segunda-feira, 9 de setembro de 2013

HOSPITAL INFANTIL SERÁ
FECHADO PARA OBRAS 
Em entrevista ao jornal “Capital & Negócios” publicada na terça-feira (3), o prefeito e médico Alexandre Cardoso anunciou que o Hospital Infantil Ismélia da Silveira, construído no primeiro Governo Moacyr do Carmo e inaugurado no final de 1968, deverá passar por uma reforma completa e, para tanto, será fechado, dada a impossibilidade da circulação de homens e material de construção dentro de um ambiente hospitalar, que exige cuidados especiais em matéria de higiene.  O prefeito antecipou, ainda, que o fechamento do Ismélia da Silveira só depende da conclusão das obras de implantação da UPA Pediátrica, a primeira do Estado do Rio, que está sendo erguida no terreno em frente ao Hospital Infantil, na entrada de Duque de Caxias, o que deverá ocorrer dentro dos próximos 30 dias.
Primeiro hospital infantil público da Baixada, o Ismélia da Silveira surgiu nos anos 60 do Século passado a partir de um grupo de amigos que se preocupava com a falta de atendimento às crianças, o que elevava o índice de mortalidade infantil a níveis só registrados em casos de guerra civil. Para tanto, o médico Moacyr do Carmo, o jornalista Ruyter Poubel e o professor e músico Nelson Cintra, idealizador do bairro Jardim Primavera, no segundo distrito, criaram a Associação das Companheiras da Criança, que alugou um antigo salão de bilhar num sobrado na Av. Nilo Peçanha, esquina com a rua Etelvina Chaves, cujo aluguel era fruto das contribuições de centenas de pequenos empresários, que aderiam ao projeto de construção do primeiro Hospital Infantil da Baixada.
Além de apoio de lideranças políticas e empresariais, o Dr. Moacyr do Carmo conseguiu uma madrinha de peso, a então primeira dama do antigo Estado do Rio, a Sra. Ismélia da Silveira. Com uma verba destinada a ajudar obras sociais no antigo Estado do Rio, a esposa do governador Roberto Silveira garantiu o funcionamento até que, depois de eleito prefeito (1966), o Dr. Moacyr do Carmo desapropriou uma área entre a estrada de ferro e a Av. Presidente Kennedy, assumindo, para o município, a responsabilidade de manter o primeiro hospital infantil público da Baixada Fluminense, que recebe pacientes dos municípios vizinhos e até da Zona Norte e subúrbios do Rio de Janeiro.
Com a entrada em funcionamento da UPA Pediátrica, a Secretaria de Saúde do município vai concentrar na nova unidade todos os atendimentos ambulatoriais e de emergência, hoje a cargo do Hospital infantil. Depois de reformado e com sua capacidade ampliada, o Infantil será um hospital para menores de 12 anos, que não terá urgência ou emergência, o que reduzirá o fluxo de pessoas e pacientes naquele local, pois os primeiros atendimentos serão da responsabilidade da UPA Pediátrica.

Nenhum comentário: