terça-feira, 20 de janeiro de 2015

EDUARDO BRAGA CULPA
FURNAS PELO APAGÃO
 O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse na noite desta segunda-feira (19) que o apagão que atingiu dez estados e o Distrito Federal, foi decorrente de um problema técnico em uma linha de transmissão de Furnas, que faz a ligação Norte-Sul da rede da companhia administrada pelo Grupo Eletrobras.
De acordo com o ministro, a falha de um banco de capacitores da linha resultou na variação da frequência do sistema interligado, levando ao desligamento de 11 usinas de geração.
"O problema na transmissão causou variação de frequência e acionou a proteção dessas usinas. Então o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) reduziu a carga para poder recompor a frequência do sistema e assim poder religar as usinas. Todas já foram religadas", afirmou Braga após deixar o ministério.
O ministro também ressaltou que a falha ocorreu em um momento de pico de consumo de eletricidade. Segundo ele, a restrição na transmissão reduziu em cerca de 1 gigawatt a oferta de energia no momento do desligamento seletivo comandado pelo ONS.
Braga enfatizou, no entanto, que não há risco do problema se repetir em novos momentos de pico de consumo. "Houve um problema de equipamento. Se não houvesse essa falha técnica, não teria a queda de energia. Na semana passada houve um pico de consumo e o fornecimento não foi afetado", argumentou

Nenhum comentário: