terça-feira, 12 de agosto de 2014

Transposição Rio Paraíba do Sul


SÃO PAULO PODE DEIXAR O
RIO SEM ÁGUA E SEM LUZ 
O governador Luiz Fernando Pezão, do Rio de Janeiro, afirmou nesta terça-feira (12) que aguarda uma decisão da Agência Nacional de Águas (ANA) sobre a conduta da Cesp, e do governo de São Paulo, de ignorar a orientação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para elevar a vazão da represa do Jaguari, afluente do rio Paraíba do Sul em São Paulo. A redução da vazão vai afetar a produção de energia hidrelétrica (Usina Santa Cecília, da Light) e o abastecimento de água à Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que é feito através de um desvio em Barra do Piraí, até a estação de Tratamento do Guandu.
“Vamos ver qual vai ser o posicionamento da ANA, que é quem regula o uso da água, é o órgão de recursos hídricos federal. Estamos nos preparando para nos defender. Vamos levar nossa discussão para o órgão que legisla sobre isso, que é a ANA”, disse o governador do Rio de Janeiro. “Ali é uma regulação feita pelo governo federal. Porque é um rio que abastece o Rio de Janeiro, ajuda a abastecer São Paulo e abastece Minas Gerais”, completou, sem citar o nome do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, nem da Cesp.
Recentemente, o Ministério Público Federal promoveu em Resende uma audiência pública para discutir os problemas de abastecimento de água em S. Paulo e a possibilidade de redução da vazão do rio Paraíba do Sul, que abastece cidades de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, conforme o vídeo gravado na ocasião pelo PMF no Rio de Janeiro. 

Nenhum comentário: