terça-feira, 11 de novembro de 2014

APESAR DE TURBINAS DESLIGADAS, SECA NÃO
VAI AFETAR A ENERGIA, AFIRMA SECRETÁRIO
O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, assegurou na noite desta segunda-feira (10) que, apesar de o estado de São Paulo enfrentar uma das piores estiagens das últimas décadas, não haverá problemas com a distribuição de energia elétrica na região.
A barragem de Três Marias está no limite
"O consumidor pode dormir sossegado, tranquilo", disse ele, segundo reportagem do portal G1. "O próprio Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) rebateu uma matéria que havia saído sobre cortes de energia na madrugada, não há nada disso previsto", acrescentou, sobre reportagem divulgada pela Folha de S. Paulo.
"Estamos iniciando uma estação de chuvas, então é normal o setor passar por isso nessa época. A partir da segunda quinzena, começa a recuperação dos reservatórios", ressaltou Zimmermann, que participou, em Santos, no litoral paulista,a da abertura do XXI Seminário Nacional de Distribuição Elétrica (Sendi).
Zimermam, no entanto, não explicou por que, desde abril, o Operador Nacional do Sistema vem recomendando às usinas hidrelétricas, cuja energia é mais barata, que reduzam a sua produção como forma de economizar água, o que coloca em risco todo o sistema, pois as usinas térmicas, mais caras e mais poluentes, estão trabalhando no limite. Assim, qualquer fagulha pode provocar um apagão!

Nenhum comentário: