terça-feira, 22 de julho de 2014

MPF DENUNCIA EX SENADOR 
E SUSPENDE O MINHA CASA 
O MPF/DF pede que a Justiça julgue procedente a denúncia, com a justa condenação de Efraim Morais, José Alexandre e os empresários envolvidos no esquema. Em maio deste ano, pelo mesmo motivo, o MPF/GO já havia recomendado a suspensão do programa Minha Casa Minha Vida em outros 85 municípios
Falta de transparência e publicidade dos critérios e do processo de seleção dos candidatos. Especialmente por este motivo, o Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO) expediu, na última sexta, 18 de julho, recomendações à Caixa Econômica Federal (Caixa) e ao Ministério das Cidades para que suspendam a execução do Programa Minha Casa Minha Vida em mais 11 municípios goianos.  Em maio deste ano, pelo mesmo motivo, o MPF/GO já havia recomendado a suspensão do Minha Casa em outros 85 municípios,
As investigações do MPF/GO para apurar supostas ações ou omissões ilícitas praticadas pelos municípios localizados na área de atribuição da Procuradoria da República em Goiás, na execução do Minha Casa Minha Vida, constataram que todos apresentavam irregularidades, especialmente quanto à não divulgação permanente do cadastro e da identificação dos inscritos, para consulta da população, conforme preveem as normas que regem o programa.
Para o procurador da República Ailton Benedito, autor das recomendações, não dar divulgação permanente ao cadastro de beneficiários leva a concluir que o poder de selecionar os candidatos vem sendo utilizado de forma ilícita pelos municípios.

O MPF/GO recomendou à Caixa e ao Ministério das Cidades que suspendam a execução do programa até que sejam cumpridas, efetivamente, as normas que regulamentam o Programa. Além disso, que empreendam, em suas respectivas áreas de atribuição, providências para corrigir as condutas ilícitas praticadas por cada Município. Foi fixado o prazo de 30 dias para que informem ao MPF quanto ao acatamento das recomendações e as providências adotadas.

Nenhum comentário: