quinta-feira, 14 de agosto de 2014

PSB NÃO TEM PRESSA NA
SUBSTITUIÇÃO DE CAMPOS
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) ainda não definiu a data que irá tratar da substituição de Eduardo Campos na disputa à Presidência da República, nas eleições deste ano. Campos morreu terça-feira (13) em acidente aéreo, em Santos (SP). Em comunicado oficial, o PSB informou que a decisão sobre quem irá disputar o cargo pelo partido será tomada quando a legenda julgar oportuno.
“A direção do PSB tomará, quando julgar oportuno, e ao seu exclusivo critério, as decisões pertinentes à condução do processo político-eleitoral”, diz o comunicado, assinado pelo presidente da legenda, Roberto Amaral.
Pelas regras eleitorais, o partido têm até dez dias contados da morte do candidato para indicar à Justiça Eleitoral o substituto.
Os partidos que integram a coligação Unidos para o Brasil - PSB, PPS, PPL, PRP, PHS, além da Rede Sustentabilidade, que ainda não tem registro - tem até o dia 23 para informar à Justiça Eleitoral o nome do novo candidato à Presidência da República, no lugar do ex-governador Eduardo Campos.
A vice de Campos na chapa, a ex-senadora Marina Silva, pode substituí-lo, mas a coligação também pode escolher outro nome. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a substituição deverá ser feita por decisão da maioria absoluta da direção dos partidos da coligação.
“[O PSB] Recolhe-se, neste momento, irmanado com os sentimentos dos seus militantes e da sociedade brasileira, cuidando tão somente das homenagens devidas ao líder [Eduardo Campos] que partiu”, diz o comunicado, acrescentando que o partido está de luto pela trágica morte de seu presidente nacional.
Enquanto o futuro da coligação não é definido, o cientista político Carlos Pereira, professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV/Ebape), avalia que o cenário de expectativa contribui para a democracia. “Todos desejam ambiente democrático, ou seja, que não exista certeza absoluta do vencedor. A candidatura de Campos trouxe algum grau de incerteza”, disse.
Políticos, como o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), já declararam que vão ao velório e enterro de Eduardo Campos, no Recife, mas todos ainda aguardam uma definição sobre horário e data. A Câmara dos Deputados vai fazer na primeira semana de setembro (em dia a ser confirmado) uma sessão solene em homenagem ao candidato do PSB à Presidência. A sessão estava prevista inicialmente para a próxima quarta-feira (20).
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), decretou luto oficial do Congresso Nacional por três dias. Em nota divulgada na terça (13), Renan antecipou que vai propor uma sessão solene para conceder a Ordem do Mérito do Congresso Nacional ao ex-governador de Pernambuco.
Parlamentares que mantinham um relacionamento mais próximo com Campos, como o deputado Júlio Delgado (PSB-MG) e o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), foram nessa quarta-feira mesmo para São Paulo acompanhar o trabalho dos policiais e bombeiros no local do acidente.
A maioria dos presidenciáveis suspendeu as agendas de campanha por causa da morte de Eduardo Campos. Candidatos a outros cargos que também eram próximos de Campos decidiram seguir a mesma linha e não terão compromissos eleitorais.

►O LEGADO DE EDUARDO CAMPOS
A bancada do PSB no Senado divulgou nota oficial de pesar pela morte, nesta quarta-feira (13), do candidato do partido à Presidência Eduardo Campos. Os senadores descrevem Campos como "uma liderança jovem, arrojada e comprometida com os anseios de mudança e renovação do país" e afirmam que a melhor maneira de homenagear sua memória é dar prosseguimento à sua luta por um "novo Brasil".
Na nota, a bancada afirma que “o PSB perde a sua maior liderança política e o Brasil perde um dos seus principais quadros políticos. Uma liderança jovem, arrojada, comprometida com os anseios de mudança e renovação que o País tanto deseja. Mais do que isso, perde um jovem político que sonhava em transformar o Brasil num país mais justo, menos desigual social e economicamente, e que busque o desenvolvimento sustentável.
A bancara afirma ainda que “a melhor forma de homenagear a memória de Eduardo Campos é continuar a sua luta por um novo Brasil, com a coragem de mudar para avançar. Vamos em frente, honrando a sua memória e a sua trajetória, levando como bandeira suas últimas palavras na entrevista de ontem ao Jornal Nacional:
“Não vamos desistir do Brasil. É aqui onde nós vamos criar nossos filhos. É aqui onde nós temos que criar uma sociedade mais justa. Para isso, é preciso ter a coragem de mudar. De fazer diferente.”
Esse é o nosso compromisso com a memória de Eduardo Campos
Assinam a nota os senadores Rodrigo Rollemberg (DF), líder da bancada, Antônio Carlos Valadares (SE), João Capiberibe (AP) Lídice da Mata (BA)" (Com Agência Senado)

►SEM PREVISÃO DOS BOMBEIROS
A varredura final no local onde caiu o avião que provocou a morte do candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, e de seis membros da sua comitiva não tem previsão para terminar, informou no começo da tarde de hoje (14) o capitão do Corpo de Bombeiros Marcos Palumbo. O acidente aéreo ocorreu na manhã de ontem no bairro do Boqueirão, na cidade de Santos, litoral sul de São Paulo.
Segundo Palumbo, as buscas nas casas mais próximas ao lugar do acidente, localizadas em uma área de aproximadamente 130 metros, já foram finalizadas e agora estão concentradas em um bambuzal, bem próximo ao ponto zero, forma como está sendo chamado o local onde caiu a aeronave. As equipes do Corpo de Bombeiros procuram agora por eventuais restos mortais que possam ainda estar sob os escombros nas proximidades do ponto zero.

►ÁGUA: MPF COBRA POSIÇÃO DA ONS
O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro enviou ofício ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) pedindo informações sobre recomendações feitas à Companhia Energética de São Paulo (Cesp) para que elevasse a vazão da represa do Rio Jaguari, de maneira a não comprometer o sistema de água da Bacia do Rio Paraíba do Sul. A Cesp reduziu vazão na Bacia Paraíba do Sul, comprometendo o abastecimento d'água em 41 municípios – 15 em São Paulo e 26 no Rio.
O ONS tem prazo até esta sexta (15) para responder ao Ministério Público. A assessoria de comunicação do Operador do Sistema confirmou o recebimento do ofício e informou que o órgão dará as informações pedidas ainda hoje.
De acordo com o Ministério Público, foi aberto um inquérito civil público na Procuradoria da República no Rio de Janeiro para apurar os impactos ambientais do projeto do governo de São Paulo para transposição do Rio Paraíba do Sul na região metropolitana do Rio de Janeiro, o Sistema Guandu. A bacia hidrográfica do Paraíba do Sul é atualmente a principal fonte de abastecimento fluminense.

►INDEFINIDA CANDIDATURA DE CESAR MAIA
O julgamento da candidatura do ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM) ao Senado foi suspenso, nesta quarta-feira (13), por pedido de vista do juiz Fábio Montenegro, após o relator, desembargador Abel Gomes, votar pelo deferimento.
Na mesma sessão, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro negou o registro de 26 candidatos, entre eles os da chapa do PCB ao Senado, encabeçada por Eduardo Serra. Restam 92 pedidos de registro e embargos de declaração, que serão julgados até o prazo final de 21 de agosto. A próxima sessão plenária, com julgamento de candidatos, será na segunda-feira (18).

►CONTADORA DETONA NEGÓCIOS DE DOLEIRO
Em depoimento no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, Meire Poza afirmou que Youssef, preso pela Polícia Federal, fazia pagamentos a diversas pessoas e empresas, entre elas o deputado Luiz Argôlo.
Meire Poza afirmou que não viu Youssef pagar Argôlo, mas que entregou dinheiro ao doleiro para isso. 
A ex contadora do doleiro Alberto Youssef, Meire Poza, disse nesta quarta-feira (13) ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara que o deputado Luiz Argôlo (SD-BA) recebeu dinheiro do doleiro. O deputado é investigado pelo seu relacionamento com Youssef, que foi preso na operação Lava Jato, da Polícia Federal.
A reunião foi encerrada antes do depoimento de uma testemunha de defesa de Argôlo em virtude da morte do candidato à Presidência pelo PSB, Eduardo Campos.
Meire, que já havia feito acusações pela revista Veja desta semana, disse que só falaria sobre Argôlo e que, em outra ocasião, trataria de outros nomes.
A contadora disse ao relator do processo contra Argôlo no conselho, deputado Marcos Rogério (PDT-RO), que Youssef “era um banco” e explicou como ele atuava. “Ele pagava contas, dava dinheiro, dava presentes, emprestava. Eu fazia TEDs (transferência eletrônica disponível) e pagamentos que não tenho conhecimento do que se tratava. Às vezes vinha algum pagamento em que ele falava só para eu pagar", afirmou. No entanto, ela declarou que não tem a relação das pessoas para qual o doleiro emprestava dinheiro.
Meire disse que seu escritório prestou serviços para Youssef por quatro anos. Segundo ela, a GFD, uma holding de Youssef, emitia notas para empresas sem que serviços fossem prestados. Com intermediação do deputado Luiz Argôlo, teria sido repassado mais de R$ 1 milhão para duas empresas do Ceará.
  
►ANVISA BLOQUEIA REMÉDIO GENÉRICO
Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (14) no Diário Oficial da União suspende a distribuição, a comercialização e o uso, em todo o país, do lote 2444350 do medicamento genérico Cloridrato de Amitriptilina 25mg, fabricado pelo Laboratório Teuto Brasileiro S/A.
Segundo a Anvisa, o lote, que possui validade até 06/2015, foi suspenso por conta do resultado insatisfatório obtido no teste de descrição da amostra, "onde foi constatada a presença de corpo estranho no comprimido blistado" (em cartela). A resolução entra em vigor hoje.

►TODDYNHO SERÁ INVESTIGADO
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitou à vigilância sanitária de São Paulo que seja feita uma inspeção na fábrica da PespsiCo em Guarulhos, onde é produzido o achocolatado Toddynho.
Nesta terça (13), o órgão se reuniu com representantes da empresa para avaliar o recolhimento do produto, que vem sendo conduzido pela própria PepsiCo. Durante o encontro, foram apresentadas as medidas adotadas pelo fabricante para retirar o produto do mercado e informar aos consumidores que o lote L15 51 23:04 a 23:46 (distribuído no Rio Grande do Sul) não deve ser consumido.
 “De acordo com a avaliação laboratorial feita pelo controle de qualidade da empresa, houve uma falha na vedação da conexão entre dois tubos, que provocou a contaminação do produto por Bacillus cereus. Essa bactéria está presente no meio ambiente, mas, quando presente em alimentos, pode levar a quadros de vômitos, náuseas e diarreia”, informou a Anvisa.
Segundo a agência, a inspeção na fábrica e a análise da documentação apresentada pelo fabricante serão importantes para definir se há necessidade de alguma ação complementar. Procurada pela Agência Brasil, a PepsiCo confirmou que receberá visita da vigilância sanitária na fábrica de Guarulhos, mas diz não ter informação sobre a data da inspeção.
A recomendação é que quem tiver comprado um produto do lote do recall não deve consumi-lo. Ele deve entrar em contato com a empresa para pedir a troca ou o reembolso do produto. A solicitação pode ser feita gratuitamente. Para isso, o consumidor deve ligar para o telefone 0800 703 2222, das 8h às 20h, ou enviar um e-mail para sac@pepsico.com.
Em casos de dúvidas, os consumidores podem entrar em contato com a Anvisa por meio da Central de Atendimento: 0800 642 9782.

►EXPOSIÇÃO CONTA A HISTÓRIA DA UNE
Uma parte da história estudantil brasileira está retratada a partir desta quarta-feira (13), na exposição UNE em fotos: 77 anos de lutas populares e a descomemoração do golpe, organizada pela Coordenadoria da Juventude de Duque de Caxias no Museu Ciência e Vida, no antigo Fórum e em frente à Praça Roberto Silveira. São mais de 80 fotografias, que ficarão expostas nas próximas duas semanas, mostrando a atuação do movimento estudantil e a luta contra o golpe militar de 1964.
“No dia 11 de agosto foi comemorado o Dia do Estudante e aproveitamos a oportunidade para realizar uma exposição sobre a União Nacional dos Estudantes, que completa 77 anos em dezembro, e os 50 anos do golpe militar de 64”, explicou Everton Sodré “Chacal”, um dos coordenadores do projeto ao lado de Danielle Santana, Areta Oliveira, Luís Moreira, Jean Fernando e Marcus Vinícius.
Além da exposição, o público poderá participar de conferências com rodas de bate-papos sobre o movimento estudantil e a trajetória da União Nacional dos Estudantes (UNE) realizadas pela Coordenadoria da Juventude ao longo do dia.
A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10 às 17h e a classificação é livre. (Foto: Letícia Passowski)

►CONSUMIDORES APROVAM A FEIRA POPULAR
A Feira Popular da Agricultura Familiar da Praça Humaitá, a principal do bairro 25 de Agosto, foi aprovada pelos consumidores de Duque de Caxias. Realizada às segundas quartas-feiras de cada mês, ela oferece uma grande variedade de produtos nas 29 barracas montadas no local. Projeto do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) em parceria com a secretaria municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, de Desenvolvimento Social e com a Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural (Emater), a feira reúne agricultores e artesãos ligados à economia solidária, comunidade indígena, calçados e acessórios.
“A realização das feiras populares da agricultura familiar é fundamental para economia local, pois temos a movimentação da produção de agricultores e artesãos do município”, explicou Caroline Morgado, do Departamento de Segurança Alimentar (Desans) – responsável pela elaboração do projeto, relatório e monitoramento de tudo o que está sendo vendido.
As representantes da secretaria de Agricultura e Abastecimento, Marcela Monteiro e Renata Briata, e o de Desenvolvimento Social, Clayton Morgado, acompanharam a movimentação e destacaram o apoio da população. “Todos têm elogiado a realização da feira popular na Praça Humaitá. Além da oferta de produtos, as pessoas têm elogiado a ocupação da praça que fica ociosa durante a semana”, afirmou Marcela.
Com uma produção bem diversificada, com aipim, hortaliças, banana e batata doce entre os principais produtos, Severino Francisco da Silva é um sucesso de vendas nas feiras que participa e não tem sido diferente na Praça Humaitá. “Com uma hora de trabalho já vendi praticamente 60% da produção que eu trouxe. Esse apoio que a prefeitura tem dado aos produtores tem sido fundamental”, comentou o produtor rural de Duque de Caxias, que também participa das feiras do Caxias Shopping e da economia solidária na Praça Roberto Silveira.
A artesã Maria José Santana também comemorou a oportunidade de divulgar o trabalho que realiza há aproximadamente dois anos, quando deixou o ofício de costureira. “A feira popular é a oportunidade que nós artesãos temos de mostrar o nosso trabalho para população, que na maioria das vezes o desconhece. Em outras cidades como Conservatória e São Lourenço essa é uma atividade mais expandida e divulgada. Agora que estamos começando a crescer em Duque de Caxias graças ao incentivo dado pela prefeitura”, disse.
A necessidade de se ter mais feiras populares da agricultura familiar já era observada por Iveta Lopes, de 70 anos. “É ótimo termos uma atividade como essa aqui pela praça. Sempre comentava com as minhas amigas que faltada uma feira em Caxias como as que vejo pelo centro e zona sul do Rio de Janeiro. Pretendo vir todo mês”, afirmou a moradora do bairro 25 de agosto. (Fotos: Letícia Passowski)

Nenhum comentário: