os dois anunciaram que seria instalada ali uma nova filial, com o oferecimento de curso de informática, idiomas e sala para acesso à internet. Além de ser vedada a referida promessa no ano das eleições, conforme o artigo 73 da Lei nº 9.504/97, a PRE argumenta que não havia, a princípio, qualquer autorização legal ou previsão orçamentária anterior para a criação da nova unidade no Morro do Coco.
A procuradora regional eleitoral substituta, Adriana Farias, defende que a conduta dos eleitos teve potencial para desequilibrar a disputa eleitoral, pois “A Faetec é ‘responsável pela implementação da política de Educação Profissional e Tecnológica pública e gratuita no Estado do Rio de Janeiro’, sendo certo que a promessa desse serviço à população do Morro do Coco, com a abertura de nova unidade, quando vinculada à figura dos candidatos representados, é expectativa capaz de afetar a igualdade no pleito eleitoral”.
Entre as condutas vedadas aos agentes públicos no curso do ano das eleições está “fazer ou permitir uso promocional em favor de candidato, partido político ou coligação, de distribuição gratuita de bens e serviços de caráter social custeados ou subvencionados pelo Poder Público”, caso da Faetec. (Com a Assessoria de Comunicação da PRE/RJ)


►TSE GARANTE DIREITO DE RESPOSTA
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu sobre as normas para apresentação de pedido de direito de resposta para propagandas políticas exibidas nestas quinta-feira (23) e sexta-feira (24). Em decorrência disso, direitos de resposta podem ser exibidos no sábado (25), véspera das eleições. Emissoras de rádio e televisão devem ficar de sobreaviso para eventuais exibições.
De acordo com o tribunal, a coligação que quiser pedir direito de resposta a alguma propaganda exibida na quinta-feira terá 12 horas para fazê-lo. A defesa terá o mesmo tempo para apresentar sua argumentação. Caso haja contestação sobre propaganda divulgada na sexta-feira, o tempo para requerer direito de resposta e apresentar defesa cai para quatro horas cada.
A medida pretende acelerar os julgamentos dos requerimentos a tempo de exibi-los antes do dia da eleição. O TSE terá, excepcionalmente, julgamento no sábado, para julgar essas questões.
Para o presidente do tribunal, Dias Toffoli, a medida é “extremamente pedagógica”, de modo a “constranger” os que fazem propagandas baseadas em ataques contra adversários políticos.
Toffoli disse ainda que as emissoras de rádio e televisão devem ficar de “sobreaviso” para o caso de exibir o direito de resposta de algum dos candidatos no sábado.  As emissoras são obrigadas a fazer a veiculação. Seria a última exibição em cadeia de rádio e televisão antes das eleições.
Presente na sessão, o procurador-geral Eleitoral, Rodrigo Janot, não teve direito a voto na questão, mas se opôs à ideia. Para Janot, a regulamentação aprovada pelo TSE é uma mudança que “causa surpresa aos candidatos a poucos dias da disputa” e só deveria valer um ano após sua aprovação.

►DE VOLTA ÀS BOAS MANEIRAS
As coordenações jurídicas das campanhas dos candidatos que disputam o segundo turno das eleições presidenciais entraram em acordo nessa quarta-feira (22) para arquivar todas representações que foram protocoladas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Todas são referentes às eleições de 2014. O acordo firmado entre as coligações da candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) e de Aécio Neves (PSDB) foi homologado por unanimidade pelos ministros do TSE.
Com a decisão, as coligações comprometeram-se a priorizar o debate de ideias no espaço do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV. O acordo foi acertado entre os advogados das duas coligações após a decisão na qual o tribunal entendeu que a propaganda eleitoral não pode ser usada para ofensas pessoais.  O novo entendimento sobre a matéria, firmado na semana passada, provocou suspensões de trechos da propaganda dos dois candidatos.
A propaganda eleitoral gratuita veiculadas no rádio e na televisão termina nesta sexta-feira (24). Também é a data limite para a divulgação da propaganda eleitoral paga na mídia escrita e para os debates.

►FHC FALA SOBRE A AMBIÇÃO DE DILMA
Na reta final da disputa pela Presidência, o ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso critica o “excesso de ambição pelo poder” de Dilma Rousseff.
"Ela não pode acreditar no que está dizendo. É verdade que fizemos a estabilização, que iniciamos os programas sociais. Dizer que não, para ganhar a eleição, me entristece", afirmou.
Em entrevista à “Folha de S. Paulo”, ele culpa o “bombardeio” do PT pela queda no desempenho do presidenciável Aécio Neves e elogia sua "lealdade" ao defender seu governo (1995-2002), algo que José Serra e Geraldo Alckmin não fizeram nas eleições anteriores.
Quanto às declarações de Lula, que comparou o PSDB a nazistas, ele resgatou entrevista que o ex-presidente petista deu à Playboy em 1979 dizendo que tinha admiração pelo Hitler: “Vou chamar o Lula de nazista por isso? Ele é inconsequente, diz qualquer coisa”

►PÉROLAS DA ESPLANADA
O sempre bem informado jornalista Leandro Mazzini, do Blog da Esplanada, colocou no colo da presidente Dilma nesta quinta-feira uma bomba que pode fazer estragos nesta reta final da campanha,
Vejamos o que conta o Mazzini:
Não é só o generoso empréstimo extra regra de R$ 2,7 milhões para a amiga apresentadora de TV Val Marchiori que complica a vida do presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine. Há muito tempo quem o segura no governo é o ex-presidente Lula, que dará mais autonomia à presidente Dilma se for reeleita.
A situação de Bendine é delicada porque Dilma sabe que sua madrinha foi Rosemary Noronha, ex-secretária da Presidência em SP que caiu na Operação Porto Seguro da PF. Foi Rose quem convenceu Lula a promover Bendine – a quem chamava de Dida. Meses depois, a amigos, Rose ainda no cargo se mostraria contrariada com o desdém do presidente do BB. Ele não a atendia mais por telefone ou e-mail.
No governo, o cotado para a substituição se Bendine cair é Paulo             Rogério Caffarelli, hoje na Fazenda. Caffarelli, aliás, deixou uma             das diretorias do BB por divergências com Bendine. E também tem         padrinhos fortes no governo e no PT.
Como notório, a presidente Dilma nunca engoliu Rose e seu papel de mandachuva do governo em SP. Rose sumiu do mapa, demitida do escritório após a operação da PF.
Em tempo: embora presidente de um dos maiores bancos do País, Bendine costuma guardar o dinheiro no colchão e pagar suas compras “cash”, pois, pelo que parece, não confia no cofre dos bancos, inclusive do BB. Ou tem medo de ser bisbilhotado pela PF.

►AERUS: GOVERNO DECIDE PAGAR
Termina na próxima quarta-feira (29) o prazo para apresentação de emendas ao Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 31/2014, que abre crédito adicional especial no valor de R$ 248,2 milhões. O Ministério da Previdência Social receberá esse montante para cumprir recente sentença judicial favorável aos aposentados e pensionistas do Instituto Aerus de Seguridade Social até a próxima quarta-feira (29).
A matéria, que está entre 22 créditos adicionais ao Orçamento de 2014 enviados pelo Poder Executivo na semana passada, será analisada pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) antes de ser votada pelo Plenário do Congresso.
Em 19 de setembro, o desembargador federal Daniel Paes Ribeiro, do Tribunal Regional da 1ª Região, proferiu sentença favorável ao Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) e à Associação dos Funcionários Aposentados e Pensionistas da Transbrasil. Assim, a União e o Aerus ficam obrigados a manter os pagamentos de complementação de aposentadorias, pensões e auxílios-doença para todos os participantes.
Mesmo a União tendo recorrido dessa decisão, terá de realizar os pagamentos, sob pena de recolher multa por atraso. A Aerus reúne aposentados e pensionistas das extintas companhias aéreas Varig, Cruzeiro e Transbrasil. (Foto; Pedro França/Agência Senado)

►MP INVESTIGA DEMISSÕES EM MERITI
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), através da 3ª Promotoria de Tutela Coletiva do Núcleo Duque de Caxias, instaurou inquérito civil para apurar as eventuais irregularidades do Município de São João de Meriti na condução da reestruturação do plano de gestão de pessoal. 
Para essa finalidade, o prefeito Sandro Matos editou o Decreto Municipal nº 5.703/2014, que exonerou todos os funcionários em cargo em comissão da administração pública municipal. Os rumores em Vilar dos Teles falam em ter mil demitidos no grito depois do primeiro turno.
A investigação do MP também terá a finalidade de verificar a repercussão dessa reorganização do funcionalismo público no atraso no pagamento de remunerações dos servidores, além de acompanhar a elaboração do Plano de Carreira e Salários de toda rede pública de pessoal. O inquérito também irá verificar a eventual descontinuidade na prestação de serviços públicos municipais, inclusive na Saúde, bem como as medidas adotadas pelo Município para regularizar tais questões.

►MPE ACUSA GAROTINHO DE COMPRA DE VOTOS
O deputado federal Anthony Garotinho, que se candidatou ao cargo de governador do Rio de Janeiro nas eleições deste ano, e Márcio Garcia, que concorreu como vice dele, vão responder a mais uma ação de investigação judicial eleitoral proposta pela Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro (PRE/RJ). Desta vez, Garotinho e Garcia são acusados de abuso de poder econômico e compra de votos por meio do programa de rádio “Fala Garotinho”. O radialista Rodrigo Machado, apresentador do programa, também é réu na ação. Se condenados, eles podem ficar inelegíveis por oito anos e pagar multa.
O procurador regional eleitoral Paulo Roberto Bérenger relata na ação que o programa “Fala Garotinho”, transmitido pela Rádio Família FM, sorteou brindes que iam de smartphones a eletrodomésticos aos ouvintes. Para participar, bastava ligar de qualquer lugar do estado para o número do programa, ao custo de uma ligação local. O número ficava registrado e, caso a produção ligasse de volta para o ouvinte, ele não deveria dizer “alô” ao atender, e sim “Fala Garotinho”. De acordo com informações da equipe de fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral, em apenas dois dias de monitoramento o valor dos prêmios distribuídos ultrapassou R$ 55 mil.
A ação ainda demonstra que, além da distribuição de brindes, o programa promovia a candidatura de Garotinho por meio da divulgação da agenda da Caravana da Paz e das constantes críticas ao governo estadual.
 “A atividade desenvolvida pelo programa confundia-se com a atividade política de Anthony Garotinho e, por conseguinte, de Márcio Garcia”, afirma Paulo Bérenger.
“Registre-se que a configuração do ilícito de captação de sufrágio independe da comprovação da potencialidade lesiva da conduta, bastando a existência do especial fim de agir, pois o bem jurídico tutelado pela norma é a liberdade do voto”, esclarece o procurador regional eleitoral.

►TCU VAI INVESTIGAR A SECA NAS REPRESAS
O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu fazer um levantamento das medidas preventivas e de planos de contingência do governo federal com relação à crise hidrológica que o país está enfrentando. A proposta foi feita pelo ministro André Luís de Carvalho e prevê um levantamento de ações no Ministério do Meio Ambiente e na Agência Nacional de Águas (ANA).
A exploração da seca é um bom negocio
para os donos de carros pipas
“O interesse predominantemente nacional pautado pela ocorrência de seca e do esgotamento hídrico em mais de uma unidade da Federação fixa a competência da União como ator principal para a solução dessa crise”, argumentou Carvalho.
A falta de chuvas vem ocasionando problemas de abastecimento em diversos estados, especialmente em São Paulo, onde o nível do Sistema Cantareira chegou ao menor da história, com 3,2%. A crise também traz problemas para a geração de energia, por causa do baixo nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas

►CÂMERAS VÃO VIGIAR SÃO GONÇALO
O secretário municipal de Segurança Pública de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, coronel Antônio Oswaldo da Silva, convocou nesta quarta (22) o comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e os titulares das quatro delegacias de Polícia Civil da cidade. Na reunião, discutiram medidas para aumentar a segurança do município
Durante o encontro, foi anunciada a instalação de 16 novas câmeras. Conforme Antônio Oswaldo, também iniciaram o mapeamento da violência na região. A partir do fechamento dos dados, serão decididos os locais em que serão instalados os equipamentos. Salientando que 35% das ruas de São Gonçalo já são atendidas pelo monitoramento, adiantou que a meta é cobrir, até o fim do ano, 70% da cidade.
Comandante do 7º BPM de São Gonçalo, o coronel Fernando Salema comemorou a iniciativa. “A instalação das novas câmeras ajudará bastante na segurança, na medida em que inibirá a ação de assaltantes e, caso ocorra o crime, na identificação dos bandidos”, observou. Lembrou que, em setembro, o 7º BPM recebeu reforço de 200 policiais e 50 viaturas para combater roubos a transeuntes. "Os agentes passaram a cobrir as principais vias da cidade", ressaltou.
Dados recentes do Instituto de Segurança Pública (ISP) revelam que, entre julho e agosto, o registro de 1.302 casos de roubos em São Gonçalo, incluindo veículos, pedestres e estabelecimentos comerciais. Os números representam aumento de 51% em relação ao mesmo período de 2013. Segundo Salema, o recorde de registros foi observado em agosto, quando foram presos 297 criminosos e apreendidas 71 armas. (Com a Agência Brasil)

►FOGO DESTRUIU 916 MIL HECTARES
Pelo menos 916,8 mil hectares de vegetação de áreas de unidade de conservação ambiental federal, o equivalente a 916 campos de futebol no padrão FIFA, foram consumidos por incêndios desde o começo do ano, segundo a Coordenação de Emergências Ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Somadas, as 320 áreas federais protegidas existentes totalizam cerca de 75,964 milhões hectares. O bioma mais afetado é o Cerrado.
Segundo a Coordenação de Emergências Ambientais, o resultado é preliminar e tende a aumentar. Além de boa parte do país continuar sob os efeitos da seca, a avaliação da dimensão dos estragos provocados pelo fogo em parques nacionais como o da Serra dos Órgãos (RJ) e do Cipó (MG) ainda não está concluída.
O resultado registrado não é considerado atípico se levado em conta os dados dos últimos anos – que confirmam a tese de especialistas na área de que, após um ano em que a área incinerada é menor, se segue um ano com grandes áreas incendiadas. Isso acontece porque a vegetação teve mais tempo para se recompor e, portanto, em tese, há mais biomassa, ou material combustível.
Em 2013, incêndios queimaram 612 mil hectares de unidades de conservação federal. Já em 2012, a área destruída, de 1,126 milhão de hectares, havia sido quase o dobro. Em 2011, foram 630 mil hectares, contra 1,694 milhão de hectares em 2010.
Em algumas regiões do país, a chuva das últimas horas ajudou a amenizar a seca e diminuir o risco de surgimento de novos focos de incêndio. Na Serra do Cipó, a chuva que começou na noite de domingo (19) foi decisiva para que brigadistas e voluntários conseguissem controlar as chamas que, em 11 dias, destruíram mais de 14 mil hectares do parque nacional e da Área de Preservação Ambiental (APA) Morro da Pedreira, que circunda o parque.
A Agência Brasil não conseguiu obter dados consolidados sobre os prejuízos que os incêndios causaram em unidades de conservação estaduais e municipais.

►UPH IMBARIÊ COMEMORA MÊS DAS CRIANÇAS
A Unidade Pré-Hospitalar de Imbariê comemorou nesta quarta-feira (22), o Dia das Crianças. Fantasiados de personagens e palhaços, os voluntários da unidade de saúde divertiram os pequenos moradores do bairro do terceiro distrito com brincadeiras e brinquedos doados durante o ano. O diretor Guilherme Garzoni e a vice Luciana Filgueiras destacaram a importância dessas atividades para informar a população sobre os serviços oferecidos no posto.
“Essa festa é uma forma de trazer um pouco de diversão para as crianças da região e de aproximar mais a população do posto de saúde. Estamos criando maneiras de levar as informações dos nossos serviços a todos”, afirmou o diretor da UPH, Guilherme Garzoni.
Tímida, a pequena Gisele Mizael, de 3 anos, participava das brincadeiras ao lado da mãe, Shirley Mizael. “Acho muito boa essa iniciativa. Desde que minha filha nasceu ela é acompanhada pelos funcionários do posto e isso com certeza deixa mais à vontade”, elogiou a moradora de Imbariê.
As atividades da UPH de Imbariê não foram afetadas durante a comemoração do mês das Crianças. Segundo o diretor, os funcionários que trabalharam na festa estavam de folga e se ofereceram como voluntários. (Foto: Ralff Santos).



Nenhum comentário: