quarta-feira, 20 de maio de 2009

BAIXADA URGENTE

GOVERNADOR COMEÇA OFENSIVA
CONTRA GAROTINHO E LINDBERG
Depois de ajudar na eleição de Álvaro Lins e nada fazer para impedir a sua cassação pela Alerj, o governador já está “azeitando a máquina” para ir em cima dos possíveis ou prováveis adversários em 2010. Ele está disposto a utilizar a Polícia para esse objetivo, da mesma forma que o ex-delegado utilizou a Secretaria de Segurança para se eleger. A ação do Ministério Público para tornar inelegível o ex-governador Anthony Garotinho é apenas um “aperitivo” diante do que Sérgio Cabral está disposto a fazer para “varrer do caminho” Lindberg Faria, Fernando Gabeira, Wagner Montes e outros menos votados. Segundo uma fonte que esteve no Palácio Laranjeiras recentemente, Sérgio Cabral está jogando em duas frentes. Na frente interna, ele exige que a Polícia monte “Operações Especiais” para levantar todos os tipos de possíveis crimes e atribuí-los aos adversários, a começar pelo prefeito de Nova Iguaçu, que resistiu às pressões do ex-deputado José Dirceu. No front externo, o governador tenta seduzir o seu colega e amigo Aécio Neves a deixar o PMDB, partido a que ambos estão filiados, para ingressar no PR. Com Aécio Neves candidato a Presidente da República, haveria menos espaço e maior chance de impedir ou, no mínimo, dificultar a caminhada de Garotinho para voltar ao Palácio Guanabara. Quem assistiu a um recente telefonema de Aécio Neves para Sérgio Cabral, ficou abismado com a insistência com que o governador fluminense tentava convencer o seu colega de Minas a deixar o PMDB e arriscar ser Presidente da República pelo PR.

PROJETO FECHA BRECHA PARA
LOCADORAS SONEGAREM ICMS


A Assembleia Legislativa do Rio aprovou nesta terça-feira (19), o projeto de lei do deputado Dica (PMDB), apresentado em 2007, que estabelece o prazo mínimo de três anos de uso do veículo para que as locadoras possam vender seus carros. Segundo o parlamentar caxiense (foto), a proposta corrige uma injustiça com as concessionárias, que estavam disputando mercado com as locadoras, que adquirem os automóveis com isenção de ICMS.
“Estamos fazendo justiça às concessionárias de carros do estado. As locadoras têm um benefício para retirar dos seus carros, um benefício alto, de quase 30%, e o utilizam não só para locar, como para vender esses automóveis. Uma grande locadora tornou-se a maior concessionária do Brasil com o dinheiro nosso, com dinheiro público. Esse problema precisa ser solucionado, e este projeto vem com esse objetivo”, explicou, em plenário, o parlamentar.
O texto determina que as locadoras, que não comprovarem o prazo estabelecido no momento da venda, recolham o ICMS, no percentual estabelecido pela lei vigente, em favor do estado. Atualmente, as locadoras vendem os carros com 6 meses de uso, mas não pagam ICMS, ao contrário das concessionárias de veículos. A nova lei também condiciona as vendas a consulta ao Detran. O texto agora será enviado ao governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar a proposta.

CPI DO TCE CONVOCA MULHERES
DE DEPUTADO E EX-PREFEITO


A CPI da Assembleia Legislativa criada para investigar denúncias de corrupção
contra conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) já
indiciados pela Polícia Federal realizará uma reunião nesta quinta-feira
(21), às 10h. Entre os convocados a
depor estão a mulher do ex-prefeito de Santo Antônio de Pádua, Denise Siqueira; a mulher do deputado
José Nader (PTB), Marli Regina; e os funcionários do TCE Marcos
Antunes (chefe de Gabinete do conselheiro Jonas Lopes) e Maria Antonieta
Martins Costa (lotada no Gabinete do conselheiro José Leite Nader).

RÁPIDAS

● Há dúvidas sobre a disposição do governador Sérgio Cabral de sancionar o projeto do deputado Dica, que acaba com a farra das locadoras, que compram carros nas montadoras com descontos especiais, devido ao volume de cada pedido, roam apenas 6 meses e usam de subterfúgios contábeis para sonegar o ICMS.
● Tendo que manter o carro por 36 meses antes de vende-lo, as locadoras, que não pagam ISS no Estado do Rio, terão que pagar o ICMS no ato da venda. Como diz o deputado caxiense do bairro da Prainha, uma pequena locadora,com sede em Minas Gerais, transformou-se em poucos anos numa das maiores revendedoras de veículos semi-novos do País.
● Zito tem uma explosiva audiência marcada para esta quinta-feira, em seu
Gabinete, quando irá receber uma comissão de comerciantes do Mercado Popular. Ele vai precisar de muita paciência para convencer os 375 ocupantes dos boxes a deixarem o local. O problema é que Zito quer instala-los no espaço que surgiu ao lado do mergulhão (foto) mas, no atual governo, tudo anda a passos de cágado.
● O Forró e a Feira de Artesanato, por exemplo, sem funcionar desde o final de janeiro, não tem data para voltar e os camelôs que ocupam o Mercado Popular tem contas a pagar, famílias para sustentar e não podem ficar à mercê de um governo rápido nas decisões, mas muito lento na execução.
● A ONG de direitos humanos ComCausa promove nesta quinta-feira (21) debate sobre “Segurança Pública e Direitos Humanos: como conciliar?” com Marcelo Freixo, presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALERJ, Será a partir das 19h no campus na Universidade Rural de Nova Iguaçu na Rua Capitão Chaves, 60, Centro, (próximo catedral da Igreja Universal). Outras Informações: 3045 6642 (ComCausa)
● Divulgar e premiar iniciativas que auxiliem na redução das desigualdades raciais e desempenhem papel de luta pela cidadania e por melhores condições de vida da população negra. Esse é o objetivo do Prêmio da Igualdade Racial, promovido pelo Criar Brasil, ONG que tem como uma de suas missões democratizar a informação, e pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). As inscrições podem ser feitas até o dia a 27.
● A proposta é descobrir iniciativas que promovam uma cultura não-discriminatória através de atividades que assegurem à população, independente de sua cor, o exercício pleno de cidadania. Serão premiados os cinco projetos mais expressivos na redução das desigualdades raciais. “Premiar estas iniciativas é fundamental para estimular a sua continuidade e plantar outras sementes, promovendo sua reprodução pelo Brasil afora”, afirma João Paulo Malerba, coordenador do Prêmio da Igualdade Racial.
● A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa vai pedir a retirada de pauta da Mensagem 03/09 do Poder Executivo, que pretende entregar os equipamentos culturais do estado para as chamadas Organizações Sociais (OS). A iniciativa foi decidida durante audiência pública, nesta segunda-feira (18), que contou com a presença de representantes de diversos setores culturais.
● O presidente da comissão, deputado Alessandro Molon (PT), fez questão de destacar o número de parlamentares presentes na reunião e o consenso que houve entre eles sobre o pedido. “Tivemos uma grande representação hoje, com 12 deputados presentes na audiência. Ao todo, foram nove partidos que se manifestaram pela retirada do projeto e esta é uma marca muito significativa. Quando o projeto entrar em pauta, pediremos a sua retirada com o apoio de boa parte dos deputados e acredito que conseguiremos frear este projeto que ainda possui tantos questionamentos”, afirmou Molon.
● Presidente da Associação da Orquestra do Theatro Municipal, Jesuína Passaroto expressou a revolta da classe com o projeto enviado à Alerj. “Privatizar a cultura é um absurdo imensurável. Temos que lembrar que o principal propósito da criação dos corpos artísticos, das escolas de dança, de teatro, de música é poder prover a população de cultura, ensinar o nosso povo a ser ele mesmo, aproveitar e valorizar o talento do artista nacional e dar identidade a esta sociedade”, destacou Passaroto.
● “Tudo em torno deste projeto foi feito de forma truculenta, sem o menor respeito pelo profissional ou pela arte”, queixou-se a presidente da associação, acrescentando: “Somos artistas e queremos que não só a nossa arte seja respeitada, mas principalmente que as futuras gerações não sejam privadas de assistir a uma ópera e um balé ao vivo e da melhor qualidade, assim como não sejam privadas de ter o ensino gratuito da arte”.
● Representando todas as associações e sindicatos de artistas, Alexis Christus destacou que a cultura é uma responsabilidade do Estado, que não pode ser entregue a entidades para exploração financeira. “A cultura tem que ser para todos e, com as OS, a cultura será para os empresários e este é o pesadelo dos artistas”, ressaltou Christus.
● O fato de as Organizações Sociais serem contratadas sem concurso público causou perplexidade ao representante da Associação de Servidores da Funarj, Luiz Oliveira Castro Jungstedt. “Sob a ótica jurídica, o projeto causa espanto. Não haverá processo seletivo, nem ao menos licitação. Até poderíamos acreditar na lisura da escolha, mas isto abre uma porta muito preocupante”, afirmou.
● Membro da comissão, o deputado Marcelo Freixo (PSol) também destacou “os questionamentos que rondam a forma de seleção das OS”. “O artigo 3º da mensagem prevê que o Governo possa estabelecer, mediante decreto, requisitos específicos para a qualificação da entidade. Por que os critérios já não são definidos? Não podemos assinar um cheque em branco e torcer todos os dias para que nada aconteça”, frisou o parlamentar
● “O mesmo órgão que vai dizer o que é OS, também vai escolher qual contratar. Além disso, o projeto prevê a retirada da Alerj do seu papel fiscalizador, o que é um absurdo. Os relatórios teriam que ser emitidos apenas para o Tribunal de Contas do Estado (TCE)”, queixou-se o deputado do PT.

A BAIXADA CONTINUA
REVELANDO TALENTOS

Depois da meteórica carreira da pequena Bruna Marquezine, que saiu de uma modesta casa do Parque Paulicéia, ao lado do 25 de Agosto, em Duque de Caxias, para o estrelato, via TV-Globo e cinema, uma nova
estrela, residente no mesmo bairro, surge no cenário artístico brasileiro. É o jovem Gabriel Moura que, acostumado desde pequeno às passarelas e aos “Spots” dos estúdios fotográficos, participando de desfiles de roupas infantis e de comerciais, principalmente nos “Dia das Mães” e no “Dia dos Pais”.
Ele agora segue carreira na TV, onde participou da novela “Chamas da Vida”, da TV-Record, onde viveu o pequeno Gabriel Mendes. Antes de ingressar na Record, Gabriel Moura (11 anos) participou das novelas “Sete Pecados”, onde viveu o personagem “Moa”, e “O Profeta”, onde era o personagem principal quando menino.
No cinema, ele já participou do filme “O Guerreiro Didi e a ninja Lili”, mas já tem uma longa carreira no teatro. Ele já subiu aos palcos para participar dos espetáculos Medéia (filho de Medeia), Stuart “O musical” – (Stuart), “Cores Vivas” e “Salada Mista”. Neste fim de semana, Gabriel Moura estará se apresentando no Teatro João Caetano, de Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com o espetáculo “Stuart – O Musical”, desta vez ao lado do irmão Dorgival Jr.


NOVO SEXÓLOGO NA PRAÇA

Nenhum comentário: