quinta-feira, 21 de maio de 2009

BAIXADA URGENTE

QUEM DISSE QUE NÃO EXISTE
IMPRENSA NA BAIXADA ?
Há poucos dias, uma emissora de TV, que vende seus horários para quem possa pagar, divulgou uma entrevista com um conhecido político da Baixada Fluminense, com mandato e que faz parte da base de apoio a Lula e a Sérgio Cabral. Lá pelas tantas, o entrevistado afirmou, com todos os “RRs” e “FFs!, que não existe Imprensa na Baixada. A sua profecia funcionou justamente ao contrário. Primeiro, este blog, que, ao contrário da grande Mídia, não depende da publicidade do Governo, denunciou o fechamento do Restaurante Popular de Duque de Caxias. O fato teve grande repercussão e acabou repetido no Blog do Garotinho. Na mesma semana, o jornal “O Municipal”, o mais antigo do Município, publicou uma extensa reportagem revelando quem eram as vítimas desse ato desastrado do governador: pessoas pobres, que vivem na Favela do Lixão, ao lado do restaurante. Garotinho voltou ao assunto e publicou a primeira página do jornal caxiense. Foi o quando bastou para que Sérgio Cabral mandasse reabrir o restaurante, mesmo não tendo sido feita nenhuma obra no local, que era o pretexto oficial para o fechamento.
O que o tal político tem a dizer do recuo do Governado, que em momento algum foi incomodado pela grande Mídia, que omitiu de seu noticiário o fechamento do restaurante? Essa ato não passou de uma picuinha do governador com o ex-governador Garotinho, irritado porque o povão chamava o local como “Restaurante da Rosinha”, suprema humilhação para um governador ausente, insensível, vingativo e despreparado para o cargo. Em outras palavras: o governador pode comprar a grande Mídia, mas não pode fazer o mesmo com os jornais locais, muito menos com os blogueiros, que não dependem das verbas do Paládioi Guanabara/Laranjeiras para sobreviverem, ao contrário do que ocorreu com o valente “Correio da Lavoura”, o quase centenário jornal de Nova Iguaçu, que enfrentou o Estado Novo mas sucumbiu ao Governo Lindberg Faria. Os mais de 328 mil acessos a este blog é uma boa resposta a esse político desinformado.

HOJE PODE SER O DIA “D”
PARA OS CHIPS DA AMPLA

Nesta segunda-feira (25), haverá uma nova Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Duque de Caxias para discutir os problemas causados pelos chips utilizados, em autorização do Inmetro, pela espanhola Ampla, distribuidora de energia que comprou a extinta CERJ, estatal. Na última segunda-feira, os consumidores puderam utilizar livremente o microfone de aparte do plenário do Legislativo para explicarem o motivo de tanta revolta. Um dos depoimentos mais dramáticos foi do vereador Maninho do Posto, que revelou que teve o fornecimento cortado às 19 horas de um sábado, quando se preparava para comemorar o 6º aniversário de seu filho. O detalhe inacreditável do caso é que a conta estava paga, mas os funcionários da empresa, de alicate em punho, não aceitaram ponderação e cortaram o fornecimento.
Também nesta segunda-feira será lido o relatório do deputado Paulo Ramos, do PDT, relator da CPI da Ampla, presidida pelo deputado caxiense Marcos Figueiredo, autor do requerimento que resultou na criação da Comissão. Com a leitura do relatório em plenário, o documento passará a integrar o processo que a Câmara deverá mover contra a distribuidora de energia elétrica.

RÁPIDAS
● A vereadora Fátima Pereira, líder do Governo, já tem o número de assinaturas necessários para requerer uma Comissão Especial de Investigação para aprofundar as investigações em torno do comportamento da Ampla.
● Com base eleitoral no Parque Bom Retiro, no Segundo Distrito, Fatinha vem recebendo dezenas de reclamações de vizinhos e eleitores, dando conta dos disparates nas suas contas de energia elétrica.
● A Assembleia Legislativa ajuizou uma Ação Cível Originária no Supremo Tribunal Federal para pedir que a Corte obrigue a Superintendência Regional da Receita Federal no Rio a repassar informações, protegidas por sigilo fiscal, solicitadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga denúncias de corrupção contra conselheiros do Tribunal de Contas do estado. O relator da ação no STF é o ministro Marco Aurélio Mello
● A Receita Federal negou o pedido feito pela CPI, alegando que as Comissões Parlamentares de Inquérito estaduais não têm competência para solicitar informações resguardadas por sigilo fiscal. Esse poder seria, portanto, restrito às CPIs federais, sustentou o Fisco.
● A Alerj baseia seu pedido na decisão da própria Corte em uma ACO julgada em setembro de 2004, quando o STF reconheceu que as comissões parlamentares instituídas nos âmbitos das Assembleias Legislativas têm poder para pedir a quebra de sigilo bancário fiscal ou telefônico.
● Naquela decisão, o STF salientou que esses pedidos, contudo, devem demonstrar a existência de indícios que justifiquem a necessidade de sua efetivação no curso das investigações. Assim, a Alerj pediu à Corte Suprema do país que anule o ato da chefe da Superintendência Regional da Receita Federal na 7ª Região Fiscal, que negou o repasse das informações solicitadas, e determine que a autoridade forneça à CPI os dados requisitados.
● Diante dos protestos de motoristas e comerciantes contra os destemperos dos Agentes de Trânsito, a turma do jaleco amarelo, inclusive lavrando autos de infração, a Secretaria de Serviços Públicos resolveu promover um “cursinho intensivo e rápido” sobre o atual Código Nacional de Trânsito.
● Para dar aula na “Escolinha do Filé” foi convidado um advogado especializado nas leis de trânsito, que advertiu os “meninos de jaleco” que eles não têm competência (legal) para multar ninguém, função privativa dos Guardas Municipais (efetivos) e PMs.
● Foi explicado, também, que cabe aos agentes de trânsito apenas o papel de orientar o trânsito, coisa que eles não fizeram no momento em que houve aquele atropelamento em frente à Câmara. No local havia nada menos de 7 “homens de jalecos amarelos”, batendo cabeça, enquanto o engarrafamento chegava ao Parque Duque, de um lado, e Itatiaia, do outro.
● Sem “Poder de Polícia”, a turma desapareceu do centro da cidade. Tais como pardais, eles andavam em bandos, aterrorizando os motoristas. Sem poder multar, eles praticamente desistiram do serviço.
● Um velho amigo de Zito, daqueles que sempre são chamados para o café da manhã, estava pessimista na sexta-feira quanto à permanência de pelo menos três Secretários, que não vem rendendo o esperado por Zito quando os nomeou.
● Precavido, ele se negou a dar nomes, mas deu pistas de quem seriam os futuros desempregados. A demissão deles, que pode ocorrer esta semana, nada tem a ver com a chegada do Secretário Geral de Governo, Jayme Baptista Vieira.
● Mazinho está dando os últimos retoques no Centro Esportivo que ele espera inaugurar no próximo dia 6, no bairro Dr. Laureano, comemorando o seu aniversário. Também os Centros Sociais serão reabertos, ampliando a rede de assistência social que ele mantém.
● A Secretaria de Obras já foi autorizada a iniciar as obras de reforma e adaptação do prédio onde funcionava a Farmácia do saudoso Manoel Barcelos, na Av. Albino Imparato, no Parque Felicidade.
● O local foi inspecionado semana passada pelo Dr. Danilo Gomes, Secretário de Saúde, que aprovou o projeto para a instalação de uma moderna Policlínica, que reunirá diversas especialidades num amplo ambulatório.
● A Policlínica do Parque Felicidade terá um novo padrão como Posto de Saúde, visando ampliar a assistência médica à população daquele local e dos bairros vizinhos, como Vila Guanabara, Paulicéia e Vila Operária.
● Até agora, o retrato de Joãozinho da Goméia, pintado por Barboza Leite e doado ao Instituto Histórico da Câmara, ainda não retornou ao seu cavalete original. Ele estava desaparecido há muito tempo e, segundo uma conhecida artista plástica, fora encontrado por um amigo dela jogado numa lixeira, fato que deixou indignada a família do pintor-compositor Barboza Leite. E com justa razão!
● Mais de uma dezena de crianças com deficiência de locomoção ganharam cadeiras de rodas, próteses, muletas e outros equipamentos, doados peal Prefeitura. A entrega feita quinta-feira (21) em cerimônia realizada na Escola Municipal Regina Celi da Silva Cerdeira - Centro de Referência, em Jardim Primavera, onde foi apresentado o espetáculo “Encontros”, que faz parte de um programa do
Grupo Luar sem limites, que faz parte do Programa de Atendimento à Pessoa com Deficiência.
● O programa é resultado da parceria entre a Secretaria de Educação, Assistência Social e a Sociedade Pestalozzi de Niterói (instituição cadastrada pelo Sistema Único de Saúde – SUS), através de um convênio da Prefeitura e o Ministério da Saúde, com recursos federais.
● “Essa parceria é para vocês terem uma melhor qualidade de vida. Com atendimento apropriado e de qualidade no município, sem que tenha que haver deslocamento para a Capital”, destacou a secretária de Assistência Social, Claise Maria Zito.
● A Associação dos Militares Auxiliares e Especialistas (AMAE), presidida pelo tenente Melquisedec Nascimento, faz parte do grupo que está tentando reverter a decisão da diretoria do jornal “O Dia” de fechar a sucursal da Baixada, que tinha sede em Nova Iguaçu. Oficialmente, o fechamento seria consequência da queda no volume de publicidade gerado pela sucursal.
● Sexta-feira (22), jornalistas de diversas gerações que trabalharam naquela sucursal, assinaram carta aberta pedindo à direção do jornal que desista do fechamento. Por conta dessa decisão, foram demitidos 22 profissionais da redação e extinta a sucursal, que funcionava há 21 anos em Nova Iguaçu. A decisão revoltou jornalistas e lideranças da Baixada.
● Continuam abertas até o próximo dia 12 as inscrições para quem deseja participar do VIII EncontrArte (Encontro de Artes Cênicas da Baixada Fluminense), promovido pela empresa Encontrarte – Encontro de Artes Cênicas Ltda. O encontro tem como objetivo reunir diferentes grupos teatrais do Estado visando a estruturação e ampliação do mercado de trabalho para artistas e técnicos em artes cênicas; o incentivo ao desenvolvimento artístico cultural do Estado, contribuindo para a difusão da produção teatral brasileira. A mostra da VIII edição do EncontrArte / Teatro 2009 será realizada no período de 24 de setembro a 03 de outubro de 2009.
● Os alunos do Senai de Duque de Caxias que disputarão, a partir desta segunda-feira, a etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento; Semana passada, eles tiveram uma intensa rotina de treinos, onde receberam orientações práticas e teóricas em tempo integral
● Ao todo, serão nove alunos em sete categorias, entre as quais a de Técnico de Automação e Tornearia Comando Numérico Computadorizada (CNC), que, segundo o Chefe de Setor de Educação Profissional do SENAI Caxias, Luiz dos Santos, são as que têm mais chances de medalha de ouro:
● “Entre os dias 4 e 8 de maio, na etapa escolar, esses alunos provaram que podem fazer um bom papel na etapa estadual, cujo nível de competitividade é maior. Eu creio que temos grandes chances de faturar o ouro nas modalidades Técnico de Automação e Tornearia CNC”.
● O Tribunal de Justiça condenou o Laboratório de Análises Clínicas Lipase a pagar R$ 10 mil de indenização por danos morais depois de cometer um erro de diagnóstico no exame ginecológico de uma menor. De acordo com o resultado fornecido pelo laboratório, a menina sofria de displasia epitelial, doença contraída através do ato sexual e que pode evoluir para um câncer no colo do útero.
● Na época do incidente, a jovem tinha 13 anos de idade e ainda não havia iniciado atividade sexual. A mãe da jovem resolveu realizar um novo exame em outra clínica, onde nada de anormal foi encontrado.
● O desembargador Celso Luiz de Matos Peres, relator do processo, caracterizou o ocorrido como falha na prestação do serviço. “Se considerada a idade da menor, a questão assume maior importância, sobressaindo-se o constrangimento e a preocupação com a possibilidade de desenvolvimento de quadro cancerígeno”, disse o magistrado.

PREFEITURA SUSPENDE
PROJETO DE INTERNET
Não mais que de repente, os projetos da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Município, uma “herdade” do PSB, começaram a falhar. Ainda no Governo Washingotn Reis, diversos postos do CID – Centros de Inclusão Digital – que iriam oferecer internet grátis em banda larga foram fechados no final do ano. Agora, a prefeitura, com novo governo, desativa o único ponto do projeto, inaugurado não calçadão da Rua José de Alvarenga, ao mesmo tempo em que anuncia um novo projeto, desta vez capitaneado pela Fundec, de triste memória. Mudou a direção da Fundação, mais o improviso é uma constante. O trailler instalado festivamente em abril na Praça do Pacificador, ao lado da Biblioteca Municipal Leonel Brizola, foi removido na quinta-feira, para local incerto e não sabido. Pelo visto, a Cultura no País continua sendo um produto descartável para o governo, independente da sigla do prefeito ou do governador.

Nenhum comentário: