quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

BAIXADA URGENTE

POLICIA INVADE FAVELA EM
CAXIAS, MATA 5 E PRENDE 8

Uma operação iniciada às 6:00 horas da manhã desta quarta-feira no Complexo da Mangueirinha, que reúne diversas favelas no bairro do Centenário, em Duque de Caxias, resultou na morte de 5 pessoas e a prisão de 8 suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas. Entre os presos estava um rapaz que completou 18 anos na segunda-feira e apresentou uma Carteira de Trabalho novinha em folha e se declarou um trabalhador. O Coronel Roberto Penteado, chefe do Policiamento da Baixada e que comandou a operação, mostrou no braço do preso uma cicatriz recente, provocada por tiro. A operação reuniu mais de 200 policiais, a maioria do 15º Batalhão, que contou com a participação do BOPE, do Batalhão de Choque, de policiais da 59ª DP/Caxias, além de 2 caveirões e helicópteros. Foram apreendidas 4 granadas, 2 submetralhadoras, 9 pistolas, coletes a prova de bala, toucas ninjas, binóculos, cadernos de contabilidade, 70 motos, das quais 15 roubadas, e um caminhão baú com carga ainda não revelada e que foram levados para o depósito do Detran, em Jardim Primavera.
O objetivo da Polícia era cumprir 23 mandados de prisão. Entre os presos estava Wellington Santos, de 18 anos, e com ele foram apreendidos uma submetralhadora 9mm, duas pistolas, três rádios transmissores e 4 celulares que estavam escondidos numa casa da Rua Seabra Sobrinho. Ele seria o braço direito do traficante Jefferson Alves Brasil, o Jeca, que há poucos dias comandou um “bonde” com 7 veículos em perseguição a uma viatura do 15º Batalhão que fazia ronda de madrugada na Av. Dr. Manoel Reis, principal acesso ao complexo da Mangueirinha. Segundo a PM, a ocupação do complexo da Mangueirinha, no morro que separa os bairros do Centenário, Periquitos, Olavo Bilac e Gramacho, será por tempo indeterminado ou até que sejam presos os 23 acusados de pertencerem ao grupo que fugiu do Complexo do Alemão e buscou refúgio na “Mangueirinha”.

A operação da polícai foi tranquila e não impediu a circulação de coletivos

ÚLTIMA CHANCE PARA OS
CONCURSADOS DA SAÚDE
Hoje é o último dia para os aprovados no concurso para a Saúde se apresentarem na Prefeitura para apresentação de documentos e encaminhamento para exame admissional. Foram chamados 360 profissionais de diversas especialidades na área e o concurso perde validade no próximo domingo.

ZITO REUNE OS GUARDAS E
NEGA REDUÇÃO DE SALÁRIOS

O Prefeito reuniu boa parte do efetivo da Guarda Municipal nesta quarta-feira para negar que vá haver redução dos salários da categoria ou suspensão do pagamento de vantagens, que há mais de 10 anos integram o contracheque dos GMs de Duque de Caxias, do qual o prefeito é um ex-integrante. Zito disse que nunca pretendeu reduzir salário dos servidores, principalmente da Guarda Municipal, de onde ele é servidor aposentado, mas anunciou que vai cortar todas as vantagens dos GMs que estiverem fora de função, cedidos a outros Departamentos da própria Prefeitura ou à disposição de órgãos externos, como a Câmara, a Alerj e o Tribunal de Justiça.
E mandou um recado aos insatisfeitos: que entreguem a carteirinha e a arma e busquem outro local de trabalho, onde possam ganhar o que consideram justo. Na GM, com vantagens que elevam o salário para cerca de R$ 2 mil mensais, só fica quem quiser trabalhar e cumprir com suas obrigações como servidor público.

RÁPIDAS


• Com a extinção da Secretaria de Transportes, Zito devolveu a Guarda Municipal à Secretaria de Serviços Públicos, onde sempre esteve.
• Na operação no complexo da Mangueirinha, na manhã desta quarta-feira, o Delegado Zaqueu Teixeira foi conferir a ação da Polícia por recomendação do prefeito. Há poucos dias, Zito reuniu o comando das Polícias Militar, Civil e Federal em seu Gabinete, onde cobrou mais eficiência.
• Durante a operação, o comando da Polícia se concentrou na movimentada esquina das Ruas Saldanha Marinho, antiga Rua do Colégio, e Arruda Negreiros, onde fica o “Largo da Mangueira” e a um quarteirão do Hospital Duque de Caxias.
• Ao contrário de outras operações, o tráfego de veículos no local, inclusive coletivos, continuou sem qualquer problema e não houve denúncia de vítimas de balas perdidas, o que foi uma vitória para o Coronel Roberto Penteado, Comandante do Policiamento de Área da Baixada.
• A rádio-corredor de Jardim Primavera revelou esta semana que, por traz do despejo do grupo teatral CPT do Teatro Municipal Armando Melo, estaria um grupo político que pretende controlar a Secretaria de Cultura, a pretexto de garantir verbas de Brasília para o setor.
• Haveria, inclusive, a promessa da nomeação de um ex-candidato a vereador para o comando do Teatro Armando Melo. Até o final do ano passado, esse candidato era um feroz defensor do então prefeito Washington Reis, participando, inclusive, de reuniões de alunos da FEUDUC para incentivar a municipalização daquela instituição de ensino, que enfrenta uma grave crise administrativa e financeira.
• Já que está tão envolvido com questões policiais da cidade, o Delegado Zaqueu Teixeira, secretário municipal de Segurança Pública, poderia investigar com carinho o assalto de que foi vítima o diretor do CPT, logo depois de receber, em meados de 2008, a verba para pagar os prêmios aos vencedores do Festival de Teatro de 2007.
• Ele estava acompanhado de dois auxiliares e tivera o cuidado de ligar para a gerência do banco, agendando a sua ida para receber o dinheiro que, finalmente, havia sido liberado pela Secretaria de Fazenda, quase um ano depois de encerrado o Festival de Teatro.
• Outro desafio para o respeitado policial será descobrir quem eram os bandidos que, utilizando uma moto, fizeram vários disparos contra as janelas da Biblioteca Leonel Brizola, em dezembro de 2005. Poucos dias depois, a dupla voltou a atacar, desta vez o alvo foi a Câmara de Vereadores. Curiosamente, as câmeras colocadas na fachada de um banco em frente ao Legislativo “estavam desligadas para manutenção”.
• Depois do escândalo em torno do despejo do Museu de Arqueologia da Baixada, o prefeito Sandro Matos está tentando encontrar uma saída para o impasse entre a Secretaria de Cultura e o IPAHB. E a solução precisa ser para Ontem!

GOVERNO VAI TERCEIRIZAR
ATENDIMENTO NAS UPAs

O governo está preparando um projeto de ampliação das UPAs 24 Horas, com uma nova forma de gestão, prevendo a terceirização de algumas especialidades médicas, como pediatras, ortopedistas e clínicos gerais, áreas em que há grande carência no mercado. A dificuldade de contratar esses especialistas, por concurso ou por contrato temporário, como ocorreu no ano passado, vem prejudicando o atendimento nas unidades. A Secretaria de Saúde e Defesa Civil deverá apresentar o novo plano em 15 dias.
Criadas no auge da epidemia de Dengue no inicio de 2008, as UPAs 24 Horas não passam de hospitais de campanha utilizados pelas Forças Armadas, mas montadas em contêineres metálicos, cujo aluguel está em torno de R$ 800 mil por mês cada um. Além dos contêineres, o Governo também aluga o equipamento dos consultórios, o que torna o custo operacional muito elevado. Ao invés de construir novos Postos de Saúde em caráter definitivo, Sérgio Cabral vai continuar investindo em UPAs 24 Horas, que não melhoraram o atendimento á população, que prefere o sistema tradicional, com médicos permanentes e que conheçam os pacientes pelos nomes, nunca pelo CPF ou Cartão Saúde.


As UPAs 24 HORAS sofrem dos mesmos males dos postos de saúde e dos hospitais públcios: a falta de pessoal, principalemente nos fins de semana

Nenhum comentário: