terça-feira, 12 de agosto de 2014

GAROTINHO LIDERA PESQUISA
MAS PEZÃO COLA EM CRIVELLA 
Pesquisa do GPP revela que o ex governador Garotinho (PR) lidera com folga a disputa para o governo do Estado do Rio. Ele tem 28,3% das intenções de voto, contra 16,4% de Crivella (PRB), 15,7% de Pezão (PMDB) e 10% de Lindberg Farias (PT). Como a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, Crivella e Pezão estão tecnicamente empatados. A pesquisa foi encomendada pelo PMDB, partido de Pezão.
Tarcísio Motta (Psol) ficou com 0,9%; Dayse Oliveira (PSTU), 0,4%; Ney Nunes (PCB), 0,2%. Nulos e brancos somam 19,3%; 8,8% não sabem ou não responderam.
Garotinho foi também o mais rejeitado pelos entrevistados. O GPP perguntou qual o candidato que o eleitor menos gostaria que fosse eleito. O ex-governador foi citado por 32,5% dos consultados. Em seguida, vieram Pezão (17,1%), Crivella (8,7%), Lindberg (8,1%), Tarcísio (2,2%), Ney (1,2%) e Dayse (0,6%). Os que não sabem ou não responderam chegaram a 29,6%.
Candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT) tem liderança tranquila no Estado do Rio: 38,4% das preferências contra 17,9% de Aécio Neves (PSDB), 6,6% de Eduardo Campos (PSB) e 4% de Pastor Everaldo (PSC). Outros candidatos tiveram 2,1% das preferências; votos brancos e nulos chegaram a 19,8%; 11,02% não sabiam ou não revelaram em quem votariam.
Para o Senado, 32,2% dos eleitores estão com Romário (PSB), 25% preferem Cesar Maia (DEM). Eduardo Serra (PCB) recebeu 4,7% das intenções de voto; Lupi (PDT), 2,9%; Liliam Sá (Pros), 1,9%.
A pesquisa ouviu 2 mil eleitores nos últimos dias 9 e 10. Registrada no TRE, recebeu o número RJ 00018/2014.

►"NENHUM PRESIDENTE TEM O CARÁTER DE DILMA"
Durante a inauguração da nova sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí e região, nesta segunda-feira (11), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lembrou de sua ascensão política e pediu confiança da classe trabalhadora à presidente Dilma Rousseff.
Lula lembrou que o país vivia uma era de desemprego antes do seu governo e se disse orgulhoso, por nos seus mandatos e no da presidenta Dilma terem sido gerados 21 milhões de empregos com carteira assinada.
"Eu posso olhar no rosto de cada metalúrgico e dizer que eu certamente não fiz tudo que eu queria, mas fizemos muito mais do que eles pelos trabalhadores".
Segundo ele, as vezes, o preconceito que se tem com Dilma Rousseff é porque ela é mulher. Mas diz que, desde o fim da Ditadura, nenhum presidente do Brasil teve o caráter e o compromisso que a presidente tem.
"Conheço muita gente. De Geisel, de Collor, de Sarney, de Itamar, de tantos presidentes, de Fernando Henrique Cardoso. Posso dizer para vocês que nenhum tem o caráter que tem a companheira Dilma e nenhum tem o compromisso que tem a companheira Dilma", afirmou Lula.

►PARA CONSULTORIA, AÉCIO VENCE NO 2° TURNO
De acordo com a consultoria Macrométrica, baseado em recente pesquisa do Ibope, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) deve vencer no segundo turno, com uma vantagem de 2 a 3,6 pontos percentuais sobre a presidente Dilma Rousseff (PT).
A projeção usou o esquema de análise de Nate Silver, o editor-chefe do site "FiveThirtyEight", que ficou famoso ao acertar o resultado de todos os 50 Estados na eleição presidencial americana de 2012, quando Barack Obama se reelegeu, ao vencer Mitt Romney.
Estudo feito pela consultoria do ex-presidente do Banco Central Francisco Lopes, leva em conta o percentual de eleitores não comprometidos. Na enquete sobre o 1º turno, 39% dos ouvidos não escolhem nem Dilma nem Aécio - preferem Eduardo Campos (PSB) ou o voto nulo, por exemplo. Na simulação para o 2ºturno, essa fatia cai para 22%.

►ELA NEM TENTOU FAZER A REFORMA TRIBUTÁRIA
Eduardo Campos (PSB), ex-governador de Pernambuco, afirmou nesta segunda-feira (11) que a presidenta da República Dilma Rousseff (PT) não aprovou uma reforma tributária porque “atendeu a pedidos pontuais no balcão e nada deu certo”. Segundo ele, a petista, “nem tentou fazer a reforma tributária”.
Eduardo Campos promete apresentar, se eleito, um projeto para alterar os impostos. Em entrevista ao portal G1, Campos disse que “nunca mudou de lado” e que só deixou de apoiar Dilma quando políticos como os senadores Fernando Collor (PTB-AL) e José Sarney (PMDB-AP) “ganharam protagonismo”.  No entanto, ambos estão na base aliada desde a gestão de Lula.
Eduardo Campos reafirmou não ver problemas no fato de a mãe, Ana Arraes, ser conselheira do Tribunal de Contas da União (TCU). Segundo ele, a mãe não julgará contas do governo federal caso ele seja eleito.
“Ela não vai apreciar como magistrada nenhuma conta que nos envolva diretamente. Fiquei sete anos e três meses no governo [de Pernambuco] e tudo que se refere a convênios e recursos federais ela não julga o que tem a ver com o estado [de Pernambuco]“, respondeu Campos, que se intitula o primeiro governador do país a fazer uma lei contra o nepotismo.
“Isso [a mãe ser ministra do TCU] não é um problema. O problema do Brasil é outro, é o baixo crescimento, é volta da inflação, são os problemas reais”, acrescentou.
Ainda na entrevista, Eduardo Campos disse ser contra a legalização da maconha, privatizações de estatais, foro privilegiado a políticos, unificação das polícias, revisão da lei da anistia e ensino religioso nas escolas públicas. E se declarou a favor da taxação de grandes fortunas, do casamento gay e ao voto obrigatório. Sobre aborto, reafirmou a posição de que “a legislação sobre o tema é adequada”.

►PARTIDOS DESCUMPREM DECISÃO DO STF
O fim das doações ocultas foi considerada a grande esperança dessas eleições para um dos primeiros passos rumo a eleições mais igualitárias e transparentes. Saber a quem as empresas doam tornaria possível ao eleitor verificar ou, pelo menos, desconfiar sob quais interesses estão sujeitos os candidatos, para além daqueles expostos em campanhas e legendas partidárias.
Por exemplo, como confiar em um candidato que defende uma economia sustentável e tem em pauta preservação do meio ambiente se recebe doações de empresas de agrotóxicos ou agropecuaristas?
Se uma empresa doa para o candidato que depois o favorece com financiamentos públicos?
Como saber se o governo eleito não pode estar favorecendo determinadas construtoras que já o beneficiaram, até de maneira privada, se o eleitor não souber das quais ele recebeu?
Se as doações fossem, como previsto e esperado, transparentes, todas essas questões e tantas outras poderiam ser respondidas. O processo eleitoral se tornaria mais limpo e igualitário.
Quando, em maio deste ano, especialistas se reuniram em seminário proposto pela CBN e pelo Contas Abertas para discutir as novas vias do processo eleitoral brasileiro, acreditava-se que o fim das doações ocultas seria cumprido. Todos os presentes, o juiz eleitoral e fundados do MCCE (Movimento Contra Corrupção Eleitoral), Marlón Reis, o então presidente do TSE e ministro, Marco Aurélio Mello, o vice procurador geral eleitoral, Eugênio Aragão, o fundados do movimento Adote um Distrital, Diego Ramalho, e o economista e fundador do Contas Abertas, Gil Castello Branco, concordavam que essa nova resolução seria um avanço indubitável para estas eleições.
“Com o favorecimento da transparência seria possível verificar a realidade da campanha com a realidade das movimentações financeiras dos partidos” pontuou, à época, Reis. Este era apenas o primeiro passo tão aguardado pela sociedade civil, para, depois, se seguir com as outras propostas pontuadas no seminário: prestação de contas em tempo real, definição de teto de campanhas previsto em lei e proibição de doações de pessoas jurídicas a partidos e candidatos. Contudo, com a primeira parcial da prestação de contas de campanha, ao que parece, o interesse dos candidatos está aquém dos da sociedade civil. Veja mais em: http://www.contasabertas.com.br/website/arquivos/9312#sthash.qDtxHPTc.dpuf

►DILMA DEFENDE GRAÇA FOSTER
A presidenta Dilma Rousseff voltou a defender nesta segunda (11) a presidenta da Petrobras, Maria das Graças Foster, ao ser perguntada sobre a possibilidade da dirigente ter os bens bloqueados pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Dilma disse que não fará nenhum julgamento sobre Graças Foster baseado em avaliações que considera questionáveis.
Dilma disse ainda que vê uma politização do caso. “Acho gravíssimo politizarem uma discussão desse tipo, e não acho muito responsável. Espero que não se faça política nesse assunto, porque a Petrobras é a maior empresa deste país e a Maria das Graças tem méritos inequívocos. Não há dúvida disso, e não é só a minha avaliação, mas a avaliação de entidades internacionais e do próprio mercado”, respondeu ao ser perguntada se Graça Foster poderia ser afastada do cargo, no caso de se confirmar o bloqueio dos bens. A declaração foi feita durante entrevista a veículos do Grupo RBS (Rede Brasil Sul de Comunicação).
Dilma disse que em um eventual segundo mandato, uma das questões fundamentais de seu governo será simplificar processos para a construção de obras com o objetivo de reduzir a burocracia. “Não para não fiscalizar, não respeitar o meio ambiente, mas para poder realizar as obras que o Brasil precisa, com a rapidez que o país precisa”, explicou.
Sobre a atual política econômica e possíveis mudanças, a presidenta disse que hoje o país vive uma situação reativa à crise econômica mundial, e acha que a retomada está sendo construída. “Acredito que estamos construindo a retomada, estamos construindo um novo ciclo de desenvolvimento”. Segundo Dilma, o Brasil ganhou em inclusão social e em estabilidade macroeconômica.
 “Teremos que ter uma política para o professor aberta e discutida, que terá de ter uma forma pela qual vamos remunerar sistematicamente, garantindo a ele status e formação. Temos de formar. Todos têm que ter doutorado. Temos que dar ao professor a categoria que ele não tem, usando o dinheiro do petróleo”, disse. (ABr)

►EX DIRETOR DA PETROBRÁS PODE ABIR A BOCA
O clima no Planalto voltou a ficar tenso, diante da informação da colunista Dora Kramer ao revelar que é concreta a possibilidade de o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, abandonado pelo PT e pelo alto comando da estatal, optar por fazer acordo de delação premiada.
Preso na operação Lava-Jato da Policia Federal por envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, ele foi solto e depois preso de novo por omitir a existência de uma conta na Suíça e a posse de um passaporte português.
Também preso, Youssef comandava rede de pagamento de propina a serviços em troca de contratos com estatais, que teriam, segundo a Polícia Federal, rendido mais de R$ 10 bilhões à quadrilha do doleiro.
Segundo Dora, quanto menores as possibilidades de defesa, maior a probabilidade do suspeito optar por acordo para contar o que sabe.

►CAXIAS DISCUTE A SAÚDE NA RIO 2016
Faltando dois anos para os Jogos Olímpicos Rio 2016, os profissionais de saúde de nível superior e técnico terão no dia 19 de agosto uma ótima oportunidade para interagir com o planejamento dos serviços médicos que serão adotados no maior evento esportivo mundial que acontecerá em solo carioca. O Núcleo de Educação em Urgência (NEUR) promove, de 9h às 12h, no Hospital Municipal Moacyr Rodrigues do Carmo, um encontro com representantes da área de serviços médicos do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.
A iniciativa gratuita conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), além do apoio do Centro de Estudo do Hospital Municipal Moacyr do Carmo (HMMRC).
O evento que acontecerá no auditório Dr. Antônio Cláudio Dalto Lemos terá como tema “Planejamento dos Serviços de Saúde para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 e Impactos da Participação Profissional no Maior Evento Esportivo Mundial”. O encontro integra o Programa de Voluntários Rio 2016. Mais informações podem ser obtidas no site: http://www.rio2016.com/participe/voluntarios/
  
►FESTIVAL DE DANÇA EM CAXIAS
O Festival Dança em Trânsito, coordenado por Giselle Tápias, está comemorando 10 anos e, para comemorar a data, a secretaria municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias irá abrir as portas do teatro Raul Cortez nos dias 14 e 15 (quinta e sexta-feira) para apresentações de grupos de dança nacionais e internacionais.
“As companhias internacionais realizam um importante trabalho de fortalecimento da dança, que têm como objetivo apoiar e desenvolver essa arte pelos locais por onde passam, através de oficinas”, destacou o secretário Jesus Chediak.
Os espetáculos Best of You, de Barcelona (ESP) e Recicle Dance, de Duque de Caxias, irão abrir a programação na quinta-feira (14), a partir das 19 horas. Os espanhóis encenarão uma peça onde dois artistas atravessam muitas tensões acumuladas, enquanto procuram, com boas intenções, o alívio. Projeto social apoiado pelo hospital das clínicas Mario Lioni, o Recicle Dance, que desde 2005 procura estimular o interesse das crianças e adolescentes atendidos tanto pela vida escolar quanto por movimentos culturais através da dança, irá apresentar um recorte de trabalhos do projeto.
Na sexta-feira (15), será a vez da caxiense, Carolina Bastos, se apresentar ao lado de grupos de Lyon (França) e Torino (Itália). Moradora de Duque de Caxias, Carolina coleciona medalhas de ouro em festivais de Nova York (EUA), Lousène (Suíça) e Seul (Coreia do Sul), sendo considerada por muitos a substituta de Ana Maria Botafogo na dança brasileira.
A pedido das companhias internacionais será cobrado um preço simbólico, que será doado integralmente aos grupos de dança de Duque de Caxias. (Fotos: Rafael Barreto).

►MOTORISTA DE TUFÃO BILHA NO RAUL CORTEZ
As aventuras de um lenhador simples que, por vingança de sua esposa, se vê obrigado a fingir-se de médico para “curar” a filha de um rico fidalgo, criando uma série de confusões, é a atração da peça “O Médico à Força” que divertiu nesta terça-feira (12/08) cerca de mil alunos de escolas municipais dentro do projeto “A Escola Vai ao Teatro”. A iniciativa da secretaria municipal de Cultura e Turismo, que objetiva fomentar a produção e o desenvolvimento cultural para as crianças do ensino fundamental, conta com o apoio da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE) e produção da empresa Sete Artes.
O projeto iniciado em julho, acontece até setembro, sempre em três horários alternativos (10h, 14h, e 16h), levando gratuitamente ao teatro alunos dos quatro distritos, com apresentações de companhias teatrais da Baixada Fluminense. Todos os estudantes recebem lanche e transporte até o Teatro Raul Cortez.
A adaptação da peça é da Companhia Teatral Queimados Encena, criada há 11 anos, que tem como diretor e ator principal, Leandro Santana, que ficou famoso ao atuar como o motorista Herculano, que trabalhava para os personagens Tufão e Carminha, na novela de sucesso da Rede Globo, Avenida Brasil, trabalhando.
“É uma grande iniciativa levar nosso espetáculo para jovens estudantes de Caxias, que acabam tendo a oportunidade de interagir com uma forma de arte tão importante como é o teatro”, disse Leandro Santana. 
Na peça, Santana é Sganarelo, um lenhador rude que vive no século XIX, que ao fingir-se de médico cria uma sequência de cenas engraçadas, que arrancou muito sorrisos dos alunos. Durante a história o trabalhador e seus amigos decidem apresentar o espetáculo “O Médico à Força” do gênio da Literatura francesa e universal, Moliére.

Nenhum comentário: