segunda-feira, 16 de setembro de 2013

DE CAIXA BAIXA PETROBRÁS
VENDE TUDO NA COLÔMBIA 
O Conselho de Administração da Petrobras, em reunião na sexta-feira (13), aprovou a venda de 100% das ações de emissão da Petrobras Colômbia Limited (PEC) para a Perenco, pelo valor de US$ 380 milhões.
Os ativos da Petrobras Colômbia que fazem parte da transação incluem participações em 11 blocos de exploração e produção em terra com produção média líquida de 6.530 boed (barris de óleo equivalente por dia) além dos oleodutos de Colômbia e Alto Magdalena, com capacidade de transporte de 14.950 bpd (barris por dia) e 9.180 bpd, respectivamente.
A operação faz parte do Programa de Desinvestimentos da Petrobras (Prodesin), previsto no Plano de Negócios e Gestão 2013-2017 e visa recompor o caixa da empresa, que vem perdendo musculatura por conta do congelamento do preço dos combustíveis para venda no País e o aumento das importações devido aos atrasos sistemáticos nas obras de ampliação e construção de novas refinarias, como Reduc e Comperj, no Rio de Janeiro, e Abreu Lima, em Pernambuco, esta última com associação à PDV, estatal de petróleo da Venezuela.
A conclusão da transação está, no entanto, sujeita a determinadas condições precedentes usuais, incluindo a aprovação da Agência Nacional de Hidrocarburos (ANH), do governo colombiano. A Petrobras continuará presente na Colômbia por meio de seus ativos de exploração no mar e de distribuição, além de um bloco exploratório em terra.

Nenhum comentário: