quinta-feira, 21 de maio de 2009

BAIXADA URGENTE

ASSASSINADO O PESCADOR
QUE DESAFIOU A PETROBRÁS
O tesoureiro da Associação dos Homens do Mar (Ahomar), Paulo César Santos, que representa os pescadores de Magé, na Baixada Fluminense, foi assassinado sábado (23). O pescador era um dos líderes do movimento contra a instalação de gasoduto na praia de Mauá, que colocaria em risco a sobrevivência da categoria. Os pescadores vêm enfrentando as empreiteiras que executam a obra, tendo ocorrido diversos incidentes entre pescadores e seguranças das empreiteiras, que utilizam até helicópteros para afastar os pescadores.
Segundo a polícia, três homens invadiram a casa de Paulo César, o tiraram de lá e depois o executaram com cinco tiros na cabeça. Os três fugiram em um carro que estava com a placa coberta por um plástico preto. O corpo de Paulo César foi sepultado na manhã de domingo (24) no Cemitério Nossa Senhora das Graças, em Magé. No dia 1º de maio, o presidente da Ahomar, Alexandre Anderson, havia sido vítima de um atentado a tiros. O crime está sendo investigado pela Delegacia de Piabetá.

FORRÓ E FEIRA DE ARTESANATO
VOLTAM A FUNCIONAR EM JUNHO
Durante uma reunião com moradores das Chácaras Rio-Petrópolis, para anunciar a execução de obras naquele bairro, o prefeito anunciou a volta do dos projetos Forró na Feira e Feira de Artesanato, que vão funcionar no terreno ao lado de uma das saídas do mergulhão, ao lado da estação ferroviária de Duque de Caxias. Os dois projetos estão suspensos desde fevereiro para que a prefeitura pudesse reformar a Praça Roberto Silveira e reorganizar o Forró e a Feira de Artesanato.
Segundo a professora Ana Jansen, Secretária de Cultura do município, foram constatadas diversas irregularidades tanto no Forró, quando na feira de artesanato. No caso do forró, o projeto foi desvirtuado, com o aumento no número de barracas, que acabaram impedindo os freqüentadores de fazerem o que eles mais gostam: dançar. No caso do artesanato, as barracas passaram a ser operadas por empresários, que vendiam produtos industrializados, o que não constava da programação da feira, que era proporcionar uma fonte de renda para quem produz, efetivamente, artesanato. Segundo Zito, a volta será no final da próxima semana e primeiro fim de semana de junho, justamente quando começam as festas juninas.

RÁPIDAS
● Uma das estrelas da audiência publica realizada nesta segunda-feira pela Câmara de Vereadores para discutir o uso de medidores eletrônicos pela Ampla e a Light, o deputado Paulo Ramos, relator da CPI da Ampla na Alerj, não deixou por menos. Ele disse, com todas as letras, que a Ampla é autora do maior gato do sistema elétrico brasileiro, que tem por finalidade explorar o consumidor.
● Durante a audiência, o vereador Grande revelou que a sua conta de energia de abril foi de R$ 499, mas que a de maio, que vence na próxima semana, foi de apenas R$ 60 reais. Isso, para o vereador que está em seu primeiro mandato, revela que os medidos da ampla não são confiáveis. Ou foram manipulados, pois só agora a empresa “descobriu” que ele é uma autoridade em Duque de Caxias.
● Cerca de oito mil litros de combustível adulterado foram apreendidos, na manhã desta segunda-feira (25), por policiais da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC). O combustível estava armazenado em um depósito, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
No local seis pessoas foram presas pelos agentes e, entre elas, há dois policiais civis. No depósito, situado na Rua Sá Carvalho, no bairro Jardim Primavera, os agentes também apreenderam dois caminhões.
● Um posto de gasolina da rede Repsol, no bairro Botafogo, decidiu oferecer cinco mil litros de gasolina pela metade do preço aos seus clientes nesta segunda-feira (25). A redução foi possível porque um grupo de empresários e organizações não governamentais ligadas ao movimento UM DIA SEM IMPOSTOS subsidiou o valor referente aos impostos (Cide, PIS, Cofins e ICMS) sobre a gasolina, cerca de 53% do valor cobrado na bomba todos os dias.
● Homens vestidos com fantasia de palhaço orientavam os motoristas. De acordo com o coordenador do movimento, o empresário Túlio Severo, o protesto ocorreu simultaneamente em Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre. O objetivo, acrescentou, é alertar a população sobre a alta carga tributária, o que prejudica principalmente a população de baixa renda.
● “Quem vive com dez salários mínimos paga o mesmo imposto que o que recebe um salário mínimo. É uma palhaçada a gente pagar tanto imposto e ter tão pouco benefício”, disse Severo. “E para que as coisas ocorram é a sociedade civil que tem que se mobilizar e fazer valer os seus direitos”.
● Uma das cobranças que, segundo ele, deve ser feita pela população é a aprovação da reforma tributária, que está parada no Congresso desde fevereiro de 2008 . O empresário lembrou que a escolha da data para protestar foi intencional, já que hoje o brasileiro completa 147 dias trabalhado só para pagar impostos. “Não somos contra os impostos. Eles são fundamentais para a sociedade moderna quando bem aplicados. E, no caso do Brasil, a redução de cobranças trará benefícios para o governo, porque vai permitir mais circulação de dinheiro e produção, logo, mais impostos”.
● Foram espalhado cartazes no posto mostrando o valor dos impostos em produtos básicos como a pasta de dente, cujo valor da taxa tributária é de 42% sobre o preço cobrado ao consumidor, e o café, que tem 36,52% de impostos incidindo sobre o preço final.
● As tarifas nas 80 linhas municipais de Duque de Caxias ficarão 50% mais
baratas aos domingos e feriados. No próximo dia 1° de junho, será publicado um decreto estabelecendo a medida, que entrará em vigor a partir do dia 7.
● Para que o usuário tenha direito à “Tarifa companheira”, a passagem deverá ser paga exclusivamente em dinheiro, já que o sistema não é compatível com o RioCard. De acordo com cálculos da prefeitura, cerca de 400 mil pessoas usam o ônibus nesse período.
● Ficou acertado entre o prefeito e os empresário que o município custeará, aos domingos, os 50% da tarifa que deixarão de ser cobrados. Nos feriados, a redução não precisará de complemento. Para ter um controle, a prefeitura vai fiscalizar o número de passagens vendidas observando as roletas dos coletivos.
● Por ser uma decisão do Município, a redução das tarifas não beneficiará os
passageiros das linhas intermunicipais, que são controladas pelo Governo do Estado, como por exemplo as linhas que ligam Duque de Caxias a Magé, Petrópolis, Nova Iguaçu, Belford Roxo, São João de Meriti, Nilópolis, Niterói e a Capital.
● O deputado Dica inaugura em junho o Cine Teatro Oscarito, construído por ele no Parque Fluminense, no Segundo Distrito O cinema terá 120 lugares, equipamento de exibição em 31 mm e digital com ambiente refrigerado e uma estrutura que não deixa a desejar se comparada a qualquer sala de projeção moderna dos shoppings..
● A convite do deputado caxiense, o diretor Carlos Manga visitou o Cine Teatro do Parque Fluminense e não escondeu a sua emoção ao descobrir que o homenageado era Oscarito. Com suas palavras falou: "Você, Dica, está lembrando o que o Brasil esqueceu”. O celebrado diretor de cinema, teatro e TV disse que vai participar das atividades do Cine Teatro que, além de sala de exibição, terá cursos e oficinas de preparação de profissionais para a área de diversão, teatro e cinema.

CRIMINALIDADE CONTINUA EM ALTA
Segundo informações divulgadas pelo blog Caxias Online, a violência continua alcançando índices insuportáveis em Duque de Caxias. Esse é o que revelam os dados de janeiro de 2009, divulgados pelo ISP – Instituto de Segurança Pública. Somente no item Roubo a Estabelecimento Comercial o aumento foi de 50%, se comparado ao mesmo período de 2008. Seguindo o mesmo ritmo, o índice de Homicídio Doloso (assassinato) teve um crescimento de 40%, enquanto Roubos a Transeunte teve aumento de 28% em relação a janeiro de 2008.
Praticamente todos os índices subiram, o que demonstra uma política de Segurança Pública equivocada para um grande pólo industrial, com quase 1 milhão de habitantes, resultado de policiamento ineficiente e investigações sem resultados práticos para a elucidação de crimes. Enquanto o efetivo do 15º BPM é menor do que em 1970, a 59ª DP/Caxias, no centro, ainda não dispõe de recursos de informática e a Perícia leva até 5 horas para chegar a um acidente ocorrido do outro lado da Praça Roberto Silveira, onde fica a principal delegacia de Polícia do município. O resultado da pesquisa do ISP pode ser vista no blog

http://caxias-online.blogspot.com/2009/03/indice-de-violencia-em-duque-de-caxias.html) e também, no site http://www.isp.rj.gov.br/Conteudo.asp?ident=150
O assassinato de um homem num ponto de ônibus na Praça Waldetário, na Paulicéia, prova o despreparo da Polícia, que removeu o corpo depois de horas e deixou uma poça de sangeu no local.

Nenhum comentário: