quarta-feira, 12 de novembro de 2014

ESTADO ATENDE VÍTIMAS DAS
CHUVAS DE 2011 EM FRIBURGO 
O Governo do Estado, em parceria com a União, entregou nesta quarta-feira (12) mais 280 apartamentos do Conjunto Habitacional Terra Nova, em Nova Friburgo, na Região Serrana. As moradias beneficiam famílias que viviam em áreas de risco e foram desabrigadas durante as enchentes que atingiram o município em 2011. Com a entrega, o número de apartamentos inaugurados no condomínio, localizado no distrito de Conselheiro Paulino, chega a 1,4 mil. A previsão é de que até dezembro outras 780 unidades sejam entregues. 
Durante a entrega das chaves dos apartamentos, o governador Luiz Fernando Pezão reafirmou o compromisso do Governo do Estado em conceder moradias às famílias da Serra. Os governos estadual e federal estão investindo R$ 532,4 milhões na construção de 4.575 unidades habitacionais para desabrigados pelas enchentes na Região Serrana: 2.337 em Nova Friburgo, 1,6 mil em Teresópolis, 204 em Areal, 224 em Bom Jardim e 150 em Sumidouro. Já foram entregues 50 moradias em Petrópolis e 10 em São José do Vale do Rio Preto. 
– É uma alegria imensa entregar esses novos 280 apartamentos em Nova Friburgo. Temos um compromisso com a Região Serrana e estamos cumprindo. Entregar todas essas obras em três anos e meio é um grande sucesso. Estamos investindo também em obras em encostas, dragagem de rios e reflorestamento. Além das obras de infraestrutura, vamos levar para Nova Friburgo um curso de Engenharia de Petróleo, uma parceria entre a Uerj e a Petrobras, criando um polo de ensino na área – disse o governador.
Os apartamentos do Terra Nova são distribuídos em 14 blocos com cinco pavimentos, totalizando 20 unidades em cada um. Com área construída de 42 metros quadrados, o apartamento conta com sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço. O Governo do Estado já entregou 1.557 imóveis na cidade de Friburgo, sendo 1,4 mil no Terra Nova, 96 no Conjunto Habitacional Bela Vista e 61 no Parque das Flores. No total, serão investidos R$ 318,4 milhões em moradias no município. 
– Essas famílias que sofreram com as enchentes ganham, agora, habitações seguras e confortáveis para poder reconstruir a vida de maneira digna – afirmou o secretário de Obras, José Iran Peixoto Júnior. 
O soldador Marcelo de Souza Cruz, de 24 anos, é um dos novos moradores do Conjunto Habitacional Terra Nova. 
– O apartamento é ótimo, bem confortável. É o começo de uma nova vida para a minha família – disse o soldador, que vai morar com a esposa e a filha de oito meses de idade. 
Para a dona de casa Sebastiana de Souza Moreira, de 40 anos, receber o apartamento marca o início de uma nova vida. 
– Estou muito satisfeita com a entrega das chaves. Sinto que nasci de novo, minha vida está começando agora – afirmou a dona de casa.  (Fotos: Marcelo Horn)

Nenhum comentário: