quarta-feira, 16 de outubro de 2013

EM CAXIAS SAMBA SE
APRENDE NA ESCOLA
Os grandes carros alegóricos, as fantasias, baterias e todo o profissionalismo que envolve um dos maiores eventos do país e internacional – o Carnaval do Rio – agora estão disponíveis na Fundec (Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais de Duque de Caxias). Desde segunda-feira (14/), os interessados em participar dos bastidores desta festa popular podem se inscrever em uma das primeiras turmas dos cursos de Artes Aplicadas.  A nova modalidade inclui matérias como Produção Cultural e Designer do Carnaval, Pintura Artística; Inglês, Arte e Carnaval e ainda Costura, Moda e Carnaval e será desenvolvida em parceria coma Escola de Samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio.
Para divulgar a parceria com a Prefeitura, a Pimpolhos instalará uma pequena parte de seu barracão em diversos pontos de Duque de Caxias. Ritmistas e artistas ocuparão o Instituto de Educação Roberto Silveira, as praças Praça Roberto Silveira e do Pacificador e o Parque Vila Nova nesta quinta (17) e sexta-feira (18), respectivamente. Nos locais será montado um atelier a céu aberto e os músicos improvisarão pequenas apresentações, levando para as ruas a alegria e a beleza dos bastidores de quem faz o samba acontecer todos os anos.
A aposta é que entre os 240 inscritos despontem grandes nomes para o cenário carnavalesco. Criatividade e originalidade são pré-requisitos necessários para a inscrição. O objetivo é que os cursos sejam o pontapé inicial e também a alavanca para uma carreira dentro de uma
das escolas de samba do Rio, como explicou o presidente da Fundec, Elder Lugon. “É uma carreira promissora afinal todo ano tem carnaval e a produção da festa acontece o ano todo. Além disso, é um mercado que precisa de mão de obra qualificada”, disse.
Os cursos serão ministrados por profissionais que já atuam no mercado e terão duração de três meses. Para se inscrever é preciso ter mais de 14 anos, cursado o Ensino Fundamental. As inscrições acontecem até dia 29, na quadra da Acadêmicos da Grande Rio (Rua Wallace Soares, 5 e 6, centro). As vagas serão sorteadas dia 30 de outubro.


►STF SUSPENDE CORTE DE PONTO
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu nesta terça (15) a decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que determinou o corte de ponto dos professores que adeririam à greve da categoria. A decisão fica suspensa até audiência de conciliação que será feita pelo ministro, no dia 22 de outubro.
No dia 7 de outubro, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro negou o recurso do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) contra a liminar que obrigava os professores a voltar às salas de aula, sob pena de multa diária de R$ 200 mil para entidade. Após a decisão, o sindicato recorreu ao Supremo.
Para o ministro, o corte de ponto é ilegal, por inviabilizar o direito de greve dos professores. “A decisão reclamada, autorizativa do governo fluminense a cortar o ponto e efetuar os descontos dos profissionais da educação estadual, desestimula e desencoraja, ainda que de forma oblíqua, a livre manifestação do direito de greve pelos servidores, verdadeira garantia fundamental”, argumentou.
Fux convocou representantes dos professores, do governo do Rio de Janeiro e da Procuradoria do Estado para audiência de conciliação, no dia 22 de outubro, às 18h, no STF. “A fase conciliatória é uma etapa de notória importância, e diante da possibilidade de se inaugurar um processo de mediação capaz de ensejar um desfecho conciliatório célere e proveitoso para o interesse público e, também, nacional, designo a realização de audiência de conciliação", justificou o ministro. (ABr)

►PROTESTOS GERAM CONFUSÃO NO RIO
Policiais militares e grupos de manifestantes entraram em confronto durante manifestação. O protesto começou por volta das 18 horas e seguiu sem tumulto até as 20h15. Professores e demais profissionais de educação em greve, que participavam da passeata em defesa da educação e que marcou o Dia do Professor, se dispersaram próximo à Câmara dos Vereadores assim que começou o tumulto. Antes da confusão, a maior parte dos participantes já havia deixado o protesto com a saída dos carros de som do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe).
A confusão teve início quando um grupo de manifestantes que estava próximo ao Quartel-General da Polícia Militar (PM), na Rua Evaristo da Veiga, decidiu se deslocar em direção à Assembleia Legislativa. As primeiras bombas de gás lacrimogêneo foram lançadas pela polícia na Rua Araújo Porto Alegre, entre o Museu Nacional de Belas Artes e a Biblioteca Nacional. Depois, foram disparadas bombas de gás nas proximidades do Theatro Municipal.
Alguns manifestantes chutaram as bombas de volta em direção aos policiais e dispararam rojões. Muitos estavam com os rostos cobertos e têm ligação com o grupo Black Bloc. Um grupo ateou fogo em sacos de lixo. Quando os manifestantes chegaram na Rua Santa Luzia, jogaram pedras nos policiais. Um micro-ônibus da polícia foi depredado e teve os vidros quebrados.
Ao final do ato, foram soltos fogos de artificio. Um deles explodiu na altura do quinto andar de um prédio. Um manifestante, vestido de preto e com o rosto coberto, pichou a parede lateral da Câmara de Vereadores, na Rua Evaristo da Veiga, com a frase "Não vai ter Copa".
 
►MAIS DE 40 BANDERNEIROS PRESOS
Pelo menos 45 pessoas foram detidas pela Polícia Militar (PM) nas ações de quebra-quebra e depredações ocorridas na noite de hoje (16), após os protestos do Dia do Professor, ocorridos em várias áreas da região central da cidade e bairros próximos. O balanço do número de detidos é do Instituto de Defensores de Direitos Humanos (DDH).
De acordo com o advogado Felipe Coelho, que está prestando assistência aos detidos, "somente na 17ª Delegacia Policial [DP], no bairro de São Cristóvão, na zona norte da cidade, há pelo menos 30 detidos, a maioria adolescentes". Ele disse ainda que mais detidos foram levados para a 5ª DP, na Avenida Mem de Sá, na Lapa; para a 19ª DP, na Tijuca; e para a 12ª DP, em Copacabana.
O número de detidos deve aumentar, pois a Tropa de Choque isolou nas escadarias do Palácio Pedro Ernesto, na Cinelândia, dezenas de jovens que estão sendo revistados e quase todos colocados em dois micro-ônibus da PM e em um ônibus e levados detidos para várias delegacias. Quando os ônibus começaram a deixar o local, um grupo de manifestantes tudo tentou impedir a saída dos veículos, mas foram dispersados por bombas de gás.

►CARGOS SEM ALTURA MÍNIMA NO RJ
A Assembleia Legislativa do Rio aprovou nesta terça-feira (15), em discussão única, o projeto de lei 2.465/13, do Poder Executivo, que dispensa o critério de altura mínima para candidatos aos quadros de Saúde, Capelania e Complementar do efetivo da Polícia Militar do Estado. O governador Sérgio Cabral defende na justificativa que acompanha o texto que as marcas mínimas, de 1,60m para mulheres e 1,65m para os homens, não se justificam em funções que não envolvem o policiamento ostensivo.
“A complexidade das diversas atribuições dos integrantes dos Quadros de Saúde, Capelania e Complementar da Polícia Militar impõem habilitação técnica específica, e são formados por diversas categorias profissionais, a exemplo de médicos, farmacêuticos, veterinários, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, dentistas e assistentes sociais. Com efeito, o exercício de tais profissões não demanda altura mínima, tornando esta exigência inútil para o seu efetivo desempenho”, argumenta. Aprovada sem emendas, a proposta segue para a sanção do governador.

► LIXO NA RUA TERÁ MULTA ESTADUAL
A multa por lixo jogado no chão, que vem sendo utilizada com sucesso na cidade do Rio há pouco menos de dois meses, será levada a outras cidades. A Assembleia Legislativa do Rio aprovou nesta terça-feira (15) projeto do deputado Pedro Augusto (PMDB), que institui no estado o programa “Rio Limpeza”, com fiscalização e cobrança de multas pelo lixo jogado no chão em locais públicos. A proposta levará a todo o estado o que vem sendo praticado na capital, através do programa “Lixo Zero”, da prefeitura do Rio.
“Esse é um projeto de promoção da cidadania. Já é hora dos cidadãos saberem que o lixo não pode ser jogado no chão, de combatermos esse péssimo hábito”, apontou Pedro Augusto.
Caso vire lei, ele punirá gradualmente, com advertências nos primeiros dois meses e, após esse prazo, aplicação de multas de meio salário mínimo na primeira infração e um salário em caso de reincidência. O desenvolvimento do cadastro dos infratores e notificação das multas ficará a cargo do Detran, enquanto a fiscalização caberá à secretaria de Estado do Ambiente.
Agora, o projeto será enviado ao governador, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto.

►INFLAÇÃO CONTINUA SUBINDO
O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) registrou variação de 0,45% na segunda semana deste mês, alta de 0,07 ponto percentual sobre o resultado anterior. A alta foi influenciada principalmente pelo grupo alimentação, que passou de 0,41% para 0,63%.
Segundo o levantamento, feito pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas, cinco das oito classes de despesa que fazem parte do índice subiram. O grupo educação, leitura e recreação subiu de 0,11% para 0,32%, com destaque para a alta da passagem aérea (0,10% para 6,11%). O conjunto comunicação passou de 0,19% para 0,38%, com destaque para a elevação da tarifa de telefone móvel (-0,25% para 0,52%).
O grupo saúde e cuidados pessoais também registrou alta, passando de 0,44% para 0,47%, com destaque para os artigos de higiene e cuidado pessoal (0,47% para 0,75%). A classe de despesas diversas passou de 0,04% para 0,07%, com destaque para rações de animais domésticos (-0,09% para 0,52%)
Dois grupos apresentaram decréscimo: vestuário (de 1,05% para 0,91%) e transporte (de 0,07% para 0,06%). O grupo habitação ficou estável em 0,54%. (ABr)

►SAÚDE MÓVEL VAI AOS DISTRITOS
Traçar o perfil de diabéticos, hipertensos e obesos de Duque de Caxias. Esta será uma das missões dos médicos que irão trabalhar na Unidade Móvel de Saúde, entregue nesta quarta-feira (16/10), na Praça do Pacificador pelo prefeito Alexandre Cardoso.  O trailer conta com dois consultórios e irá percorrer os quatro distritos do município reforçando ainda, a atuação das unidades de Saúde da Família (USF) em áreas carentes. A prefeitura deverá colocar ação ainda este ano outros traileres com a mesma função.
Na ocasião, o prefeito Alexandre Cardoso destacou o trabalho que a Unidade Móvel de Saúde em toda a cidade. “Estaremos próximos ao morador de Duque de Caxias cuidando da hipertensão arterial, da diabetes e obesidade, reduzindo desta maneira as chances de termos casos de AVC, enfarto e tantos outros problemas. Não adianta abrir mil hospitais se não cuidarmos da saúde onde realmente é importante, diretamente na população. Vamos ampliar o número de traileres no município, ainda este ano, para poder levar o atendimento médico a mais pessoas em Duque de Caxias”, afirma Alexandre Cardoso.
Durante a solenidade o prefeito de Duque de Caxias ressaltou o início das obras do Hospital Duque de Caxias, uma vez que a auditoria foi concluída. Segundo ele, o relatório apontou que para reabrir a unidade serão necessários R$ 8,5 milhões e não os cerca de R$ 24 milhões como constava na gestão passada. Assim que estiver em funcionamento em regime 24 horas, será instalado um Serviço de Pronto Atendimento (SPA).

►FIRJAN ENSINA GESTÃO EFICIENTE 
A Representação Regional da FIRJAN/CIRJ na Baixada Fluminense, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), e em parceria com a Universidade do Grande Rio (Unigranrio), lançaram o programa “Gestão Pública Municipal Eficiente”. O objetivo é melhorar a eficiência administrativa das sete prefeituras de abrangência da Regional (Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Magé, Miguel Pereira, Paty de Alferes, São João de Meriti).  
O programa já treinou 67 servidores de quatro cidades este ano. A próxima turma será em 21 e 22 de outubro e atenderá funcionários de Duque de Caxias, que terão aulas no campus da Unigranrio na cidade.   
O curso -- oferecido gratuitamente aos servidores -- é composto por três módulos: atendimento sustentável, captação de recursos extraorçamentários e atitudes empreendedoras. Cada módulo dura 16h e é dividido em dois dias. A Representação Regional da FIRJAN em Caxias oferecerá o primeiro módulo aos sete municípios até dezembro. Miguel Pereira e Paty de Alferes foram os primeiros a receber o programa, nos dias 24 e 25 de setembro. Nessa turma, 42 servidores foram atendidos (17 de Miguel Pereira e 25 de Paty de Alferes).  
O programa "Gestão Pública Municipal Eficiente" é mais uma contribuição do Sistema FIRJAN para o progresso da gestão pública. Outra ferramenta importante é o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), criado para avaliar como as cidades brasileiras administram suas contas. A de 2013, divulgada em setembro, está disponível para consulta pública no site www.firjan.org.br/ifgf. Ao revelar como as prefeituras administram e aplicam sua receita, a Federação fornece a todos os cidadãos uma poderosa ferramenta de fiscalização.

Nenhum comentário: