domingo, 15 de setembro de 2013

HOSPITAL MOACYR DO CARMO
GANHA CENTRO DE ESTUDOS 

O 5º aniversário do Hospital Municipal Moacyr do Carmo, comorado nesta sexta-feira (13), for marcado por dois presentes. O primeiro, com a inauguração do auditório Antônio Cláudio Dalto Lemos, numa parceria com a Unigranrio, que servirá para a capacitação de médicos, enfermeiros, técnicos e funcionários.  O segundo foi o anúncio da visita, em outubro, de membros da Comissão Nacional de Residência Médica, que vêm ao município discutir a implantação da residência médica naquela unidade de saúde que passará a ser um hospital universitário.
O prefeito Alexandre Cardoso destacou que o papel do município é atender à saúde básica, assim como cuidar da educação básica. Mesmo assim, a prefeitura vem investindo em todos os setores. “Estive reunido com a presidente Dilma Rousseff nesta quinta-feira (12), quando pude falar sobre a situação econômica dos municípios, e que é preciso fortalecê-los. Somos um município rico, mas por falta de planejamento enfrentamos sérios problemas. Por isso, trabalhamos com tudo planejado. Um exemplo disso foi o trabalho feito por técnicos da Unigranrio com os moradores da Mangueirinha, após ter sido ocupada pela Polícia Militar. No levantamento foi constatado que a maioria dos moradores desconhecia os serviços oferecidos pela Prefeitura. A partir deste trabalho, vamos levar para aquela região o que eles realmente necessitam”, explicou.
“Temos investido em parcerias e cito como exemplo a que desenvolvemos com a Unigranrio, que contribuiu na recuperação deste auditório que servirá para o treinamento de nossos profissionais. Em outubro membros da Comissão Nacional de Residência Médica virão a Duque de Caxias para discutir a implantação da residência médica no Hospital Moacyr do Carmo. Este é o primeiro passo para transformarmos a unidade em hospital universitário. Assim formaremos uma mão de obra ainda mais qualificada”, disse Alexandre Cardoso.
Na avaliação do secretário de Saúde do município, Camilo Junqueira, a prefeitura tem mudado a realidade da saúde no município. “Com este novo espaço teremos profissionais de saúde mais capacitados e que poderão atender ainda melhor os pacientes que procuram atendimento neste hospital, uma referência não só em Duque de Caxias como em outros municípios da Baixada Fluminense”, explicou.

►OS NÚMEROS DO MOACYR DO CARMO

O diretor do Hospital Municipal Moacyr do Carmo, Leonardo de Deus, fez um balanço dos primeiros seis meses mostrando as mudanças que a unidade passou neste período. “As transformações foram muitas neste período, como a taxa de ocupação hospitalar. Quando assumimos a oferta era de 15 leitos/dia. Reabrimos espaços que estavam fechados e, atualmente, são 200 leito/dia, contando ainda com mais 60 leitos/dia extra. O atendimento ambulatorial também apresentou um crescimento, assim como número de cirurgias. Em janeiro foram 212, enquanto em junho chegou a 490”, revela.


►PRAINHA GANHA MUTIRÃO DE SERVIÇOS


A Prefeitura de Duque de Caxias realizou, neste sábado (14/09), um mutirão de serviços no bairro da Prainha As atividades aconteceram na praça do bairro onde os moradores puderam tirar carteira de trabalho, de identidade, receber isenções para a solicitação de certidões de nascimento e casamento, verificar a pressão arterial, colesterol, cortar o cabelo, entre outras ações. Os atendimentos foram aprovados pelos moradores que agradeceram a presença da administração pública no local e elogiaram o trabalho dos profissionais.
Na ocasião, o vice prefeito Laury Villar enfatizou os esforços da atual gestão para resgatar nos caxienses o orgulho de viver na cidade. "Apesar de todas as dificuldades que tivemos no início do governo, não esquecemos o nosso compromisso e estamos aqui fazendo o que a prefeitura deve fazer: trabalhando", disse.
Promover a cidadania e o orgulho de ser morador de Duque de Caxias é uma das prioridades do atual governo e as ações sociais organizadas semanalmente pela secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos são um auxílio na promoção da autoestima da população, como explicou a secretária do órgão, Cláudia Peixoto.
“Nós estamos aqui justamente para atender as pessoas oferecendo cidadania. A atual administração está sempre presente, atuando onde for preciso”, declarou a secretária.
Novidades
Entre os serviços também foram oferecidos cortes de cabelo, manicure, caminhão da leitura, prevenção de acidentes domésticos e muitos outros. Os atendimentos foram realizados pelas secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, Saúde, Serviços Públicos, Defesa Civil, Meio Ambiente, Educação, Cultura, Trabalho e Renda, e pela Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais (Fundec) e Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC).
Mas a novidade desta edição ficou por conta dos ônibus de Defesa do Consumidor e dos Portadores de Deficiência. Os veículos foram cedidos pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) exclusivamente para o evento. Outro serviço inédito foi a emissão de identidades. Através de parceria com o Detran, a secretaria de Assistência Social expediu o documento que deverá ser retirado pelos solicitantes na próxima semana na sede do órgão municipal, no centro.

►JUSTIÇA PRORROGA PRAZOS EM CAXIAS

O presidente do TRF2, desembargador federal Sergio Schwaitzer, determinou a prorrogação dos prazos processuais vencidos nos dias 03, 04, 06 e 09 de setembro de 2013, na Subseção Judiciária de Duque de Caxias.
Nos termos da Portaria nº TRF2-PTP-2013/00620, assinada pelo magistrado no dia 11 de setembro, os prazos que vencerem nessas datas ficam prorrogados para o primeiro dia útil seguinte. A medida leva em conta a indisponibilidade do sistema informatizado Apolo por período superior ao limite de seis horas, ocorrida em razão de falha no link de comunicação de dados da Subseção Judiciária caxiense.
Fonte: TRF 2ª Região – http://www.trf2.jus.br/

►PASTOR CONDENADO

O pastor Marcos Pereira da Silva foi condenado a 15 anos de prisão por estupro de uma seguidora da Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias, da qual ele era líder. Marcos Pereira está preso desde 8 de maio, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. A condenação foi feita pela 2ª Vara Criminal de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. O crime foi cometido no final de 2006, dentro de igreja. Segundo denúncia do Ministério Público, o pastor se valeu da condição de presidente da congregação para cometer o estupro.
Além disso, segundo o Ministério Público, Marcos Pereira amedrontava as fieis, dizendo que, se contassem sobre o estupro a outras pessoas, seriam possuídas por espíritos malignos e sentiriam “o peso das mãos de Deus”.
No início deste mês, o Ministério Público também denunciou Marcos Pereira por associação para o tráfico. Segundo o documento, o pastor se associou a Márcio Nepomuceno dos Santos, o Marcinho VP, líder de uma das principais organizações criminosas do Rio de Janeiro, em 1993, atuando inicialmente como homem de ligação entre criminosos presos e aqueles em liberdade.
O Ministério Público acusa o pastor de usar templos de sua igreja para esconder criminosos foragidos e armas da organização. Ele também é acusado de convencer os seguidores a esconder criminosos e a depor a favor deles.
Segundo a 17ª Promotoria de Investigação Penal da 1ª Central de Inquéritos do Ministério Público do Estado, a prisão do pastor por estupro foi um dos motivos que levaram criminosos a fazer ataques contra a sede da organização não governamental AfroReggae, no Complexo do Alemão, nos últimos meses. O diretor da ONG, José Júnior, testemunhou contra Marcos Pereira no caso do estupro.

►PARCERIA NO OLAVO BILAC

Depois de recapear toda extensão da Avenida Pedro Lessa (do Gramacho até a divisa do município com São João de Meriti pelo bairro Jardim Metrópole) em uma outra parceria, desta vez com a Light, vai beneficiar dezenas de moradores da Rua Olavo Bilac. Com cerca de um quilômetro de extensão, a rua está recebendo drenagem, saneamento e calçada, e deverá ser entregue até novembro beneficiando os moradores das duas cidades. “Além do recapeamento de toda extensão das avenidas Pedro Lessa e Darcy Vargas, conseguimos também recuperar a Rua Bananal e o trecho da Rua Rio Branco”, disse o secretário de obras do município Luiz Felipe Carneiro.
Moradora da Rua Olavo Bilac há mais de 15 anos, Vera Lúcia Soares Lopes disse que durante todos esses anos conviveu com a lama, a poeira e buracos na rua. "Com asfalto na porta e calçada os moradores poderão manter seus espaços mais limpos”, afirmou Vera Lúcia ao lado do marido Paulo Cesar. A filha do casal, Jéssica que ajuda na loja de ração da família também aprovou a obra.

►MEDICAMENTO COM VENDA PROIBIDA

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu o uso, a comercialização e a distribuição de todos os lotes do medicamento Buprovil (Ibuprofeno) 20 mg/ml por não cumprir as especificações definidas. O Buprovil é indicado para a redução de dores e inflamações agudas ou crônicas. A Anvisa determinou também o recolhimento do estoque do medicamento disponível no mercado. A suspensão está publicada na edição de hoje (13) do Diário Oficial da União.
A empresa responsável pela fabricação do produto, a Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos, comunicou ter constatado que, durante a fabricação, alguns lotes apresentaram teor de princípio ativo fora da especificação, que não conduz aos resultados esperados.
A Avisa também suspendeu a produção e venda de 30 marcas de cosméticos por diversas irregularidades, inclusive a falta de licenciamento do órgão (Agência Brasil)

►QUEDA NA PRODUÇÃO

A atividade econômica apresentou queda de 0,33% em julho, em relação ao mês anterior, de acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período), divulgado nesta sexta-feira (13).
Essa queda veio depois da expansão de 1,03% registrada em junho, de acordo com os dados revisados do BC. Em maio comparado com abril, houve queda de 1,48%.
Em relação ao mesmo mês do ano passado, houve crescimento de 3,38% (sem ajustes). No ano, o IBC-Br apresentou expansão de 2,97%, e em 12 meses encerrados em julho, de 2,11 %.
O IBC-Br é uma forma de avaliar como está a evolução da atividade econômica brasileira. O índice incorpora informações sobre o nível da atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços, além de agropecuária. (Agência Brasil)

FESTIVAL DE DANÇA NA PRAÇA
ENCANTA MORADORES DE CAXIAS 

A última sexta-feira 13 foi um dia de sorte para quem passou pela Praça do Pacificador, no centro de Duque de Caxias. É que o piso da praça se transformou num grande palco de teatro para receber as apresentações de companhias de danças do Brasil, Itália, Espanha e França, dirigidas por Giselle Tápias, que abriram o Festival da Primavera, uma iniciativa da secretaria municipal de Cultura e Turismo. As pessoas que passavam pelo Centro Cultural Oscar Niemeyer puderam assistir gratuitamente a diversos espetáculos que fazem parte do projeto Dança em Trânsito, como Improvisações no Caminhão da Volkswagen com o grupo Grua Gentlemen de Rua/SP e apresentações dos grupos La Macana/La Coruña, Espanha, Staccato Cia de Dança| Paulo Caldas/RJ, 904 KM/ RJ. No teatro Raul Cortez, aconteceu as apresentações dos espetáculos “O Mon Frerè” com a Cia CFB Christian & François Ben Aim/ Paris, França, “Camélia” com Márcia Milhares e a Cia de Dança/RJ.
Orgulhoso com a resposta positiva do público, o secretário Jesus Chediak fez questão de elogiar o trabalho da diretora e destacar a importância dessa ação para cultura do município. “É um prazer muito grande a Giselle (Tápias) ter aceito nosso convite e hoje estar aqui fazendo essas belíssimas apresentações. O festival é uma forma de criar a interação e dar visibilidade à produção cultural dos quatro distritos, descentralizando, assim, a cultura de Caxias”, enfatizou
Pela primeira vez se apresentando na cidade, Giselle Tápias elogiou o comportamento do público e explicou como são organizados os espetáculos. “As pessoas se mostraram bastante atentas e isso é bom até para os atores, que durante o dia observam o ambiente, conversam e a partir daí constroem as apresentações”, disse
Curiosas e atentas a cada movimento, as pessoas que passavam pela principal praça de Duque de Caxias ficavam impressionadas com a qualidade de cada grupo. Foi o caso de Mônica Felipe, de 43 anos, que trabalha em Belford Roxo e mora em Caxias. “Estava indo pagar umas contas, vi o movimento e decidir parar para assistir. Isso é muito bom, ajuda a tirar o estresse do dia a dia. Estava cansada do trabalho e quando cheguei aqui meu humor até melhorou”, elogiou.
Para os que pensam que homem não entende de dança, Edson Gomes Duarte, de 48 anos, fez questão de acabar com o preconceito e acompanhou todas as apresentações com a mesma empolgação. “É um divertimento que a cidade precisa. Gosto de dança, sempre que posso venho ver o pessoal do hip hop que dança aqui na praça”, disse o morador do Corte 8.
O projeto Dança em Trânsito faz parte do festival do Grupo Tápias, criado por Giselle e Flávia Tápias, há oito anos e traz os mais diversos estilos e linguagens, oferecendo um painel da dança contemporânea.
O Festival da Primavera, que começou nesta sexta-feira (13) levará apresentações culturais aos quatro distritos de Duque de Caxias.

O Festival prosseguirá até o dia 19 de outubro, com a apresentação da Banda Sinfônica Vila Lobos de Duque de Caxias tocando músicas de Vinicius e Moras, em comemoração ao seu centenário de nascimento e da Cia. Luar de Danças, no Teatro Raul Cortez.

Nenhum comentário: