domingo, 22 de junho de 2014

FISCALIZAÇÃO FLAGRA CAMINHÕES DE
LIXO FAZENDO DESPEJO IRREGULAR 
Uma operação conjunta das secretarias de Meio Ambiente, Políticas de Segurança, Guarda Municipal, 15º BPM (Duque de Caxias), Batalhão de Polícia Ambiental, Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), e Instituto Estadual de Ambiente (Inea), fechou na manhã de sexta-feira (20), um vazadouro clandestino na localidade da Chatuba, no Jardim Gramacho. Durante a ação, seis caminhões foram apreendidos, sendo um deles da empresa Locar, que presta serviço na coleta de lixo domiciliar do município. Todos os veículos estavam sem o Manifesto de Resíduo, documento que permite o transporte de lixo para aterros sanitários e foram multados por não circularem com o documento exigido.
A operação conjunta não se restringiu somente ao lixão clandestino. Uma denúncia ao setor de Licenciamento Ambiental e Fiscalização, levou a equipe da secretaria de Meio Ambiente do município, a interditar e multar a empresa Rental Munck, que funcionava sem licença.  “Aproveitamos a operação no vazadouro clandestino para verificar a denúncia sobre o funcionamento da empresa. Quando chegamos ao local, na Avenida Monte Castelo, e pedimos a documentação, constatamos que havia sinais de movimentação de terra e derrubada de árvores sem licença da secretaria de Meio Ambiente. Também apuramos que a empresa, que tem origem no bairro de Olaria, não possuía qualquer documentação para funcionar naquele local. A empresa foi lacrada e autuada por funcionamento irregular. Vamos apurar como ela se instalou no município e que tipo de movimentação de terra ocorreu no local”, explica o diretor de Licenciamento Ambiental e Fiscalização, Marcelo Manhães.
Para José Mauricio Padrone, da Cicca, estas operações são necessárias. “É como enxugar gelo, mas temos que impedir este tipo de atividade. Colocamos os trilhos de trens, cavamos uma vala com dois metros de profundidade como forma de impedir a utilização da área como lixão. Fizemos isso em outra área próxima da Chatuba que também servia de vazadouro e houve uma redução significativa. Fiz um sobrevoo e pude constatar a situação. Sabemos que não basta só isso, mas temos que impedir que continuem despejando lixo nesta área”.
O representante do Inea, Cláudio Barbosa Oliveira, lembra que a partir da liberação de verba do Estado e da União será possível mudar a realidade das pessoas que vivem no local. “Estamos finalizando um projeto de urbanização para esta área, inclusive com a construção de um complexo desportivo”.
A beira do rio Sarapui, o manguezal que existia na região está completamente destruído e coberto por mais de 30 anos de lixo despejados naquela área. São entulhos, moveis caixas, garrafas e alimentos. Porcos e cães reviram o lugar a procura de algo para se alimentar.
“Com a verba do PAC3 poderemos recuperar esta área, inclusive o manguezal. Não é uma tarefa simples, e só deverá ocorrer a partir de julho de 2015, já que o anúncio do PAC ocorrerá em agosto deste ano. Enquanto não dispusermos da verba, pretendemos desenvolver ações que reduzem o impacto de tantos anos”, explicou o secretário de Meio Ambiente de Caxias, Luiz Renato Vergara.

►IPC DA FIPE REGISTRA ALTA DE 0,16%
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), na cidade de São Paulo, apresentou alta de 0,16% na segunda quadrissemana deste mês. Na primeira leitura de junho, o índice havia registrado alta de 0,22%.
Apresentaram aceleração o vestuário (passou de 0,64%, na prévia anterior, para 0,75%, na atual leitura), a saúde (de 0,60% para 0,61%) e a habitação (de 0,01% para 0,21%).
A inflação no grupo despesas pessoais caiu de 0,42% para 0,20%. Já o índice na alimentação diminuiu de 0,45% para 0,03%. Em educação, a taxa passou de 0,12% para 0,03% e, no transporte, de -0,13% para -0,14%.

►APROVAÇÃO DO GOVERNO CONTINUA CAINDO
A avaliação positiva do governo da presidenta Dilma Rousseff registrou queda em junho em relação a março, segundo a pesquisa divulgada hoje (19) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O  percentual da população que considera o governo ótimo ou bom recuou de 36% em março para 31% em junho, queda de cinco pontos percentuais. O percentual dos que avaliaram como ruim ou péssimo passou de 27% para 33%. A queda foi maior nas regiões Sul, Norte e Centro-Oeste. A Região Nordeste apresenta o maior percentual de ótimo ou bom: 42%.
A aprovação da forma como a presidenta Dilma governa também registrou queda: passou de 51%, em março, para 44%, em junho. A confiança na presidenta caiu entre março e junho. Do total, 41% responderam confiar na presidenta e 52%, não confiar. Em março, os percentuais eram de 48% e 47%, respectivamente.
A pesquisa também avaliou a percepção dos brasileiros sobre nove áreas de atuação do governo. O percentual de desaprovação supera o de aprovação em todas e é sempre maior que 50% dos entrevistados. A saúde é a área com o maior percentual de desaprovação: 78%. A área com a melhor avaliação é o combate à fome e à pobreza: 41% apoiam as ações. O levantamento, em parceria com o Ibope, foi feito entre os dias 13 e 15 deste mês. Foram ouvidas 2.002 pessoas em 142 municípios. A margem de erro é dois pontos percentuais para mais ou para menos. (ABr)

►PT INSISTE NO CONTROLE DA IMPRENSA
O PT oficializou neste sábado (21) a candidatura da presidenta Dilma Rousseff à reeleição e de Michel Temer para vice-presidente. Em convenção nacional em Brasília, com a presença de filiados ao partido e de aliados, delegados do PT levantaram os crachás em apoio à chapa, em defesa do slogan “Mais mudanças, mais futuro” e das principais reformas propostas no programa de governo.
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, levantou duas principais bandeiras para o partido que vão constar na campanha presidencial: a reforma política e a democratização da mídia. Para ele, o plebiscito é fundamental para que se concretize a proposta de reforma política, cujo princípio passa pelo fim do financiamento privado das campanhas. Segundo ele, o projeto prevê um plebiscito sobre o tema ainda neste ano, na Semana da Pátria, em setembro. Sobre os meios de comunicação, Rui Falcão destacou que o partido pretende cumprir o que estabelece a Constituição Federal, como a proibição do oligopólio da mídia e a exigência de produção regional independente.
Além do ex-presidente Lula, de candidatos a governador pelo PT e de pelo menos nove ministros do atual governo, estiveram presentes na convenção representantes de partidos aliados que já referendaram ou ainda vão oficializar a aliança nacional, como PCdoB, PRB, PP, PSD, PMDB, PROS e PDT.
A presidenta Dilma Rousseff avaliou a reforma política como fundamental para melhorar a qualidade da política e da gestão pública. “A transformação social produzida pelos nossos governos criou as bases para a promoção de grande transformação democrática e política no Brasil. Não vejo nenhum caminho que viabilize a reforma política que não passe pela participação popular.”
Ao lembrar projetos criados pelo governo, a presidenta Dilma disse que o novo ciclo que pretende concretizar no país manterá dois pilares básicos de um “ciclo extraordinário” iniciado em 2003: solidez econômica e amplitude das políticas sociais. Segundo ela, o objetivo é ampliar os avanços, com a melhoria da infraestrutura, dos serviços públicos, do emprego, do desenvolvimento tecnológico e da produtividade.
“Esse novo ciclo fará o ingresso decisivo do Brasil na sociedade do conhecimento, cujo pilar básico é a transformação da qualidade da educação”, disse Dilma, reiterando que, para transformar a educação, é preciso valorizar o professor, projeto que será acelerado quando começarem a ingressar os recursos dos royalties do petróleo no setor. Outros pilares também foram citados por ela, como projetos de mobilidade urbana e transporte público, saneamento básico e moradia, classificados como “reforma urbana”.
Depois de os membros do partido reconhecerem, por votação simbólica, a chapa PT-PMDB, Dilma agradeceu a “prova de confiança” e disse querer transformar a gratidão e a alegria em compromisso e convocação para fazer mais mudanças, reforçando o slogan da campanha.  (Agência Brasil)

►SOLIDARIEDADE PREFERE AÉCIO
O partido Solidariedade oficializou neste sábado (21) o apoio ao candidato do PSDB, Aécio Neves, à Presidência da República. A convenção nacional e estadual do partido declarou ainda apoio à candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB) à reeleição para o governo paulista. O candidato a vice-presidente na chapa do PSDB deve ser definido apenas no fim do mês. “É um apoio que tem um significado que vai muito além do tempo de televisão e do número de parlamentares do partido, que já é muito expressivo. É o apoio que aproxima o PSDB e a nossa candidatura dos trabalhadores brasileiros”, ressaltou Aécio ao chegar para o evento no bairro da Liberdade, região central da capital paulista.
Em discurso, o candidato conclamou os militantes a ajudarem na implementação de uma nova agenda para o país. “Para que possamos juntos, nessa belíssima trajetória que hoje se inicia, tirarmos o Brasil da estagnação para permitirmos o crescimento sustentável deste país. Acabarmos com o processo de desindustrialização, que desemprega brasileiros de todas as partes, em especial no estado de São Paulo”, disse.
Alckmin disse que os protestos mostram que a população quer mudanças na condução do país. “O que nós vemos hoje nas ruas é a indignação, é quem não se conforma com o que está acontecendo hoje no Brasil. Como disse aqui o [ex-governador José] Serra: baixo crescimento com inflação alta, desvios de natureza ética. O país que não cresce, que retrocede na competitividade e se desindustrializa”.
O presidente do Solidariedade, deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força Sindical, ressaltou que o partido, criado em setembro de 2013, surgiu como uma legenda de oposição ao governo federal. Segundo Paulinho, a fundação do partido está ligada às dificuldades para obtenção de avanços na pauta trabalhista. “Não conseguimos, por exemplo, uma política salarial para os aposentados. Nossos aposentados, que têm perdas e perdas todos os anos, não têm uma política para garantir aumento salarial”, destacou.
Paulinho citou ainda dificuldades na área industrial. “De cada quatro produtos que nós consumimos hoje, um é importado, quebrando a indústria nacional, que demorou 60 anos para ser construída. O Brasil até cria empregos, mas nas áreas do serviço e do comércio, onde os salários são muito menores”, avaliou. (ABr)

►FEMINISMO PERDE A SUA MAIOR ESTRELA
A escritora e feminista brasileira Rose Marie Muraro faleceu neste sábado (21) aos 83 anos, no Rio de Janeiro. Ela lutava contra um câncer reincidente, mas a causa da morte foi uma infecção urinária que se generalizou, de acordo com a assessoria de imprensa do Hospital São Lucas. Ela será velada neste domingo (22) a partir das 8h, no Memorial do Carmo.
Intelectual que lutava pela igualdade de direitos para as mulheres, Rose Marie Muraro foi reconhecida em 2005 pelo governo federal como Patrona do Feminismo Brasileiro. Nascida no dia 11 de novembro de 1930, com um problema na visão que a deixou praticamente cega durante parte da sua vida, a escritora deixou cinco filhos, doze netos e publicou 35 livros.
Além de escrever livros que retratavam de forma quase que inédita no Brasil a condição da mulher na sociedade da época, como A Sexualidade da Mulher Brasileira, Rose foi importante para a disseminação de conteúdos estrangeiros sobre o tema, traduzindo e editando inúmeras publicações. Trabalhou durante 17 anos na Editora Vozes e depois fundou, junto com outras feministas, a Editora Rosa dos Tempos (hoje pertencente à Editora Record), criada para difundir um instrumento que desse voz às mulheres.
De acordo com a professora da Universidade Federal Fluminense Hildete Pereira de Melo, a vida de Rose Marie Muraro foi influenciada pelo seu trabalho na Teologia da Libertação, segmento da Igreja Católica que transformou a vida da intelectual. Após publicar Por Uma Erótica Cristã, no entanto, as suas ideias não foram mais aceitas pela Igreja.
Hildete contou à Agência Brasil que outro papel fundamental da intelectual foi na promoção de um seminário, há 40 anos, que culminou com a criação do Centro da Mulher Brasileira. O “papel vital” de Rose se deu não apenas na fundação da organização feminista, mas também no financiamento para que tal empreendimento se viabilizasse.
Pelo Twitter, a presidenta Dilma Rousseff  lamentou a morte de quem considerou um ícone da luta pelos direitos das mulheres. “Intelectual notável, Rose Marie foi uma mulher determinada em tudo, na luta contra a barreira da cegueira, na luta pelas suas ideias. Somos todas gratas à dedicação incansável de Rose Marie”, escreveu.

►CARTÃO VERMELHO PARA A FIFA
A organização não governamental (ONG) Rio de Paz fez hoje (21) um protesto na Praia de Copacabana em que deu "cartões vermelhos" para a Fifa, cobrando maior contrapartida social na Copa do Mundo. A ONG critica isenções de impostos dadas à entidade que representa o futebol internacional e afirma que o valor desses impostos não pagos chega a R$ 1 bilhão.
"Queremos que ela pegue o dinheiro que pagaria de impostos e invista em quadras esportivas em escolas públicas, por exemplo, ou nas favelas brasileiras. Seria uma forma de dar um retorno 'padrão Fifa'. A Fifa está manchando sua imagem perante o mundo inteiro", disse o fundador da ONG, Antônio Carlos Costa.
Doze cartões vermelhos com 2 metros de altura foram posicionados na areia da praia, em frente ao Hotel Copacabana Palace, e cerca de 30 pessoas mostravam cartões menores no ato, que, segundo Costa, não é contra a Copa, mas contra o modo como ela foi realizada, com muitos gastos públicos. No protesto, cartazes comparavam os custos dos estádios e das estruturas com hospitais, escolas e o combate à miséria.
"Quem não está lucrando é a democracia brasileira. Na cabeça de milhões de pessoas, a democracia não está mais associada à justiça social e à distribuição de renda, mas associada à proteção dos poderosos. Quando o pobre olha isso, ele diz: 'a democracia não serve mais para nós'. Isso é péssimo porque ela deveria ser um valor inegociável em toda a sociedade", criticou.
O Departamento de Imprensa da Fifa respondeu que a entidade depende da renda de uma Copa do Mundo para manter seus projetos de desenvolvimento do futebol ao longo dos quatro anos entre uma Copa e outra e que muitas federações nacionais não conseguiriam se manter sem ajuda financeira. A Fifa também afirma que criou um fundo para o desenvolvimento do futebol no Brasil que terá o valor divulgado depois da Copa do Mundo, mas que, inicialmente, tem a aprovação de 20 milhões de dólares. Entre os 108 programas de desenvolvimento do futebol que apoia em todo o mundo, a Fifa informa que há 26 entidades brasileiras.
Sobre a isenção de impostos, a federação informa que "diz respeito primordialmente à importação de bens (isto é, uniformes para voluntários, frotas de automóveis e ônibus)" e afirma que paga impostos sobre a venda de ingressos e que tem suas subsidiárias tributadas. A federação também paga impostos à Suíça, onde fica sua sede. (Abar)

Nenhum comentário: