domingo, 8 de setembro de 2013

FERREIRA GULLAR PAROU
XERÉM NA SEXTA-FEIRA 
A admiração era visível no rosto de cada criança, jovem e adultos presentes no sarau em homenagem aos 83 anos do poeta Ferreira Gullar, comemorado na nesta sexta-feira (6), na biblioteca que leva seu nome, em Xerém, quarto distrito de Duque de Caxias.  Em abril de 2000, Ferreira Gullar foi escolhido pela comunidade de Xerém para ser o nome da Biblioteca Pública da região. Localizada na Praça Engenheiro Leão de Moura, o local, que funciona de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, conta com um acervo de 5.700 livros e atende aproximadamente 1.350 pessoas por mês.
A presença de um dos principais poetas brasileiros mobilizou alunos das escolas municipais da região, que prepararam diversas surpresas para o crítico de arte, tradutor, memorialista e um dos fundadores do neoconcretismo. A comemoração, que teve o apoio da secretaria municipal de Cultura e Turismo, ainda contou com a apresentação do músico Cesar Nascimento e do grupo de teatro do Guedes.
O secretário de Cultura do município, Jesus Chediak, lembrou a luta do poeta maranhense contra a ditadura e destacou a importância da leitura para sociedade atual. “Esse é o momento mais emocionante pelo que passei desde que assumi a pasta. O Ferreira Gullar é um companheiro que admiro há muitos anos. Foi uma das pessoas que ajudou a derrotar a ditadura. Nossas crianças têm que ter a consciência da importância da liberdade. E os livros nos proporcionam isso. É através da leitura que podemos sair desse universo de violência que nos cerca”, afirmou.
O escritor agradeceu a presença de todos e se disse bastante orgulhoso de mais uma vez poder estar comemorando seu aniversário com uma homenagem da biblioteca, que, desde 2000, leva seu nome.
“Só o fato de ter uma biblioteca com meu nome por iniciativa da comunidade é uma alegria imensa. Por isso, faço questão de estar presente sempre que posso. O livro é um instrumento fundamental na construção pessoal. Somos todos uma invenção de nós mesmos. Não existe homem comum, todo mundo é especial”, disse Gullar, que nasceu José de Ribamar mas adotou o sobrenome da mãe.
Frequentadora assídua da biblioteca, Isabela Barros, de apenas oito anos, recitou O Cachorro, seu poema favorito escrito pelo poeta. A aluna da terceira série da escola Ely Combat, que sonha ser cantora, se mostrou bastante animada em poder conhecer o autor que a faz viajar em suas histórias no dia a dia.
A mãe Erizinete Barros contou que desde cedo incentiva a filha comprando livros. “No lugar de comprar bonecas, compro livros e ela adora. Toda noite, ou eu leio para ela ou ela lê para mim e ainda me corrige quando leio errado”.


Nenhum comentário: