domingo, 9 de novembro de 2014

SOLUÇÃO PARA SECA NO PARAÍBA
DO SUL ESTÁ NAS MÃO DE DILMA 
O governador Geraldo Alkmin foi convocado para ir a Brasília nesta segunda-feira discutir com a presidente Dilma Rousseff alternativas para o problema da seca no sistema Cantareira, que, além da capital, fornece água para dezena de municípios da chamada Grande S. Paulo, inclusive Campinas. O problema do abastecimento em S. Paulo é a cunha que a presidente pretende encaixar para atrair os governadores, com elevados problemas de caixa decorrente da suspensão do IPI para carros e eletrodomésticos, que afetaram a receita do Fundo de Participação dos Municípios e também dos Estados para um suposto diálogo.
Com o fechamento das urnas do segundo turno, desabou o gigantesco biombo montado pelo Governo com a indispensável ajuda da Mídia (jornais, rádio e TVS) para esconder da opinião pública os problemas do próprio governo, como inflação em alta (6,59% outubro), PIB de menos de 0,5%, prejuízo bilionário na Petrobrás por conta do congelamento do preço dos combustíveis (importava gasolina e diesel mais caro do que vendia no País), a paralisação progressiva das hidroelétricas para economizar água, o que obrigou as térmicas a funcionarem a 100%, estourando o orçamento das distribuidoras e provocando reajuste das tarifas em até 54% como acaba de ocorrer em Roraima. Até a seca dos rios Grande, Paraná e São Francisco, que também afetam a lavoura e a indústria no vale desses rios, foi escondida até agora do grande público, que era martelado todos os dias com os problemas do sistema Cantareira, como se a estiagem tivesse um nome: Alckmin. 
Agora, quando o Governador Luiz Fernando Pezão. sem dispor de uma base de sustentação política sólida,  desiste de lutar contra a transposição do rio Jaguari, para reforçar o Sistema Cantareira, reduzindo a vazão do Rio Paraíba do Sul e colocando sob risco o abastecimento até da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, só resta aos cariocas, fluminenses e mineiros, inclusive os que votaram em Crivella, ajoelhar e rezar, rezar muito, para que o Governo Federal use o bom senso e impeça esse crime monstruoso que está sendo tramado em S. Paulo mas que vai afetar o Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais. Desviar água do rio Jaguari é um crime contra a sobrevivência de mais de 14 milhões de pessoas que dependem da água do Paraíba do Sul.

Nenhum comentário: